Na formação do bebê, ocorre a interação do sangue do bebê com o sangue da mãe. O coombs direto e indireto é um teste sanguíneo que tem um papel muito importante na saúde de bebês de casais de fator RH (sanguíneo positivo ou negativo), pois pode detectar anticorpos no organismo materno, sendo vital para o crescimento saudável da criança intra útero antes mesmo da sua concepção. Mas e você? Sabe o que é coombs direto ou indireto? E você sabe o que poderia implicar na vida do feto que cresce dentro do ventre dessa mulher? Vamos falar sobre isso, então!
Para que Serve o Coombs Indireto e Direto
Todos nós humanos temos diferentes tipos de sangue. Tipo A, B, AB ou O e, além dessa variação de tipagem, ainda existem os fatores positivo e negativo1. Na verdade, o que levaremos em consideração não é o tipo do sangue, mas sim o RH positivo ou negativo dos pais da criança e do bebê. O risco existe para a gravidez quando a mulher RH negativo recebe um gameta do parceiro que é RH positivo e gera, então, um bebê com fator RH positivo. A incompatibilidade do Rh negativo da mãe com o RH positivo do bebê pode fazer com o que o corpo crie anticorpos contra esse fator RH diferenciado, podendo expulsar o bebê ou causar problemas como a eritroblastose fetal.
A eritroblastose2 fetal atinge o segundo filho, pois o primeiro não teria riscos já que não teria anticorpos suficientes para ultrapassar a placenta. Entretanto, na segunda gravidez, esses anticorpos presentes no corpo da mãe ultrapassam a placenta e destroem as células vermelhas do sangue do bebê, cujas consequências serão graves, podendo até mesmo levá-lo à morte.
Para evitar esse problema, a criança deve receber uma transfusão de sangue fator RH negativo para evitar maiores complicações, como anemias graves. Este acontecimento não é incomum e, por isso, o coombs foi elaborado. O teste de coombs pode ser direto ou indireto. O direto verifica se há presença de anticorpos nas hemácias. O indireto verifica se há anticorpos no soro. Ele serve para detectar possíveis incompatibilidades do organismo contra determinado fator RH através dos anticorpos anti-D presentes na corrente sanguínea da mãe.
O Que o Exame Coombs Evita?
Uma mulher com RH negativo pode sofrer com problemas no feto devido ao fator RH do marido somente se já houve uma gravidez anterior ou aborto. Por isso, antes de ter uma nova gravidez, a mulher deve fazer um tratamento contra esses possíveis anticorpos. Para detectar os anticorpos, entra em cena o coombs. A referência para o coombs direto ou indireto é NEGATIVO. Se houver outro resultado além deste, a mulher deverá fazer um tratamento ainda na gravidez, entre as 28 e 33 semanas de gravidez. A gestante, após fazer o teste coombs, recebe uma injeção de imunoglobulina anti-D3.
Como Proceder Caso Seja Positivo?
Mulheres que estão dando a luz pela primeira vez ou que detectaram que o bebê abortado era de fator RH positivo através do exame coombs, recebem a injeção de imunoglobulina anti-D após o parto ou o procedimento de curetagem após o aborto. A injeção deve ser aplicada em, no máximo 72 horas, ou 3 dias após o nascimento. Para mulheres que sofrem abortos recorrentes, o ideal é que façam o exame de coombs indireto ou direto por ordem médica no intuito de descobrir se essa é a causa dos abortos. Normalmente, mulheres com RH negativo são encaminhadas pelo médico assim que o primeiro aborto acontece.
Se o coombs for reagente, então ela deverá realizar um tratamento para tal condição. Desde 2016, a Anvisa proibiu o tratamento com a vacina do marido ou Cross-Match, que é uma vacina criada a partir do sangue paterno. Apesar de várias polêmicas envolvendo o seu uso, há relatos de que essa vacina ajuda o organismo da mulher a se adaptar ao fator RH positivo e evita futuros abortos ou nascimentos de crianças com problemas de formação. Atualmente, algumas outras opções são oferecidas, como o uso de medicamentos para câncer, por exemplo.
O resultado esperado que traz alívio para o casal é o coombs indireto negativo, e após passar por tantas situações como o risco de eritroblastose e, até mesmo um aborto, muitas mulheres querem ter certeza de que proverão as melhores condições possíveis para que a gravidez corra bem e sem intercorrências. Assim, além de todos os cuidados necessários, a ingestão de vitaminas deve ocorrer diariamente para que sejam garantidas a sustenção de dois organismos: o da mãe e o de bebê. Pensando nisso, a empresa Famivita desenvolveu um polivitamínico gestacional completo chamado FamiGesta. A FamiGesta contém em sua composição ácido fólico dentre outras vitaminas e minerais necessários na fase gestacional. Você pode adquiri-la aqui na nossa loja virtual.
Como é Feito o Exame
O exame de coombs é feito em um laboratório rotineiro para exames de sangue e é colhido através do braço. Não é preciso nenhum tipo de preparação antecipadamente, nem ao menos jejum. Devemos lembrar que o problema pode acontecer se o primeiro filho for de fator RH positivo em mães com RH negativo.
Se o fator do bebê for negativo, não implicará em nenhum tipo de problema para a mulher em gravidezes futuras. A vacina imunoglobulina anti-D é muito eficiente. Ela destrói qualquer probabilidade dos anticorpos de se desenvolverem e elimina as chances da doença do próximo bebê acontecer.
Veja também: Exames Pré-Natal – Qual a Importância Deles?
Foto: jepoirrier, amberlynnlane
Meu tipo sanguíneo e A- e o do meu marido O+ nois tivemos uma filha tipo sanguíneo A+ não tomei a vacina anti-d pois estava em falta na maternidade
ResponderQueria saber caso eu tenha outro filho
Se vou ter que fazer algum tipo de tratamento ou até mesmo tomar. A vacina
Primeiro deve buscar um médico para avaliar através de exames se você foi sensibilizada, o que significa que produziu anticorpos para o sangue Rh –
ResponderCaso tenha sido sensibilizada, na ocorrência de outra gestação, deve realizar pré-natal em regime de alto risco com exames realizados no feto que avaliam a vitalidade do feto e, as vezes, realizar até transfusão intrautero.
Hj eu receber meu exame de coombs indireto deu negativo mais ja deve dois absorto nao tomei ninguém vacina sera que isto tem algu problema mais meu bebê
ResponderO meu fator RH é do meu marido é positivo e meu exame de coombs indireto deu positivo. Devo me preocupar? Meu bebê está em risco?
ResponderSou Rh A-, e tenho 1 filho e já sofri dois abortos com 7 semanas cada um. Meu marido é O+ e a cada aborto q tive eu tomei a injeção pós parto. Tenho 32 anos e queria muito ter outro filho mais tenho medo de sofrer outro aborto. Já fiz o coombs indireto e deu negativo o q faço.
ResponderOlá, você precisa estar sempre assistida por um médico pra evitar que mais abortos aconteça, concerteza o médico saberá te orientar melhor em relação a futuras gestações!
ResponderMe informar mais sobre isso estou gestante de 4 meses e SOU Rh-
ResponderOi vocês pode me falar mais do seu caso? Por favor
ResponderOi tudo bom sou tu negativo. Meu marido positivo ,tô grávida de 27 semanas coombs indireto positivo ,
ResponderTenho uma filha de 3 anos, sou rh- e meu marido +. Após a a primeira gestação tomei a vacina. Engravidei a 2 meses a trás e acabei tendo aborto com 9 semanas. Tomei a vacina novamente. Fiz exame 10 dias após a vacina deu positivo meu coombs, mais 10 dias depois repeti e continua positivo. Porém li que ele pode dar positivo até 12 semanas após a vacina. Quero muito meu segundo bebê… eatou com medo
ResponderOlá sou Rh + e meu esposo Rh-, tive um aborto espontaneo com 9 semanas, o coombs indireto tinha dado positivo depois de duas semanas refiz e deu negativo assim que saiu o feto, tomei a vacina Metargan, dois meses depois engravidei de novo e acabei de fazer o coombs indireto e deu positivo no caso 13 semanas depois de ter tomado a vacina, pode ter dado positivo por causa da vacina? Corro risco de ter novamente um aborto?
ResponderMinha esposa já tem dois filhos. Agora está grávida de gêmeos. Ela é A+ e eu sou O+. O coolombs indireto deu resultado Positivo 1/32. O que isso quer dizer? A está com 20 semanas.
ResponderVc poderia me explicar mais sobre seu caso! É porque é parecido com o meu!
ResponderPode mandar imail ou cntt. Estou em Pânico
Também estou nessa mesma situação e estou em pânico. Me manda um e-mail me contando como ta sua gestação. estou com durante a gestação fiz 3 testes, o primeiro deu 1/8, o segundo deu 1/32 e agr que estou com 33 semanas deu 1/64. Meu e-mail é [email protected]
ResponderSou O- e o meu esposo O-, é primeira filha, nunca tive outro parceiro. Porém minha médica disse que é protocolo do Ministério da Saúde que mesmo os pais sendo O- tome a vacina. Sabe me dizer se isso procede? O que acontece se eu me recusar a tomar?
ResponderAconselho seguir o Pré Natal corretamente que terá suas dúvidas esclarecidas, a médica irá tomar a conduta adequada. Boa sorte!
ResponderMinha esposa está grávida de 31 semanas, ela Rh- e eu sou +, o primeiro filho nasceu com o sangue igual da mãe rh- e não tomou nenhuma injeção, quando ela estava com 28 semanas tomou a injeção e fez o coombs e deu positivo, quando refez após a vacina já tinha diminuído porém ainda positivo, quais os riscos que corremos?
ResponderVaria de cada gestação, aconselho junto a obstetra, já que por sua vez foi feita o uso da vacina. Boa sorte!
ResponderOlá.boa tarde , minha 1° gestação foi tudo ok descobrir q meu tipo sanguíneo e o negativo e do meu esposo e positivo em umas da minha primeiras consultas a enfermeira me informou se eu quisesse engravidar novamente era pramim tomar uma injeção, caso não tomasse meu segundo filho poderiam vim com alguma deficiência tipo síndrome de down isso pode ocorrer ???, tive minha 1° gravidez bem tranquila ????, não me.deram nenhuma injeção depois q tive meu filho , ele já tem 6 anos
ResponderNo ato da sua gestação, o obstetra te passa a relação exata do que precisa ou não ser administrado, se baseie nessas orientações. Boa sorte!
ResponderGostaria de saber se existe algum tratamento antes de engravidar para mães que não tomaram a vacina?
ResponderObs tive dois natimorto e não tomei a vacina
Um tratamento acredito que sim, através de exames solicitados pela sua ginecologista. Boa sorte!
ResponderDa minha 5 filha eu nao lembro se tomei a matergan eles mim aplicaram duas vacina no braco mas nao mim falaram pra quer servia tou com muito medo de engravidar e se eu nao tomei e eles viram q minha filha nasceu com ectericia so tomei da 3 gestacao meus cumbis da minha 5 filha dava negativo posso engravidar novamente
ResponderNesse caso acredito que não.
ResponderQueria poder tirar umas duvidas com vc! Vi que o seu caso é bem parecido q o meu! Poderia responder de volta.!?
ResponderEstou cheia de dúvidas tenho o sangue A negativo. Minha filha nasceu positiva. Não tomei a vacina anti D após o parto porque estava em falta no hospital. Estou grávida novamente de 13 semanas.eu e meu bebê corremos algum risco. Fiz o combs na gravidez anterior deu negativo .fiz dessa também deu negativo também. Mais ainda corremos algum risco Quais ?me disseram que eu teria que tomar a vacina agora na gestação com 28 semanas mais que o SUS não fornece. Que é somente após o parto. Se sentindo apreensiva
ResponderNesse caso acredito que não corra risco, mas aconselho se informar em cada detalhe de dúvidas com sua obstetra. Boa sorte!
ResponderBoa noite, sou A- e meu esposo o+ minha 1° filha nasceu positivo e tomei a vacina logo assim que ela nasceu. Estou grávida novamente fiz o coombs com 28 semanas deu negativo mas mesmo assim tomei a vacina novamente pra garantir. Aí com 32 semanas quando fiz o coombs novamente deu positivo. Tem algum problema do meu bebê vir com algum problema ou vai ficar dando positivo mesmo porque tomei a vacina e Minha bebê está protegida devido a vacina?
ResponderSim nesse caso esta aparentemente tudo bem devido a vacina. Boa sorte!
ResponderOlá, sou RH negativo e Meu esposo RH negativo tbm, só que já tive uma gestação e meu ex parceiro era RH positivo. Tive um aborto e nunca tinha tomado a vacina. Fiz o exame e deu coombs positivo tem essa possibilidade msm meu atual esposo cedo negativo tbm. Meu bebê corre algum risco de nascer com algum problema.estou já no 8 mês. O medico mim encaminhou como gravidez de alto risco.
ResponderNa gravidez o organismo entra em total evolução, seria interessante o seu médico analisar com mais precisão.
ResponderEu creio que vc não corre nenhum risco e menos ainda seu BB, pois vc é seu atual parceiro são RH negativo então seu BB tbm é negativo, por isso os anticorpos que seu corpo criou, devido ao aborto anterior, não atacará seu BB pois ele tem sangue compatível com o seu.
ResponderOlá estou passando por as mesmas coisas queria saber como foi a sua gravidez
ResponderMeu tipo sanguíneo er o- meu marido e A+ estou na segunda gestação e ainda tenho tuberculose pulmonar estou no 3 terceiro mês de tratamento quais são os riscos
ResponderConta-me como foi.
ResponderMeu sangue e B negativo o pai e A positivo tenho 4 filho uma nao e dele mas os 3 e o terceiro filho morreu grande tive outra dele nasceu bem tomei a vacina pois o parto dela a 4 nasceu bem estou com 28 semanas de gravidez tem algum risco fiz o combis indireto deu negativo mesmo o pai positivo
ResponderBoa noite eu sou B negativo- meu marido positivo + Tenho 5 filhos a 1 nao e do meu marido tive 4 dele o 2 dele faliceu com 3 Anos Da 3 filha tomei a matergan tive mas 2 nasceram bem os cumbis deu negativo da minha ultima beber sera que eu corro risco em uma proxima gravidez
ResponderSe todos procedimentos forem atendidos, acredito que não corra risco.
ResponderReformulando pergunta anterior:
ResponderRH+ e coombs indireto positivo, o que significa?
E se o RH for positivo e o comboos der positivo?
ResponderTou gravida de 4meses e 20 semanas meu sangui e a negativo tem algum problema com bebê
ResponderBoa tarde, nesse caso tem que verificar o sangue do pai e realizar um exame chamado coombs.
ResponderTivi um aboto com 12 semanas e um natemoto com 7meses de gestação sou rh negatevo tou grávida de 29 semanas e 6 dias nuca tomei vasina tou com muito medo
ResponderOlá, deve tomar a vacina.
ResponderProcure o posto mais próximo a sua residência .
Bom dia! Sou fator negativo e o meu marido positivo, na primeira gravidez meu filho nasceu com o sangue positivo tomei a vacina e na segunda gravidez o meu filho nasceu com m u sangue negativo não precisei tomar a vacina. Quando fui doar sangue não pude dor pq meu sangue estava com anti corpus o médico conversou comigo e pediu pra eu procurar minha ginecologista, ok procurei e ela me passou o exame de combs o meu exame deu negativo. Quero saber si eu tiver a 3 gestação corre risco do meu combs virar positivo? Todo ano faço o exame de combs e sempre da negativo.
ResponderBom dia, o seu fator não tem como ser alterado.
ResponderEstou grávida de 35 semanas!meu bebê aparentemente está bem,sou A+ e meu cumbis quantitativo deu 1:2 então me encaminham para gestantes de alto risco!!! oque isso significa pra mim e meu bebê???
ResponderDesesperador essa informação.
ResponderSou fator negativo e meu marido positivo. Meu primeiro filho nasceu há 9 anos atrás com o mesmo fator do pai ( positivo). Lembro que tomei essa vacina no dia seguinte do parto. Há 2 anos atrás sofri um aborto e tomei novamente essa vacina. Agora estou grávida de 12 semanas e apavorada com tudo que li aqui. Minha consulta é somente dia 26/06 quando estarei com 14 semanas. Perdi o sono com tanto medo e não me esclareceu absolutamente nada, porque agora não sei o que pensar e não sei se devo ir fazer esse exame amanhã logo e procurar o médico ou se eu deveria esperar. Tô muito nervosa.
Boa noite meu coombs deu negativo e meu primeiro filho corro algum risco nessa gravidez
ResponderKeila, não tem risco.
ResponderEstou com sangramento marrom. Ja tem 1 semana fui no hospital 2 vezes o bebe ta bem colo do utero fechado mais estou com muito mrdo de perder meu bebe estou de 13 semanas completando hj fiz o combs e deu negativo tomei a himunoglobina mais o medo estar aqui por favor corro risco de perder meu bebe
ResponderOlá, estou grávida do terceiro filho (G = III, P = II, A = I). Sou Rh negativo e meu esposo também.
No meu último teste de Coombs, deu positivo 1/1.
Antes deste último teste, tomei a vacina Rhogam devido ao processo de aborto anterior.
Pergunta: essa titulação para o Coombs representa risco para a minha gestação atual?
ResponderOi tenho 2 filhas e tomei a vacina
ResponderE agr estou cm 33 semanas e tomei a vacina cm 29 semanas aí fiz o conbis e deu positivo depois da vacina
Minha dívida é tem que dar positivo depois da vacina ou tem que continuar dando negativo ?
Gabriely, acredito que continue dando positivo.
ResponderSou rh negativo tive duas gestação com mesmo tipo sanguíneo que o meu o pai e rh positivo não tomei nem uma vacina falaram que na presizava pq as crianças era mesmo tipo sanguíneo que o meu agora tô grávida de novo corro algum risco ou não
ResponderOii estou grávida de 32 semanas meu tipo de sangue e negativo , Era pra ter tomado a vacina já porém ela só vai chegar quando eu estiver com 35 semanas ,
ResponderGostaria de saber se meu bebê e eu corremos algum risco se eu tomar ela com 35 semanas .
Olá .Sou fator rh negativo e meu esposo é positivo tive duas gestacões,a ultima foi fator rh negativo e mao precisei tomar a vacina após o parto agora estou na terceira gestação e fiz o exame coombis indireto e o resultado de negativo e mesmo assim o medico pediu para eu tomar a injeção estou com 33 semanas era preciso tomar,fiquei muito preocupada com o mei bebe.
ResponderPatrícia, fique tranquila e siga orientações médicas.
ResponderMas vc tomou a vacina?
ResponderSinto mt pela perda
Oi karine moita tudo bem ? Gostaria de saber como foi o seu parto pela data da sua publicacao ja deve ter dado a luz…estou na mesma situacao que a tya 35 semanas naa apanhei vacina no primeiro e estou com 35 semanas da segunda gestacao..por favor aguardo resposta
ResponderQue tipo de sangue é esse Ae é como está escrito aqui
ResponderEu acabei perdendo meu bebe com 37 semanas. Meu coobs virou reagente positivo. E os médicos não viram. Qdo a médica viu já era tarde.
ResponderOi, meu tipo sanguíneo é Ab-, meu marido positivo. fiz os exames de sangue e sempre deu negativo. Mas agora no no final da gestação meu sangue positivou (coombs indireto positivo), e estou preocupada com meu bebê. Tenho 4 filhas e já tomei a injeção uma vez. Mas a médica me colocou como alto risco. Quero saber se posso perder o bebê caso eu não faça ou não consiga fazer nenhum tratamento antes de nascer. Faltam umas 2 semanas apenas… Estou com medo. Precisarei fazer cesária? Posso perder meu bebê?
ResponderO que significa o resultado
O resultado do teste de Coombs é negativo quando não existe o anticorpo que provoca a destruição dos globos vermelhos, e por isso é considerado um resultado normal.
Porém, quando o resultado é positivo, quer dizer que existe o anticorpo no sangue e, por isso, se o resultado for positivo no teste de Coombs direto significa que a pessoa pode ter uma doença como:
Anemia hemolítica autoimune;
Infecção com micoplasma;
Sífilis;
Leucemia;
Lúpus eritematoso;
Mononucleose.
Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea. Veja quais são os riscos da transfusão de sangue.
Em qualquer caso, é sempre importante que o resultado seja avaliado pelo médico que o pediu, já que alguns antecedentes da pessoa podem alterar o resultando.
ResponderBoa noite, qual sua dúvida?
ResponderOlá estou com 27 na segunda gestação na primeira tive minha filha com 24 semanas e ela morreu horas após nascida mais mesmo assim tomei a vacina sou RH negativo e meu marido RH positivo preciso toma a vacina antes ou depois do parto ?obs meu coombs está dando negativo desde o começo da gestação até agora
ResponderLuana, no seu caso quem deverá orientar é seu obstetra. Acredito que após o parto ele vai pedir para tomar novamente.
ResponderOi, por favor me tire essa duvida. Sou rh O negativo e meu marido rh O positivo. Na minha primeira gestaçao nao me deram a vacina antiD, E hoje estou gravida de 36 semanas. pode haver alguma complicação?
ResponderOi ocorreu tudo bem com seu BB?
ResponderHola , é minha primeira gestação , meu sangue é O- e meu marido A+ , na 28 semana tomei a vacina anti-D , e há alguns dias fiz um exame de sangue e não constou no exame , tenho que tomar de novo ?
ResponderJéssica, consulte seu obstetra!
ResponderEu tenho uma dúvida.
ResponderEu e meu marido somos fator rh positivo , já temos uma filha também rh positivo agora estou grávida a enfermeira do posto mandou fazer esse exame, terei de fazer no particular, minha dúvida é se esse exame é mesmo necessário no nosso caso? Pois pelo que entendi isso é pra casais com fator rh diferentes to certa?
Boa noite, esse exame é de rotina da gestante e no momento do parto ele é solicitado!
ResponderEU SOU O+ MEU MARIDO A – , JÁ TIVE UM ABORTO, PRECISO TOMAR A VACINA?
ResponderMaria, boa tarde! No seu caso você deve relatar ao seu ginecologista. Porque acredito que por você ser positivo não seja necessário .
ResponderLembrando que somente seu médico pode orientar o que é melhor pra você.
Eu marido temos o mesmo tipo sanguíneo O negativo.
ResponderTive pré eclampsia na primeira gestação e parto prematuro de 26 semanas. Após 44 horas meu filho
Faleceu. Após 6 meses engravidei de uma menina, fiz o COOMBS e o resultado deu positivo, daí fiz em outro laboratório deu Negativo. Agora estou grávida de 27 semanas fiz o COOMBS e deu positivo, já refiz no mesmo laboratório e deu positivo de novo. Como pode se o sangue do meu marido e meu é O negativo, nunca recebi transfusão de sangue e nunca tive relações com
Outro homem? Já classificamos o sangue várias vezes e sempre dá o mesmo resultado. O negativo. Pode me ajudar???? Estou muito triste com esse resultado. Será que o laboratório errou no resultado? Já fiz em outro e estou aguardando sair…
Boa tarde, o ideal é refazer em outro laboratório pois não tem como da positivo, vocês dois sendo negativo!
ResponderBoa tarde o meu fator é o negativo tive um filho em 2008 ,o fator do pai dele é positivo o dele tbm eu tomei a vacina .depois tive um aborto e não tomei a vacina será adiquiri anticorpos?pois agora engravidei e era gravidez ectópica fiz uma cirurgia urgente minha dúvida é será que ainda posso engravidar?
ResponderSim, você ainda pode engravidar! Mas verifique se nao precisa da vacina novamente.
ResponderSou fator RH negativo já tive uma filha a 9 anos atrás mas não me lembro de ter tomado a vacina assim que ela nasceu e ela nasceu com o fator RH negativo como o meu porém estou grávida novamente de pai diferente e ele é fator RH positivo a minha gravidez é considerada a primeira por fato de a minha primeira filha ser do mesmo fator que o meu e o segundo filho ser de pai diferente meu exame de coobs indireto deu positiva alguém para me explicar ?? Obrigado
ResponderAmanda não é considerado primeira gravidez.
ResponderVocê deve falar com seu obstetra!
Olá bom dia!Por favor me orientem, estou muito preocupada e minha medica também. Estou na minha primeira gestação, são gemeos. Minha médica me pediu o coombs indireto com 17 semanas, e deu resultado de 1:8, meu sangue é negativo e do meu marido positivo. Tomei a vacina de imuniglobulina e depois de 12 horas que colhi o exame. Pode ter dado reativo por causa da vacina, ou não tem nada a ver? Obrigada
ResponderJulia você deve falar com sua médica ou repetir o exame!
ResponderOlá!
ResponderMeu sangue é O negativo, e do meu esposo O positivo. Tivemos uma filha em 2016, e quando ela nasceu disseram que o sangue dela era igual ao dele, e me deram a medicação, no dia seguinte ao nascimento dela.
Sendo que recentemente precisei fazer um exame nela de fator RH pois a escola em que ela vai estudar pediu, e está dando que o sangue dela é O negativo, assim como o meu. Já foi refeito o exame no mesmo laboratório com medo de estar errado, pois na caderneta dela colocaram o positivo, e vou refazer em outro local. Minha pergunta é…. Eu tomei essa injeção, e se o sangue dela realmente for igual ao meu, essa injeção pode ter afetado meu corpo, organismo de alguma forma? Ela pode dar algum problema se toma em “vão”? Obrigado.
Boa noite, não tem problema!
ResponderPorém procure uma avaliação médica .
Olá!
Como ficou seu caso?
ResponderEstou passando por uma situação parecida, mas é um único laboratório que da positivo 1. Ja repeti em outros e da negativo.
Luciana faça uma transvaginal para saber se realmente está grávida!
ResponderNa 37 semana de gravidez do meu segundo filho foi identificado no Coombs indireto de 1:64. Daí o médico achou melhor fazer o parto. Graças a Deus ele não nasceu c nenhuma anemia, porém com icterícia q durou mais tempo p curar.
ResponderMinha dúvida é: depois do parto tomei a vacina, daí não é aconselhável ter uma outra gestação já q meu Coombs deu 1:64?
Esse valor de 1:64 é considerado alto ou baixo?
Sou negativo o pai positivo meu combos indireto deu negativo estou na terceira gestação. Posso fica tranquila na primeira gestação tomei a vacina após o parto e na segunda tbm.
ResponderOi, por favor me tire essa duvida. Sou rh negativo e meu marido rh positivo. Na minha primeira gestaçao nao me deram a vacina antiD, ja na minha segunda gestaçao eu recebi a vacina. Caso eu venha engravidar novamente, terei algum risco?
ResponderHey. I sent a screenshot. Did you get it?
ResponderNo, friend, we only received your question.
ResponderTenho o RH negativo o meu marido tem RH positivo. Qual o probabilidade do meu bebê ter que tomar essa injeção?? To com 5 messe de grávida minha segunda gravides.
ResponderA primeira tive uma gravides molar .
Amiga só quando ele nascer e fazer o exame.
ResponderBeijos !
Tenho o rh negativo e meu marido positivo meu primeiro filho tem o rh negativo e estou gravida novamente a minha bebe tem que tomar a vacina de imunoglobulina tbm?
ResponderAmiga converse com seu médico, provavelmente sim.
ResponderBeijos !
Meu tipo sanguíneo e O+ do meu marido A+ tenho um filho que tem o sangue o+ é o outro que tem o sangue A+ é tive agora minha filha ela está com 1 mes a tipagem sanguínea dela é A+ CD+ o que pode ser esse CD+?
ResponderBom dia ! A minha bebê é A+CD+ o que pode ser esse CD+?
ResponderOlá,em 2015 tive um aborto espontâneo e estava de 4 semanas não deu nem pra ver se tinha embrião, não procurei saber a causa do aborto,agora três anos depois estou grávida denovo de 13 semanas e descobri que sou rh-
ResponderA médica me passou esse exame,disse pra eu fazer todo mês ,e se quando eu tiver com 7 meses estiver tudo bem eu devo tomar essa vacina…minha dúvida é…no primeiro exame já da pra saber Se vou ter problemas ou Não?
Sim. É neste período que a família pode identificar doenças genéticas.
ResponderAlém dos exames básicos como de sangue, urina e fezes para detectar infecções, a mãe passa também por ultrassonografias que podem identificar problemas cromossômicos ou genéticos.
Porém, mesmo passando por todos os exames obrigatórios, parte das gestantes só descobrem algumas doenças depois do nascimento do bebê.
Ola boa tarde hj fui buscar o resultado do meu coombs indireto e resulta é negativo..isso é Bom?
ResponderSignifica oque?
Se o exame der negativo, significa que a futura mamãe não tem anticorpos contra o Rh positivo. Nesse caso, a mulher deverá fazer um tratamento ainda na gravidez, entre as 28ª e 33ª semana de gravidez, tomando uma injeção de imunoglobulina anti-D, como forma de prevenção contra o Rh positivo.
ResponderOnde posso fazer de graca
ResponderEsse exame da pra definir paternidade??
ResponderÈ um exame que não tem nada a ver com teste de paternidade.
Uma mulher com RH negativo pode sofrer com problemas do feto apenas pelo fator RH do marido ser diferente se houver uma gravidez anterior ou aborto. Por isso, antes de ter uma nova gravidez, a mulher deve fazer um tratamento contra esses possíveis anticorpos. Para detectar os anticorpos, entra em cena o coombs.
A referência para o coombs direto ou indireto é NEGATIVO. Se houver outro resultado além deste, a mulher deverá fazer um tratamento ainda na gravidez, entre as 28 e 33 semanas de gravidez. A gestante após fazer o teste coombs recebe uma injeção de imunoglobulina anti-D.
ResponderOlá. O artigo falou em tratar a mulher com a vacina do marido. O que isso quer dizer?
ResponderA imunoglobulina anti-Rh não é uma vacina. Embora a gente fale em vacina. É um anticorpo pronto, obtido a partir de sangue humano, que neutraliza o fator Rh. É indicada para a prevenção da eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido) em mulheres do grupo sanguíneo Rh negativo grávidas de bebês Rh-positivo e em caso de transfusão sanguínea com sangue incompatível em pessoas Rh negativas.
ResponderBom dia eu quero saber ser poder saber se realmente o sangue da ja dar pra saber o tipo do sangue da criança pelo enxame do combo endireto.
ResponderOla, eu tive um aborto á 7 anos atras em 2011 e sou Rh -. Mas apos o aborto eu não tomei a vacina, hoje quero muito ser mãe. Já cheguei a fazer um exame Coombs indireto e deu NEGATIVO. alguém pode me da uma luz de esperança?
ResponderSe deu negativo, fique tranquila.
Boa sorte!
Responderolá sou A-minha bebê nasceu A- durante a gestação dela tomei a vacina. ela tem 2 anos estou grávida de 36 semanas. preciso tomar novamente a vacina.
ResponderVamos criar um grupo no WhatsApp para trocarmos ideias e experiências sobre esse assunto? Quem se interessar colocar o número logo abaixo??
ResponderOiii pode me colocar no grupo por gentileza!!
Responder11980127735
Obrigada
048 9-98631700
Responder45-99821-1272
Responder11940516802
ResponderMeu rh e negativo vou tomar essa vacina tambem estou com 25 semanas em janeiro eu tivi um aborto espontâneo e em fevereiro eu ja engravidei esta td bem nessa gravides
Responder77998378950
ResponderMeu tipo sanguíneo é A+ e do meu esposo também. Já tive um aborto e tenho um filho que em breve completará 4 anos e também é A+. Estou grávida de 18 semanas e já fiz o coombs indireto duas vezes. Nas duas ocasiões o resultado foi positivo 1/4. Estou preocupada e sem entender pq em todas as pesquisas que fiz, o problema se dá em mães fator RH negativo.
ResponderAlguém sabe me dizer o que pode estar ocorrendo e quais as medidas possíveis de serem tomadas?
Já mandei mensagem ao Obstetra e ele me respondeu que voltamos a falar na consulta, mas estou agoniada pois não encontrei nenhum relato semelhante ao meu em tudo o que pesquisei.
vc precisa fazer um exame de trombofilia,o que muitas vezes pode ser causa de aborto,porem os medicos nao pedem esse exame.Pesquise e converse com ele.
ResponderTatiana, eu também estou passando por isso.
ResponderÉ raro nosso caso, quando ganhei minha bebê o médico disse que é raro, que era o terceiro que ele pegava na carreira dele.
Agora estou gravida de 8 semanas, e passando com médico de alto risco.
Oi, me cotna como VC está e sua gravidez? Pois eu tenho o mesmo problema que você, sou O positivo e meu marido também, mas meu Coombs também e positivo, médico mandou eu abortar. Que faço
ResponderOlá meninas.
ResponderEu estou bem. Meu obstetra pediu que eu me consultasse com uma hematologista. Ela me pediu uma série de exames e conversamos bastante. Ela me explicou que existem outras segmentações sanguíneas dentro do fator RH e que a combinação entre mim e meu esposo na primeira gestação
Meu fator é O negativo e do meu marido e O positivo e estou na minha segunda gestação
Responderse seu primeiro bebe é rh negativo,nao tera problemas.
ResponderPode ter feito com que meu organismo gerasse anticorpos aos elementos que não estavam no meu organismo anteriormente. Diz que o meu vaso e de baixo risco e que o que pode ocorrer é meu bebê apresentar amarelamento na pele mais intenso até a sexta semana de vida e por isso precisará de acompanhamento do pediatra. Ela também me dara uma carta para que eu leve no dia do parto informando a pediatra que fica no centro obstétrico.
ResponderDe qualquer forma ainda vou repetir os exames e seguir o monitoramento até o dia do parto.
Em nenhum momento foi dito a mim que era uma situação de alto risco e muito menos citado necessidade de aborto.
Seria interessante você conversar com.ouyro médico para ter outra opinião.
Boa sorte para nos e nossos bbs
Alguém pode me ajudar, por favor a 5 anos eu tive um aborto, eu estava com 6 semanas, e até então eu não sabia meu tipo sanguíneo, e nem tomei essa vacina. Agora sei que meu sangue é A negativo, e meu esposo A positivo, e agora quero engravidar novamente, mas estou com muito medo, sabem me dizer se terei algum problema, pois eu estava com apenas 6 semana tive o aborto, e será que a causa do aborto foi pelo fator do meu sangue ser negativo
ResponderGeralmente não afeta a primeira gestação e sim a segunda.
ResponderEntão há chances de ter problemas, terá que ter um acompanhamento de perto, pois é uma gravidez de risco.
Mas se o bebê vier com seu sangue não haverá problemas.
Mas não é uma coisa que dê pra prever.
As mulheres que tiveram seu primeiro filho e no exame Coombs deu positivo ou, em caso de aborto, detectaram que o bebê era de fator RH positivo também através deste teste, recebem a injeção de imunoglobulina anti-D após o parto ou o procedimento de curetagem ou pós aborto. A injeção deve ser aplicada em no máximo 72 horas, ou três dias após o nascimento. Mas aconselho vc conversa com o médico antes de engravidar para maiores informações.
ResponderÉ possível que mesmo tomando a vacina anti D após o nascimento do primeiro filho o meu organismo produza anticorpos na segunda gestação? Sou O- meu esposo A+ minha primeira filha é A+ eu não me lembro de ter recebido a vacina após o parto mas o médico garantiu que foi feita, porém estou na 28 semana de gestação e tive um resultado de coobs indireto positivo, como isso é possível? Estou desesperada com isso .
ResponderMe desculpe mais não sei a resposta, converse com o seu ginecologista.
ResponderBoa noite.. respondendo a sua pergunta, como já foi contatado através do exame que seu filho vira com o fator RH positivo , o seu médico terá que passar a vacina para vc tomar , pois ela fará com que os seus anticorpos não destruam as células vermelhas e assim fará com que o seu organismo se acostume com o fator RH positivo.. eu estou grávida de 21 semanas e meu fator RH é A- já o do meu esposo e O+. E quando eu estiver com 24 semanas o meu médico disse que irá me encaminhas para eu tomar , mesmo o resultado dando negativo.. assim também foi feito nas minhas duas últimas gestações .. espero ter ajudado ..
ResponderEstou passando pela mesma situação, na minha primeira gestação meu filho nasceu com problemas sérios por causa da minha incompatibilidade sanguínea e precisou ficar na UTI por quase um mês. Estou na segunda gestação e o Médico pediu para ser feito o exame de coobs indireto o resultado deu positivo com
ResponderEstou passando pela mesma situação, na minha primeira gestação meu filho nasceu com problemas sérios por causa da minha incompatibilidade sanguínea e precisou ficar na UTI por quase um mês. Estou na segunda gestação e o Médico pediu para ser feito o exame de coobs indireto o resultado deu positivo com Aglutinação de 1:1024 minha dúvida é: se eu tomei a vacina logo após o parto porque meu corpo ainda produz anticorpos? Pelo que pesquisei não vou precisar tomar a vacina anti D pois não há o que fazer, a não ser acompanhar a saúde do bebê, se apresentar alterações como anemia grave…poderá precisar fazer transfusão uterina. Estou aflita só de pensar,próxima semana levarei o resultado do exame,pra ele tomar as providências necessárias.
ResponderOi pode me ajudar to no mesmo caso que vc oq aconteceu com vc tomou a vacina ou nao deu mais p tomar como foi sua gravidez me ajuda como foi a sua to muiro preucupada
ResponderSeu BB nasceu? Tenho Rh- e estou bem aflita
ResponderBoa Tarde Lu,
ResponderTambém tenho RH-, e já tenho um afilha de 11 anos, AB+, não tomei a vacina, mas sofri um aborto e pude tomar. Antes dela também tive aborto e tomei.
A vacina fica 3 meses no corpo, e é tomada também na 28 semana da gestação, então provavelmente deu positivo pois teria acabado de tomar.Se eu médico garantiu que você tomou não se preocupe.
Se por algum acaso a médica não passar essa vacina de Coombs e vc não tomar ,O que pode acontecer ? Eh a minha terceira gestação
ResponderEssa vacina geralmente é aplicada no pós parto antes de sair da maternidade, se não foi indicada possivelmente o sangue do bebê é o mesmo que o seu. Na dúvida converse com seu médico.
ResponderSe por algum acaso a médica não passar essa vacina de Coombs e vc não tomar ,O que pode acontecer ?
ResponderO meu sangue e negativo e do meu esposo e posto pois não tomei a vacina ainda a médica disse só quando ganha
ResponderIsso mesmo primeira gestação e feita a aplicação após o parto, Será realizado alguns exames do bebe para ter certeza do sangue do bebê.
ResponderMeu sangue é O+ é meu esposo A +, tivemos um bebê A- algum problema??
ResponderNão tomei nenhuma Vacina
Meu sangue e Rh -tive meu primeiro filho com 19 anos e tomei a vacina no hospital,pq os exames do posto dizia q era Rh positivo,porém no parto fizeram o exame e descobriram,enfim tomei a vacina,três anos depois tive minha filha e agora 11 anos depois estou grávida de meu terceiro filho,Vou fazer o exame amanhã e tomarei novamente a vacina com 28 semanas.entao pode engravidar sim só ter fé em Deus e tomar a vacina
ResponderQue felicidades. Me traz. Seu comentário, havia pensando. Em ter apenas um.filho. Mas deus é fiel. No momento. Estou no primeiro. Morrendo de medo, mas sei que até aqui deus. Me ajudou.
ResponderBoa sorte meninas.
ResponderOlá. Sou – e meu esposo +. Na minha 1a gestação, meu filho nasceu +, tomei a vacina. Agora, tive um aborto, fiz o combs, deu negativo e tomei a vacina. Tem algum risco para a próxima gestação mesmo com combs negativo e tendo tomado a vacina?
ResponderPode acontecer sim. Mais como você fez o uso da vacina não corre risco.
ResponderBom dia se poder me responder com urgência agradeço eu tenho tipagem sanguínea B+ o médico nem perguntou minha tipagem SUS tá uma merda! Enfim fiz um combs indireto no começo da gravidez que deu negativo e não sei pq me passaram outro e agora veio positivo, não tenho nenhuma doença e tipagem sanguínea é B+ o que pode tá acontecendo?
ResponderMe tirem uma dúvida.
ResponderMeu tipo sanguine e A- e do meu filho A+ e do meu esposo O-.
Fiz o exame de coombs e deu Negativo.
Se eu quiser ter outro filho eu posso.?
Na minha terceira gestação tive um problema de incompatibilidade sanguínea fiz dois exames de coobs indireto e deu positivo eu já estava com 34 semanas . mais quando meu bebe nasceu ele não era positivo ele nasceu o- qual a explicação sobre isso
ResponderNão sei responder, passei por isso nas minhas duas gestações.
ResponderPara o fator Rh existem 2 tipos: homozigoto (onde a pessoa terá 2 genes iguais, sendo positivo ou negativo) e heterozigoto (onde existe 2 genes diferentes, onde a pessoa tera os genes para negativo e positivo juntos, mas o positivo sobressai e a pessoa é tida como Rh positivo).
Na sua gestação, provavelmente seu marido é heterozigoto (totalmente normal). No momento que ele produz espermatozoides, produz com fatores positivos e negativos. Provavelmente seu ovulo foi fecundado com um espermatozoidr para o fator Rh negativo, e juntando com o seu também negativo, deu bebê também será negativo.
Nas suas outras estações, deu marido produziu espermatozoides para o fator Rh positivo, causando incompatibilidade.
Espero que tenha entendido.
ResponderA incompatibilidade também é causada pelo sistema ABO, por exemplo, se a mãe for O e o filho nascer A ou B.
Responder:)
ResponderBeijos obrigada.
ResponderJa vi esplicacoes boas, mas essa publicação me surpreendeu.
ResponderVocês estão de parabéns.
Deus abençoe vocês.
Oi, meu Rh é O- e do meu do meu marido é o+, nossa filha tem o sangue 0+ dele. Na época na sabia nada sobre isso. Agr estamos querendo engravidar. O que eu faço?? Tem algum problema??
ResponderJuliane o seu médico ira instruir.
ResponderGrazielle uma pergunta estou na mesma situação q vc sou o- meu marido a- e minha filha nasceu positivo e a médica disse q não é possível ela ter o sangue positivo o q seu ou sua médica disse ?
ResponderPai e mãe com RH – é impossível ter filhos com RH +. Algo está errado! Repita a tipagem sanguínea de seu filho.
ResponderExatamente.
ResponderTambém tou passando pela mesma situação o meu marido é o- e meu sou b- e nossa filha nasceu o+; olhando na internet descobrir que era impossível um casal negativo nascer uma criança possitiva . então mandei repetir os exames para ter maior confirmação
Responderé sim, nesse caso o ideal é sim repetir o exame viu.
Responderola bom dia… Tive minha primeira filha com 18 anos e tenho Rh negativo e ela nasceu Rh + sinceramente na epoca eu não sabia nada sobre o assunto , hoje casei novamente e meu marido tem Rh + e ja tenho 35 anos na ultima semana procurei um ginecologista pois gostaria de engravidar novamente , ele me passou um exame de coombs indireto e ontem tive a infelicidade de levar o exame ao medico e deu reagente , estou arrasada e ele me disse que o mais segura é não engravidar o que eu faço estou totalmente sem chão.
ResponderOlá.. . Meu fator Rh é negativo….o meu ex marido tinha o Rh positivo.. porém minha filha nasceu com Rh negativo…estou grávida novamente.. meu atual esposo é Rh positivo… meu bebê corre algum risco?
ResponderFaça o teste de coombs indireto!
ResponderIsso mesmo possivelmente o médico ira solicitar.
ResponderMeu sangue e o negativo e o da minha primeira filha e a positivo tomei um injeção quando ela naceu mais tenho que tomar outra agora com 28 semana e não sei que e o pai do meu filho por que tive relação com dois mais pra mim tomar precisa do exame do pai mais não sei qual dos dois corro algum perigo
ResponderOla!meu fator RH é negativo eu posso fazer esse exame mesmo sem está grávida?
ResponderTive minha primeira gravidez perdi sou rh- tomei a vacina para a segunda gravidez tive o bebe normal mai nao me deram a vacina na segunda gravidez pois quero engravidar corro risco de perder por nao ter tomado a vacina mais fiz o exame de combs deu negativo
ResponderOlha se não me engano como já tomou. Agora na próxima gestação vão tomar com 8 meses. Porém vale ressaltar que só ia ser preciso se o bebê não for igual a mãe. Se seu filho nasceu igual não é necessário.
ResponderBoa tarde,
ResponderEu e meu marido somos A- e fiz 3 coombs indiretos. O primeiro deu Positivo Anti-M. O segundo deu negativo. E o terceiro deu positivo novamente (1:4).
Saberiam dizer o que poderia ser visto que ambos somos negativos?
Obrigada!
Otimo. Dúvidas esclarecidas, meu fator
ResponderRh – .Obrigada! !!
Oi . Estou grávida de 26 semanas meu tipo sanguino é o-negativo e o meu esposo é B+ positivo fir teste de comúsica indiretorno. …resultado deu negativo…..
Responder???? É bom ou rum. ..????
Parabéns pela gravidez . No Coombs indireto o resultado bom é quando dá Negativo. Se é sua primeira gravidez e você não tem abortos anteriores só se preocupe em tomar a vacina até 72 horas Pos Parto . Senão consulte seu médico
ResponderExcelente explicação,tirou todas as minhas dúvidas. Eu sou fator RH -.
ResponderMeninas tenho RH- sofri um aborto e fiz a vacina de imunoglobulina anti-D, porém foi após 7 dias. (Faz 1 mês que aconteceu)
ResponderHoje fui fazer alguns exames e um deles foi o Coombs Indireto, onde o resultado foi positivo ++. Isso significa que a vacina não fez efeito? É perigoso se engravidar novamente?
Minha consulta é daqui 20 dias, e até lá eu piro.
amigas meu caso somos sangue incompatível sou negativa e meu esposo positivo com 8 semanas tive um aborto fiz curetagem e a Medica por esquecimento não sei dizer oque levou ela não fazer, pois sabia da incompatibilidade não fez a vacina eu no momento e nos dias que se passaram nem me toquei pois sofria muito a dor da perda. se eu engravidar a alguma coisa a ser feita se o bebe for positivo ainda na gestação.
ResponderDifícil saber se o aborto foi causado por isso. Quando engravidamos realizamos milhares de execução caso acuse o médico irá dizer o tratamento que deve ser feito. Alguns casos a vacina no 8 mês se no me engano. Mais consulte um Go e tire suas dúvidas.
ResponderIsso . Em alguns casos temos que vacinar a gestante entre 28-33 semanas com o bebê ainda intra-útero
ResponderPode tomar a vacina com 28 semanas!
ResponderKaren converse com seu obstetra.
Responderamigas meu caso somos sangue incompatível sou negativa e meu esposo positivo com 8 semanas tive um aborto fiz curetagem e a Medica por esquecimento não sei dizer oque levou ela não fazer, pois sabia da incompatibilidade não fez a vacina eu no momento e nos dias que se passaram nem me toquei pois sofria muito a dor da perda. se eu engravidar a alguma coisa a ser feita se o bebe for positivo ainda na gestação.
Responderolá meu fator rh é negativo, meu marido é positivo, o meu coombs indireto deu negativo, preciso tomar a vacina?
ResponderMuito bom, pude relembrar e somar aos conhecimentos q. Já tenho.
ResponderEu tive uma suspeita de aborto diagnosticado em 2001…em 2004 tive uma rapaz lindo que tem 12 anos…engravidei em 2015 e perdi com 38 semana …estou com Combs positivo 1/512 e ainda sonho engravidar será que existe alguma chance …sou Ab negativo meu esposo o positivo e meu filho é b positivo
ResponderOlá, sou O- e meu Marido O+, a médica informou que preciso tomar a vacina após 28 semanas de gestação.
Responderalguém sabe onde consigo essa vacina?
tem algum site de busca?
Obrigada!
o sus disponibiliza
ResponderEm hospitais particulares custa em média 700,00!
ResponderRealmente o calor e elevado.
Responder