Desde que nascemos estamos suscetíveis a apresentar reações alérgicas de tudo que utilizamos, seja na hora da higiene, na hora de se alimentar e até mesmo na hora de se medicar. Afinal a alergia é nada mais nada menos do que o seu sistema imunológico combatendo algo estranho no seu corpo. O sistema de defesa do organismo trabalha a fim de combater a entrada de doenças e infecções que queiram afetar seu organismo, porém pode reagir a entrada de algo que faria bem como é no caso da alergia a medicamentos.
A alergia a medicamentos é uma das alergias mais complexas de se diagnosticar já que não existe um exame especifico que aponte o causador da reação. A única forma de ter conhecimento da substância é verificar qual foi o ultimo medicamento utilizado antes de aparecer tais sintomas e informar ao medico. Como a alergia é um problema desenvolvido de forma genética infelizmente não é possível desconfiar antecipadamente e muito menos evitar que ocorram.
Os sintomas da alergia a medicamentos em crianças podem surgir após uso imediato do remédio, horas após ou até mesmo dias depois o que dificulta ainda mais o diagnóstico e descobrimento da causa da reação alérgica. Por isso nada melhor do que se atentar aos primeiros sinais e em caso de qualquer mancha ou vermelhidão procurar imediatamente um medico que investigará o motivo e solicitará a suspensão do medicamento utilizado, evitando assim danos ainda maiores a saúde da criança.
Os medicamentos que costumam causar maiores ocorrências de alergia a medicamentos em crianças são os antibióticos, os analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos a base de diclofenaco, anticonvulsivos e dipirona. Vale alertar que qualquer medicamento até mesmo colírios que são vistos como inofensivos podem causar alergia a medicamentos em crianças e ao apresentar qualquer sintoma deve ser suspensa a utilização.
Principais Sintomas de Alergia e Como Lidar com ela?
A melhor forma de se prevenir de problemas ainda maiores é ficar sempre alerta ao iniciar qualquer que seja o tratamento medicamentoso e ficar atento a possíveis sinais de alergia. Os principais sintomas de alergia a medicamentos em crianças são:
- Lábios inchados
- Vermelhidão pelo corpo
- Coceira no corpo e nos olhos
- Erupções na pele
- Febre
Estes são os sintomas considerados comuns no caso de alergia a medicamentos, porém outros mais graves podem ocorrer apontados como anafilaxia onde a criança pode apresentar dificuldade respiratória, alteração da cor da pele ficando azulada incluindo os lábios, desmaios, confusão mental. Além destes sintomas aceleração do pulso, náuseas, diarreia, dor abdominal e a fotossensibilidade onde a superfície da pele ao contato com a luz solar começa a surgir lesões descamativas.
Ao notar os primeiros sintomas de alergia a medicamentos é indicada a procura de um pronto atendimento ou do seu medico de confiança. O primeiro passo será suspender o uso do medicamento em questão e procurar outra alternativa para continuar o tratamento. Normalmente os médicos procuram uma alternativa com substâncias e componentes diferentes do que ocasionou a reação alérgica e assim dar continuidade ao tratamento que foi interrompido. Graças ao avanço da medicina, existe uma infinita lista de medicamentos que podem substituir tratamentos para diversas doenças.
No tratamento da alergia a medicamentos, além da substituição do remédio causador a alergia pode ser solicitada o uso de um anti-histamínico ou com corticoides que aliviarão e controlarão os sintomas e incômodos da alergia. Quando utilizado o medicamento pela primeira vez o cuidado e alerta deve ser redobrado e observado qualquer sintoma ou reação diferente.
Veja também: Como Aumentar a Imunidade em Crianças
Foto: Panchopolous, Daniel Zanini H.
Oi. Dia 26/01 fiz minha ultra-transvaginal e o tamanho do meu útero tá medindo 7,62×4,39×3,69, (vol=64,1cm)
ResponderE o eco endometrial bem posicionado de espessura normal, medindo 0,94cm. Antes de eu fazer essa ultra, Eu tive
relações sexuais no dia 7/01 e no dia
11/01 eu fiquei menstruada. Eu tive relações de novo no dia 20/01 E depois 4 dias dps no dia 24/01 e fiz no período fértil. Dia 25 antes de fazer a ultra senti uma cólica bem leve e até hoje dia 01/02 tenho sentido essa cólica bem razoável e sinto dores moderadas na lombar tbm. O médico disse que estou com um cisto de naboth medindo 0,57cm. Mais eu fiquei encunda pq na obs ele colocou: o saco gestacional só é detectável ao ultra-som a partir de 5 semanas. Eu não entendi o do pq dele ter colocado isso. E creio eu que não tenha um cisto e sim uma gravidez. O que será que eu tenho?
Ao que se entende, não a indícios de gravidez, somente uma observação de protocolo.
Responder