De algum tempo pra cá a expressão sofrimento fetal tem sido muito usada e também discutida por vários especialistas da área e também por defensores do parto humanizado. Afinal o que é sofrimento fetal e até que ponto uma cesárea de emergência é realmente preciso?
Polêmicas a parte, o sofrimento fetal se caracteriza por uma situação em que o bebê não está bem intra útero, isso pode ser por alguns motivos distintos, mas tem sido usado de pretexto e muitas vezes e em alguns casos até mesmo para convencer uma mamãe e ter seu filho via cesariana mesmo se a vontade da gestante for outra. Porém, o termo sofrimento fetal quase nunca é esclarecido realmente.
O motivo para um parto cesárea repentino ser somente sofrimento fetal deve ser questionado, porém em alguns casos basta o termo “sofrimento fetal” aparecer e claro, a gestante entra em pânico. Mas quais casos devem ser encarados como sofrimento fetal? Quais os riscos verdadeiros que pedem de fato uma cesariana de emergência?
Um caso verdadeiro de sofrimento fetal pode terminar com parto normal? Para determinar alguns fatores e exames devem ser feitos antes de qualquer conclusão, a monitoria do feto deve acontecer com muito cuidado. Avaliação como dinâmica do bebê, sua oxigenação e a presença de mecônio no liquido amniótico.
Quais os Fatores Concretos Sofrimento Fetal?
Já vimos aqui que as voltas do cordão umbilical no pescoço do bebê é totalmente mito em relação ao parto normal. Não importa quantas voltas tenha do cordão umbilical no pescoço do bebê, o oxigênio continuará a passar, pois, o bebê recebe todos os nutrientes inclusive o oxigênio pelo cordão umbilical. O único, porém é o nó verdadeiro. Como circular de cordão já foi desmistificado como sofrimento fetal, vejamos alguns itens mais que são levados a crer em sofrimento fetal:
Batimentos cardíacos fetal desacelerando – Normalmente a compressão das contrações sobre o cordão umbilical pode ocasionar uma diminuição dos batimentos cardíacos momentaneamente durante o pico da contração. Normalmente acontece durante o trabalho de parto ativo, porém há casos em que isso pode começar a acontecer antes mesmo das 35 semanas nas contrações de treinamento.
A diminuição da oxigenação do bebê é um fator agravante na hora do parto, porém mesmo com exames apontando, a certeza absoluta vem mesmo do exame do sangue de dentro do cordão umbilical onde se detecta com certeza essa falta de oxigenação, essa falta de oxigenação deve ser levada e muito em consideração, afinal é um forte indicio de sofrimento fetal agudo.
Cardiotocografia feita na maternidade
Presença de mecônio no líquido amniótico – Normalmente quando o bebê está pronto para nascer mas o trabalho de parto não acontece, a tendência do bebê fazer cocô torna-se maior. Como o bebê engole aquele líquido com mecônio, pode levar o bebê a adquirir algum tipo de infecção. O mecônio se detecta presente através da ruptura da bolsa, e nesse liquido pode-se perceber claramente a presença da cor esverdeada do cocô do bebê, porém esse mecônio não impede a gestante de ter um parto normal, em absoluto.
Alterações Cardíacas do bebê e gestante – Se mesmo sem contrações o bebê tem alterações cardíacas também se considera sofrimento fetal, porém não é um indicativo direto para um parto cesárea emergencial, tudo vai depender do estado geral do bebê e tanto como suas condições e da gestante na hora que se aproxima do parto.
Alteração da pressão arterial materna – Se a pressão arterial está muito elevada, a hipótese de um parto via cesárea deve ser discutida com o médico, claro que outros fatores como risco de pré eclampsia e síndrome de Hellp devem ser afastados antes de qualquer outro diagnóstico da DHEG.
Diminuição dos movimentos fetais – Não é um indicativo de sofrimento fetal, com o passar da gestação o espaço pode ficar menor e assim diminuir os movimentos porém os movimentos e a vitalidade do bebê devem ser monitorados pelo médico.
Esses episódios não impedem um parto normal. Estímulos como sons também não devem ser ignorados pelo bebê. Muitas maternidades usam o método da buzina sonora para “acordar” o bebê e ai ver a reação que tem ao barulho externo e ao toque também. Outro indicativo de sofrimento fetal é a ausência de liquido amniótico por mais de 48 horas e ausência de trabalho de parto mesmo com indução, nesses casos a cesárea é a saída mais segura.
A maioria dos casos de sofrimento fetal como redução dos batimentos cardíacos ou baixa oxigenação do feto são detectados com ultrassonografia com doppler, cardiotoco e exames feito pelo medico, porém absoluta certeza somente após o parto. Resumindo, todo caso é único e deve ser avaliado por um especialista individualmente. Se a sua vontade é ter um parto normal, converse com seu médico. Nem todo sofrimento fetal é indicativo para cesárea, o médico deve levar em conta todos os fatores e o histórico da gestante para determinar se é viável ou não um parto normal na ocasião, o importante é que tudo saia bem e mãe e filho fiquem com a saúde 100% e que o bom senso prevaleça de ambas as partes, tanto do médico como da parturiente.
Nota da blogueira: Tive o primeiro parto cesária por indicação de um médico devido a bolsa rota e um diagnóstico de quadro de infecção, mesmo assim o médico levou 2 dias para fazer o parto, ai me pergunto, será que poderia ter induzido o parto ao invés de ter feito uma cesariana? Essa resposta nunca vou ter mas sinceramente? o que importa que no final, tudo deu certo. Se a sua vontade é ter parto normal ou natural, orientação e informação faz toda a diferença.
Veja também: Do Positivo ao Relato de Parto Melissa – Risco de Pré Eclampsia
Fotos: Pablo Alcolea
Estou grávida de 34 semanas e estou perdendo líquido mas ainda não estou dilatando estou no médico eles me aplicaram injeção pra amadurecer o pulmão e antibiótico pra evitar infecção ainda não me deram alta vcs acham que só saiu daqui com meu bebê ou ainda posso ter Alta
ResponderOlá, apenas o médico pode avaliar se há riscos de um parto prematuro, com certeza está te mantendo por conta da perda de líquido pois precisam monitorar seu bebê.
ResponderCuidado mamães o que voceis escutam do medico, quando fala o que voce sente é normal, já com 9 meses de gestação, no dia 05/12 fui no medico informei que não sentia o bebe mexer desde o dia 04/12(um dia antes), falei que fiz todos estimulos e nada, a medica fez o exame de toque, segundo ela estava com 1 centimetro, solicitou cardiotoco e ultrassom, quando retornei a sala não vi o exame de cardiotoco só o ultrassom, e ela informou que estava normal, insisti falei que estava preocupada ela falou que era normal e me mandou embora, dia 10/12 em consulta, estava sentindo muita dor e relatei o medico o ocorrido anteriormente e que ainda não sentia o bebe, ele informou que era normal e colocou o aparelho e disse que escutou o coração do bebe esta normal, dia 11/12 ainda com muita dor fui no hospital e me informaram que o bebe não estava mais vivo dentro de mim, dia 12/11 quando retiraram meu bebe e estava todo sem a pele, resumindo fazia dias que ele estava morto dentro de mim, e a data provavel, foi no dia que informei que não sentia o bebe mexer, como os medicos estão com essa noticia, bem, pra eles vida que segue mais um, mais pra mim, nunca senti tanta dor, eu queria tanto poder estar com meu menino agora e não tenho mais força pra chorar, não consigo ter mais vida social, a dor não é de perder um parente, qual mãe quer enterrar seu filho, e nem isso pude fazer, porque estava com infecção por ele estava dias falecido dentro de mim, só não fiz merda com minha vida porque tenho uma menina de 15 anos.
ResponderBoa tarde!! Fiz um exame de glicose que dei 93
ResponderO médico mandou eu repetir o exame
Será que tô com diabete gestacional?
Olá, pelo resultado pode ser uma pré diabete gestacional.
ResponderTive minha filha em 2016, eu percebi que ela estava soluçando , fui na emergência a médica fez um Eletro cardiograma , da bebê e disse que ela estava com sofrimento fetal por eu ser portadora de lúpus eritematoso sistêmico com alguns acontecimentos significativo ela optou por uma cesariana
ResponderOi segunda feira passada tinha acabado de completar 35 semanas até ai td bem,meu pré natal foi dia 26/08/20 tava td bem de acordo com o médico , só que no meio da consulta achei a frequência cardíaca do bb mais lenta e eu estava sentindo colicas no pé da barriga perguntei se era normal meu médico disse q sim ai td bem acreditei no que ele me falou q estava td bem com meu Samuel ,fui pra casa passei o fim de semana normal na segunda dia 01/09/20 sentir ele mexer normal mas mexia pouco até na terça-feira não sentir ele mexer foi quando fui a maternidade pra ver se estava td bem com ele cheguei lá as médicas me examinou e n conseguiram ouvir o coração ela pediu ultrassom e confirmo que o BB não tinha mais batimento perdi meu chão naquele momento pois já era a 2 gravidez que perdi do mesmo jeito n acreditei q estava acontecendo td de novo.Me internaram dia 1/09/20 induziram meu parto ganhei meu Samuel dia 03/09/20 as 13:15 pesando 3 kilos certinho, como era lindo meu bb ali naquela sala de parto pude conhecer e despedir do meu filho pela primeira e última vez como queria que fosse diferente não é fácil n hoje estou aqui na mha casa sem saber o que fazer me sinto um nada pq n pude evitar a a morte dele.
ResponderSinto muito pela sua perda Daniele. Rezarei mto por vcs.
ResponderSinto muito… Nem sei o que dizer, mas senti vontade de te abraçar. Também estou com 35 semanas e minha bebe não mexe.
ResponderNossa, aconteceu comigo triste demais
ResponderOla alguem me tira uma duvida estou de 37 semanas e des quinta passada estou indo a maternidade meu utrason esta dando alterado ja fiz 2 en 1 cemana e os dois fala que a bebe esta en sofrimento cronico placenta ta grau 3 nao ta passando os nutrientes adequado para a bebe ela esta so com 200 e no utrason dis para terronper a. Gestacao tira a bebe pois nao ta ganhando peso hoje minha presao subiu pra 14 por 8 de tanto que me encomodei des de quinta passada e eles nao fazen nada so falan que e grave e manda enbora
ResponderOi Gente fiz aa ultra com doppler dei alterado o que significa ?
ResponderO meu bebê está com 39 semanas e 2 dias estão com 126 bom e está se mexendo muito pouco devo ir pra maternidade ?
ResponderEu tive minha filha no dia 6 de setembro segundo a ultrassonografia com 36 semanas de gestação comecei meu a ter contraçoes na madrugada após ter me estressado com alguem na noite anterior, como na minha cidade as gestantes costumam dá várias viagens optei mesmo com dor esperar aumentar mais eu comecei perder líquido bem pouco mas não sabia q a cor era tão importante só fazia cheirar pra ver se tinha algo diferente. Após muita insistência do meu marido na tarde do dia 6 fui a maternidade ao ser examinada descobri q tava com 6cm de dilatação e que meu bebê tinha feito cocô dentro da barriga a enfermeira me explicou q iriam fazer o possível mas lá não tinha uti neonatal eu me desesperei me internaram colocaram oxigênio e na posição deitada a esquerda pra esperar. Depois alguns minutos outra enfermeira fez o toque conversaram uma com a outra e depois de um certo tempo me encaminharam pra sala de parto ela me tranquilizou dizendo que com 2 forças minha nenê nasceria ela estorou a minha bolsa esperou chegar a pediatra e realizou meu parto normal. A pediatra examinou a minha filha e me tranquilizou dizendo estar bem mas logo depois a colocou em observação pra examinar os batimentos cardíacos. Graças a Deus q apesar dos sustos e da surpresa de ter ela antes fo fim do mês estamos bem. Ela nasceu com um bom peso tamanho bom e viemos pra casa após 2 dias no hospital.
ResponderFiz ultrassom Quinta feira e estou com 37 semanas e minha bebê está na posição transversal ou transverso como falam. Gostaria de saber se ainda existe alguma chance de ela virar?. É que tenho muito trauma de parto normal. E o meu desejo é fazer parto cessaria. Meu médico disse que tem que esperar até 39 semanas pra ver se não vou entrar em trabalho de parto…… minha gravidez é de risco por causa da pressão alta….
ResponderHá sim possibilidades dr ela virar. Mas converse com seu médico sovre o desejo de um parto Cesário e tudo dará certo.
ResponderOlá Vivian, td bem amiga? Aqui na minha cidade eles ñ fazem parto normal de mulheres q tem pressão alta por causa da pré eclampsia, e sobre ela virar, creio q em duas semanas ela ñ vira. Informe o médico q vc tem pressão alta. Bjs e Boa sorte
ResponderBoa tarde, tive centralização fetal na minha primeira gestação, será que pode ocorrer novamente na segunda gestação?
ResponderPrezada,
ResponderPeço o favor de revisar no seu blog o trecho do texto sobre mecônio. Na realidade sempre existe mecônio no líquido amniótico e é normal e saudável o feto ingerí-lo. Só há problema quando o mecônio do líquido amniótico é aspirado para o pulmão. Isso, em geral, só ocorre no final da gravidez, quando o pulmão já está bem desenvolvido.
Att.,
Paulo
Se o mecônio defecado pelo bebê não contém bactérias até quando ele comece a mamar, dessa forma o mecônio é livre de bactérias, ou seja ele não é infeccioso. Assim como pode provocar infecção caso seja engolido?
ResponderEstou com 36 semanas e meu bebê está pesando 3.100g e medindo 49.7cm será que vou ter que passar por uma cesariana tenho apenas 19 anos e a minha barriga pesa muito
ResponderLuana venha nos contar como foi o seu parto.
ResponderEstou com 36 semanas e meu bebê está pesando 3.100g e medindo 49.7cm será que vou ter que passar por uma cesariana
ResponderA minha gestação foi tranquila, não tive nenhum problema,mas com38 semanas senti dores e um pequeno sangramento, fui para a maternidade, a médica me examinou e o tampão mucoso saiu na mão da médica, qdo ela fez o cardiotoco viu que a minha bebê não estava bem, foi feito uma cesaria de emergência, a minha filha havia aspirado meconio, ficou na uti e com dois dias descobriu uma hemorragia intracraniana e com 45 dias ela veio a falecer. É normal com 38 semanas o bebê aspirar meconio?
ResponderOi não sei se e normal,mais com 40 semanas aconteceu o mesmo que meu BB ele aspiro liquido tindo mecónio teve duas hemorragia nos pulmões asfixia e com 34 dias de vida com o tratamento que ele estava fazendo com antibióticos ele apresentou insuficiência renais passou por cirurgia para usar dreno pra fazer diales e devido a diales ele pegou infecção hospitalar e veio a óbito com 54 dias de vida e ate hj tô sofrendo pq ninguém sabe explica tudo isso q meu BB teve só sei que perdeu a vida foi ele médico nenhum explica só falou se BB morreu e eu sofrendo ate hoje.
ResponderEu sinto muito muito mesmo Viviané. As vezes o que queremos é uma explicação, e é tão complicado e difícil. Creio que aspirar tenha causado sim diversas complicações. E infelizmente aconteceu tudo isso. Que Deus de muita força a vocês.
Responder