Preocupações são comuns em toda gravidez. Hormônios são produzidos em larga escala e o corpo começa a se comportar de maneira diferente. O fator emocional também afeta de diversas formas, além de toda a inquietação e agito das pessoas que convivem com a gestante. Tudo isso pode gerar tensão e fazer com que alguns problemas sobressaiam. Um que causa medo e receio é: o bebê parou de mexer na barriga.

De início, já precisamos falar que não é normal o bebê não se mexer. O natural é que o bebê se movimente e comece a chutar por volta do 5o mês de gestação1. Esses movimentos se intensificam com o passar das semanas e, ao contrário do mito popular, não param perto do parto. É verdade que depois do encaixe os movimentos do bebê ficam mais limitados, mas isso não o faz parar de mexer na barriga.

É importante lembrar que apesar da maioria das mamães começar a sentir o bebê mexer por volta da 20ª semana de gestação, em alguns casos pode demorar um pouco mais. Isso é comum e não há nada com o que se preocupar, a não ser que passe muito tempo e você não consiga sentir o bebê mexendo de maneira alguma. Nessa situação, é recomendável procurar um médico para investigar possíveis problemas.

Possíveis Causas do Bebê Parar de Mexer na Barriga

A falta de movimento de um bebê pode ter diversas causas. Por isso, o motivo só pode ser identificado se procurado um médico para realização dos exames adequados. A mãe pode sondar fatores e ajudar no diagnóstico. As principais causas para o bebê parar de se mexer na barriga são:

  • Falta de nutrientes e oxigênio
  • Insuficiência placentária
  • Estresse
  • Problemas com o sono

Cada uma dessas causas afeta o bebê de forma diferente e pode ser mais ou menos fácil de ser resolvida. Por isso, é preciso investigar uma a uma para se ter certeza do que vem provocando a perda de movimento do bebê na barriga.

Falta de Nutrientes e Oxigênio

Se o seu bebê parou de mexer na barriga pode ser sinal de que não está recebendo nutrientes ou oxigênio suficiente através da placenta. Para que o problema seja resolvido, é necessário consultar um médico de forma a investigar o motivo desses nutrientes ou oxigênio não estarem chegando corretamente e determinar os procedimentos a serem tomados.

A desidratação e o jejum também podem fazer com que o bebê se mova menos, por isso é importante comer e beber bem para garantir a saúde do bebê durante a gestação. A movimentação fetal deve ser percebida principalmente depois que a mãe se alimentar. Se ao comer, a gestante perceber que o bebê não se movimentou, é importante procurar um médico, pois essa é a hora em que o bebê mais se mexe.

Insuficiência Placentária

Quando a placenta não se desenvolve conforme o esperado ela pode prejudicar a gravidez2, porque é através dela que todos os nutrientes e oxigênio citados no tópico anterior chegam ao bebê. Por isso, se você perceber que o bebê parou de mexer na barriga, é importante visitar um médico para que ele realize exames e dê o diagnóstico.

Em casos mais graves e quando comprovado que a gestação não pode continuar, o parto induzido é uma alternativa para salvar a vida do bebê.

Estresse

Durante a gestação, tudo que afeta a mãe positiva ou negativamente também pode afetar o bebê, inclusive o estresse. Assim, o estado emocional e físico das mães são determinantes no comportamento dos bebês3, sendo que os hormônios liberados durante períodos de estresse podem fazer com que se movimentem menos.

Problemas com o Sono

Bebês dormem dentro da barriga da mãe e, enquanto esse sono acontece, é normal que não se movam. Muitas mães ficam preocupadas com a falta de movimento nesse período, que dura normalmente entre 20 a 40 minutos, mas é normal de acontecer. Ou seja, se o seu bebê parou de mexer na barriga apenas por esse intervalo de tempo, não há motivos para se preocupar.

Porém, se ele está tendo problemas ou sendo impedido de dormir por algum motivo, pode ser que fique parado por períodos mais longos de tempo, o que normalmente preocupa muitas mães. Em todo caso, o recomendado é procurar por um médico e verificar a situação.

O que Fazer Quando o Bebê Parou de Mexer na Barriga?

Muitas pessoas dizem que comer um doce ajuda a estimular o bebê a se mexer, o que pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre funciona, já que serve mais para o bebê acordar e se alimentar do que para problemas pontuais como os citados aqui.

O recomendado é sempre procurar por um médico para que o problema seja investigado de forma aprofundada e as providências corretas sejam tomadas. Quando uma mãe diz “meu bebê parou de mexer na barriga” a reação de quem está em volta é normalmente de pânico. Problemas na gestação podem afetar muito as mães, pais e toda a família.

Porém, é sempre importante lembrar que o estresse é um dos fatores que provoca essa perda ou diminuição dos movimentos. Por isso, é fundamental manter a calma e procurar pela ajuda de um profissional, de forma que as causas sejam identificadas e resolvidas o mais rápido possível.

Minha experiência: Na segunda gravidez precisei ir à maternidade. O bebê não se movimentava havia algumas horas e me assustou bastante. Então me encaminharam para a cartiotocografia, um exame onde colocam monitores na barriga para verificar os batimentos cardíacos do bebê e frequência de possíveis contrações. Fiquei naquele aparelho por uns 20 minutos e, ao final, estava tudo bem. A enfermeira chegou perto de mim com uma buzina (sim, buzina mesmo) e apertou 2 vezes. O bebê deu um pulo enorme! Então ela disse: ele estava apenas dormindo muito, mamãe. Enfim, sai de lá mais tranquila mas com muita dó do meu bebê, pelo susto que tomou.

Dica Importante: a correta alimentação na gravidez é fundamental para que o bebê cresça forte e saudável. Por isso, a mamãe deve fazer uso de polivitamínicos indicados para esta fase, como o FamiGesta, que contém Metilfolato na quantidade ideal e é muito recomendado pelos médicos. Você encontra o FamiGesta aqui.

Veja Também: Com Quantos Meses o Bebê Mexe na Barriga?
Foto: Perfection V800/V850