A babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma planta utilizada medicinalmente desde a Antiguidade. Seus princípios ativos se encontram no gel, a sua famosa baba, já a casca é potencialmente tóxica. Os egípcios e gregos já utilizavam a babosa, e ela chega a ser citada na Bíblia, o que indica um amplo uso em várias civilizações antigas.
A ANVISA proíbe no Brasil que produtos alimentícios contenham babosa, porque existem diversas espécies da planta e algumas são tóxicas para a ingestão. A espécie utilizada como fitoterápico é a Aloe vera barbadensis, considerada segura, com muitos benefícios a saúde da pele, cabelos e digestiva.
Benefícios da Babosa: Para que Serve?
A babosa serve como digestivo natural, possui propriedades adstringentes, anestésica, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, bactericida, e na pele atua como cicatrizante, hidratante e fungicida. Ainda pode auxiliar na luta da cura do câncer.
Componentes da Babosa
O gel de babosa é um alimento rico em componentes vegetais ativos. Sua composição nutricional inclui:
- Água
- 12 vitaminas, dentre elas vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13
- 20 minerais
- 18 aminoácidos
- 200 fitonutrientes, que inclui 15 enzimas, terpenos, gliconutrientes e glicoproteinas.
- Polissacarídeos
- Glicosídeos Fenólicos
Indicações
A maior utilização da babosa é tópica, para problemas relacionados com a pele, desde mais leves como a acne, até a psoríase, hanseníase, etc. Já no uso interno, como em sucos verdes, a babosa fortalece o sistema imunológico e conta com ação anti-inflamatória e antiviral, o que significa que pode inibir a multiplicação de certos vírus, atuando como coadjuvante no tratamento de DSTs.
Quanto à cura do câncer, ainda não se tem muitas pesquisas, mas alguns testes isolados mostraram que os oligossacarídeos que a babosa contém podem destruir células malignas, presentes nos tumores.
Outros efeitos conhecidos do consumo de babosa são:
- Controle da glicemia prevenindo diabetes
- Redução de inflamações
- Equilíbrio do colesterol e triglicérides
- Ajuda a cicatrizar úlceras e outras lesões crônicas na Síndrome do Intestino Irritável, Doença de Chron e Doença Celíaca
- Fortalece a imunidade com o componente Acemannan
- Aumento de expectativa de vida
- Cicatriza queimaduras físicas e radioativas
- Melhora na saúde da gengiva
- Redução de problemas cardiovasculares e aumento de resistência física
- Enzimas facilitadoras da digestão
- Tratamento de pedras nos rins
- Diminui o estresse oxidativo.
Como Consumir a Babosa
O gel de babosa deve ser extraído adequadamente, descartando a casca da folha, que é tóxica. A baba extraída é transparente e praticamente não tem gosto, e pode ser adicionada a um suco batido no liquidificador. A quantidade pode ser aproximadamente a de uma colher de sopa para cada copo de liquidificador.
Dessa forma, o gel da babosa pode servir para preparar sucos e vitaminas. Não existe uma quantidade ideal a se tomar, mas para reduzir o risco de efeitos indesejáveis na digestão é melhor iniciar bebendo pouca quantidade e depois, se for bem tolerada, ir aumentando.
Para conservar a folha que contém o gel de babosa, é melhor guardá-la na geladeira, pois ela é bem grande e carnuda, contendo bastante quantidade de gel. Ou alternativamente, o gel colhido pode ser congelado e assim durar até seis meses.
Dica de Consumo
As propriedades depurativas que melhoram o metabolismo são potencializadas ao misturar a babosa com o limão, obtendo propriedades desintoxicantes. O suco de babosa com limão ajuda melhorar a imunidade, além de ser um suco energético para se tomar de manhã. Veja como fazer:
- 1 colher de sopa do gel de Aloe vera
- 1 colher de sobremesa de mel
- 1 limão
Espremer o limão e bater os ingredientes junto a um copo de água no liquidificador. Tomar de preferência em jejum.
Babosa na Pele e Cabelo
O uso mais comum da babosa é em produtos cosméticos à base de Aloe vera. São várias as possibilidades: cremes faciais e capilares, loções fortalecedoras do couro cabeludo, tônicos e limpadores de pele, desodorantes, loções pós-barba, xampus, cremes para acne e para caspa.
Isso porque a Aloe vera na pele atua prevenindo a formação de rugas, hidratando e cicatrizando feridas, desinflamando espinhas da acne, coceiras de micoses e até manchas de queimadura. A babosa melhora a circulação do sangue em volta da lesão. Ela também ajuda a desinflamar e a controlar a oleosidade.
Na mesma lógica, a babosa atua na pele do couro cabeludo diminuindo a coceira e irritação causadas pela oleosidade e caspa. Por isso, também é utilizada dentro de fórmulas de xampu. Ela limpa, combate a queda dos fios e seborreia, hidrata e até dá força para o crescimento do cabelo, pois ajuda a abrir os poros do couro e o penetra estimulando a circulação sanguínea, favorecendo um crescimento saudável. Suas propriedades são semelhantes à queratina, nutrindo e dando flexibilidade aos fios de cabelo. Por último, pode agir como protetor solar, protegendo o cabelo contra os raios Ultravioleta.
Veja Também: Selênio
Foto: carrotmadman6
No mês de fevereiro tava tomando microvilar depois veio menstruação no mês de março dia 10 depois tive relação sexuais e gozou dentro mas usei pílula do dia seguinte pder engravidar
ResponderOlá pelo uso da pílula , o esperado é que faça o resultado esperado e que não engravide.
ResponderEstou com 38 anos e quero ter meu segundo filho,o consumo da babosa natural pode ajudar a engravidar?
ResponderPessoal, muito cuidado com o consumo caseiro da aloe vera, a folha contem toxinas quenpodem fazer muito mal, Tem que fazer com miito cuidado. O melhor seria compra produtos ja feitos por empresas conceituadas. O promeiro alimento a base de aloe vera liberado pela anvisa foi o Aloe Gel da forever living. É o melhor e mais conhecido suco de aloe vera do mundo. Pelo Instagram procurando meu nome, voce descobre como compra-lo.
ResponderTenho 4 criancas em casa e tem cremes que passo elas, pois sei que posso confiar. Ate o suco em pequenas doses elas podem consumir.
Se vê pra vim a menstruação?
ResponderBoa noite
Responderestou amamentando, tem algum problema tomar babosa com mel passada com a casca?
Olá, acabei de comprar uma folha de babosa, e ela está marron por dentro (gel), posso usar ela assim mesmo….obrigada pela atenção
ResponderQuem dá de mamar pode tomar suco de babosa com couve, cenoura, laranja, salsa e hortelã ?
ResponderBoa noite, tudo bem?
ResponderProvavelmente não há problemas!
Suco de inhame é tiro e queda! Você e seu marido tomando é rápido viu. Eu engravidei logo que comecei a tomar mais meu marido, e só tomamos durante uma semana eu acho.
ResponderOlá Paula que bom que conseguiu seu positivo.
ResponderAbraços!
Pode usar babosa no couro cabeludo ? Estou de 23 semanas e passei ,depois q vi uns comentários q não podia, será q vai acontecer alguma coisa?
ResponderRuty acredito que por uma unica aplicação, vc não terá problemas, mas é bom não usar mais em seu pré natal fale com seu médico que ele vai te orientar em como cuidar do seu cabelo sem correr riscos.
ResponderPosso engravidar tomado remédio com Barbosa
ResponderOlá, não existe indicativos de que a babosa ajude a engravidar não, no linkk a seguir tem dicas de alimentos que ajudam a engravidar, dê uma olhada: https://www.famivita.pt/alimentos-que-ajudam-engravidar/
ResponderBon dia,tenho problema de ovular para ebgravidar.quería que saber de algum produto natural para ovular
ResponderBom dia, para estimular a ovulação com métodos naturais, faça o chá de inhame!
ResponderOlá posso usar babosa no rosto ?? Estou de 15 semanas e meu rosto está todo inflamado por acne…
ResponderPosso passar babosa na cabeça do bebe de 8 meses
Responder