A palavra toxoplasmose na gravidez sempre assusta as mamães durante esse período, e não é para menos, pois mesmo sendo uma infecção até considerada comum para a mulher pode trazer sérios riscos para o bebê.
Causa da Toxoplasmose
A toxoplasmose é causada por um protozoário chamado toxoplasma gongii, que é encontrado em carnes cruas e mal passada, terras contaminadas e principalmente em fezes de animais como o gato.
Como Descobrir a Toxoplasmose na Gravidez
Durante o pré-natal o obstetra irá solicitar exames que poderão apresentar que a mamãe já é imune à toxoplasmose na gravidez, isso é bem comum, pois é natural o ser humano desenvolver imunidade ao longo da vida e nesses casos a futura mamãe nem tem que se preocupar mais.
Ao contrário da mulher que não tem imunidade, a toxoplasmose na gravidez pode causar atraso mental no bebê e cegueira. Portanto todos os cuidados devem ser tomados, o máximo de higiene realizado e cortar do cardápio carnes cruas e más passadas e evitar ao máximo alimento cru em geral.
O corpo humano normalmente produz anticorpos que vem pra combater o germe ou bactéria que esta tentando afetar o organismo, e durante a gestação são solicitados dois exames para analise, o de lgG e lgM.
O lgM aponta quando a mulher teve contato com o parasita recentemente, normalmente em um prazo de 7 dias, já o lgG informa quando a paciente já tem a imunidade contra a doença pois já desenvolveu em alguma fase da vida a toxoplasmose.
Para os exames que dão o lgm positivo é necessário um acompanhamento, pois após um período de em média 1 mês, o lgM se tornará lgG positivo, constando imunidade para o resto da vida.
O que é Verificado no Exame
Por isso no exame solicitado de sangue é verificado a dosagem do lgG de toxoplasmose na gravidez reagente que informarão se já é imune ou em caso negativo, que esta vulnerável a pegar e é aconselhado diversos cuidados para que seja evitado. Caso já tenha suspeitas de contágio, o ideal é observar os sintomas e em dúvida procurar um medico.
Alguns Sintomas da Toxoplasmose
A toxoplasmose na gravidez pode ser assintomática ou não e quando apresentam sintomas, ocorrem como:
- Calafrios
- Dores musculares
- Febre alta
- Dores de cabeça
- Gânglios por todo o corpo
A fadiga, com a sensação de gripe forte também são comuns durante o quadro de toxoplasmose na gravidez, e surgem em média 3 semanas após o contato com o protozoário. Estes são sintomas que a mãe pode vir a sentir, mas já o bebê infectado durante a gravidez quanto menor o tempo de gestação, maior o dano ao feto.
Existem riscos de aborto espontâneo e ate mesmo evolução de um bebê natimorto, fora os sintomas já relatados acima como cegueira e atraso mental. Outro problema diagnosticado devido ao contato com a toxoplasmose na gravidez, é o de hidrocefalia no bebê e podendo afetar outros órgãos do feto.
Como Evitar o Contato com a Toxoplasmose
Se nos teus exames não constou imunidade a toxoplasmose na gravidez, o cuidado deve ser redobrado e medidas devem ser seguidas a risca como:
- Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos
- Certifique-se que carnes e alimentos no geral estão bem cozidos para ingestão
- Lave bem frutas, verduras e legumes.
- Cuidado ao manusear em jardins, a terra pode estar contaminada. Portanto é indicado o uso de luvas nesse período
- Se você tem gato, passe a função de limpar a caixa de areia para outra pessoa ou se não tem opção faça com o uso de luvas.
Quanto aos gatos, se você tem um bichano vacinado, que não vai para a rua e nem tem contato com outros animais que possam ter a doença, existe uma chance mínima de ele possuir a doença e transmitir a você.
Mas caso tenha dúvidas e queira se precaver, um exame de toxoplasmose pode ser realizado por um veterinário em seu gato, só para garantir.
Tratamento Para a Toxoplasmose na Gravidez
Infelizmente o tratamento para a toxoplasmose na gravidez é muito escasso, não existe muitas opções a não ser o uso de antibióticos para reduzir a chance de contaminação do bebê. Existem antibióticos adequados para cada fase da gestação, sendo indicado os espiramicina no primeiro trimestre e ácido folinico, sulfadiazina e pirimetamina no segundo e terceiro trimestre.
Alguns casos, o obstetra poderá achar pertinente a realização de um exame chamado cordocentese, que tem a função de verificar se o bebê foi infectado. Esse exame é realizado através da retirada de uma amostra de sangue do cordão umbilical e só pode ser realizado após 18 semanas da gestação, caso diagnosticado que o bebê contraiu a toxoplasmose na gravidez, o tratamento somente será iniciado após o nascimento.
Veja também: Primeira Gravidez – Exames e Procedimentos Iniciais
Foto: Ben Lowery, sean dreilinger, Stefan Pasch
Sou gestante , 42 anos e descobri que tenho toxoplasmose com teste de avidez baixo feito com 8 semanas de gestação, e nesta mesma semana comecei a tomar a esperimicina. Hoje com 24 semanas meus médicos querem fazer a aminocentese, mas eu tenho trombofilia ( saaf) com histórico de 4 abortos precoces. Tenho medo de fazer o exame e não sei o que faço. No meu US morfológico os resultados estão dentro do padrão de normalidade
ResponderÉ importante usar máscara ao limpar a caixa de areia do gato, pois é sujeito acontecer contaminação por inalação acidental. Pode tbm recestir a caixinha de areia com sacola de lixo, aí é só inverter a sacola na hora de tirar que o conteúdo fica encoberto pela sacola e a pessoa não tem contato.
ResponderMeu exame de toxoplasmose deu IgG 200,0 ui/ml e o IgM 0,12 o que significa?
ResponderOi ,tenho uma cicatriz ocular ,e no meu último exame de vista foi diagnosticado q eu não poderia fazer o tratamento pois a cicatriz talvez fosse por causa da toxoplasmose,que eu fui contagiada no parto qnd nasci ou durante a vida por comidas cruas e contato com animais. Tenho 2filhas e elas não tiveram problemas nenhum … Porém estou grávida novamente e receio ter toxoplasmose. E agora ?
ResponderOlá Sara, se suas filhas não tem amiga então fica tranquila.
ResponderBeijos !
Gostaria de saber o que acontece quando num primeiro exame de toxoplasmose o igg é reagente e o igm é nao reagente, e quando feito após as 30ª semana o igm é reagente. Qual o risco do bb estar infectado?
ResponderCompare o seu exame, porém, peça ajuda ao seu médico.
IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): nunca entrou em contato com o patógeno (nunca teve a doença ou nunca tomou vacina) e está susceptível a ter a doença;
IgG negativo e IgM positivo: infecção aguda (dias, semanas);
IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses);
IgG positivo e IgM negativo: infecção antiga (meses ou anos) ou sucesso da vacina; a pessoa está protegida para essa doença.
IgG positivo para toxoplasmose significa que o indivíduo, já teve a doença há muito tempo atrás, e tem anticorpos no seu corpo contra essa doença. e IgM negativo significa que não tem a doença agora.
Responderobrigada pela resp vou tomar mais cuidado.
Responderola …gostaria de saber sobre a toxoplasmose , minha gata não sai de casa e come so raçao não come carne nem crua nem cozida ela pode ter ? ela gosta de ficar muito dentro de casa, outra coisa que queria saber filhote pode nascer contaminado pela mae, estou com dois filhote que peguei de gatos sem donos que mora na rua desde já obrigado.
ResponderPode ter sim. O ideal seria vc não ter contato com as fezes,elas q passam toxo.
Responder