Um dos problemas que podem atrapalhar o bom andamento da gravidez é a colestase obstétrica ou colestase intra-hepática como é conhecida entre os médicos. Essa doença pode afetar a mãe muito intensamente pelos sintomas que ela proporciona, mas também em alguns casos afetar o crescimento do bebê e levar há alguns problemas maiores.
A colestase obstétrica é uma doença que atinge o fígado materno. Esse órgão produz uma secreção chamada bile, que faz o papel de ácido na digestão do intestino. A colestase obstétrica acontece quando a bile não é absorvida totalmente pelo organismo porque não é direcionada totalmente para o intestino e então, o excesso cai na corrente sanguínea.
Os sintomas da colestase obstétrica podem ser diversos, mas o mais recorrente são as coceiras intensas da gestante. Pode atingir todo o corpo mas principalmente membros extremos como mãos e pés. A coceira se intensifica à noite e pode provocar problemas para dormir. A coceira acomete principalmente a palma da mão e a planta do pé. Após os sintomas iniciais ela se espalha pelo corpo todo se não tratada.
Como Diagnosticar a Colestase Obstétrica?
Além dos sintomas, alguns exames serão feitos para ter 100% de certeza de que é a colestase que está presente. Um exame de sangue e até mesmo o ultrassom, podem diagnosticar a colestase obstétrica. Esses exames serão imprescindíveis para diagnosticar o porquê da retenção do fluxo de bile para o intestino. Caso haja presença de pedras na vesícula, o médico avaliará os riscos de fazer a retirada durante a gravidez. Para tratar os sintomas da colestase obstétrica, o médico receitará vitaminas que ajudam o corpo a absorver a bile, como a vitamina K. Essa vitamina também ajuda a reduzir as chances de hemorragia pelo excesso de bile no sangue para mamãe e bebê.
Aliás, o bebê pode ser afetado pela bile que circula pelo organismo da mulher. A chance de morte ainda intra útero é 15% maior do que doenças como pré-eclampsia por exemplo. Por isso fazer o diagnóstico precoce assim que aparecerem os sintomas é muito importante. A maior dúvida dos especialistas é porque o risco de morte fetal é mais elevado. Cogita-se a possibilidade da bile contribuir para a falência placentária assim como também, amadurecer prematuramente causando calcificações. Como a maioria dos casos de colestase obstétrica acontece no final da gestação, o médico pode optar por fazer o parto e amenizar e até mesmo zerar as possibilidades de um acontecimento inesperado.
Devemos lembrar que nem toda coceira na gravidez é colestase obstétrica. Essa é uma doença rara que acomete as gestantes. A maioria dos casos de coceira é amena e pela condição da pele esticando pelo aumento da barriga e também da circulação sanguínea. Mas é aconselhável caso sinta alguma coceira, prurido diferenciado, procurar o seu obstetra para iniciar a investigação.
Para ajudar a reduzir os sintomas da colestase obstétrica, a gestante pode usar roupas leves, usar cremes calmantes para a pele à base de calêndula, loções de calamina e também tomar banhos mornos e não com água quente ou de imersão.
Veja também: O Que Causa Infecção Urinária? Atrapalha Engravidar?
Foto: lemonteiross
Boa noite meu nome é mirlene eu estou grávida de gêmeos de 32 semanas ,estou com ceceira nas mãos e nos pés ,fiz exame de sangue constou que estou com colestase gestacional,o meu deu 16 ,o médico falou que considera risco acima de 70 ,só que estou muito preocupa,não corsa muito,mas sinto uma dor forte de um lado barriga ,alguém sentiu essa dor por favor?
ResponderOi, tive gêmeos e tive o mesmo problema.
ResponderFiquei internada desde o momento que descobri. Meus meninos nasceram de 36 semanas e foi tudo bem.
Hoje estão com 12 anos lindos e saudáveis.
estou com 17 semanas e começou essas coceiras, so nas maos e pes, achei estranho e vim pesquisar sobre.
Responderfiz uma exame de urina tem 7 dias e minha bilirrubina deu negativa. sera que posso estar com colestase, ou so exame de sangue que detecta?? estou muito preocupada… so estou com leves coceiras como sintoma, cor da urina ta normal.
Olá jennifer para uma melhor resposta recomendo que veja seu medico para avaliar e te orientar de forma segura
ResponderBoa noite,eu queria saber se essa doença dar pela noite,e quando chegar de manhã você não sente mais, não tem uma mancha no corpo para dizer que aquilo aconteceu mesmo ?
ResponderEstou com 35 semanas, e uma coceira infernal, principalmente a noite fui ao médico e ele disse q é alergia, passou antialérgicos, loratadina e Polaramine… Mas não valeu de nada.
ResponderProcurei outro médico e ele me pediu um exame de bilirrubina, para ver se pode ser colastase.
Mas meu sintoma e de urina amarela e muuuitas coceira nas mãos tornozelos pelo corpo todo um pouco mais leve
Tenho colestase, e faço acompanhamento com hepatologista, faço regularmente os exames de TGO, TGP, bilirrubinas, ácido biliares e outros para monitorar a colestase que está bem forte, já estou medicada, mas com medo pois ainda estou com de 29 semanas e 5 dias.
ResponderImportante seguir com acompanhamento médico e boa sorte.
ResponderTambém tive colestase, foi horrível uma coceira insuportável… Minha mãe me ajudava me coçar com a escova de cabelo… MInha médica descobriu rápido. Logo fui medicada (injeção para amadurecer o pulmão do bb) e fazia TGO, TGP, bilirrubina toda semana (no final de 3 em 3 dias).
ResponderMinha médica dizia: meu objetivo é que vc chegue no 8º mês. Chegamos, conforme planejado,
Importante internar em um hospital com UTI neo natal. Ela deixou tudo reservado para ,mim e minha Alice.
Graças a Deus Alice não precisou de UTI! Deu tudo certo, graças a minha médica maravilhosa que conhecia todos os protocolos da doença.
Boa sorte mamães … Que Deus abençoe todas.
Elizabeth você cont coçando depois do parto, pois eu tive a colestase e minha BB nasceu no 8 mês e ainda tô coçando algumas partes do corpo.
ResponderBoa noite, estou com coceira nos pés e mãos, mais agr tbm estou com bastante nas costa, e noite passada tive dores insuportáveis nas costas de não conseguir me mexer, estava com ancia de vômito , como se uma água azeda estivesse no estômago, queria saber se colestase o único sintoma é a coceira, pra eu saber se posso descartala-la devido aos outros sintomas que estou tendo
ResponderComeçou com 18 semanas uma coceiras leves. Achei que fosse alergia e nem dei muita importancia. Com 21 semanas as coceiras tinham aumentado, então fui na medica que me acompanha no pré natal, ela me receitou loratadina e dexametasona, mas nada resolveu. As coceiras só pioravam. Voltei mais 2 vezes na medica e nada de pedir um exame ou tentar descobrir o que eu realmente tinha. Com 26 semanas as coceiras bem piores e eu já nem dormia maos a noite, foram 5 noites inteiras sem dormir com muita coceira e a pele toda ferida, até sangrava as vezes, foi aí que tomei a atitude de procurar o PS, e o medico do plantão me pediu exames de fezes e de sangue pra saber se obde vinha alergia. Eu, de teimosa, sabenso que isso não podia ser uma alergia comum, fui pesquisar na internet e vi que tem essa tal de colestase, e por conta propria fui em um laboratorio e pedi exames TGO e TGP e Bilirrubina. Pra minha surpresa, tudo alterado. Mistrei ao medico do plantão que pediu outros exames para complementar, e novamente: exames do figado tudo alterado. Eu estou com essa colestase. Graças a Deus descovri a tempo e estamos fazendo o devido tratamento, temo muito pela vida do meu filho, já estou tomando o acido Ursodesoxicólico que deu uma amenizada nas coceiras, embora ainda coce muito. Atualmente estou de 30 semanas, e fica aqui um alerta: nem toda coceira é normal ou frescura, é a vida dos nossos bebês que estão em risco. Procure fazer exames do figado o quanto antes.
ResponderSó mais um detalhe: minhas coceiras começaram no começo do segundo trimestre e não no terceiro como diz a maioria dos sites. Minhas coceira se concentraram no corpo todo, porém era maior coceira nas pernas e braços e não em pernas e mãos como muitos relatam. Boa sorte e Boa hora para nós mamães. Com Deus na frente a gente vai vencer essa doença.
Oi minha culhada tá gestante de gêmeos tá com 26 semanas. Ela já faz 10 dias que não faz cocô. E oque ela solta vem muito duro. E está com muita coceira pelo corpo e não está conseguindo dormir mais. Ela pode tar com esse sintoma da bile com apenas 26 semanas pelo fato de estar gestante de gêmeos.
ResponderJoslaine, o ideal seria passar com médico. A coceira pode ser coletaste.
ResponderEu estou com 25 semanas estou com muita cosseira no corpo todo n consigo dormi já fiz de tudo um poco e nada da certo,o médico me receito piratinha mais n fez efeito nenhum será que pode ser essa doença??
ResponderÉ uma possibilidade, mas nada definido. Aconselho se persistir a retornar com seu médico.
ResponderBom dia , estou grávida de 26 semana e 2 dias , estou com coceiras pelo corpo , principalmente pés e mãos , estou sofrendo muito começou com 22 semanas , não é a primeira vez que isso acontece .Bom vamos lá estou na minha 5 gestação isso ocorreu na minha segunda grávidez bem tensa não dormia era só a sola do pé , na terceira grávides tbm de um menino pelo corpo todo , na quarta gravidez da minha filha não tive , foi bem pouco na verdade , agora estou na minha quinta grávidez e como disse estou de 26 semana , não tô dormindo , estou com a pele toda ferida coça muito demais tô até chorando , tomo bastante banho passo creme , até mesmo álcool eu não tô aguentando mais já falei pra minha médica , mas não sei o que acontece com ela que pra ela é tudo normal gente não sei mais o que fazer eu tô sofrendo muito chego a se coça com escova de cabelo , tio com as pernas cheia de manchas e feridas pela amor de Deus não tô aguentando
ResponderRegiane, converse com seu pediatra sobre as coceiras o quanto antes.
ResponderMinha Tia Tá coceira na mão e no pé incha ja Tem 15 dias que ela ganhou bebe agora começo
ResponderOlá, peça para ela ir ao pronto atendimento.
ResponderBoa noite …
ResponderJa to com 30 semanas e 6 dias , Já vai fazer 1 mês e 15 dias que to com coceiras no corpo , de três semanas pra cá o aumento da coceira e caroço avermelhadas ja não deixa mais domir !
Já fui ao médico me passou uns medicamentos , mas não resolveu e nada .. Ainda continua frequentes a coceira minha barriga ne. Se falar de tão feia que esta de corridinha vermelha chega a sangrar ..
Pior que não e sou eu que esta em casa . Meu esposo e filhos tbm estão .. Achei que era alegia mas nao e !
Pq já troquei colchão de cama tudo daqui de casa.. Parei ate de usa amaciante prs ver mais nada resolveu ..
Ja tem uns dias que estou coçando o meu corpo, fui na minha medica hj e ela acha que estou com alergia do óleo de amêndoa que estou passando no corpo, mesmo assim ela fez o pedido para fazer o exame de sangue e verificar se estou com colestase. A questão é que estou com 22 semanas, nessa idade gestacional pode ocorrer essa doença que dizem ser rara? E se sim, tem possibilidade do bebê sobreviver? Oi sempre tem que interromper a gestação? Pq sempre que leio a gestante está mais de 30 semanas… Aí eles tiram com 35, e agora quando é uma gestação de poucas semanas?
ResponderNanda, essa bactéria costuma aparecer após as 30 semanas. Com 22 não podemos afirmar se vai precisas interromper ou não!
ResponderOlá boa tarde,
Estou de 32 semanas, meus pés e tornozelos estavam muito inchados até uma semana atrás, agora que desinchou sempre que fico em pé, eles começam a “pinicar” coçam na parte de cima, não é na sola.
Responderalguém já passou por isso, seria má circulação, agradeço caso possam me esclarecer.
minha consulta com a obstetra é dia 14/04 ainda, devo esperar ou vou ao pronto atendimento
a um mês fiz exames de sangue….. estavam tudo certo
e ontem 01/04 fiz ultrassom também constou tudo certo,….
Lembaras em quanto estava seu TGO e TGP? As bilirrubinas não aumentaram?
ResponderLeticia, qual sua dúvida? Boa tarde.
ResponderBoa noite? Estou grávida de 33 semanas e não me aquento de tanto me coça mao e pés e horives está coseiria ,começo agora nunca vir fala que era uma doença, vou comunica o meu médico.
ResponderBoa noite! Gostaria de agradecer ao conteúdo publicado no site sobre colestase. Estava com os mesmos sintomas descritos e, após ler a matéria, chamei meu marido e fomos de imediato para a emergência obstétrica. Chegando lá realizei exame de sangue e urina. O resultado saiu e de fato estou com colestase, como imaginava. A indicação foi internação imediata para já entrar com a medicação. O médico disse que será necessário fazer uma cesárea. Estou com 34 semanas ainda. Uma dica: está desconfiada de colestase, procure uma emergência imediatamente. Segundo o médico, as chances de recuperação minha e da minha filha são grandes, graças a Deus!
ResponderOiê , tô com Muitas dúvidas em relação essa doença , estou com 33 semanas de gestação e meus pés coçam muito , já está feriado de tanta coceira mais não é a sola do pé , é em cima ! E apresenta umas bolinhas vermelhas … E minhas não estão começando a coçar tbm.. fiz uma ultrassonografia doppler com 32 semanas , segundos essa ultrassonografia está tudo certo .. pode ser coletase ?
ResponderTive coletase gestacional na minha segunda gestação . Sentia um desconforto generalizado e coceira, prurido discreto, na palma das mãos e na planta dos pés .; por apenas uma noite senti coceira em todo o corpo. Detectamos uma leve alteração de apenas um dos marcadores do fígado o Tgo. Três dias após o Tgp também já estava alterado, e por consequências vários outros marcadores como triglicerídeo. , glicose … Hospitalizei e fiz uso da medicação Ursacol. Conseguimos levar a gestação até 35 semanas e 3 dias . Meu. Filho nasceu bem , sem necessidade de uti neonatal, com 3kg. Porém precisei interromper a amamentação, pois meu leite causava ictericia no bebê.
ResponderHoje meu Santiago tem 2 anos e 5 meses e é um menino lindo, perfeito .
Mas, deixo aqui alguns conselhos:
Não aguardem para solicitarem e realizarem exames,
Procurem repousar,
Após o final das 34 semanas a medicação não funcionou no meu caso
Procurem internar em hospital com suporte técnico e uti neonatal, no meu caso, internei no hospital Moinhos de Vento e Porto Alegre e eu e o bebê éramos monitorados muitas vezes por dia.
Não tive coceiras durante todo o tratamento! Meu quadro foi atípico ! Portanto, mantenham-se atentas!
Esta doença é muito violenta, façam o parto assim que for possível . Ou seja, quando o medicamento parar de funcionar!
Cuidem-se! E tenham fé ! Para Deus nada é impossível !
Abraços!
Oi meninas,fazem 4dias que estou com uma coceira, começou fraca e depois piorou ela é bem forte na mão e na sola dos pés,enfim vim para o hospital achando que fosse algo que comi,e depois de fazer um exame de sangue descobrimos estou com colestase fui internada imediatamente,estou grávida de 33 semanas e estou a espera de ultrassonografia para ver quais medidas serão tomadas, então vai minha opinião independente de onde seja a coceira proucurar atendimento médico isso não e brincadeira e a vida de nossos filhos.
ResponderSabrina, boa tarde…
ResponderEstamos na mesma situação.. completo 33 amanhã.
Meus exames de sábado deram bem alterados. Coceiras nas maos e pés e urina bem amarela.
Me internei ontem e já estou tomando medicamento pra amadurecer o pulmão do bebê.. além do ácido pra controlar a colestase.
bom dia !
ResponderQual a referencia bibliografica que aponta um aumento de 15 % de óbito intra útero, causado por colestase gestacional
Bom eu tenho coceira entre minhas pernas coça muito a noite fica cheio de bolinhas oq pode ser me ajudar meninas
ResponderOlá Jaqueline, é necessário uma consulta ao seu médico para uma avaliação, há várias causas, como uma micose, alergia, dermatite.
ResponderAbraços.
Boa Tarde!
ResponderMeninas estou com com 30 semanas.
Com 4 ou 5meses começou uma coceira horrível que n sei o que fazer, N consigo dormir minhas pernas estão todas feridas. Eu passo o dia e noite me começando pareçe que vou ficar louca. Minha cabeça coça muito meus pés minhas mãos. N posso pegar sol. N posso tomar banho na água quente usar roupas sem ser algodão. Está muito difícil pra mim viver… Todo mês vou no meu médico, Ele n fala nada só passa sabonete é umas loção. Eu olhando os comentários estou muito preocupada e com meu BB… Meninas o que devo fazer? Obs… Estou quase louca ?
Te aconselho a mudar de médico para ele poder avaliar.
ResponderPois se o que ele passou não está resolvendo o melhor é ir em outro médico.
Procure outro medico urgente!
ResponderTem que procurar outras opiniões com certeza….boa sorte!
Eu tive colestase gestacional começou com 34 semanas, e é horrível, a coceira é terrível, fiquei com minhas pernas em ferifas, mas graças a ao tratamento e remédios, conseguimos manter a gestação até às 37 semanas e deu tudo certo! Graças a Deus meu filho veio saudável! Hj ele tem 4 anos!
ResponderEu estou grávida de 7 meses estou com esses sintoma, aí meu Deus oq eu Faso e ruim demais
ResponderFlor, você deve informar seu médico pra que ele avalie.
ResponderBom não To com tanta coçaira mas To preocupada meu pé coçar muito e tá despelando sera que é a colestase?
ResponderAcredito que não seja. Pode ser micose ou algo so tipo mas colestase eu acho difícil.
ResponderSegue os sintomas da colestase:
Dores locais: no abdômen
No aparelho gastrointestinal: fezes pálidas, gordura nas fezes, inchaço ou náusea
No corpo: mal-estar ou perda de apetite
Também é comum: coceira, cólicas abdominais causadas por cálculos biliares, incapacidade de se desenvolver, pele e olhos amarelados ou urina escura
Meninas, durante a grávidez fiquei muito inchada, mas o médico falou que era normal. Resolvi consultar com outra médica; falei das coceiras que era horrível, no mesmo instante ela pedeu que eu fosse em uma emergência obstétrica. Fui na hora; chegando fizeram os exames, assim que saiu o resultado a médica já veio conversar e falar que tinhamos que interromper a gestação pois eu estava com colestase. Já me prepararam e graças a DEUS estou com minha princesa, nasceu com 36 semanas. Então não espere a opinião somente de um médico.
ResponderQue bom que deu tudo certo, realmente devemos sempre procurar ajuda médica.
ResponderBom eu tenho coceira entre minhas pernas coça muito a noite fica cheio de bolinhas oq pode ser me ajudar meninas tou com 3meses
ResponderEstou gravida pela 2 vez e a primeira deu colestase no 3 mas agora está gravidez dei com 5 meses. A minha primeira gravidez eu sofrir dmais e minha filha acabou morrendo por falta de uti nasceu com 37 semanas .estou com 28 semanas e está vai ser tirada com 36.ou 37 semanas. Agora tou bem atenta nao é qualquer medico q dar atenção ao caso. E Se problema é muito sério… tive q correr atraz de vários médico. E agora tou com 2 medico um do meu pré natal e outro especialista de fígado pra fazer o tratamento..
ResponderPois é eu estava de 37 semanas não dormia mais passava a noite me coçando fui na ginecologista e ela disse que eu estava com escabiose sarna nesse mesmo dia a noite senti uma dor era contração fui pra maternidade minha princesa estava morta fazia duas horas uma criança perfeita saudável linda! Era pra estar com um ano e pouco nasceu dia 8 de março 2017 nunca vou esquecer aquele dia pesadelo eu minha família. Que sofrimento! Só Deus pra conforta. Até hoje choro porque sei que foi o descaso que matou minha Júlia anjo.estou grávida de novo 34 semanas e confiando em Deus.
ResponderMeninas alguem pode me ajudar ai, faz umas duas semanas que toda noite me da uma coçeira horrivel, principalmente nas plantas dos pés e mãos e estou com uma cor amarelada e sem fome, a principio não dei muita bola so q persistiu e fui pesquisar a respeito e estou com medo que seja Colestase Obstétrica. Alguem aqui tem ou já teve essa doença?
ResponderSo tenho médico na quinta, será que posso espera até la mediante a gravidade dessa doença?
Estou muito nervosa!
Oi, olha eu tive colestase a 1 ano atrás do meu primeiro filho. Fiquei 1 mês internada sendo acompanhada para poder fazer o parto com 8 meses.. o medo dos médicos era justamente esse, a morte fetal. Agora descobrir que estou gravida de 5 meses um pouco tarde né rsrs. Mais enfim, estou sentindo novamente as coceiras e fazendo uma nova pesquisa encontrei sua dúvida. Procure um médico hepatologista ou obstetra (pode até ser a do seu prenatal) e peça ajuda essa doença não é brincadeira. Espero ter ajudado.
ResponderMe chama no whats 15998050675..acabei de fazer os exames…podemos.conversar
ResponderTive bebê a 5 dias hoje começou uma coceira na palma da mao e na sola do pe nao tive isso na gravidez pode se colastase?
ResponderIsso tem ligação com o pós parto, devido a circulação sanguínea.
ResponderMeninas eu estou muito preocupada, estou com uma coceira insuportável nas mãos e nos pés por isso vim pesquisar, mas meu xixi tá claro, espero q não seja essa colestase estou apenas de 22 semanas e meia médico só daqui a 6 dias será q devo procurar ele antes???? Me ajudem
ResponderOlá, se está somente coçando, não está dando feridas, e afins creio que não tenha com que se preocupar, isso tem ligação com a gestação, existe uma fase em que isso é mais comum. Porém se estiver incomodando de mais, va ate uma maternidade, as vezes o medico consegue indicar algo para aliviar.
ResponderTenho 39 anos e to de 31 semanas primeira gravidez.
ResponderComecei com essa coceira tbem ha 3 dias, me madrugada coça mais, pensei que fosse pernilongo me atacando de madrugada, pq tenho alergia e coço toda qdo eles me ferruam.
Mas depois fui percebendo que durante o dia tbem coçava , procurei na net e descobri essa tal Colestase intra uterina, nunca ouvi falar e olhem que sou da área da saúde. kkkkkk
Fiquei preocupada mandei uma msagem para o meu medico ontem domingo pelo zap, ele me pediu vários exames de sangue p descartar a Colestase. Fiz o exame hoje assim que ficar pronto mostro p o medico.
Se Deus quiser vai ser não.
O que deu nos seus exames flor??
ResponderSe possível nos de noticias.
ResponderA acabei de perder uma amiga cm essa doença
ResponderOlá meninas estou com sintomas parecidos…muita coceira principalmente a noite…Não consigo dormir … Quando li a respeito fui na maternidade e o médico disse q era normal da gravidez e me passou um antialergico ,mas até agora nada e minha pele tá amarela tb…tô com muito medo de ser isso.
ResponderDe preferência faça pelo particular um exame de TGO e TGP se eles derem alterados é Colestase mesmo.
ResponderOs médicos desconhecem essa doença e sempre falam que não é isso, até acontecer o pior foi assim comigo
Me diz aí se deu tudo certo depois
Qualquer dúvida me chama no Whatsapp 11973148346 passei por isso 2 vezes e estou indo para a 3° ????
Olá Aline gostaria de saber como você fez o tratamento da coletase eu tive com 18 semanas de gravidez e os médicos somente faziam exames e mais exames dizendo que não era colestase porque estava no começo da gestação. Por fim fiquei quase três semanas internada e tive que fazer uma biopsia até darem o diagnóstico e não me deram remédio nenhum. O pior aconteceu porque perdi meu bebê com vinte semanas devido o meu colo ter aberto antes da hora. Eu fiquei muito decepcionada e queria saber o que posso fazer pra me ajudar nessa doença horrível que ninguém sabe tratar.
Responderfaz dois dias que n consigo dormir com uma coceira orivel no pe e na mão e as vezes no corpo do com medo de ser isto é minha primeira gravidez estou 34semana
ResponderAh eu tive isso também. Era insuportável me lembro bem. Mais isso nada mais é que a circulação do seu corpo meu médico indicou muita água hidratação no corpo e aguardar rs.
ResponderOlá pede pra sua médica fazer os exames do fígado porque a coletase da coceira nas palmas das mãos e no pé e quanto antes vc detectar é melhor ainda bem que sua gestação está de 34 semanas porque assim seu bebê tem grandes chances de dar tudo certo. Boa sorte e boa gestação que Deus te ilumine e seu bebê venha cheio de saúde.
Responderprocura outro medico.
ResponderQuem tem colestase gravidica como eu tive, não confunde com alergia na pele não !!! É impossível confundir, pois a coceira é insuportável. Tratamento recomendado, parto urgente !!!
ResponderTbm tive nos meus dois partos o primeiro fiquei internada por duas vezes pq a coceira era insuportável e tbm minha bebê queria nascer a minha placenta chegou em grau 3 e ela fez meconio com 38 semanas nasceu de parto normal a segunda passei por tudo novamente so q começou um pouco mas tardemas ela nasceu de 36 semanas e tbm fez meconio tbm parto normal induzido pq por conta da gravidez fiquei com pedras na vesícula na medida q ela foi fica na posição pra nascer batia os pés e doia ai q saia mas líquido tive q interna pra induzir. E única coisa q amenizava a coceira era a colestiramina q é horrível de tomar e muito cara
Responder:)
ResponderGostar de saber se os dois partos foram normal msmo sendo induzido estou na segunda gestação essa comecou um mais tarde com 33semanas estou com medo de passar de 37 semanas e de nao ter parto normal o primeiro foi cesariana de emergência com 33 semanas fez meconio. Grata
ResponderVai conseguir sim. Boa sorte.
ResponderEstou com a colestase como foi na primeira gestação! A primeira tive meu filho de 34 semanas! Minha placenta amadureceu prematuramente e a bolsa rompeu! E agora com 35 semanas novamente com essa porcaria de doença… começou as coceiras domingo nas mãos e essa madrugada insuportavelmente no corpo todo… minha urina está escura cor âmbar já faz uns dias! Amanhã tenho obstetra e vou pedir exames, remédios para confirmar e aliviar essa coceira…e ver possibilidade de tomar a vacina para amadurecer pulmão e tirar o bebê o qto antes para não corrermos riscos! Que Deus nos abençoe! Tô angutiada!
Responder[email protected]
Responder