Quando o assunto se trata de deixar o bebê na creche não acaba sendo nada fácil para nos pais, deixar nossos pequeninos com terceiros acaba sendo uma preocupação muito grande, mesmo que sejam os pais de primeira, segunda ou terceira viagem.

Deixar nosso bebê ainda de colo, tão indefeso e sem saber ainda se expressar aos cuidados de professores e funcionários, acaba sendo uma experiência um tanto desafiadora. Um verdadeiro frio na barriga e muita ansiedade, além da extensa preocupação é inevitável, mas faz parte da vida corrida das mães dos tempos modernos.

Mudança da Rotina

O início do bebê na creche traz profundas mudanças na rotina de toda família. Se o bebê estava sendo cuidado pela mãe em licença maternidade, terá que se adaptar à nova rotina da creche escolhida pelos pais. Por isso, é natural o bebê chorar nas primeiras semanas até se adaptar com os novos cuidados e com os novos cuidadores.

A ideia de pôr o bebê na creche soa um pouco assustador para qualquer pai e mãe, independente da necessidade da família. Mas realmente é a única opção que muitos pais possuem para conseguirem retornar as suas atividades, sem atingir a vida financeira da família.

Deixar Com Familiares ou na Creche?

Quando se tem a opção de deixar o trabalho para cuidar do bebê ou até mesmo contar com a ajuda de familiares como os avos, deixar o bebê na creche fica como última opção da lista. Afinal é muito melhor deixar com pessoas de sua confiança e que terá um cuidado único com seu bebê, do que em um local mesmo que apropriado para isso e que terá que dividir atenção com outros bebês.

O medo de como o bebê na creche será tratado é inevitável, mesmo que a escolha do local seja feita cautelosamente. Mas um fator de muita importância para esse momento é que os pais demonstrem total segurança para o bebê.

A insegurança dos pais, principalmente na hora de deixar o bebê na creche podem passar tensão e causar um grande desconforto a cada entrada, todos os dias. O bebê deve se sentir seguro, principalmente se for um pouquinho maior, e ter a segurança que os papais voltarão em algumas horas para busca-lo.

Normalmente os primeiros dias podem ser difíceis, com muito choro e tensão ou também os papais podem se surpreender. Nessas horas é necessário contar com a ajuda de boas profissionais que distraiam o bebê na hora da entrada e ainda passem segurança para os pais irem embora tranquilamente.

Como Escolher a Melhor Creche

Agora quando se trata em escolher a melhor creche é mais difícil ainda. O indicado é que os pais conheçam as creches da região, sempre pedindo indicações de conhecidos e sempre pesquisando sobre o funcionamento de cada uma delas, assim como as áreas apropriadas do local. Vamos listas alguns itens que são fundamentais para a decisão e escolha da melhor creche:

Higiene

A higiene do local é um dos pontos fundamentais e que deve ser avaliado minuciosamente em cada visita. Cada espaço da escola deve ser analisado principalmente as áreas onde se alimentam e são preparados os alimentos. Local onde os bebês dormem e são feitas suas higienes também devem estar impecáveis para oferecer os cuidados necessários aos bebês.

Espaço

O espaço é outra coisa fundamental que deve ser avaliado, como por exemplo o local apropriado para o lazer dos bebês. Toda creche deve ter uma área reservada para as atividades e estimulação do desenvolvimento dos bebês, sempre visando a segurança e o cuidado dos pequenos.

Quantidade de Funcionárias Capacitadas

Cuidar de bebês e crianças é uma responsabilidade sem tamanho e para estar à frente de cuidados em uma creche mais ainda. Por isso é necessário o cuidado de profissionais capacitadas e que não tenham excesso de bebês para cuidar ao mesmo tempo, garantindo os devidos cuidados do bebê desde a higiene, segurança até a alimentação. Verificar quantas responsáveis cuidam dos bebês é essencial para garantir e exigir bons cuidados.

Indicações de Terceiros

Indicações de amigos e conhecidos é indispensável! O ideal é você pedir indicações para conhecidas que tenham bebês, obviamente a escolha dependerá da sua percepção e dos seus instintos, e ao local que se adequará ao que você está buscando para seu bebê. Mas saber que um local é bem indicado já é um grande passo para achar a melhor creche.

Necessidade dos Pais

Uma boa creche não terá a função somente de ficar com seu bebê enquanto você está no trabalho. É necessário ter uma rotina para atender as necessidades físicas e emocionais do bebê, garantindo segurança, cuidados com a alimentação, saúde e higiene.

Não podemos esquecer também da questão das necessidades dos pais. É necessário sempre verificar a disponibilidade e horário de funcionamento da creche e ver a adequação aos horários do trabalho dos pais.

Algumas creches oferecem um horário mais extenso, garantindo que os papais mesmo os que trabalham mais distantes consigam chegar pontualmente para buscar seu bebê. Já outras, trabalham com horários mais enxutos e seguem rigorosamente um único horário de saída.

Segurança

A segurança da creche é outro ponto fundamental para a decisão da melhor creche. Contar com um local com câmeras de segurança e até mesmo controle rigoroso de entrada e saída dos bebês, assim como controle na transição de terceiros no local.

Ambientes com escadas, janelas com fácil acesso de bebês curiosos, assim muros de fácil acesso externo e portões que se mantem abertos. Tudo deve ser analisado para oferecer segurança ao bebê e tranquilidade aos pais.

Algumas creches inclusive disponibilizam o serviço de câmeras para que os pais acompanhem a rotina dos bebês através de sites ou app de celulares. Garantindo que o bebê possa ser visto a qualquer momento do dia e como estão sendo tratados.

Alimentação

A alimentação é outro fator de importância na escolha da creche. Bebês que ainda mamam, devem seguir à risca as recomendações do leite apropriado para a idade, assim como os horários de alimentação.

Para os maiorzinhos que estão iniciando alimentos sólidos, garantir uma alimentação adequada e saudável também é essencial. Normalmente creches e escolinhas contam com o apoio de nutricionistas que fazem o cardápio saudável dos bebês.

Esses cardápios são passados semanalmente para os pais, com a informação de cada alimento fornecido para o bebê. Bebês que sofrem com algum tipo de alergia, merecem cuidados e alimentação diferenciada e por isso é necessário informar a creche, sempre com o laudo médico

São diversas as preocupações que os pais devem ter nesse momento de escolha e decisão de deixar o bebê na creche. Mas garantindo bons cuidados, ambiente seguro e profissionais que além de cuidar do bebê ainda atualizam todas as informações necessárias diariamente para os pais trará conforto para todos.

Veja Também: Ansiedade de Separação: O que Fazer Quando o Bebê Está Nessa Fase
Foto: Joan Burton at Little Apples Creche