Conhecido como um dos períodos mais delicados na vida de uma mulher, a gravidez pode trazer diversas incertezas e pequenos problemas que surgem para incomodar esse momento tão especial. Problemas esse como a alergia na gravidez, que pode aparecer a qualquer momento. Para as mães que já tiveram filhos e são mais experientes, talvez essas pequenas coisas não incomodem tanto, ou são até mesmo evitadas com mais facilidade, mas para as mães de primeira viagem, tudo o que envolve essa fase é uma novidade.
Será que a alergia na gravidez afeta o bebê? Será que pode ser prejudicial para a gestante? Pode-se tomar remédios contra a alergia na gravidez? Muitas dessas dúvidas aparecem frequentemente, mas para as respondermos, precisamos analisar como e por que ocorre cada tipo de alergia na gravidez.
O que é Alergia?
Alergias são, por definição, reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, variando desde pelos de animais, poeira e pólen até diversos tipos de medicamentos, alimentos ou até mesmo produtos de limpeza.
São diversos os motivos de uma pessoa possuir alergias. O primeiro deles é o fator hereditário, que faz com que as carreguemos como herança de nossos ancestrais, mas também deve-se levar em conta o estilo de vida de grandes cidades, que nos faz conviver em meio a poluentes e incentiva o aparecimento de diversos tipos de alergia.
Como já dissemos anteriormente, a gravidez é um período onde diversas mudanças ocorrem no corpo de uma mulher. Por isso, é possível que alguns tipos de alergia se desenvolvam na gravidez, mesmo que nunca tenha ocorrido ao longo da vida. Isso ocorre normalmente porque o corpo da mulher está mais sensível durante esse período de alterações hormonais, o que deixa o corpo mais vulnerável e causa a alergia na gravidez.
Tipos de Alergia na Gravidez
Existem basicamente três tipos de alergia que ocorrem por causa da gravidez:
- Alergia Alimentar
- Alergia Respiratória
- Alergia na Pele
Cada uma delas pode se manifestar de formas diferentes no corpo das mulheres grávidas e exigem diferentes tipos de cuidados específicos. Vamos falar sobre cada uma delas mais profundamente para que possamos entender melhor do que se trata.
Alergia Alimentar
Pode acontecer principalmente com aditivos alimentares presentes nos industrializados e processados, e também com alimentos com maior potencial alergênico, como leite de vaca, amendoim, soja, ovo, frutos do mar e até mesmo frutas cítricas.
Os efeitos são geralmente dificuldades na digestão, o que pode causar um grande incômodo. Ela também pode gerar reflexos na pele como erupções ou coceiras em locais específicos.
Alergia Respiratória
Os casos mais comuns de manifestação de alergia respiratória na gravidez são os de rinite e asma, que podem se agravar se a mulher já apresenta esse tipo de problema antes de ficar grávida.
Coceira no nariz, coriza, espirros constantes e falta de ar são alguns dos sintomas que as mulheres grávidas sentem. A rinite pode piorar e acabar causando a asma, mas em alguns casos, ainda que mais raros, a doença pode até mesmo desaparecer depois do parto.
Alergia na Pele
Uma alergia na gravidez muito comum é a na pele, que pode se manifestar de diversas formas diferentes, desde pequenas coceiras até urticárias, erupções polimórficas e manchas. As causas para que esse tipo de alergia se manifeste podem vir de alimentos, mas o corpo também é mais sensível a picada de insetos, por exemplo, o que pode causar efeitos mais graves nas grávidas.
Como Tratar a Alergia na Gravidez
Tratar uma alergia na gravidez não é a mesma coisa do que tratar uma alergia comum, isso porque se deve tomar muito cuidado para que os medicamentos não interfiram de nenhuma maneira na gestação da mulher, pois há muitos antialérgicos que são contraindicados nesses casos exatamente por trazerem consequências como a malformação do feto e até mesmo o aborto, em casos mais graves.
O mais recomendável é procurar um médico especialista que irá dar o tratamento indicado para cada caso específico de alergia na gravidez. Dessa forma, você consegue garantir que vai ser curada sem afetar o seu bebê.
Apesar disso, existem formas de evitar desenvolver essas alergias, o que acaba evitando também que você tenha que visitar um médico para trata-las. A melhor maneira é manter uma alimentação saudável, longe de produtos industrializados ou muito pesados.
Se a mulher apresenta casos de alergia respiratória antes de engravidar, é importante também que seu médico esteja atento a isso antes que o quadro possa piorar.
Alergia na Gravidez Afeta o Bebê?
Nós já falamos que alguns tipos de tratamentos podem afetar a formação do feto, mas será que a alergia em si também pode trazer consequências? A resposta é sim. Apesar de não serem consequências desastrosas, é comprovado que mães que possuem alergias não tratadas durante a gravidez têm mais chances de ter filhos que desenvolvam algum tipo de alergia.
Isso ocorre porque o sistema imunológico do feto ainda não está completo e maduro o suficiente para combater as alergias, por isso acaba as desenvolvendo também.
Existem diversos tipos de alergia e alguns deles podem ser prejudiciais para a gravidez. Mas apesar disso, sempre existem tratamentos simples e eficazes para que você possa ter uma gravidez saudável mesmo com algum tipo de alergia se manifestando.
O mais importante é saber que você necessita de tratamento e fazer isso o mais rápido possível quando identificar que está com algum tipo de alergia na gravidez que possa te afetar ou afetar o bebê.
São coisas simples, mas que muitas vezes deixamos passar por falta de atenção. Por isso, não importa qual seja o tipo de alergia que você possa ter, é sempre bom procurar tratamento para que não haja nenhuma consequência em sua gravidez.
Veja Também: 9 Dicas para Ter uma Gravidez Saudável
Foto: mijoko
Bom dia estou com 29 semanas e 5dias apareceu uns carocinho na minha barriga e coçar muito o que pode ser
ResponderEstou grávida de 16 semanas, tenho dois gatos e já fazem mais de uma semana que estou com nariz entupido e dor de cabeça porém nunca tive alergia alguma a meus gatos, mas estou começando a achar que estou começando a ter na gravidez, isso pode acontecer?
ResponderOlá, sim pode ter desenvolvido agora na gestação a alergia
ResponderBoa tarde!
ResponderTenho rinite alérgica desde criança, estou sofrendo com crises constantes e minha obstetra nao quer autorizar o uso de ante alérgicos e nem os remedios que ja faço uso. Li que o uso da loratadina nao constante pode ajudar em uma crise rápida. O que fazer?!
Olá Karen , para sua segurança não use nada sem orientação nem acompanhamento medico, converse com sua obstetra a possibilidade de algum tratamento para amenizar suas crises
ResponderBoa noite fiz uma ultrassom e dei alergia ao gel que o médico passou na minha barriga oque fazer ?
ResponderJuliana, relate na próxima ultrassom sobre sua alergia ao gel.
ResponderFale com seu obstetra se pode usar algo para aliviar a alergia.
Eu estou com 33 s e 4 dias e a 8 dias estou com várias bolinhas pela barriga,estendendo a virilha ,braço e as costas… Já fui no médico 3 vezes mais nenhuma medicação está adiantando…. Nada está me ajudando. Alguém pode me ajudar com algo pra passar …. Já usei todos os antialérgico
ResponderMaira, infelizmente por estar gestante, somente um médico pode te atender e receitar algo. Você está limitada para tratamentos, deve ser acompanhada de perto.
ResponderEstou numa situação dificil, ja não seimais o que fazer! Temos 2 cachorros em casa e 1 gata. A cachorra pariu 8 filhotes e meu esposo simplesmente insiste em deixar a casinha dos cachorros dentro da área de casa, logo, com o acesso liberado os cachorros ficam transitando pela área e a minha área está cheia de pelos de cachorro. Estou pra morrer com tanta alergia, tenho espirrado e tossido, tipo rinite… Já pedi ao meu esposo que coloque os cachorrinhos e a casinha no quintal, mas não me dá ouvidos… ele logo coloca a culpa na gata! Não sei se é a gata ou os cachorros, só sei que isso tem me rendido um bom estresse, fora que os cachorrinhos fazem cocô na casinha e não tem sido limpa. Evito ter o contato com cocô, ja falei com ele pra limpar, disse que ia limpar e até agora nada… Já expliquei a ele que tenho que evitar certas coisas, mas parece que não me compreende. Pedi que ele fosse fazer o pré-natal comigo, pra ver se cai a ficha dele com relação aos cuidados. Acho que cada macaco tem que ficar no seu galho, os cachoorros no quintal e eu na minha casa, fora que é muito chato, vc passar o dia trabalhando e chegar em casa e estar tudo fedendo, cheio de pelos… é complicado.!
ResponderSe você esta com nojo tudo bem, mas acho que limpar não vai te prejudicar e so usar luva, antes de limpar espirra um pouco de cloro depois pegue com uma sacola, você não faz suas necessidades e se limpa? e o mesmo procedimento e se você se sujar? o papel rasgar não vai precisar lavar as mãos ? do mesmo jeito vai ter contato com as fezes e o animal coitado não tem como fazer isso, assim que pegar com a sacola faça a higienização e estará tudo bem limpinho sem estresse.
ResponderObrigada amiga, pelas dicas. Graças a Deus essa fase já passo… Coisa de mamãe preocupada, mas hoje, sem neuras. Bjus.
ResponderEstou com alergia a calcinha que.aperta a virilha aí dar aquela.ai fica vermelho i coçar muito o que Fasso pra amenizar
ResponderJeane, verifique com um médico o que deve usar.
ResponderEstou com alergia na barriga piorou esses dois dias bem irritada cheia de carocinhos pequenos porém tenho dermatologista dia 28/05 e obstetra dia 05/06. Estou com medo de mancha a pele, alguém sabe o que posso fazer pra amenizar ?!
ResponderTatiana, aguarde a consulta com o dermatologista,é o mais indicado.
ResponderEstou grávida de 25s e durante a gestação é a segunda vez que acontece acho q seja alergia a camarão.
ResponderMinha barriga tá cheia de bolhinhas aquosas e vermelhas que coçam bastante. Não tenho como ir a um dermato ou alergo por conta dessa pandemia. Alguém pode me ajudar, o que devo passar ou tomar sem prejudicar o bebê.
Boa noite, estou com alergia na boca, está queimando e enchado e naosei oque passar para aliviar, acho que foi da pasta… com essa crise não achei dentista e não sei oque passo , encimado muito e queima
ResponderÉ normal a gestante ter alergia na barriga? Pode passar pro bebê?
ResponderPamela provavelmente não!
ResponderDeve ser investigado para saber do que se trata !
Boa noite, a alergia não passa para o bebê!
ResponderEstou com uma irritacao nos pes a tres dias. Isso é normal na gestaçao? Sao bolinhas que coçam muito.
ResponderBom dia, isso não é sintoma de gestação. Procure um médico.
ResponderEstou com alergia na pele
ResponderJocelia procure seu médico para ele te receitar algo.
ResponderGostei das informações porém acho q fiquei c alergia a grama, pois fiz o ensaio d gestante logo depois ja comecei a sentir o corpo coçar
ResponderBem provável mesmo. Mas já está tratando?
Responderfui picada por um inseto doeu e ficou uma pinta vermelha mas nao deu ver pra qual insento era ele entrou em um buraco e estou de 31 semanas sera que afeta o meu bebe estou preocupada
Responderfui picada por um inseto doeu e ficou uma pinta vermelha mas nao deu pra ver qual insento era ele entrou em um buraco e estou de 31 semanas sera que afeta o meu bebe estou preocupada
ResponderMinha última menstruação foi dia 08/09 e de acordo com a ultrassom estou de 1 2 semanas e 2 dias. Eu menstruei mesmo estando grávida então?
ResponderFabiana vc pode ter tido um sangramento e não menstruação, porque mulher nenhuma grávida menstrua.
Responder