Mais um depoimento de uma futura mamãe que teve por muito tempo medo e digamos resistência em ser mamãe as vezes por medo da gravidez, medo da dor do parto, medo de simplesmente não conseguir tomar conta de um bebê, medo de não voltar mais ao corpo anterior a gestação… são várias razões que podem levar a esse pensamento. Mas com muito amor e carinho se convenceu que ter essa dádiva é a melhor coisa que podemos ter na vida. Lembrando que ela usou um pseudônimo para não se identificar. Envie você também sua história! Fique á vontade…
Ser mãe,
Nossa, nem sei como dizer isso a vocês, mas, essa frase “ser mãe” me assustava demais! Desde a minha adolescência via as minhas amigas engravidando, parando de estudar, de ir as festas e ate tendo dificuldades em se relacionar novamente. Escutava sempre das mesmas que filho prende, que filho atrapalha, que filho tira a liberdade de uma mulher entre outras informações que só me faziam parar e pensar… “Nossa, ser mãe é tão complicado assim?”
Porém, tudo mudou quando conheci o meu esposo, ele me fez enxergar que ser mãe sem planejamento é que fazia com que a vida de uma mulher virasse de ponta a cabeça. Me mostrou que seguindo etapas como namoro, noivado, compra da casa própria, do primeiro carro do casal e o casamento, dariam toda a estabilidade emocional e financeira para um casal engravidar.
Quando estávamos apenas namorando e eu atrasava o horário da pílula anticoncepcional, eu ficava neurótica! Corria para uma farmácia e tomava a “bomba” da pílula do dia seguinte. Nossa, vocês não imaginam como eu ficava aflita! Só me tranquilizava quando a menstruação chegava. E hoje, sou a pessoa mais feliz desse mundo por que Deus me deu o melhor e maior presente que alguém pode receber, um filho!
Quando encontramos a pessoa certa, ser mãe é uma delicia! Aprendi que filho não prende, que filho não atrapalha, basta apenas saber o momento certo para que o seu coração possa morar fora do corpo, por que realmente, ter um filho é ter um coração fora do corpo e essa sensação é única e indescritível. Hoje não vejo mais a minha vida sem esse presente abençoado dentro de mim e não vejo a hora de conhece-lo e tê-lo em meus braços daqui a alguns meses. Ser mãe é a mais profunda e feliz experiência que uma mulher pode ter.
Nota da autora: Obrigada querida amiga “Fernanda”, amei seu depoimento e tenho certeza que vai inspirar as mulheres que assim como você, possam pensar com um pouco mais de carinho nesse passo que é tão gratificante na vida de uma pessoa.
Veja também: Medo na Gravidez – É Normal?
Oie pessoal me ajudem por favor.
ResponderEu tive relação no final do mês, dia 28!
Com 15 dias depôs menstruei, é possível que eu esteja grávida mesmo depois de ter menstruado?
A quantidade de sangue veio normal.
Olá, ciclo normal, sem atraso após relação, possibilidade nula de gravidez.
ResponderEu adoro crianças. Vivo trazendo os filhos dos vizinhos é de amigos pra minha casa.
ResponderCasei há 3 anos,sempre planejando ter pelo menos 2 filhos. Mas desenvolvi do nada,um medo tão grande de engravidar e do parto.Com Isso,vivo me prevenindo com anticoncepcional e camisinha. Tenho 27 anos,e só vou adiando, pro ano que vem,ano que vem.Meu esposo é louco pra ter filhos também.Mas ele não me pressiona não. Agora tenho mais um motivo pra ter medo,sobre peso. Tenho 133 kilos. Achava que era só eu com esse medo todo. Lendo aqui descobri que não sou a única.
Oque faço?
Joyce, acredito que deve fazer tudo no seu tempo quando estiver confortável.
ResponderEstou tão feliz em ter encontrado essa página.
ResponderTenho 34 anos e me sinto super perdida.
Quando completei 2 anos de namoro, meu “namorado” me pediu um filho, claro que não quis, coloquei varias dificuldades, como coloco até hoje.
Primeiro temos que casar. CASAMOS!
Temos que ter nossa casa própria. O pai dele nos presenteou com uma casa na cidade dele.
Não me adaptei com a mudança de cidade, decidi procurar emprego na minha cidade, e ele SUPER me apoiou.
Consegui o emprego e chamei ele pra morar na casa da minha mãe, e a gente construir encima da casa dela, Meu marido detestava cidade grande. Esta super feliz e dedicado com a mudança, cuidando da obra da nossa casa cm muito amor e zelo.
Completamos 3 anos de casados, ele é uma bênção na minha vida. Me ajuda em tuuuudo, não sabia fritar um ovo, hoje cozinha, me leva e me pega no trabalho, carrega minha bolsa, quando estou doente, é o melhor médico que poderia ter. Ele diz que me ama todos os dias, não só diz, prova que me ama todos os dias.
Meu marido tem um GRANDE sonho, ser pai!
JESUS!!!
Ter um filho com esse homem, é o que mais quero, mais tenho tantooos medos…
Parir, criar, educar, medo que ele me largue, que ele mude, que meu corpo mude, amo dormir. Não sei o que faço, me sinto pressionada pelo tempo. :(
Ei Vanessa, vivo esse mesmo dilema, e morro de medo de pensar em parto, estou com 35 anos, e ainda não consegui tomar esta decisão, me sinto pressionada pelo tempo, e o fato de não saber se realmente desejo ou não ser mãe, acaba sendo uma tortura.
ResponderPodíamos criar um grupo, fórum, seria interessante.
Eu tbm tenho 35 anos, estou com meu hj marido há 17 anos, ele é como o marido da outra amiga, super me apoia, é meu parceiro pra todas as horas, não posso reclamar dele de forma alguma. Mas algo em mim não me deixa ceder ao desejo dele de ser pai, temos afilhados, filhos de familiares todos são loucos por nós e nós por eles. Mas tenho tantas dúvidas, tipo: gosto tanto da minha vida estável, gosto de dormir quando e quanto quiser, gosto de poder sair e voltar quando vem entender, gosto de ser livre… pq é assim que me sinto. E Quando penso na maternidade minha cabeça parece um emaranhado de fios onde a gente não consegue desembolar… conversando com minha médica recentemente sobre ela me indicou fazer terapia para entender meus sentimentos… pra me ajudar numa decisão que deve ser minha, não imposta pela cobrança da família, amigos sabe? É tão cruel ter que decidir por algo que deveria ser simplesmente sublime… se tiver um grupo ou algo semelhante gostaria muito de participar e encontrar as respostas que precisamos. Obrigada e abraço a todas!!!
ResponderTbm tenho muito medo de ser mãe. Qd era criança isso parecia normal mas agora é um pesadelo. Casei com 19 anos hoje tenho 31 e ainda nao sei se quero ser mãe. Fui adiando mas tenho medo tbm d nao ser e me arrepender. Uma tortura psicológica. Me sinto péssima qd alguém faz algum comentário. Meu medo é d ficar grávida, barriga, será q vou conseguir cuidar bem dele, do parto nossa são tantas coisas
ResponderVanessa, eu sinto e penso tudo que você escreveu exactamente igual sem tirar nada.
ResponderTenho 34 anos vou fazer 1 ano de casada dia 13/04/2020
Belizia eu tbm sinto muito medo. Tenho transtorno de ansiedade, tomo medicação, teria que parar se engravidar e correr o risco de ter crises ou tomar o remédio que pode afetar o bebê. Sinto pânico em me ver grávida. Mas a idade avança. Meu marido quer filho.
ResponderTbm tenho desejo enorme de ser mãe, meu marido já tem 2 filhos e parece q nossa vida não tem espaço p mais um, vivemos como um casal recém casado tenho pavor de isso acabar, de me separar e criar sozinha, e pior já estou com 38 anos
ResponderEu me vi no comentário da Vanessa. Só que não sou casada como ela. Namoro há 2 anos, tenho 34 e meu namorado quer muito um filho. Só que eu tenho pavor de ser mãe. Aliás, nem sei se quero ser. Só de pensar no assunto já tenho uma crise. Detalhe: eu sofro de ansiedade, então essa pressão tem me feito muito mal mesmo.
ResponderOlá Vanessa. Eu sinto tudo que vc descreveu. Quando mais relatos de mães mas assustada fico. Tbm tenho 34 anos e sinto que preciso tomar uma decisão. Vamos trocar ideias.
ResponderNunca fui o tipo de mulher que sonhou com a maternidade, que idealizava ter filhos. Meus sonhos sempre estiveram muito mais ligados a independência financeira, passeios e viagens. Não que eu não quisesse filhos, sempre achei que em algum momento da minha vida eu iria despertar para a maternidade, adoro crianças, mas a verdade é que o tempo está passando, e sinto um medo enorme de ser mãe, de abrir mão de mim mesma. Egoísmo da minha parte??? Pode ser! Realmente minha vida é maravilhosa, do jeitinho que ela é. E sinto o maior amor do mundo, por mim mesma, pela minha família, marido e meus cachorros. Sei que muitas mamães que lerem meu comentário vão me criticar, dizerem que não sei de nada, que sou egoísta, afinal não conheço ainda a experiência de ser mãe, mas também acredito que muito deste meu medo está diretamente relacionado as experiências e relatos de vocês que já são mães. Primeiro: esse tal amor maior que tudo, assusta, tudo que é demais assusta. Segundo desglamurizaram a maternidade, até aí tudo bem, mas reclamam tanto, falam tão mal, que não consigo ainda entender, como tem gente que como eu, não se assuste, não pense muito bem antes de ter um filho. E não venham me falar que no final tudo vale a pena, àqueles olhinhos, àquela carinha; pelo menos a maioria das mães da vida real que conheço e também algumas da internet de hoje em dia, só reclamam. Eu gostaria de não ter ouvido muitas coisas que já ouvi sobre maternidade, Terceiro ponto e este eu acho o pior: a mulher de hoje tem que dar conta de tudo, tem que ser a mãe, a esposa e a profissional exemplar e ainda, ser magra e linda, impossível, nem tenho filhos e já sei muito bem o que é cansaço sim, e para àquelas que dizem, que eu poderia deixar para lá as críticas, para mim isso é difícil, me importo sim com a opinião dos outros, é uma característica minha, infelizmente… Enfim ultimamente tenho pesquisado muito, lido muito pedido a Deus para me orientar, foi só um desabafo, realmente quero tomar uma decisão, acho importante ter filhos e acredito sim ser uma experiência transformadora mas acho que podem ter outras pessoas na mesma situação que eu, assustadas, sofrendo pressão da família e que querem filhos sim, um dia, mas talvez também pelo caminho desistam de tê-los e está tudo bem pensar assim. Estou com com 34 anos, sou casada a 6 anos.
ResponderVanessa, Adorei seu seu comentarios, eu compartilho exatamente das mesmas experiencias que vc. Tenho quase 34 anos faltam 2 meses e to pensando se devo ter filhos, casada a 11 anos e ainda estou analisando.
ResponderPenso exatamente como vc ,sou chid free sei que nao nasci para ser mae e abdicar da minha vida por outra pessoa ,ainda mais nesse mundo seria muita preocupação entao eu nao quero ter filhos e se um dia me arrepender eu adoto ,pq mae é quem cria.
ResponderNão sei bem o que quero da minha vida…muito confusa em relação a gravidez, as vezes quero outras vezes não….
ResponderFico confusa pois sou filha de mãe narcisista e tenho transtorno de bordeline. Fico pensando se cometerei os mesmos erros que a minha mãe, como dar carinho para um filho sendo que não tive…além dos problemas psicológicos são os financeiros, pois moro no quintal da minha sogra, eu e meu esposo somos financeiramente desequilibrados e pra variar ele sai todos os finais de semana, me deixa em casa cuidando de tudo (ele fala que isso é coisa da minha cabeça, mas eu sei que estou certa). Eu não sei como faço pra dar um sentindo pra minha, para me organizar, estabilizar minha mente, meu casamento, minha vida financeira. E talvez assim formar uma família. Tenho medo de não dar conta, das coisas não darem certo, me separar….me tornar uma mulher relaxada…
Pois é…tenho 36 anos, estou no dilema de engravidar ou não, se eu pudesse e o relógio biológico não estivesse apertado eu esperava mais tempo, mas fico com muito medo de ir deixando o tempo passar e quando quiser não conseguir engravidar. Tenho medo de ter um filho e não d conta, trabalho, casa, marido e filho, até mesmo de perder o emprego. É uma decisão difícil. Meu marido quer ter um filho, e sempre tenta me tranquilizar , mas ainda assim não estou certa disso .
ResponderBoa noite, amiga da conta sim.
ResponderFilho é bênção, e tudo se encaixa é da certo.
Tenho esse medo tbm…mas luto pq vejo q nós estamos muito egoístas, quantos filhos nossos avós tiveram??? o meu 11 kkk, então acho q estamos pensando errado, temos que nos desligar um pouco de nossas racionalidades e nos entregar um pouco ao desconhecido…q Deus nos ajude!!!
ResponderO meu medo ainda não o li aqui, é um pouco diferente, penso no filho(a) já mais velho, agindo de modo ingrato conosco…tenho visto isso em minha família, talvez seja por isso.
ResponderOlá Ana, isso depende muito da criação, amizades etc.
ResponderEvânia, estou querendo fazer produção independente (óvulo e semen doados). Esperei a vida toda por um parceiro e não encontrei. Vou fazer 50 anos semana que vem. Tenho um filho de quatro patas. Sabe me dizer qual é o gasto com um filho por mês? Com certeza, vou precisar contratar uma babá que durma em casa né? Acha que dou conta? Vale a pena nestas circunstâncias?
ResponderEstou com 37 anos, tenho um relacionamento de 9 anos, sou independente financeiramente, sonho em ser mãe, porém tenho medo de ser abandonada. enfim, são muitos medos!
ResponderMa, não tenha esse medo. Converse com seu parceiro. Ser mãe é algo tão maravilhoso, que nada supera.
Respondereu tenho 21 anos, tenho um desejo imenso em ter um bebê, mas tenho medo também de ser abandonada pelo meu parceiro, ser mãe sozinha e fazer o papel de pai ao mesmo tempo é muito difícil, eu não quero ter filho depois dos 25, eu acho que estou na idade ideal, mas tenho medo.
ResponderLavínia converse com seu parceiro, se vc tiver um emprego, é mais facil, mas se for dependente dele é preciso ter o apoio dele.
ResponderEstou grávida,eu tenho muito medo,mais o medo maior é que o casamento vire uma bosta,por muitos motivos,eu tô com muito medo eu tento não pensar,em só ver os lados bons mais é bem mais forte do que eu,me sinto angustiada por isso..tomara que não seja como eu penso que vai ser,homem sempre muda depois que chegam filhos .
ResponderIndy eu sei como por mais que a gente evite alguns pensamentos venham quando acontece a gravidez, mas melhor disso tudo é vc conversar com seu marido e expor suas preocupações, nós mulheres muitas vezes tb excluímos nossos parceiros nesse periodo da gestação, sendo assim nada melhor do que uma conversa franca e aberta.
ResponderEu tenho 33 anos em dois anos seguidos tive dois abortos sou louca pra ser mamãe mais o medo não deixa.medo de passar tudo novamente e medo do parto tenho pavor a hospital.pra mim está complicado.e meu esposo me cobra muito um filho porque o sonho dele é ser papai..
ResponderOlá genti! Tenho 26 anos tenho namorado, temos planos, mais desde o primeiro dia q namoramos já expliquei pra ele q não quero e não pretendo ter filho nenhum, desde sempre eu nunca quiz, por incrível que pareça eu gosto de criança, mais só pra beijar e fazer carinho e devolvê lo pra mãe, quand penso q se for meu vai me acordar a noite TDA, vai me dar tanto trabalho, não me entra na cabeça ter vontade de ter filho, as pessoas a creditam q eu ainda vou mudar mais eu acredito q não, sempre digo q não nasci pra ser mãe, admiro quem goste, não tenho inveja, mais sinceramente pra mim não dá!!
ResponderRespeito a sua opinião. E mais mulheres deveriam pensar e agir dessa forma. Não dá para colocar um filho no mundo se não deseja ou para agradar alguém. Um beijo.
Respondertenho 38 anos e sou casa a 8 anos mas de namoro e casamento ja sao 11 anos ,estou em uma fase muito complicada em minha vida pois estou entrando na casa dos 40 e ainda nao tenho filhos .
Responderantes eu tinha problemas para engravidar tinha ovario policistico (hoje ja nao tenho mais ) hoje meu unico empecilho È o meu medo de ser mae porque ja perdi um de modos nao convencionais pois tive uma pessoa em minha vida que nao queria ser pai pois se achava novo demais para isso foi ai que fiz a pior besteira da minha vida pq eu tinha apenas 17 anos e tinha acabado de perde minha mae .como eu ia cuidar de um bebe sem a ajuda dela , e por esse motivo fiquei com um grande medo de ter filho pois o MEDO maior de ter e perde è grande .meu marido atual è louco par ser pai e ele quer gemeos pois (ele È gemeo tbm ) ele sabe sobre isso pois contei assim que começamos a namorar e assim se passarao os anos e o medo continua a seguir por anos ,como posso superar este medo .. (NAO FALAR O MEU NOME VERDADEIRO ESSE è O SEGUNDO NOME )
Olá meninas tenho 35 anos quero muito engravidar,é meu sonho ser mãe,mais tenho medo,da dor,de passar mal,são tantas dúvidas.
Respondermais eu
preciso ter coragem para ser mamãe é meu só hoje.
Tenho vontade de ser mãe, idade, estabilidade, mas tenho tanto medo que até sonho quando falo no assunto…
ResponderEu tenho 36 anos e também tenho muito medo de engravidar. Sou casada há 5 anos e protelei o quanto pude essa decisão. Eu quero ter filho, mas me apavora a idéia de que é um risco, de que eu não tenho certeza de que tudo vai dar certo, de que tudo vai transcorrer bem…
ResponderÉ um sentimento paralisante…
Tenho certeza que vai dar tudo certo.
ResponderEu entendo esse medo, muitas mudanças ne? mais vai dar tudo certo, tenha certeza disso.
ResponderEu me sinto exatamente como vc, tenho 36 anos ,estou casada ha 1 ano… e me sinto muito insegura em ser mãe…tenho medo de não dar conta do recado, de não ter mais tempo para mim,de mudar nossa vida de casal,enfim meu medo maior é da mudança que isso acarretará em nossas vidas
ResponderEu me sinto exatamente assim, porém ainda tenho 24 anos e as pessoas falam que ainda sou jovem pra ser mãe, mas eu não quero ser mãe com idade mais avançada sabe. Tenho medo da mudança de vida. Já tenho um relacionamento de 9 anos e sou casada a 2 anos.
ResponderEstou grávida de 8 meses e meio de uma menina linda! Minha gravidez foi zero planejada! Estou c depressão profunda pois vou ser mãe solteira e nunca quis isso na vida! Ter filho para mim parece pular do abismo! Não tive coragem de fazer o aborto pq sou uma pessoa que bate o carro, mas não mata uma pomba! Mas n vejo luz de ser feliz qdo minha bb nascer. O pai vai assumir, mas n a mim! Tomo rivotril e citalopran com medo do futuro , de encarar a vida c uma filha. Alguém aqui já passou por isso? Bjos
ResponderFernanda, vc verá q quando sua filha nascer a vida e as ideias mudarão. Fica tranquila q tudo se ajeita. bjus
ResponderFernanda querida, o medo é natural e todas sentimos. Algumas um pouco mais, mas esse medo vai passar assim que pegar tua bebe no colo, te garanto. Já senti o que você esta sentindo e te entendo plenamente.
ResponderO que você esta sentindo é uma mix de sentimentos da gravidez não planejada + o relacionamento que não deu certo + o turbilhão de emoções que você esta vivendo devido ao aumento de hormônios, parece que o mundo esta contra nós não é?. Mas vai passar, pode confiar. Fique com Deus! Bjos
Oi. Vc está bem? Sei que vc escreveu em 2014,mas só li em 2016.
ResponderTenho 32 anos e estou casada há 10 anos, de um ano para cá começamos a por a ideia de ser pais em prática, parei de tomar remédio em 09/2012 e em 03/2013 fiquei grávida, mas, perdi com alguns dias, qdo peguei o resultado fiquei muito feliz, pois era planejada, desejada, depois comecei a ficar muito triste, preocupada, com medo de ser mãe, pensando já lá na frente qdo a criança estivesse adolescente e dando trabalho sabe, hoje não tenho saco com essas coisas, adolescentes me irritam demais, acho que por isso que tenho mais medo…da fase da adolescência, sempre adorei crianças, até tinha pensado em fazer pedagogia para dar aulas, mas, desisti, depois que comecei a ver a realidade dos fatos, não sei o que aconteceu, mas, estou me tratando com Psicóloga e descobri que tenho transtorno de ansiedade, o que acarretou todo o problema! Estou começando a pensar novamente na idéia…quem sabe….vamos aguardar e que Deus me ajude! Bjs
Responder