No segundo trimestre de gravidez as mudanças já podem ser notadas! Após as 12 semanas de gestação, o que mais é esperado pela mulher é o aparecimento da barriga. Porém, para algumas gestantes, é mais demorada essa aparição tão sonhada!
Tamanho da Barriga
Não é difícil ver relatos de mulheres que não tem a barriga dos sonhos, aquela grandona que imaginavam que fossem ostentar logo nas primeiras semanas de gestação. O problema é que cada tipo físico e organismo são únicos, por isso, não dá para falar em padrões quando o assunto é barriga.
Podemos dizer que se o bebê estiver bem, ganhando peso adequadamente, é o suficiente pra a gravidez ser saudável. Tamanho de barriga não é sinal de saúde! Aliás, o segundo trimestre começa no inicio da 13ª semana de gravidez e vai até a 27ª semana de gestação.
Descoberta do Sexo
Para a maioria das gestantes, o momento esperado do segundo trimestre de gravidez é a descoberta do sexo. Para poucas que já fizeram a sexagem fetal, resta confirmar o sexo, porém para a grande maioria, a 16ª semana, é a mais esperada para fazer o ultrassom e finalmente ter a notícia: Menina ou menino?
Neste momento também já se pode pensar em começar os preparativos para a chegada do bebê e também escolha dos possíveis nomes. Também é preciso se preparar para a morfológica. Normalmente os médicos recomendam que se faça da 20ª até a 24ª semana de gestação.
Primeiros Movimentos do Bebê
O segundo trimestre de gravidez reserva ainda muitas surpresas, os primeiros movimentos do bebê começam a serem sentidos bem levemente. Até parecem bichinhos andando por dentro da barriga. Começam bastante leves, e passam a ficarem mais fortes com o passar do tempo.
Há gestantes que não conseguem notar esses movimentos claramente e podem se preocupar. Normalmente na primeira gravidez, é mais difícil sentir esses pequenos sinais iniciais, mas ficam bastante notórios à partir da 18ª semana de gestação. Por volta da 20ª é quase certeza de que já sinta completamente o bebê se movimentar.
Vídeo Explicativo
Agora com a barriga um pouco maior, também é possível sentir algumas dores na coluna. Elas são normais! Aliás, dor é a palavra para uma gestante. Desde o começo, ela pode senti-las em diferentes locais e proporções. Cólicas, dores no pé da barriga, puxões, câimbras, dores nas costas, e até mesmo em outros lugares do corpo como pescoço, pernas e braços. Tudo isso efeito dos hormônios que a gestação produz para acomodar o novo ser que está em formação.
Freqüência Urinária
Além disso, a frequência urinária pode aumentar bastante. Com o peso que o útero e bebê fazem sobre a bexiga, é possível ter a sensação de bexiga cheia o tempo todo. Com isso, as frequências ao banheiro durante o dia e também à noite, são muito maiores! Dormir começa a ser um privilégio.
Sono
Falando em sono, algumas gestantes podem ter insônia sem motivo aparente. A gestação pode causar esse fenômeno, e, também o contrário. Na maioria das vezes, pode-se notar uma sonolência muito grande.
É comum ver um relato de mulheres que estão dormindo até sentadas durante o dia. O excesso ou falta de sono podem atrapalhar, eu sei bem disso. Passei pelos dois extremos.
Se você ainda não escolheu seu médico de pré natal, é melhor resolver esse detalhe agora no segundo trimestre de gravidez! Algumas mulheres tem tido dificuldades em encontrar um bom profissional, ainda mais quando é atendida por um plano de saúde.
A grande maioria dos obstetras não faz o parto com remuneração pelo plano de saúde e cobram o procedimento particular. Algumas vezes, o valor pode chegar até R$12 mil! Você dispõe desse dinheiro? Ótimo! Mas quem não consegue pagar tem que ter um plano B. Ou tem seu bebê com um plantonista, ou encontra um médico do próprio convênio que faça o parto.
A maioria dos planos de saúde possuem ambulatórios para atendimento das gestantes, e esses médicos fazem o parto. Consulte seu plano de saúde para ter maiores informações.
Quando Se Preocupar?
Para a gestante, as idas ao banheiro frequentes podem ser um sinal normal, mas quando a vontade aparece sem o xixi, ai a luz amarela deve acender. Exames de urina resolvem o problema, pois algumas vezes há infecção urinária que deve ser tratada.
Perda de Líquido
Também se recomenda ficar atenta à quantidade de liquido que aparece na calcinha. A umidade é normal, porém não deve ser exagerada. Se houver suspeita de bolsa rota, contate seu médico imediatamente ou vá à maternidade para um exame e exija um ultrassom para detectar possíveis baixas de liquido.
Exame de Curva Glicêmica
Nesta fase o médico também deve pedir exames de glicemia. A curva glicêmica geralmente é solicitada! Nela detectará qualquer possível diabetes gestacional, e no segundo trimestre de gravidez é comum que tenha alguma alteração.
Mesmo que não tenha sinais de crescimento fetal acelerado (GIG grande para idade gestacional) é necessário investigar. Igualmente o baixo peso do bebê (PIG pequeno para idade gestacional). Deve-se monitorar o fluxo de sangue e nutrientes da placenta para o bebê. O exame que detecta essas alterações é o ultrassom com doppler. Caso haja algum tipo de alteração, seu médico irá orientar o que fazer e também ficar alerta.
Pressão Arterial
A pressão arterial é um ponto chave no segundo trimestre de gravidez. Para mulheres hipertensas é possível ter alterações como picos, e por isso a medicação ideal deve ser receitada pelo médico.
Devemos lembrar também que o ganho de peso materno nada tem a ver com o peso do bebê. Controlar a alimentação e comer saudável é a melhor escolha, porém, sair fora da dieta de vez em quando não faz mal à ninguém!
Dica Importante: A gravidez é a fase mais importante da vida de uma mulher. Gerar outra vida é uma responsabilidade muito grande! Por isso, contar com um polivitaminico que seja a base ideal para uma boa formação do bebê é fundamental. Recomendamos a FamiGesta, a vitamina que contém Metilfolato (forma ativa do ácido fólico), da Famivita.
Veja também: Líquido Amniótico – Baixo ou em Excesso Traz algum Problema?
Foto: Arthur.Pan, Deannster
então estou de 13 semanas e estou com o intestino solto, estou com medo por que tem risco de aborto? Me diz se alguém teve intestino solto no começo? Eu desconfiei que poderia ser excesso de remédio por que estou tomando antibiótico pro dente
ResponderAmor eu também tive, e estou tendo de novo, e nao estou usando nenhum remédio, apenas as vitaminas necessárias (Ácido Fólico)… isto é perfeitamente normal, não tem problema nenhum!
ResponderEu também tive até duas semanas atrás, estou com 13 semanas agora mas do começo da gravidez até duas semanas atrás eu estava e com muito no meu caso nada de errado aconteceu.
ResponderEstou com 14semanas de gestação e comecei sentir umas colicas no pé da barriga como se fossem contrações, não tenho sangramento e nem corrimento, devo mi preocupar… já faço uso do ultrogestam só vou parar com 16 semanas…
ResponderDrica deve ficar de repouso e caso as dores continuei deve ir a emergência
ResponderObrigada fui na maternidade estou tendo colica de intestino, nossa horrível, mas graças a Deus o neném tá bem …..
ResponderDrica eu também tou assim com cólica intestinal e ruim meu intestino tá preso…já tomei quase um vidro de óleo mineral que minha médica mandou mas não fez efeito…meu intestino continua preso minha mãe me mandou tomar magnésio e bastante água…melhorou bastante a dor.
ResponderToma o iogurte activia é muito bom.
Olá então uma dúvida tô de 13 semanas de gestação e hoje completa 3 dias que não vou ao banheiro e nem solto gases e tô sentindo uns puxão do lado esquerdo até a vagina meu bebê tá do lado direito então sei que não é ela eu era bem regulada sem nenhum problema em ir ao banheiro até 2 a 3 vezes ao dia agora não consigo essas dores pode ser intestino preso e gases? Pq só tenho consulta dia 2/10 ?
ResponderEstou com 13 semanas, e minha ultra apresentou fluxo ultero placentario comprometido. estou com muito medo.
ResponderAgem já teve esse diaginostico?
KAmila, marque retorno com seu médico assim que possível.
ResponderEla me passou ass+cálcio, mas continuo preocupada.
ResponderMinha mestruacao está atrasada última vez que veio foi dia 23 d janeiro e meu período mestrual é irregular oq pode ser.
ResponderOlá. Estou de 18 +3 e faz uns 3 dias que sinto muita dor ( alias desde o começo sinto essas dores) porém agora esta mais forte e mais do lado esquerdo e no pé da barriga. Minha GO sempre fala que é normal.. Mas será normal tanta dor? Não tem posição que eu nao sinta dor. Me ajudem por favor, se alguem passou por isso.
ResponderSe a dor está insuportável vá a maternidade e relate o que está acontecendo, pois não é normal.
ResponderBoa noite sou mãe de primeira viagem, gostaria muito de uns conselhos de vcs. Hj entrei na 16 semana e à 2 dias sinto umas dores muito chata no pé da barriga, uma pressão como se alguma coisa fosse sair, e isso está me preocupando?? Alguém já passou por isso? Devo ir ao médico hj mesmo? Estou com medo de tomar buscopan e máscara a dor.
ResponderOi sou Daniela estou com 13 semanas o meu bebê mexe bastante quando estou comendo kkk, mas quando estou no trabalho agitada não mexe é normal ?
ResponderOs comentários daqui mim ajudaram bastante até as respostas da profissionais.
eu estou de 20+2 e não senti nada da minha bebe mexer ainda. devo me preocupar ?
Responderapós comer sinto pontadas fortes na barriga até achei que seria ela mexendo mas é dor mesmo!
Oi amiga, Dor no pé da barriga, dores na barriga e até no estômago durante a gravidez ou mais precisamente no segundo trimestre é muito comum. … E se você é do tipo magrinha, pode sentir mais forte essa dor devido ao relaxamento intenso da musculatura. Essas dores podem ser em baixo, próximo à virilha e dos lados. O melhor é você ir no seu médico!
ResponderBoa noite,estou de 16 semanas e ainda tenho enjoos, é normal ?Só tenho comido frutas,verduras e legumes…
ResponderQuero muito q o enjoo acabe…
Luiza para algumas mulheres o enjoo pode durar muito mais tempo e entendo que vc quer que acabe logo com isso, sendo assim diminua o intervalo entre as alimentações exemplo a cada duas horas.
ResponderBoa tarde! Estou com 17 semanas e sentindo um pequeno desconforto no monte pubiano como se fosse um peso, não sei explicar muito bem, como é minha primeira gravidez fico bastante preocupada, as vezes quando sento sinto e quando vou andando. Não sei se é normal, poderia me ajudar?
ResponderOi Rinelly, é normal esses desconfortos no início da gestação. Algumas mulheres sentem mais outras menos.
ResponderMinha barriga está grande mais não sinto o bb mexer
ResponderSe já estiver na reta final, o bebê mexe menos mesmo, porque o espaço já está bem limitado. Mas não pode ficar sem mexer nada. Se for o seu caso, procure um médico.
ResponderBom dia! Estou com 13 semanas e retirei o pearcing do umbigo agora, tô sentindo o lugar muito sensível. Qual seria o tempo correto para retirar? O furo vai fechar? Minha barriga já está bem grandinha mas é mais de inchaço de gazes.
ResponderBom dia Ana!
ResponderO ideal é que a remoção do piercing aconteça durante o quinto ou sexto mês de gravidez, nessa época a região do umbigo fica maior, fazendo com que a pele se estique e o piercing seja pressionado contra o umbigo. É bem provável que o furo feche após algumas semanas da retirada do piercing Se você tem alguma dúvida quanto ao que está causando a sensibilidade no local, entre em contato com o médico. Bjo!
Olá estou tendo corrimento só que é branco e pouco isso é normal?
Respondereu tbm estou tendo esse corrimento !
ResponderVCS ME DAO DINHEIRO
ResponderACHEI LINDO
ResponderSe minha última DUM foi dia 14 de fevereiro queria saber quantas semanas estou hj?
ResponderQueria saber se minha última DUM foi 14 de fevereiro seria saber quantas semanas hj?
Responderola o Exame de Curva Glicêmica é obrigatorio realizar..pois passo muito mal a ponto de desmaiar
ResponderEspero que minhas dores diminuam,e não me dê mais infecção urinária, fiquei sete dias internada,e gostaria de saber se é normal quando a gente tem relação com o marido ,sair sangue
ResponderSangramento na gestação deve sempre ser falada ao médico, para investigar.
Responder