O streptococcus é uma bactéria que normalmente se encontra na região da boca, por esse motivo a transmissão ocorre de forma natural através do beijo, do compartilhamento de objetos como talher e copos. Por fazer parte da boca, facilita o alojamento em nosso intestino e no sistema respiratório e são responsáveis por grande parte das doenças desde uma carie dentaria ate uma pneumonia.
Streptococcus B
Isso porque existem diversos tipos de streptococcus e cada um deles responsável por um tipo de doença. Neste caso, falaremos sobre o streptococcus do grupo B que é o investigado na gestação através do exame do cotonete.
O streptococcus B costuma se colonizar em regiões vaginais, intestinais e retais femininas. Não apresenta riscos a pessoas saudáveis, mas podem trazer complicações na transmissão de mãe para filho na hora do nascimento. Por isso a importância do exame antes da realização do parto, sendo um método de prevenção e de proteção para o bebê.
Ao contrário do que a maioria acredita o streptococcus B não é uma doença sexualmente transmissível. A área vaginal normalmente é contaminada pelas bactérias deslocadas do próprio intestino e da região retal, por isso não se assuste caso o resultado do seu exame dê positivo.
O Exame deu Positivo o que Faço Agora?
O exame é realizado de forma simples no próprio consultório, sendo coletadas amostras da região da vagina e do ânus com a ajuda de um equipamento parecido com um cotonete, por isso ganhou o nome popular de “exame do cotonete”. O exame é solicitado entre a 35º e 37º semana de gestação, quando esta mais próxima do nascimento.
Tratamento
O resultado sairá após alguns dias e caso positivo, não será recomendado nenhum tratamento, nem a base de pomadas vaginais e nem remédios. A administração de medicamento será realizada algumas horas antes do parto, normalmente em media 4 horas antes, diretamente na maternidade. O medicamento utilizado para combater é o antibiótico e deve ser introduzido pela veia, para que sua eficácia seja imediata.
Carteirinha de Pré-Natal
O resultado do exame deverá constar na carteirinha de pré-natal que será solicitada na internação da maternidade. Se acaso não estiver munido com documentos, deve-se informar ao hospital sobre o resultado do exame streptococcus para que o procedimento seja realizado o quanto antes. No caso de cesárea não é utilizada a medicação, já que o bebê não passará pelo canal vaginal não sendo exposto ao risco de contaminação.
Caso não tratado devidamente antes do parto e o bebê porventura se contaminar, pode sofrer com sepse neonatal que é uma infecção no sangue muito perigosa que pode levar a óbito.
Outros problemas agravantes da falta de cuidado, é a pneumonia e a meningite que por atacar já nas primeiras semanas de vida pode trazer sérios riscos. O quadro mais perigoso de contagio é para bebês prematuros, que apresentam ainda mais riscos podendo ficar com sequelas graves.
Veja também: Teste do Cotonete e Colo do Útero – Vídeo
Foto: Iqbal Osman, Daniel Lobo
Eu estou grávida de 10 semanas fiz exame de urulcultura, urina não do cotonete e deu streptococus Agalactiae B, me receitaram amoxicilina 500mg de 8 em 8. Será que tem risco de aborto? Ou agora que descobri no 1 trimestre é mais fácil de tratar e menos risco pro BB até eu ter mais semanas e estar perto do parto?
ResponderOla estou grávida de 39 semanas e 4 dias
ResponderNão sabia que existia esse exame tão importante
Minha médica não me pediu este exame de streptococcus e já não estou tendo mais consulta de pré natal desde às 39 semanas
O que faço
Estou grávida de 36 semanas e meu médico
ResponderPediu pra eu fazer o exame do cotonete , mesmo sabendo que o meu parto é cezaria é normal fazer.obrigada
Olá,
ResponderEntre a 35ª e 37ª semanas de gestação os obstetras fazem habitualmente o exame do cotonete, que consiste na obtenção de material da vagina e do ânus com uma espécie de cotonete para pesquisar a presença do Estreptococos do grupo B.
Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada. De forma imediata, porém, não há risco elevado nem para a mãe nem para o feto, pois a contaminação do bebê ocorre, na imensa maioria dos casos, somente no momento do parto.
O tratamento com antibióticos não precisa ser feito se o parto for cesariano e não houver rompimento da bolsa d’água. Neste caso, não há risco das bactérias presentes no canal vaginal chegarem até o bebê.( ACHO QUE POR ESSE FOTO Entretanto, se a bolsa romper antes da cesariana ser iniciada, a administração de antibiótico está indicada)
Boa sorte!.
Estou de 38 semanas e ainda n fiz o exame ,ainda posso fazer ?
ResponderSe autorizado pela sua obstetra sim. Boa sorte!
ResponderBoa noity eu estou com 39 semanas e agora a noity comecei a sentir umas dores desconfortáveis no oe da barriga doe mas quando estou mim movimentando e de horas em.quando uma dor nas costas
Responderolá, se tiver ritmo as dores, você deve ir a maternidade.
ResponderBoa noite estou com 38 semanas e 4 dias e tou sentido muita dor bas costa e na barriga um cancaso sera que ja toi entrando em trabalho de parto
ResponderEstou de 37+6 com dores na lombar intensas e quando ando ela dá umas travadas, estou indo no banheiro toda hora e não tenho sono nenhum! Mas por conta dessa pandemia o exame do cotonete está suspenso, devo me preocupar? Será que terei que realizar a cesária? Já tenho uma!! Obrigada
ResponderOlameu obstetra pediu este exame e estou com 22 semanas … e normal pedirem tao antes assim do parto?
ResponderDaniela, sim é normal.
ResponderAcredito que sim.
ResponderO meu exame deu positivo
ResponderEstou desesperada,sera que mesmo tomando o antibiótico momentos antes do parto corre algum risco pro bebê? Quero cesárea porem pelo sus e difícil
Queria saber como exatamente é feito o exame. O cotonete é introduzido na vagina ? Tô com receio de fazer…..
Responderestou na mesma que você!
ResponderOi, o meu exame deu o mesmo. Teve que tomar o antibiótico?
ResponderO meu resultado também deu positivo. A médica na emergência me indicou antibiótico por 10 dias, e quando voltei no pré natal o médico disse pra eu não interromper. E que no momento do parto faria a medicação na veia. Estou com 38 semanas e terei Cesário com 39.
ResponderOlá estou preocupada pois não entendi muito bem fiz o tal exame do cotonete e o vaginal deu negativo mas já o anal deu positivo será que na hora do parto terei que tomar antibióticos?
ResponderEntão eu pergunto isso pq ao pesquisar vi que em alguns estados existem está obrigatoriedade eu resido no Rio de Janeiro e não encontrei nada a respeito ainda, alguns fazem e outros não e como é um exame tão importante deve estar escrito em alguma norma que deve ser feito para não deixar a marcar da vontade do médico.
ResponderAlém.de ter encontrado artigos que falam que o exame é obrigatório mas não dá a referência.
Se alguém tiver essa informação serei grato.
Eh tive meu filho no RJ e nem sabia q existia esse exame tão importante, moro no RS e aqui todos receitam, não devia ser assim.
ResponderExiste algum documento do ministério da saúde, Conselho médico ou outro órgão que obrigue ou oriente os médicos a realizar o exame ?
ResponderObrigado
Joir a avaliação cabe a o médico da necessidade de se realizar o exame o que vc pode fazer é buscar uma segunda opinião.
ResponderESTOU COM CANDIDIASE , E A GO PEDIU O EXAME DE STREPTOCOCCUS SERA QUE TEM PROBLEMA , FAZER O EXAME EM TRATAMENTO ?
ResponderEstou com 32 semanas e meu exame deu positivo. Minha medica receitou o antibiotico Azi e depois repetir o exame. Confesso que estou com medo de tomar. Pois todo site que li, fala que deve tomar na hora do parto. É normal este procedimento? Esta medicação Azi, pode fazer algum mal ao bb?
ResponderGina confie na sua médica as vezes o google não é a melhor fonte de orientação, faça o uso da medicação de forma correta para que o tratamento surta efeito o quanto antes.
ResponderInfelizmente perdi dois filhos por conta dessa bactéria. Na perca do segundo foi feito a otopcia e descobriu que meus filhos falecia por conta dessa bactéria , pois os exames eram sempre pedidos no final da gestação, e eles naciam antes da data previsa. Hoje tenho uma princesa de 6 anos e estou com 36 semanas de outra princesa e tomarei o antibiótico antes do parto. Em nome de Jesus voltarei pra casa com a minha filha.
ResponderMeu exame deu positivo streptococus agalacticae 60000 e sinto mt medo. Minha mé dica n falou nada dessa medicamentação hrs antes do parto e fico mt insegura ja que leio isso em todos os posts. Descobri a bacteria com 30 semanas … Já fiz a medicação de ampicilina no primeiro resultado repeti o exame e deu a mesma coisa, repeti o tratamento … to cm mt medo… só kero a saúde da minha filha ;(
ResponderFique tranquila! Vai da tudo certo, não entre em desespero. Logo logo terá sua filha, com saúde. ?
Respondersim, estou na mesma que você ?
ResponderOlá, estou com 38 semanas e sinto muitas dores na vagina uma pressão que n da nem pra eu subir escadas ou abaixar pra colocar roupas, até pra dormir incomoda muito.
ResponderFui na maternidade pois senti uma forte vontade de fazer o número 2 porém n saia nada e depois disso passou a doer mais ainda, mas a médica só me passou uma ultra pra fazer é me mandou pra casa disse que meu útero está fechado.
Essas dores e o que ?
Será que já estou em trabalho de parto mas não tenho passagem ?
Essa é minha terceira gestação e nenhuma delas senti isso.
Oi Marina, bom dia. É comum sim essas e mais dores, ainda mais na reta final da gestação, o que vc pode fazer para amenizar é ducha quente, e caminhadas, que tb auxiliam na dilatação. Se vc perceber que esta tendo as contrações ritmadas, então é necessario ir novamente a maternidade.
ResponderMeu resultado deu positivo e o meu obstetra pediu pra que eu tomasse antibiótico por sete dias e que na hora do parto, eu teria que tomar um reforço.
ResponderAchei estranho, pois em todos os sites que olho fala que o antibiótico tem que ser administrado horas antes do parto.
Bom cada médico segue um protocolo, confie nele;
Responder