Assaduras, às vezes elas podem ser cruéis com os pequenos. Quando era mãe de primeira viagem, eu ouvia falar que o bebê assava por descuido da mãe ou de quem o cuidava. Mas depois da primeira assadura da Joana constatei que não é bem assim. As assaduras em bebê podem ser assustadoras, pois elas doem e ás vezes até mais do que em adultos.
A pele do bebê ou da criança é muito mais sensível do que a pele do adulto, então assar fica muito mais fácil com agravante da fralda e do xixi. Se a mamãe ficar de olho na fralda, pode ser que o bebê não asse, mas há casos como o meu que não foi o suficiente. Quando a Jojo tinha uns 2, 3 meses eu percebi uma vermelhidão no local da assadura. Era fora do comum, um vermelho bem intenso já na primeira vez que eu notei. Esse vermelhão só foi piorando e eu passava de tudo que os médicos que iam receitando. Eram pomadas, maisena, lavava a região em todas as trocas de fralda. Até chegamos a usar nistatina (pomada para fungos) e nada de acabar com a assadura.
Como Eliminei a Assadura do Bebê
Por fim, foi pela minha sogra que acabei descobrindo que assadura em bebês também pode ocorrer por alergia! Sim, e olha que demorei mais de 45 dias com o bebê nessa situação. Usei Diprogenta, uma pomada corticoide e antialérgica. Já na primeira passada da pomada o vermelhão começou a ceder! O importante é que ela foi receitada por um médico, minha cunhada é médica e achou essa a melhor opção na ocasião. Então fale com o pediatra do seu bebê. Pois bem, fui fazendo testes e percebi que o que dava alergia e consequentemente assadura no bebê era o talco que eu usava muito esporadicamente. Porém alergias desse tipo podem ser causadas por fraldas também. Daí passei a fazer uso da maisena para assadura! Assadura em bebê pode ser evitada com o uso de maisena a cada troca de fraldas você sabia disso? #ficadica!
Mas o mais usado e até recomendado pelos pediatras são as pomadas para assadura. Essas pomadas são das mais diversas marcas e acabei optando por elas com meus outros filhos. A Hipoglós é a mais conhecida, mas hoje no mercado existem várias opções. Há pomadas para assaduras com preço bem acessível como a Babymed. Ela custa em torno de R$ 2,36 por um tubo com 45 gramas e cumpre muito bem o papel que promete. A Hipoglós é mais difícil de tirar, o que pode ou não ser uma vantagem, mas ai vai do gosto da mamãe em usar ou não.
Confesso que depois que conheci essa marca mais em conta nunca mais comprei a pomada para assadura mais cara, apenas uso essa e a Mel se dá muito bem com ela.Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho. Ela evita também que as dobras do bebê fiquem assadas e meladas se por acaso a mamãe não conseguir secar corretamente.
O importante para evitar assadura em bebê é ficar de olho. Ainda mais quando a criança começa a se alimentar de comidas sólidas ou papinhas, as quais deixam as fezes ainda mais ácidas e ficam propensas a assar com facilidade.Bebês com diarreia também costumam assar com rapidez, o melhor nesse caso é fazer uso de pomada para assadura, elas protegem e deixam o bumbum com uma barreira de proteção.
Veja também: Aleitamento materno – dificuldades e soluções
Foto: Sellers Patton