Acabou de ter um bebê ou simplesmente não esta em seus planos ter um filho neste momento e não gosta de tomar anticoncepcional ou não quer usar outros métodos contraceptivos? O método mais seguro e indicado como prevenção imediata é a camisinha, porém você sabia que é possível homens e mulheres apresentarem alergia a preservativo?
É um tipo de alergia muito rara e poucos homens e mulheres apresentam os sintomas, mas os que sofrem com esse problema dificilmente conseguirão utilizar o preservativo no ato sexual sem maiores desconfortos durante e principalmente posterior à relação sexual. A alergia a preservativo não esta relacionada em si a camisinha e sim ao material utilizado para sua fabricação, o látex. O látex é utilizado desde 1980 na produção das camisinhas e foi escolhido como melhor material para evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis além de prevenir uma gravidez indesejada. Por se tratar de um material resistente e que estica são poucas as chances de não proteger o casal a não ser que mal colocado ou utilizado indevidamente. A alergia a preservativo é dividida em dois tipos de reação alérgica, a dermatite de contato e a de reação imediata.
A alergia a preservativo tipo 4 que ocasiona a dermatite de contato é aquela que ao ter acesso ao látex provoca coceira, ardor, vermelhidão podendo surgir algumas feridas e dor na genitália feminina e masculina. O desconforto pode ser durante a relação sexual ou ser notado posteriormente ao uso, deixando a área bem avermelhada e dolorida. O segundo tipo de alergia é o de quadro considerado mais grave é a de tipo 1 que ao ter contato com o material que causa alergia pode-se provocar rinite asmática e em casos mais graves até um choque anafilático. A reação alérgica a preservativo pode acontecer em torno de 5 minutos após o contato com o látex e as feridas causadas pela alergia até 60 minutos após, um hospital ou pronto atendimento deve ser procurado imediatamente.
O látex é utilizado na produção de diversos produtos principalmente os usados na área medica como luvas e outros matérias cirúrgicos, na área esportiva e também como parte de trabalho em alguns setores de empresas, por isso é recomendado se atentar aos sinais e reações após o uso do material. A alergia a preservativo é só um dos itens que pode constar na sua reação ao látex, então vale ficar atento.
Como Confirmar a Alergia a Preservativo? Existe Outra Opção?
A melhor forma de tirar a prova se tem a alergia a preservativo ou ao látex é realizando um exame de alergia completo. No caso de reação do tipo 4 que ocasiona a vermelhidão e dor no local, um medico pode identificar a alergia mesmo através de exame clinico e solicitar posteriormente para confirmação um exame complementar simples onde é colocado o produto em questão em contato direto com a pele para visualizar a reação. Em outro exame mais completo é feito um teste no sangue onde é verificado a dosagem de lge no sangue, ou melhor, como estão seus anticorpos.
Confirmada sua alergia a preservativo o seu medico pode aconselhar o uso de preservativos produzidos a base de poliuretano, como é o caso da camisinha feminina. Algumas pessoas acreditam não se tratar de um material tão resistente e confiável, mas se utilizado da forma recomendada é tão eficaz quanto à camisinha feita de látex. A camisinha feminina é feita de poliuretano e possui 17 centímetros, deve ser introduzida dentro da vagina a fim de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. O único problema com essas camisinhas é que é mais difícil de ser encontrada, ainda sendo poucas farmácias e drogarias a oferecer o preservativo com esse material.
Dica Importante: Quando usa-se um preservativo, o lubrificante nele pode causar reações alergicas. O ideal é usar um lubrificante a base d´agua que não provoque irritações. O FamiGel é um produto especificamente elaborado com a intenção de manter o conforto na relação mas com o mínimo de efeitos colaterais possíveis. A base dele é água e o PH neutro, por isso não provoca irritações. O FamiGel está disponível aqui.
Veja Também: Como Não Engravidar – Manual Para Não Tentantes
Foto: Allen Ferraz Lins
Boa noite,tive minha primeira relação sexual a um cinco dias atrás….na primeira relação foi sem camisinha,e foi tudo bem…..na segunda eu usei camisinha…..e no outro dia senti arder minha região íntima…e quando foi na terceira não deu certo….. minha vagina doía demais…..e esses dias começou a ficar inflamada e bolhas que ardem…. alguém pode me dizer o que é…
ResponderOlá Julia, o recomendável seria uma consulta com sua ginecologista para avaliar e medicar com segurança
ResponderOlá meninas, ontem tive relação com camisinha, hoje comecei sentir coçar mais bem pouco, aí eu tinha uma pomada vaginal aqui, quando passei senti arder um pouco. Será que tive uma reação alérgica a camisinha?
ResponderOlá boa noite , sim pode ser sim.
ResponderPara evitar , não use a mesma marca.
Caso continue os sintomas deve ir ao ginecologista para uma avaliação.
Eu também fico em carne viva com camisinha. Pode ser clamídia ou micoplasma..
ResponderSempre q fico com camisinha percebo q logo fico inchada internamente com dores na vagina e saindo secreção como se fosse corrimento. Passo umas pomadas melhora . Se transo de novo continua.. fiz trans vaginal e está tudo certo.
ResponderVanuza, provavelmente você alergia a camisinha.
ResponderVenho a muitos anos sofrendo com dor abdominal e dor no canal da vaginal. Quando tinha relação sexual depois sentia dor e pé da barriga inchado como se estivesse grávida. Já fiz vários exames ultrassom abdominal completo, transvaginal e papanicolau nunca deu nada, o pior e você sofrer com uma dor terrível e fazer vários exames e nada consta. E percebi que quando fico um tempo sem relação os sintomas diminuí e as vezes somem. E de um tempo pra cá comecei a perceber que quando uso preservativo tipo de marcas e principalmente com sabor tenho essa dor e quando eu uso o fornecido pelo nos postinho de saúde não me da reação. Então estou começando a achar que é tipo alguma reação Alérgica, mais é muita dor e fica por dias depois. Será que possa ser mesmo isso?
ResponderBom dia, sim pode ser reação alérgica.
ResponderNossa seus sintomas são iguais aos meus a muito tempo venho sentido essas dores no pé da barriga dor nas relações sexual ja fis também todo tipo de isames e nunca deu nada já tinha suspeitado que podia ser também do preservativo eu uso mais aquele com efeito retardante quer dizer só usamos desse,de uns tempo pra cá tem piorado creio eu que seja também do preservativo pois usamos sempre não posso tomar anticoncepcional
ResponderA reação alérgica acontece mesmo quando não se está tendo relação?
ResponderBoa tarde, sim!
ResponderBom dia me chamo manoela estar com 2dias que notei que minha parte íntima estar vermelha, com ardência e uma secreção tipo leite talhado,, n tem odor.. apenas arde ,coça
ResponderGostaria de saber se reação ao látex da camizinha…
Estou com problemas!!!
ResponderSemana passada eu acho que tive reação alérgica a um preservativo. Então, usei pomadas e tomei remédios. Ontem, tive relação novamente com camisinha e comecei a sentir coceira e ardência na minha parte íntima. Hoje de manhã amanheci com a roupa manchada de sangue. Estou desesperada, não sei o que fazer.
Beatriz, va em um pronto atendimento. Provavelmente e esta tendo reação alérgica ao material da camisinha! Relate a enfermeira e nao se auto medique.
ResponderOlá! Me chamo Carlos, estou com um problema no meu pênis, na segunda feira começou a aparecer um líquido transparente e sem cheiro no meu pênis, gostaria de saber o que seria? É algo muito preocupante? Mas só aprosenta somente essa reação, líquido transparente como se fosse água?
ResponderCarlos para tirar sua dúvida é necessário uma avaliação médica!
ResponderEu fui diagnósticada com TRICOMONÍASE fiz o uso de medicamentos via oral e meu parceiro tbm (o meu dose única d 4 comprimidos 400mg, e ele 1 comprimidos de 12 em 12 hrs durante 7 dias, tbm de 400mg) podemos ter relação normalmente com o uso de preservativo?
ResponderOI, bom dia! Durante o tratamento, relações sexuais não são indicadas, mesmo com o uso do preservativo. Na dúvida converse com seu médico.
ResponderEu e meu namorado tivemos relação ontem mais com camisinha e hj ele apareceu com umas bolinhas na cabeça e esta ardeno e coçando isso pode ser alergia ?e oq ele deve passar para aliviar e tratar da alergia?
ResponderOy meu marido a pele do pénis comesou a descascar se,e na cabeça do pénis saio umas feridinhas e um pouco nos a rendores.mas nos os dois não usamos preservativo…o que pode causar isso?? E eu tive um corrimento muito estranho aquele grosso um pouco amarelada e um pouco de cheiro…o que sera o que esta a contecer mas ele me trai…aguardo a resposta
ResponderEma, é uma situação bem delicada essa sua, se ela trai você mantém relação sexual sem proteção com outras pessoas ele pode estar transmitindo doenças. Não da para saber o ideal é ele procurar um urologista viu. Procurar saber o que esta acontecendo, e você também procure um ginecologista.
ResponderParece Gonorreia. Consulte um especialista!
Responder