Muito se fala dos cuidados durante a gravidez e até mesmo sobre os cuidados do bebê, mas e os cuidados com a mulher após o parto, incluindo o anticoncepcional pós-parto? Como é a adaptação do corpo da mulher depois de um parto para tomar uma pílula? Qual é o melhor momento para começar a tomar?
O anticoncepcional pós-parto pode prejudicar o bebê? Dúvidas como essas são muito frequentes para as famílias que acabaram de ter um bebê, mas para saber exatamente a resposta para elas, é necessário entender o funcionamento da pílula anticoncepcional.
Como Funciona a Pílula Anticoncepcional?
Trata-se de um tipo de medicação que inibe a ovulação, o que significa que a mulher “pula” o período fértil, além de também impedir a dilatação do colo do útero, o que dificulta a entrada de espermatozoides o útero.
Ela tem 98% de eficácia, mas para funcionar, precisa ser tomada regularmente. Quando uma mulher já está muito acostumada com um tipo de anticoncepcional por anos, é possível que o colo do útero fique mais fechado e que haja certa dificuldade para um casal que está tentando ter filhos engravidar. Apesar disso, ele não causa infertilidade na mulher, sendo essa dificuldade, se existir, apenas temporária.
Quando Começar a Tomar o Anticoncepcional Pós-Parto?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, porque depende muito do tipo de anticoncepcional que estamos falando. Se falarmos, por exemplo, das pílulas que contém estrógenos, a resposta é que a mulher só deve tomar após terminar de amamentar o seu bebê.
Isso porque esse tipo de pílula contém hormônios que podem sair no leite e afetar a saúde da criança que está sendo amamentada. Os anticoncepcionais mais conhecidos possuem uma mistura de estrógeno e progesterona, pois é a forma mais simples de obter os efeitos desejados.
O mais recomendável é que a mulher tome pílulas que contém apenas progesterona. Esse anticoncepcional pós-parto é de uso contínuo, ou seja, a mulher deve tomar todos os dias. Porém possuem também alguns efeitos colaterais como:
- Inibição da Menstruação – A mulher pode não menstruar, ou pode ter pequenos sangramentos menores do que os de menstruação, mas por um período um pouco maior.
- Diminuição da Libido – É um efeito colateral do anticoncepcional pós-parto a base apenas de progesterona.
Existem também outros métodos que podem ser adotados, como a injeção de progesterona, que pode ser tomada ou uma vez por mês ou uma vez a cada três meses. As vantagens dela sobre a pílula é que a mulher não precisa ficar lembrando todos os dias de tomar, o que evita o problema do esquecimento, além de funcionar muito bem para as mães que estão amamentando.
É sempre importante conversar com um médico especialista para saber qual é a melhor pílula para se tomar e o que fazer quanto aos efeitos colaterais causados por elas. A verdade é que cada mulher deve adotar um método contraceptivo de acordo com as necessidades do seu corpo e de como se sentir no momento de tomar essas medicações.
São muitas as questões a serem levadas em conta quando falamos de um anticoncepcional pós-parto, pois não estamos falando apenas da mulher, mas também de como o bebê pode ser afetado com isso.
Outros Métodos Contraceptivos
Além da pílula anticoncepcional pós-parto, o casal também pode usar outros métodos para prevenir uma gravidez indesejada, como:
- Preservativos – Tanto as camisinhas masculinas quanto femininas têm eficácia muito grande e podem ser usadas sem problemas enquanto uma mulher está amamentando.
- Diafragma – Também funciona muito bem para as mães que não querem tomar nenhum tipo de medicamento, mas são mais eficazes quando combinados com um espermicida, que também não faz mal à mãe nem ao bebê que está sendo amamentado.
- SIU – É uma sigla para Sistema Intrauterino com Hormônio e é indicado para mulheres que acabaram de ter filhos, pois pode ser colocado apenas 40 dias após o parto. Seu funcionamento é muito parecido com o do DIU e tem uma eficácia grande.
Como você pode perceber, existem diversos métodos que podem ser adotados como um anticoncepcional pós-parto. Por isso, é possível pensar em diversas maneiras de se proteger e de não ter nenhuma surpresa e, ao mesmo tempo, não prejudicar o início da vida do bebê, sua relação com a mãe e nem a saúde de nenhum dos dois.
A recomendação dos médicos é que um casal espero pelo menos 6 meses do nascimento de um filho para poder engravidar de novo. E ainda que maioria dos casais não pensa em ter outro filho logo após de ter um, esse é um risco que se pode correr se precauções não forem tomadas.
Por isso, é sempre importante saber quais são os melhores métodos contraceptivos a serem usados durante a amamentação de um bebê e quais são os tipos de pílulas que podem sem tomadas ou não. Sabendo disso, fica muito mais fácil se prevenir e se organizar para conseguir cuidar bem do seu bebê sem ter maiores preocupações.
Veja Também: Minha Experiência Com a Laqueadura
Foto: EME
Comecei a tomar a injeção contracep com 3 semanas de pos parto e não parei de sangrar ainda, hoje tem 1 semana e 1 dia que tomei.
É normal? A i injeção demora quanto tempo para fazer efeito?
Obs: É a primeira vez que tomo um anticoncepcional.
ResponderOlá, segundo pesquisas: A partir do primeiro dia do uso da injeção, caso ela seja aplicada no inicio do período menstrual, já se inicia o efeito contraceptivo. Contudo, o efeito máximo se atinge por volta de sete dias após a injeção, por isso é recomendado que seja utilizado um método complementar como a camisinha, durante a primeira semana.
ResponderSugiro que siga as orientações de seu medico, se necessário uma consulta de avaliação após uso do AC.
Olá, já tem quase um mês que estou descongetrel pós parto, sem usar outro metudo de prevenção, eu corro risco de engravidar?
ResponderOlá, levando em consideração que nenhum método é 100% confiável pode sim mais são pequenas as chances!
ResponderEu queria saber se eu tenho que parar de tomar o remédio um pouco pra menstruar ou não precisa estou amamentando e meu remédio pega no posto são 35 em cada cartela passada pelo ginecologista
ResponderEstou com 25 dias pós parto..meu médico já me receitou o contínuo..quando devo começar a tomar? De imediato ou espero minha menstruação? Pois estou amamentando e não sei quando vai vir..
ResponderNesse caso acredito que já possa fazer o uso, uma vez que já receitado.
ResponderOlá….o anti concepcional pós parto deve ser tomado sem ser feito a pausa dos 7 dias???
ResponderDevo emendar uma cartela na outra???
Olá, ele é de uso continuo.
Respondereu já tô com 6meses que tive minha bebé e tomo o remédio noretin qual o medicamento idicado para mim tomar…
ResponderTive bebê tem 1 mês e 18 dias comecei a tomar desogestrel. Devo me prevenir com preservativo?Se sim,por quanto tempo?
ResponderOlá, tive meu filho á um mes .. e me passaram o anticoncepcional ( PEROLA) eu nunca ouvi falar, porem antes de engravidar eu tomava injeção perlutam e me disseram que não posso mais tomar por conta da amamentação. isso procede ? será que tem alguma injeção que eu possa tomar, mesmo amamentando ? Obrigada
ResponderApós parto Foi recomendada pra mim a injeção trimestral medroxiprogesterona.
ResponderBoa tarde perdi minha filha com 7 meses de gestação hoje faz 15 dias será que já posso começar a tomar o anticoncepcional de antes ?
ResponderTenho uma bebê de 2 meses e estou tomando anticoncepcional.
ResponderEu e meu esposo tivemos relação sexual e ele ejaculou dentro.
Tenho risco de engravidar novamente?
Não, se vc tomou a pílula corretamente.
ResponderOlá, tenho um bebe de 5 meses amamentei no peito até os 4 meses, tomei anticoncepcional continuo até 4 meses e parei, quando a menstruação vai descer?
ResponderAlana, a pausa do anticoncepcional pode desregular o ciclo. Não temos como dizer quando vai descer.
Respondereu sou mamãe de cesaria não amamento no peito e ss mamadeira e minha menstruação não desceu e minha filha tem dois meses ou seja dois meses de cesária quero saber se posso tomar anticoncepcional e como devo tomar
ResponderOlá, como não amamenta pode tomar o mesmo que tomava antes ou algum que tenha conhecimento.
ResponderO ideal é ir ao ginecologista para ele receitar.
Preciso saber quais são os anticoncepcionais usados no pós parto e porque.
ResponderMilena, são anticoncepcional com pouco hormônio, hormônios esses que podem ser usados por lactantes.
ResponderEsqueci de tomar o anticoncepcional depois do meu parto hj tem 47 dias que ganhei minha filha o que faço?
ResponderGostaria de uma informação se possível. Meu BB tem seis meses, e desde que fiz minha cesariana ainda não mestrei. Então, gostaria de saber em que momento posso tomar anticoncepcional, seja ele comprimido ou injetável?
ResponderOlá, tudo bem?
ResponderSe você ainda amamenta, deve ser um recomendado pelo médico!
Qual anticoncepcional indicado para mulheres que ainda não voltaram a menstruar após o parto?
ResponderNeidiane qualquer orientação de medicamento precisa ser feito e pelo médico e será levando em consideração se vc está amamentando ou não so seu médico pode indicar.
ResponderOlá , então…eu tomei um anticoncepcional da minha irmã, tomei uma vez só e mês passado, acontece q o anticoncepcional é pós parto , e até agora minha menstruação não desceu , seria o efeito do anticoncepcional?
Responder