O boldo é uma planta medicinal da América do Sul, também conhecida como boldo do chile, boldo afragans ou boldo verdadeiro, muito utilizada como remédio fitoterápico para o fígado. Seu nome científico é Peumus boldus Molina e suas folhas para chá podem ser compradas em lojas de produtos naturais, farmácias e até mesmo nos quintais de algumas casas.

Qual Parte do Boldo é Utilizada?

A parte utilizada no boldo são as folhas secas, ótimas para o preparo de chás com propriedades diuréticas e antissépticas1. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que o chá não deve ser consumido com muita frequência e que existe um jeito específico de tomar o boldo.

Propriedades do Boldo

O boldo possui vários componentes com propriedades antioxidantes que atuam na prevenção de doenças e ajudam na eliminação de radicais livres. Além disso, o boldo possui propriedades diurética, antibiótica, laxante e anti-inflamatória.

Indicações

O boldo pode tratar problemas do fígado e da vesícula biliar2 por estimular a produção de bílis e, de quebra, tratar sintomas relacionados como icterícia, hepatite (sem ser aguda) ou litíase e cálculo biliar. Devido à sua propriedade laxativa que diminui a constipação e flatulência, o boldo também é indicado em casos de má digestão e de desconfortos gastrointestinais como um todo.

Também é dito que o boldo tem propriedades que ajudam no tratamento de gota, cistite, dor de cabeça, de ouvido, insônia e suores frios. Seus efeitos podem ser antiespasmódicos, anestésicos, sedativos, tônicos e até vermífugos. Acredita-se ainda que o boldo tenha capacidade de diluir o sangue, prevenindo a formação de trombose.

Como Usar o Boldo

O chá de boldo é preparado com suas folhas secas, fervidas em uma xícara de água para cada colher de sopa de folha picada. Então, deve-se deixar repousar a infusão abafada por cerca de 10 a 15 minutos antes de tomar.

Para problemas no fígado e vesícula biliar, é recomendado uma xícara de chá de boldo antes de cada refeição e ao se deitar, durante até 3 semanas. Agora, se a intenção for controle de diarreia, a metade de um copo de chá de boldo várias vezes ao dia, em curtos intervalos, pode ajudar bastante na eliminação do agente infeccioso.

Em casos de constipação ou prisão de ventre, o ideal é tomar dois copos de chá de boldo entre as refeições, de duas a três vezes por dia. E para problemas de infecção na urina ou elevação no ácido úrico, duas xícaras de chá de boldo por dia são o suficientes. Por fim, se o foco for controle da má digestão, deve-se ingerir a infusão antes das refeições com o chá ainda bem morno.

Importante: o boldo não deve ser consumido por longo prazo pois depois de algumas semanas ele pode causar efeitos colaterais como convulsões, insuficiência renal, lesões intestinais e até risco de morte.

O ideal é que a pessoa intercale o consumo do chá: 1 semana bebendo e depois 1 semana e meia sem beber. Ou ainda, que seja um tratamento pontual, não excedendo o prazo de 3 semanas contínuas.

Contraindicações do Boldo

O chá de boldo é contraindicado para gestantes, pois tem potencial abortivo, e para pacientes com as vias biliares inflamadas e obstruídas ou portadores de hepatite aguda ou pancreatite, já que pode piorar as lesões3.

O boldo também pode ter má interação medicamentosa com anticoagulantes e potencializar seus efeitos, aumentando o risco de hemorragias. Portanto, pacientes que fazem uso dessas medicações não devem tomar boldo. Como efeito colateral, o chá de boldo pode provocar vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Veja Também: Chá de Inhame Para Engravidar – Como Tomar?

Foto: mauroguanandi