O cordão umbilical liga o bebê à mãe e é cortado no momento do parto, sobrando apenas um pedacinho conhecido como “coto umbilical”, que dará origem ao umbigo. Esta região é bastante desprotegida e delicada, pois ainda está cicatrizando. Assim, é fundamental um especial cuidado com a higiene local, de forma a evitar possíveis infecções bacterianas e contaminações.
Por saberem disso, muitas mamães se preocupam quando notam algo de diferente na região, como um umbigo mais “estufado”. Porém, a situação é extremamente comum em bebês de 1 a 2 meses e é conhecida como “hérnia umbilical”. Na grande maioria das vezes, a hérnia umbilical não oferece risco algum.
Não é costume tratar umbigo de recém-nascido estufado porque, geralmente, a condição regride espontaneamente antes do primeiro aniversário. Agora, quando a hérnia não desaparece sozinha pode ser realizada uma cirurgia conhecida como onfaloplastia para corrigir o problema.
O Que é a Hérnia?
A hérnia1 é uma pequena saliência que quando surge no umbigo se instala na abertura da parede muscular da barriga. Em bebês, também é comum aparecer na virilha se um órgão ou tecido do corpinho se desloca para a parte superior do músculo.
Uma curiosidade: durante as primeiras semanas de gravidez essa abertura na barriga no embrião é bem grande2, pois o intestino se forma do lado de fora dela. No fim do primeiro trimestre da gestação o intestino volta para dentro do abdômen e a parede muscular da barriga se fecha, deixando apenas uma abertura pequenininha para o cordão umbilical.
A hérnia também pode ser chamada de “herniação”, fenômeno que ocorre quando camadas de tecido, fluidos ou órgãos, nesse caso, o intestino, pressionam uma abertura existente, provocando a saliência e impedindo o seu fechamento.
Entenda o Umbigo Estufado
O umbigo de recém-nascido estufado é mais comum em meninas do que em meninos, acometendo principalmente bebês prematuros. Essas hérnias umbilicais têm ocorrência em entre 10% a 20% das crianças e, felizmente, não costumam causar dor nem danos ao bebê. Geralmente, as hérnias possuem um tamanho que varia de 1 a 5 centímetros.
Quando de suspeitas de hérnia umbilical é possível notar a área em volta do umbigo mais estufada e inchada, especialmente na hora do choro ou do cocô. Isso é normal e acontece pela força e pressão dentro da barriga. Às vezes, é justamente essa força na delicada região do umbigo que vai provocando a hérnia.
É Necessário Algum Tratamento?
Apesar da aparência não ser muito agradável e até mesmo assustar um pouco, não se preocupe. As hérnias umbilicais não representam problema algum se a higiene local estiver em dia. Mas é importante monitorar a região que não pode ficar sensível, muito inchada ou com consistência dura.
O mais provável é que a hérnia desapareça por conta própria, levando no máximo até o terceiro aniversário para isso. Depois desse tempo, se o umbigo continuar estufado o pediatra deve avaliar a necessidade de uma cirurgia.
IMPORTANTE: não tente colocar o umbigo do bebê para dentro. Não utilize roupas e faixas apertadas ou moedas, pois podem asfixiar a criança ou machucar a região.
E se o Bebê Tiver Dor?
Caso o bebê sinta desconforto ou a área esteja dura e com mudança de cor, um pediatra deve ser consultado o mais rápido possível. Algumas hérnias umbilicais requerem intervenção cirúrgica, apesar de raros os casos. Nessas situações de emergência um pedaço do intestino do bebê pode ser “fisgado” pela hérnia, comprometendo a circulação local e provocando até mesmo vômitos.
A boa notícia é que se o bebê precisar de intervenção cirúrgica a operação é simples, geralmente não exigindo mais do que uma manhã ou tarde no hospital.
Como é a Cirurgia de Umbigo Estufado
A onfaloplastia3 ou a laparoscopia são cirurgias utilizadas não só para hérnias de umbigo estufado mas para estenose, ausência de umbigo, entre outras. Basicamente, o procedimento consiste em pequenas incisões, quase imperceptíveis, de 0,5 a 1 cm feitas no fundo do umbigo. A intenção do cirurgião é remover o excesso de gordura e tecido e remodelar o formato do umbigo.
Às vezes é aplicada anestesia local, mas isso é conversado e combinado com o médico antes. O procedimento dura, em média, de 1 a 2 horas.
Dica Importante: durante a amamentação é fundamental manter o polivitamínico da gestação, de forma a ajudar a boa produção de leite . Assim, indicamos o FamiGesta, com nutrientes essenciais para essa fase da vida. Você encontra o FamiGesta aqui.
Veja Também: Primeiro Banho na Maternidade e em Casa – Cuidados a Tomar
Foto: Jpogi, Evan-Amos
Meu filho tem o umbigo pra fora, não gosta vive batendo a mamadeira par por para dentro. Tem jeito do umbigo voltar para dentro?só com cirurgia? O que posso fazer, ele vive incomodado com o umbigo, nunca reclamou de dor.
ResponderOlá Edileusa, sugiro que leve seu filho ao pediatra par ser avaliado e orientado em relação a tratamento para questão do umbigo
ResponderMinha bb tem hérnia umbilical.. e ontem e hoje ela está chorando muito.. devo me preocupar?
ResponderTenho uma neta de 40 dias e o umbigo dela caiu com 8 dias mas ele não baixa, está estufadinho cerca de 2 cm
ResponderEla chora muito, gostaria de saber se dói o umbigo estufado e se vai abaixar,quanto tempo ainda demora, oque devemos fazer
Obrigada desde já
Olá celeste, recomendo que veja a pediatra de sua neta para uma avaliação com segurança
ResponderMeu filho tem 3 anos e percebi que o umbigo dele começou a mudar, está um pouco pra fora, isso a pouco mais de 2 meses. Devo me preocupar, sendo que não dói e está na cor normal da pele dele?
ResponderOlá,meu bebê vai fazer 2 meses e o umbigo dele ainda não sarou,eu limpava com constância com álcool 70% e ficou vermelho e um pouco inflamado(não está mais) me disseram que o álcool estava assando a pele dele.Gostaria de saber o que posso fazer para sarar logo?
ResponderOlá, o ideal seria a pediatra dele orientar você no que pode ser feito.
ResponderEu tenho uma bebê de 1 ano e 5 meses e ela tem um umbigo bem estudado , diz que ser não sumir tem q entra na cirurgia,
ResponderCom quantos anos que pode procurar o médico?
A cirurgia tem risco de acontece alguma coisa?
Depois da cirurgia vai precisa fica de repouso?
Nesse caso aconselho um acompanhamento com o pediatra para maiores avaliações. Boa sorte!
ResponderUsa álcool iodado ajuda a sarar depressa
ResponderBom dia gostaria de saber se o umbigo de bebe fica grande ou fundo pra dentro se é independente do corte quando nasce?
ResponderMaria, não tem relação com o corte. É mais cuidados.
ResponderEu tomei injeção de três meses ir parei de tomar já tem sete dias minha menstruação ainda não desceu devo me preocupar
ResponderEu tenho 15 anos de idade
ResponderE meu umbigo é grande o que eu faço???
Joaquina, deve procurar um médico.
ResponderMinha bebê tem no umbigo estufado e vejo que encima do umbigo a pele e fina com uma cor um pouco escutar é normal?
ResponderInteressante o Post. Porém, uma dica: Não coloquem fotos de bebês ou crianças mostrando as partes íntimas, por conta dos pedófilos! Bjos
ResponderBoa tarde , Minha BB com 3 dias caiu o umbigo dela mais dps de uns dias ficou com o umbigo estufado por conta das forças p.fazer cocô , oque fazer p.que volte ao normal?
ResponderOlá, estou com uma dúvida grande prfv me ajudem rs.
ResponderJá faz uns 5 anos que tomo anticoncepcional injetável desde o ano passado estava tomando o noregyna porém mês passado no dia 14 de março que é o dia que foi aplicado a injeção não tinha o noregyna só tinha a algestona e a moça da farmácia disse que não teria Problema em tomar porém me falaram que são composições diferentes no dia 28 de março mantive relação com coito interrompido minha menstruação deveria vir agora início de abril e não desceu até agora estou sentindo colica já faz algumas semanas e corrimento intenso porém como sempre vem quando estou próxima de menstruar minha dúvida é se acham que posso estar grávida ou o atraso e por conta do anticoncepcional, só estou sentindo colica nenhum outro sintoma e hoje já é 17 de abril e nada de descer
Suelem, faça um teste de gravidez com dez dias de atraso.
ResponderComecei esse mês de fevereiro a tomar o ciclo 21 depois de um ano sem tomar anticoncepcional. Todas as minhas relações foram desprotegidas e com ejaculação dentro. Ontem esqueci de tomar a pílula e hj tive novamente uma penetração com ejaculação. Algum risco de gravidez?
ResponderJu, o ideal é começar a ter relações desprotegida após dois meses completos de uso do anticoncepcional. Se houver atraso menstrual, faça um teste!
ResponderBoa tarde, meu filho tem 1 mês e 2 dias e o umbigo esta estufando para fora, e normal o que devo fazer pra evitá que estufe mas ??
ResponderBoa noite, converse com a pediatra dele para saber o que pode ser feito.
ResponderBoa tarde minha filha tem 22 dias, o umbigo ja caiu mais tem uma ponta pra fora, hoje esta saiu um poco de sangue desta ponta que ficou é normal ou tenho que levar ao médico
ResponderSim, é normal. É restinho do cotom umbilical.
ResponderMinha filha tem 11 dias hoje e todo mundo fsls p mim colokar moeda e amarrar ums fraldinha q vai ficar normal…. So q n sei o q faco fico preocupads dels causar slguma coisa
ResponderOlá, boa noite!
ResponderNão faça isso, moeda tem muita bactéria.
Vá ao médico !
Meu filho tá com um mês e 16dias o umbigo dele ta muito tufado pra fora alquem mim diz oque eu tenho que fazer pro umbigo dele ageita
ResponderOla meu filho tem 3 meses e o umbigo dele está estufado desde 1 mês, e até agora não baixou o umbigo dele, é normal ficar meio estufado?
ResponderBoa tarde, tudo bem?
ResponderTe aconselho a falar com o médico para uma avaliação!
Tenho uma de nove meses , e começou a inchar umbigo, fiquei tranquila ao sabe q não num problema…. obrigada por esclarecer.
ResponderMuito bom explicado parabéns!
ResponderMinha filha tem 1ano 5 meses é o umbigo é estufado o que devo fazer
ResponderAmiga seria bom uma avaliação médica, talvez ele peça uma ultrassonografia para ver se é hérnia.
ResponderMeu bebê tem 2 meses e quize dias e o umbigo ainda não fechou fico preocupada já tomou remédio e continua aberto e normal.
ResponderO umbigo do meu filho está estufado o que fazer para murchar
ResponderO fato do bebê chorar muito pode causar estufamento no umbigo? Que fazer nesse caso? Seria motivo de preocupação?
ResponderMeu filho esta chorando muito e com o umbigo enchado o que devo fazer??
ResponderProcurar um médico minha linda.
ResponderBeijos.
Olá gente! Eu tomo anticoncepcional faz sete meses , e tive relação com meu namorado com preservativo, só que esse mês minha mestruacao veio só dois dias , e eu. Fiz o teste de gravidez de Farmácia deu negativo , será que é normal minha mestruacao vim esse mês só dois dias e meio , corro algum risco!!
ResponderOlá, pode ser uma mudança de ciclo. Ou até mesmo um efeito do anticoncepcional
ResponderMinha bebê tem um mês e vinte dias e o umbigo dela tá ficando estufado o que devo fazer?
ResponderÉ normal?
Oi é normal sim, o umbigo vai voltando ao normal sozinho na maioria dos casos e não faz mal nenhum a saúde da criança. Beijos
ResponderA minha bebé tem dois meses e o unbigo estufou e toda vez que tomo leite ela tem refluxo será que ela tem tolerancia a lactose?
ResponderOlá Elisangela, tudo bem amiga? O umbigo dela estufou creio q seja prq a barriguinha dela tá inchada. Vá a um pediatra assim q possível. Bjs e boa sorte
ResponderMeu bebê está com um ano e seis meses e o umbigo dele eram fundo agora depois dele com um ano e quatro meses ele estufou pra fora levei ele no ão médico ele me falou que era normal pois ele não sentia dor quando ponha o dedo em cima .Tem algum problema?
ResponderQuerida,eu procuraria outro pediatra para desencargo de consciência.Minha filha tem intolerância a lactose e foi tratada por quase um ano como refluxo,não melhorava.Sempre passou com a mesma pediatra,até que um dia precisei passar com outra que sugeriu o teste,não deu outra.Ela sofreu 1 ano devido ao diagnostico errado. Então,depois disso sempre procuro mais de uma opinião.Boa sorte!
ResponderMinha linda creio que seja normal.
ResponderMais se vc ficar na dúvida procure outro médico.
Boa sorte linda