O mundo vai se atualizando cada dia mais e com isso, novas maneiras e possibilidades para os cuidados femininos também vão surgindo. Métodos contraceptivos que eram tão limitados vão se expandindo em tipos e opções adaptáveis a qualquer mulher e a qualquer necessidade. Pensando nessa necessidade diferenciada nas mulheres foi desenvolvido o método contraceptivo DIU.
O que é o DIU?
A sigla DIU vem do nome dispositivo intrauterino, devido a sua forma de uso que é um pequeno dispositivo produzido em plástico totalmente flexível e moldado em formato de um T que é introduzido no útero, com o único foco de impedir uma gravidez indesejada. Diferente da grande maioria dos métodos contraceptivos, o DIU não pode ser colocado facilmente em casa ou em uma farmácia como no caso da injeção anticoncepcional. É necessário todo um preparo medico e ser inserido no consultório ginecológico, assim como no dia da sua remoção.
O seu principal diferencial dos outros métodos contraceptivos é a eficácia de 99% e o longo período de proteção que ele proporciona, que pode ocorrer de 5 a 10 anos e ser retirado assim que desejado. Sua forma de ação também é diferenciada dos outros métodos que focam só em impedir que a ovulação ocorra naturalmente.
A presença do DIU na cavidade uterina provoca um tipo de processo inflamatório, que impossibilita que a ovulação ocorra como deveria e também interfere na transição dos espermatozoides até a cavidade uterina, impedindo que uma fecundação ocorra. Outro ponto importante do uso do método é que especialistas garantem que ele provoca menos efeitos colaterais que os demais métodos medicamentosos.
Tipos de DIU
Existem dois tipos de DIU, o de cobre e o hormonal, também conhecido como Mirena. São compostos de material diferenciado e possuem valores distintos também, por isso, o ideal é conversar com seu ginecologista de qual tipo é ideal ao seu corpo e ao seu bolso.
DIU de Cobre
O DIU de cobre, também conhecido como Multiload, é produzido em material plástico e possui uma haste revestida em material de cobre ou em alguns tipos cobre e prata, em formato de um T. Sua eficácia ocorre devido a liberação de cobre no útero, o que provoca um processo inflamatório que altera a produção do endométrio, do muco cervical e da função das trompas, o que proporciona um ambiente hostil para o espermatozoide que não consegue sobreviver muito tempo e nem chegar até a cavidade uterina.
Mesmo sendo a opção mais barata do DIU e o mais acessível, sua eficácia é de 0.7%, praticamente nula, o que garante uma segurança e conforto muito grande para as mulheres que não desejam engravidar. O DIU de cobre pode ser utilizado de 5 até 10 anos.
DIU Hormonal (Mirena)
O DIU hormonal ou Mirena, também é produzido em material resistente e flexível e possui um formato de T, que possui um pequeno reservatório contendo o hormônio levonorgestrel. A diferença do DIU de cobre para o Mirena, é que invés de ser liberado o cobre, é liberado gradualmente doses hormonais, provocando o mesmo efeito no útero que impossibilita que uma fecundação aconteça.
Seu diferencial é que grande maioria das mulheres que utilizam o DIU Mirena tem sua menstruação suspensa, o que pode ser a solução para as que sofrem com fluxo menstrual intenso, quadros de anemia por essa causa e ainda beneficia mulheres que possuem endometriose. As chances de uma mulher utilizando o DIU Mirena de engravidar é de 0.2%. Diferente do DIU de cobre, o tempo de uso do DIU Mirena é reduzido para até 5 anos.
Efeitos Colaterais do Uso do DIU
Como qualquer método contraceptivo, podem ocorrer efeitos colaterais, não muito comuns, mas é necessário adverti-las. Os efeitos colaterais podem surgir logo após a colocação do DIU e por isso é solicitado que seja observado atentamente cada sinal no decorrer dos dias após o procedimento.
- Sangramento intenso após procedimento de colocação;
- Corrimento vaginal;
- Dores abdominais;
- Contrações uterinas;
No caso do DIU de cobre, existem ocorrências de sangramento menstrual mais longo que o normal e cólicas menstruais mais fortes que o habitual logo após a colocação do método. Já o DIU Mirena é mais natural a ausência menstrual ou pequenos sangramentos. Quadros de espinhas, sensibilidade nas mamas, retenção de líquido, dores de cabeça e aumento de peso também podem ser observados.
Caso os sintomas sejam tão intensos que atrapalhem a rotina da mulher o médico deve ser procurado. Quadros de febre, calafrios, inchaço genital, dores e sangramento durante as relações sexuais podem ser indicativo de algum problema, procure seu ginecologista para avaliação.
Dúvidas Sobre o Uso do DIU
Por ser um método colocado somente em consultório e que não é visto sua funcionalidade e nem seu correto posicionamento é natural as mulheres terem muitas dúvidas sobre quais cuidados devem ter enquanto estão em utilização do DIU.
Posso Utilizar Absorvente Interno ou Coletor Menstrual com o DIU?
No caso de uso do DIU, o recomendado é o uso do absorvente externo, mais por precaução do que por riscos. Já que após ser inserido, o DIU deixa fios do dispositivo alguns centímetros para fora (de 2.5 cm até 5 cm), e ao colocar o absorvente interno ou coletor menstrual pode ser puxado sem querer. Por isso, pode ser utilizado métodos absorventes internos, desde que seja tomado muito cuidado na hora da retirada.
Meu DIU Pode Sair Sozinho?
Dificilmente isso pode acontecer, mas sim, ele pode sair sozinho caso se desprenda da área inserida. Pode ocorrer do DIU ser expulso naturalmente do organismo, principalmente durante a menstruação, o que dificulta ainda mais a percepção do seu deslocamento. Observe sempre o fluxo menstrual, se estiver muito intenso, pode indicar que tenha tido um deslocamento do DIU.
O Uso do DIU Pode Atrapalhar a Relação Sexual?
Não, não deve atrapalhar. Já que é um método contraceptivo e seu uso é justamente para evitar que uma gravidez indesejada ocorra. A única indicação é que não tenha relações sexuais no prazo de 24 horas após a colocação do DIU. Mas caso seja notado algum incomodo durante o ato sexual, sangramento, ou até mesmo seja sentido a presença do dispositivo intrauterino, seu ginecologista deve ser procurado imediatamente.
E Se Não Sentir o Fio do DIU, o que Fazer?
É solicitado pelo ginecologista que sejam observados os sinais de possível deslocamento do DIU, mas pode ser sentido através do toque também. Ao introduzir o dedo na vagina, é possível sentir a ponta do fio do DIU, que pode estar exposta de 2 a 5 cm, mais que isso pode ser indicativo que saiu do lugar, assim como se não sentir os fios. Caso não seja sentido os fios, o consultório médico deve ser procurado imediatamente e se não for localizado durante a consulta, um ultrassom pode ser solicitado para análise.
Foto: Robin Marty
Boa noite! Uso o Diu mirena a 8 anos ( com 5 anos fiz a troca). Tenho muito medo de engravidar que nos últimos 2 meses fiz uso de 4 pirula do dia seguinte. Tive relação desprotegida, e cerca de 32 horas depois tive um muco amarelado, elástico, dor pélvica e estou com dor nas mamas, e não fiz o uso da pirula do dia seguinte. O que pode ser essa dor nas mamas e muco amarelado?
ResponderOlá Pamela, pode ser escape de alteração hormonal pelo uso da pílula, recomendo que veja seu ginecologista para que seja avaliada e orientada de forma correta
ResponderColoquei o diu kyleena irá fazer 4 meses, fiz a ultrapassom após 30 dias e estava ok. O médico me recomendou fazer de ano em ano, porém me planejo fazer semestralmente. Minhas relações com meu noivo são sempre com coito interrompido, porém agora próximo a menstruação está vindo uns corrimentos marrom claro (meio rosado, antes vinha o marrom escuro tipo borra). É normal? Ou existe possibilidade de gravidez?
ResponderOlá, pode ser alteração pelo uso do DIU, seu corpo se adaptando, mais para ter uma melhor resposta faça um beta quantitativo, se for negativo, retorne ao seu medico relate os escapes e siga as orientações dele.
ResponderOlá,
ResponderColoquei o DIU Mirena há 11 meses, não menstruo desde uma semana após a colocação. Tenho sentido umas cólica e as vezes desce uma borra marrom clara. To meio surtada, pois estou com medo de estar grávida, é possível? Ainda amaento minha filha de 1 ano e 2 meses!
Olá, pode ser alteração hormonal pelo uso do DIU, para ter uma melhor resposta , sugiro que faça um beta quantitativo, se for negativo , veja seu medico para avaliar esses escapes.
ResponderOi eu temho diu hormonal a 50 dias, fiz o ultrassom com 15 dias e no lugar, porém era pra repetir com 30 dias e so pude com 40, e deu como diu ectopoco localizado no endocervical, porem tive relacao sem camisinha ( pois ja tinha feito o outro ultra-som) durante o período menstrual ( também fiz o ultrasom no período menstrual e consta endometrio de 3mm) prlo que eu li o endometrio é muito fino para engravidar e o diu hormonal continua tendo eficacia mesmo baixo ou no colo uterino, estou surtando e so vou consultar minha gineco daqui a 30 dias ( obs nao estou com nenhum sintoma de nd )
ResponderOlá, uso diu de cobre há 5 meses e no começo tive sangramento de escape, mas parou ou durou um dia/dois, mas esse mês mês desceu para mim e até agora, 6 dias depois, estou com esse sangramento de escape, rosado ou marrom, sem mau cheiro ou coceira. Gostaria de saber se é normal durar tanto tempo
ResponderOlá, o uso do a resposta depende de cada organismo, esse escape pode ser adaptação de seu organismo, sugiro que veja seu medico para avaliar esse escape com segurança.
ResponderOlá coloquei o DIU de cobre+prata em 07/12/20, já estou com 2 meses de uso. Estou tendo um corrimento com sangue, mas não tenho coceira ou dores apenas esse corrimento e na hora da relação o corrimento aparece novamente, mas também não tenho dores. O que pode ser?
ResponderOlá, o ideal seria ser avaliada por um especialista e verificar se o DIU está no lugar.
ResponderHOJE FAZ 3 MESES QUE COLOQUEI DIU MIRENA E DEPOIS QUE COLOQUEI A PARTIR DAI COMECEI A TER SANGRAMENTOS CONSTANTE.
ResponderNA MESMA SEMANA JÁ TIVE RELAÇÃO SEM CAMISINHA E SEM COITO INTERROMPIDO.
HOJE ATUALMENTE E DENTRO DE UM PERIODO DE 3 A 4 DIAS ESTOU COM UM CORRIMENTO AMARROMZADO AS VEZES ROSA, COM A BARRIGA MUITO INCHADA, ENJOOS E MUITA QUEIMAÇÃO NO ESTOMAGO QUANDO COMO ALGO.
SE EU NÃO ESTIVESSE COM O DIU ERA PARA MINHA MENSTRUAÇÃO VIR TODO DIA 12
AINDA NÃO DEU NENHUM DIA DE ATRASO POR ESTAR COM SANGRAMENTO DIRETO E HOJE ESSE CORRIMENTO, SERÁ QUE A POSSIBILIDADE DE EU ESTAR GRAVIDA.
ESTOU COM MEDO DE FAZER O TESTE AGORA POR SER DIA 8.
Nesse caso é alteração hormonal devido ao uso do contraceptivo.
ResponderColoquei o Diu de Cobre faz 3 semanas. Foi super tranquilo, não estou sentindo dor, e também o primeiro ciclo ocorreu normalmente. Mas estou com um corrimento bem grosso, meio amarelado, que sai quando vou no banheiro só. Será que é normal?? Nada de coceira ou dores, somente esse corrimento.
ResponderPode ser devido ao uso do DIU, mas aconselho se persistir, acompanhamento com sua ginecologista.
ResponderOlá, minha última menstruação foi dia 2/11 terminou por volta do dia 7/11. Coloquei meu DIU de cobre dia 27/11 tive bastante cólica e dia 28/11 comecei a menstruar novamente, com fluxo e tudo… Isso é normal?
ResponderSim, devido ao uso do DIU, pode haver alteração hormonal.
ResponderBoa tarde.
ResponderUso DIU de cobre há 1 ano, a única coisa que me ocorreu foi o aumento do fluxo menstrual.
Esse mês de novembro , minha data esperada para menstruar seria dia 21/11/20 .
No dia 13/11 tive um pequeno sangramento rosado que durou 3 dias e depois ficou marrom e está até hoje ! O “sangramento” suspende e volta no mesmo dia.
E a menstruação nada de descer .
Ou seja tenho 10 dias que estou tendo esse “sangramento” que mal suja o protetor diário , só vejo mais quando me limpo.
Comecei sentir dores leves no pé da barriga .
O que pode ser ?
Pode estar com sangramento de escape, e posteriormente entrará no ciclo menstrual.
ResponderOi Fê, boa noite
ResponderOs escapes pararam e a menstruação nada ainda já são 5 dias de atraso
Olá, acredito ser devido a alteração hormonal, mas aconselho se persistir o atraso, um acompanhamento com sua ginecologista, até mesmo para avaliação do DIU. Boa sorte!
ResponderOi, coloquei o DIU de cobre a duas semanas e estou com corrimento as vezes transparente e as vezes um pouco bege e as vezes com pequenas linhas de sangue. Fiz a ultrassom uma semanas após colocar o diu e o médico viu que está bem posicionado e sem problemas, mas o corrimento começou após isso. Também estou sentindo cólicas antes do meu período e tenho medo que seja uma infecção ou algo do tipo que possa afetar minha fertilidade. Devo me preocupar ?
ResponderO estresse tem relação com algum desses sintomas? Passei por uma viagem muito estressante esses dias…
Obrigada pela ajuda
Nesse caso acredito ser apenas devido ao implante do DIU, aconselho se persistir a retornar com seu médico. Boa sorte!
ResponderEstou a 11 meses com o DIU mirena é agora comecei,a ter corrimento amarelado. Gostaria de saber se é normal?
ResponderOlá, pode ser uma questão hormonal.
ResponderColoquei o diu vai fazer 1 mês só que desde que coloquei o diu todos os dias fica saindo um corrimento parecendo água com um mal odor e as vezes fica amarelado com cheiro também queria saber se isso e normal pq não tô aguentando mais ter que fica usando protetor diário , queria saber se posso passa alguma pomada
ResponderOi! Uso DIU MIRENA há dois anos, desde a colocação sentia cólicas, sangramento após relação sexual, além de ter escapes e menstruar com fluxo bastante reduzido. Há uns 2 meses todos esses sintomas pararam e senti dor nos seios por três dias e agora não sinto mais nada de novo. É normal? Devo procurar um ginecolista? Ou meu corpo acostumou com o DIU?
ResponderOlá, uso diu mirena a 4 anos e estou com corrimento marrom com coágulos , não tem mal cheiro ,as vezes cólica leve e nessa pandemia médicos estão suspensos em postos saúde, fluxo é pouco mas não sei o que tomar ou fazer ,algum chá ou algum ,me ajudem por favor??? Aguardando resposta, obrigada ?
ResponderOlá, uso DIU de cobre a 1 ano e dois meses, e fazem alguns dias que estou só com um corrimento marrom.
ResponderA minha menstruação costuma atrasar alguns dias , porém estou preocupada.
Olá galerinha uso o Diu de cobre a mais de 01 ano e agora minha menstruação ñ veio é tá tando muita cólica é só vem um escorimeto amarelo e normal ?
Tem agulma chace de engravida? ?
ResponderNesse caso não.
ResponderTenho diu ta saindo corrimento marrom isso e normal?
ResponderOlá,tenho o Diu Mirena , já tem 1 ano, e agora está aparecendo uns probleminhas , minha menstruação não descia, agora tá descendo dia sim e dois não , e também estou com corrimentos e cólicas que estão me incomodando muito, é normal ?
ResponderThais, não é normal. Você deve ir ao ginecologista.
ResponderOii, e Botei o mirena tem exatamente um mes …. e nao parei de sangrar ainda, só que agora e uns escapes de sangue mais escuro… e normal ? E nao posso usar o coletor menstrual ? não tinham me avisado, tem riscos com o mirena?
ResponderObgd
Débora, os escapes são normais, sobre o uso do coletor verifique com seu ginecologista.
ResponderEu uso diu mirena a 1 ano e nunca tive nada mas agora comecei com corrimento borra de café, isso é normal ?
ResponderJulia, sim é normal.
ResponderOlá uso dia a mais de um ano no começo tive incômodos que são normais mas agora estou com corrimento intenso de água com sangue antes não era assim o que devo fazer? Coloquei pelo SUS e infelizmente dependo do posto pra qualquer providência
ResponderCamila, no seu caso somente indo ao ginecologista para saber o que houve. Se é normal, se o DIU saiu do lugar.
ResponderUso diu de cobre a 10 meses, minha M esta atrasada a 5 dias, usei anti por 15 dias, pode ter alterado meu ciclo ?
ResponderOlá, sim provavelmente deixou seu ciclo irregular.
Respondercoloquei diu de cobre no centro cirúrgico dia 04/08, hoje, 13/08, ainda tenho sangramento cor escura. É normal? por quanto tempo após inserção pode haver sangramento?
Responder