Embora a gravidez seja um momento de muita alegria, também é um momento
em que a mulher deve ser extremamente cautelosa. Com tantas mudanças
acontecendo dentro do seu corpo, sempre há muitos riscos e um deles é o
tétano, por isso a indicação medica da antitetânica na gravidez deve ser levado
a sério.
O Que é o Tétano?
O tétano é uma condição bacteriana que ameaça a vida. Causada pela bactéria
Clostridium tetani que é frequentemente encontrada no solo, no pó e nas fezes
de animais.
A bactéria do tétano pode facilmente passar para o corpo através de uma ferida
aberta. Seja por um arranhão de leve na pele até uma ferida profunda causada por uma mordida, queimadura, perfuração, lacerações, entre outros.
Uma vez que a bactéria entra na pele, ela produz uma toxina conhecida como tetanospasmina que percorre a corrente sanguínea. Ela ataca o sistema nervoso e pode levar à morte se não for tratada a tempo, por isso é fundamental tomar a antitetânica na gravidez. O período de incubação da bactéria varia de 3 a 21 dias.
Sintomas do Tétano
- Bloqueio do sistema neurológico
- Contrações ligeiras dos músculos do maxilar
- Febre
- Pressão sanguínea elevada
- Sudorese
- Batimento cardíaco rápido
- Rigidez no pescoço e nuca
- Rigidez dos músculos abdominais
- Fraturas da coluna vertebral
- Dificuldade de deglutição
- Espasmos corporais que provocam dor e duram por vários minutos, geralmente causados por sons altos, toque físico e sensibilidade à luz
O tétano pode ser evitado através da vacinação. Os anticorpos contra o tétano se formam no corpo da mulher e também do bebê, já que o feto recebe esses anticorpos através da placenta. Eles protegem a criança por alguns meses após o nascimento, até que ela possa receber a vacina também.
Tétano Neonatal
O tétano neonatal é uma condição grave e fatal que afeta os recém-nascidos. Antigamente era conhecido como “mal dos 7 dias”, porque a doença se desenvolve rapidamente e o recém-nascido pode morrer em cerca de uma semana.
A infecção pode ser contraída durante o parto, através do corte no cordão umbilical , ou nos dias seguintes após o nascimento, caso a limpeza do coto umbilical não seja feita de forma adequada.
Os bebês são afetados, porque não têm a imunidade que passaria da mãe após a vacina. Portanto, é de grande importância que as mulheres tomem a antitetânica na gravidez.
Vacina Antitetânica na Gravidez
A maioria dos países segue um padrão universal para a imunização ao tétano durante o período da gestação. Mulheres que fizeram um aborto ou aquelas que possuem uma ferida propensa ao tétano devem receber a antitetânica na gravidez para prevenir qualquer risco.
Também é importante administrar a vacina nas áreas rurais, uma vez que alguns partos ocorrem em condições inseguras. Caso a gestante apresente a caderneta de vacinação incompleta, é suficiente completar o esquema já iniciado.
Mas, se ela nunca foi vacinada, não possui caderneta de vacinação ou não se lembra se já fez a imunização contra o tétano, nesse caso, são indicadas três doses.
Ela deverá tomar duas doses da dupla adulto dT ou da simples antitetânica, com intervalo de no mínimo 30 dias, e complementar com a dTpa, que inclui a imunização contra coqueluche.
Caso tenha tomado uma dose de antitetânica a mais de 10 anos antes da gestação, é indicado reforçar o esquema com duas doses: uma da dT ou da simples antitetânica e outra da dTpa, com intervalo mínimo de 30 dias
Dicas Importantes Sobre a Vacina de Tétano
- Tanto em caso de gravidez e na prevenção do tétano após alguns tipos de ferimento o intervalo para reforço, previsto a cada dez anos, deve-se reduzir para 5 anos.
- Os reforços a cada 10 anos da 3ª dose serão por toda a vida.
- O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 60 dias (mínimo de 30 dias), entre a segunda e a terceira dose o intervalo ideal é de 180 dias (seis meses) ou três doses com intervalo de dois meses entre elas (mínimo de 4
semanas). - Para prevenção do tétano neonatal é importante que a gestante receba pelo menos 2 doses de vacina dT dupla adulto.
- Se a mulher engravidar novamente dentro de dois anos após a primeira gestação e recebeu duas doses da primeira vez, ela receberá apenas uma dose de reforço.
Se me Machucar Depois de Tomar a Vacina, o Que Fazer?
Se a mulher se machucar depois de tomar qualquer uma das doses da vacina antitetânica na gravidez, não é necessário fazer nada. A vacina já começa a formar anticorpos que protegem o organismo de quaisquer infecções. Ao mesmo tempo, é importante procurar ajuda médica se tiver ferimentos graves.
Enquanto a vacina antitetânica na gravidez oferece a proteção necessária ao bebê através da transferência de anticorpos da mãe, também é importante que o parto seja feito em práticas higiênicas, de modo a prevenir condições de tétano materno e neonatal.
Não hesite em consultar o médico para qualquer problema. Fique atenta e fique
saudável!
Veja Também: Vacinas na Gravidez- Quais as Principais a Tomar
Fotos: Prefeitura Municipal Itanhaem
É correto tomar a dtpa com 12 semanas de gestação?
ResponderOlá Daiene: A vacina tríplice bacteriana (DTPa) é recomendada em todas as gestações para a proteção da gestante contra a difteria, o tétano acidental, a prevenção do tétano neonatal e contra a coqueluche. A recomendação é que a gestante receba, a partir da 20ª semana de gestação, uma dose dessa vacina.
ResponderOBS: siga as orientações de seu medico por segurança
Tomei a vacina dtpa com 10 semanas de gestação, pode acometer o feto?
ResponderOlá, não pois é recomendado para grávidas, mas geralmente são aplicadas após 20 semanas!
ResponderUma mulher, que teve tétano há sete anos e engravida,pode e/ou precisa tomar a vacina antitetânica normalmente na gestação???
ResponderSim, nesse caso a uma relação passada pela sua obstetra de quais vacinas deverá tomar.
ResponderA partir de quantas semanas de gestação que é indicado tomar a antitetânica? Tem algum risco tomar nas primeiras semanas de gestação?
ResponderLuciana, verifique com seu médico. Cada médico tem um protocolo quanto a isso!
ResponderOlá, Luciana!
ResponderEstou com a mesma dúvida, conseguiu descobrir? Obrigada!
o que acontece quando a mulhe concebe’e TER feito sempre aborto espontânio ;mais com o colo feixado.o que provoca esses abortos?
ResponderOlá Amiga linda, td bem amiga? Não consegui compreender sua pergunta, poderia nos enviar-lá novamente? Fico no aguardo amada. Bjs e Boa sorte
ResponderAmiga o aborto espontâneo é uma experiência absolutamente normal na vida reprodutiva da mulher. Cerca de 15% das primeiras gestações não se desenvolvem até o final. Embora o número seja alto, o episódio não deixa de ser doloroso para a mulher quando ocorre. Mas a explicação certamente vai tranquilizar vc. Abortar espontaneamente significa uma boa leitura do organismo que, ao se deparar com embriões mal formados geneticamente, interrompe o processo de manutenção da gravidez. Não existe prevenção para alterações cromossômicas que causam o aborto. No entanto, o que toda a mulher pode e deve fazer são exames de preconcepção para saber se tem alguma alteração genética ou doença autoimune. Além disso, deve tomar ácido fólico três meses antes de engravidar.
Responder