A escolha do anticoncepcional não é lá uma decisão muito fácil. Pelos conhecidos efeitos colaterais as mulheres ficam inseguras na hora de decidir entre os medicamentos contraceptivos disponíveis no mercado, e olha que são muitos. O anticoncepcional Cerazette é reconhecido como superior comparado aos demais, por possuir em sua composição apenas o hormônio progesterona. Mas a grande preocupação das mulheres é, o Cerazette engorda ou não?
Eis aqui uma questão muito relativa. Primeiro nenhum corpo reage igual a outro mediante ao uso contínuo de qualquer medicamento. Você pode tomar o Cerazette ou qualquer outra pílula anticoncepcional e engordar ou emagrecer e conhecer outra mulher que teve os sintomas exatamente contrários aos seus. Perfeitamente normal!
Engorda ou Não?
Na verdade, as substâncias contidas na composição deste anticoncepcional não interferem no ganho ou perda de peso. Quando a medicação atinge diretamente este fator, o efeito esperado é descrito em suas advertências, o que não é o caso do Cerazette.
Como trata-se de uma medicação hormonal, alguma alteração no metabolismo, no humor e comportamento da mulher pode ocorrer sim, se a partir disto você mudar sua alimentação, aumentar a ingestão de colorias, naturalmente ganhará peso. Mas não podemos colocar a culpa na pílula, e dizer que o cerazette engorda, não é verdade?
Diante destas variáveis, é muito subjetivo afirmar que o Cerazette engorda ou emagrece. Ele não possui nenhum componente em sua fórmula que interfira no ganho de peso. Existem sim alguns outros efeitos colaterais descritos em sua bula, mas sobre eles falaremos logo a seguir.
Composição do Anticoncepcional Cerazette
O cerazette é um contraceptivo de uso contínuo que contém em sua composição apenas o hormônio progestagênio e não possui o estrogênio. É um medicamento anticoncepcional seguro e confiável, indicado para evitar a gravidez, regular o ciclo menstrual e no tratamento de miomas. E não tem nenhuma indicação para ganha ou perda de peso, portanto não podemos afirmar que Cerazette engorda.
Cada comprimido contém 75 microgramas de desogestrel protestogênio além de excipientes (sílica coloidal, alfa- ocoferol, lactose, amido, povidona, ácido esteárico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio).
No lugar do estrogênio, o Cerazette possui hormônios sintéticos em sua composição, o que o torna superior aos demais e pode ser uma ótima opção para mulheres que apresentam intolerância a determinados hormônios.
De qualquer forma, como todo anticoncepcional, pode reagir forma diferente em cada mulher e é natural ouvir comentários de que cerazette engorda, mas efetivamente não tem nenhuma relação com sua ação.
O anticoncepcional cerazette tem como ação esperada bloquear a entrada do esperma no útero, impedindo o amadurecimento dos óvulos e evitando assim a gravidez indesejada. Estudos comprovam que sua eficácia é de 99% (se usado regularmente, sem intervenção).
Pode ser usado por mulheres que estejam amamentando, já que não interfere na qualidade do leite materno. Por isso muitas mamães lactantes têm optado pelo cerazette, seguindo à indicação médica, claro.
O fato é que nenhum de seus componentes está relacionado ao ganho ou perda de peso. Portanto não é uma verdade afirmar que o Cerazette engorda. Como acontece com o uso contínuo de qualquer anticoncepcional, pode ocorrer sim alterações no corpo da mulher que mexe com seus hormônios e até com o emocional, e estes fatores sim, que podem interferir em sua dieta. Mas aí, neste caso, vale ficar atenta e cuidar sempre da saúde e do corpo.
Ações e Efeito Colateral do Cerazette
O anticoncepcional Cerazette age com uma diferença importante com relação aos demais contraceptivos disponíveis. Tem como ação a garantia de que não haverá o amadurecimento dos óvulos, além de possuir apenas o hormônio progesterona em sua composição, estas características o tornam superior aos demais e tem o destacado entre os anticoncepcionais indicados pelos ginecologistas.
Sua ação não está relacionada ao ganho de peso, portanto não se pode afirmar que o Cerazzete engorda baseando-se nos efeitos esperados da ação de seus componentes. Sua cartela possui 28 comprimidos e não apenas 21 como a grande maioria.
Como Tomar Cerazette
Seu uso deve ser contínuo e sem intervalos, e deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Assim que acabar a cartela já deve reiniciar o ciclo com outra, sem interrupções. A orientação é para que escolha um horário do dia para tomar a pílula e seguir todos os dias no mesmo horário.
Tempo de Adaptação
A adaptação ao remédio é esperada dentro de 3 meses no máximo. A partir daí você não deverá menstruar mais. Sua eficácia em bula é prometida já na primeira cartela, mas a maioria dos médicos orientam que só a partir da segunda cartela que o efeito é mais seguro.
Importante: O ginecologista é quem deve prescrever o anticoncepcional ideal para você. Siga sempre as orientações médicas.
Alguns efeitos colaterais são esperados com o uso do anticoncepcional Cerazette, principalmente durante este período de adaptação. Mas veja, nestes efeitos não inclui o ganho de peso. Portanto não se pode afirmar que o Cerazette engorda.
Efeitos Mais Comuns
Veja abaixo alguns dos efeitos mais comuns:
- Dores de cabeça
- Vômitos e Náuseas
- Diminuição da libido
- Alteração no humor
- Surgimento de acnes
- Sangramento irregular
Cerazette x Sangramento – Qual a Relação?
Como já relatamos acima, o sangramento é esperado no tratamento com o anticoncepcional Cerazette durante a fase de adaptação. Depois deste período os sangramentos tendem a cessar. Qualquer situação de grande desconforto ou volume de sangue excessivo procure seu médico para uma avalição mais minuciosa.
Vale reforçar que cada mulher reage de uma forma. Existem casos de mulheres que relatam este sangramento durante as primeiras cartelas de Cerazette, como tem outras que a menstruação cessa logo na primeira cartela.
Este sangramento no início pode ser como um fluxo menstrual ou apenas um sangramento de escape, quando possui uma cor mais para o marrom, comparado a uma borra de café.
O anticoncepcional Cerazette é contraindicado para mulheres grávidas ou sob suspeita de gravidez. Além de não ser recomendado para mulheres com doenças hepáticas ou trombose. Sempre consulte seu ginecologista para que ele possa te orientar sobre todos os efeitos e ações deste ou de qualquer outro anticoncepcional.
Agora lembre-se: Não se pode afirmar que o Cerazette engorda, não existe nenhuma substância em sua fórmula que tenha como efeito colateral o ganho de peso. A dica é não descuidar da saúde. Com bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos seu corpo estará em forma e você prevenida contra a gravidez sem planejamento.
Importante: O uso de anticoncepcional não te protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
Veja Também: Anticoncepcionais e seus Problemas – Perguntas e Respostas
Foto: Petr Kratochvil
Um terror.
Comecei o cerazette morrendo de medo. Antes de começar eu fiz exames para saber se eu tinha propensão a trombose mas deu tudo normal e eu iniciei o cerazette. Na primeira semana a menstruação logo cessou com pequenos sangramento apenas. Mas dps de 20 dias tomando regularmente eu comecei a sangrar.
ResponderO sangue era muito forte de jorrar e durou exatamente 8 dias. Fui na ginecologista e na mesa de exame eu sangrei muito na maca no exame transvaginal. Nesse exame viu-se que meu endometrio estava muito fino devido o remédio. A sugestão foi esperar o sangramento parar ou até tomar remédio para coagula o sangue!
Imagina tomar remédio pra coagulação pq a menstruação não parava. Um terror real.
Daí esperei uma semana já sem tomar o cerazette e enfim parou sem eu precisar tomar nada. Mas somente o drama que passei e o susto me faz dizer que não. Não indico cerazette de modo algum.
Eu tive a mesma coisa!!! Sangrei demais com esse remédio e ainda por cima estava em recuperação de uma anemia causada por hemorragia no parto, esse remédio me fez sangrar mais que o parto e minha anemia piorou. Não recomendo de jeito nenhum, toda hora sangramento intenso. Além disso ainda fiquei com as pernas pesadas, inchadas e depois que comecei a tomar ele tive muita tontura, cansaço, fraqueza… parece que estou doente o tempo todo. Pra quem tem uma bebê pequena de 2 meses é péssimo estar assim, pois preciso estar bem pra cuidar dela. Mais alguém sentiu essa tontura e fraqueza tomando esse remédio? Parece que estou bebada o tempo todo e não é da anemia mais pois fiz o exame de novo e ela já se normalizou.
ResponderEstou tomando Cerazette, depois de alguns anos de pausa desse medicamento. Tomara que agora, com quase 48 anos de idade, não tenha tanto sangramento de escape e inchaço da barriga. Comecei, há 6 dias e o sangramento continua.
ResponderOla meu G.O passou ele remédio cm intuito de que diminua os meus 2 miomas e depois possa tentar engravidar novamente pois tento engravidar a muito tempo tive um aborto e sei q os miomas interferem bastante. E a medida q p temporada ou aparece outro ou cresce ? ele falow que esse seria o melhor indicado será que procede essa informação?
ResponderObrigada pelas explicações, troquei de anticoncepcional porque não quero mais menstruar e nesse tempo de pandemia não tem como ficar indo em médico com frequência, e já estou quase terminando uma cartela e começou a surgir pequenos sangramentos esporádicos, em uma semana foram duas vezes, mas pela explicação isso acontece mesmo nós primeiros meses de uso. Estou mais aliviada. Mas em relação a cólica, alguém mais teve?
ResponderComecei a usar cerazetti com 23 anos, e desde o início foi satisfatório. Hoje tenho 30 e continuo o uso do remédio. Mas isso varia de pessoa e pessoa, assim como qualquer outro medicamento. Se não deu certo, procure um profissional , para uma eventual troca. Nesses 7 anos de uso contínuo, não sofri nada.
ResponderVc amamenta?Qual anti concepcional vc está tomando?
ResponderEstou tomando o cerazette
E ganhei peso afff
Estou tomando este medicamento, a 2 anos e engordei 12 kilos e perdi a muito libido, mas só hj me dei conta q pode ser que seja o remédio, vou ter que fazer um teste.
ResponderNossa eu estou sentindo tudo isso! Está me fazendo muito mau também.
ResponderEstou amamentando,minha bebê tem três meses,meu médico me passou cerazete,estou na terceira cartela,mas percebi sim q estou ganhando peso,estou preocupada pois ñ consigo o Rubinho ao médico devido essa pandemia,enquanto isso estou aqui engordando sim,mesmo amamentando,fora isso ñ tive nenhuma outra reação.
ResponderMe dei muito bem com o Cerazette, parei de menstruar logo na primeira cartela , estou na segunda cartela , por eqto estou me dando muito bem !! Foi uma mudança de anticoncepcional q a médica passou p mim e esse foi melhor do q eu tomava !!
ResponderEsse Cerazette é uma bomba. Os efeitos em mim foram : Melasma, ganho de peso, dor de cabeça, insônia, cansaço, inchaço, perda da libido, alterações de humor…Nunca mais tomo esse remédio.
ResponderE qual está tomando agora? Minha go me passou ele,mas vejo muitos relatos ruins dele… tô preocupada!
ResponderEu estou na 4 cartela, tive aumento de peso , meu libido foi embora, alteração de humor, fadiga, ja fiz vários exames. cheguei a achar que era covid,, rs,, mas é essa bomba… Horrivel este remedio não recomendo..
ResponderEu tomo Iasmin a 15 anos, melhor coisa que fiz ninha vida, não tenho cólicas nem mudou nada até hj, dou a mesma de sempre…Recomendo é um remédio que evita até mesmo câncer em mulheres…Fica a dica.
ResponderQual anticoncepcional você toma agora?
ResponderEstou com um estresse que NUNCA, repito, NUNCA TIVE. NUNCA TIVE TPM, suspeitei q podia ser do remedio. Sem contar que estou sangrando a mais de 10 dias ja. E para piorar estou com cólicas.
ResponderOlá! Gostaria brevemente de contar minha experiência com Cerazzeti. A GO me passou pois sofro de cólicas crónicas e precisava parar por um tempo de menstruar. Comecei a tomar e o primeiro mês foi bem complicado, tive todos os sintomas possíveis dor de cabeça, cólica, inchaço, dor nas pernas e enjoos. No segundo mês alguns melhoraram mais ainda tinha cólicas fracas no pé da barriga, inchaço e comecei a perder cabelo e ter sangramentos que cham de escapes até por 22 dias. Na terceira cartela esses sintomas continuaram e resolvi ir na dermatologista pois estava com medo de ficar careca. Ela me pediu exames e descobriu que meu ferro e ferretina estavam baixos e me alertou que esse remédio não estava me fazendo bem. Comecei a tomar ferro e marquei com a GO, mas não tinha vaga e tive que esperar quase 3 semanas. Com isso entrei na quarta cartela e aí meu pesadelo, os efeitos continuaram e começou mais um uma irritabilidade fora do normal, pior que TPM. Eu tive muitos problemas por isso é logo depois veio a depressão, uma vontade de morrere uma tristeza profunda, foi quando fui a GO e ela disse que esse remédio era um veneno para mim. Jogou fora na hora e já me deu um novo. Hoje, sou outra pessoa. Não tenho nenhum sintomas mais e consegui parar as minhas cólicas. Hoje tomo Elane 28.
ResponderEstou na segunda cartela e também estou com problemas. Sangramento contínuo e às vezes abundante. Anteontem, mesmo com absorvente interno, tive um sangramento muito forte e o absorvente foi insuficiente para conter. Estou constantemente cansada, com sono, irritada, com o abdomê inchado e já percebi que as roupas não me servem mais. Em outros sites li que o hormônio pode sim causar retenção hídrica e, pelas alterações de humor, a depender da pessoa, aumento do apetite. Marquei consulta com uma médica diferente e vou pedir orientações.
ResponderPode ser efeito do anticoncepcional. Talvez tenha que trocar.
ResponderOi minha bebe tem 45 dias e ainda nao consegui passar por um go sera que posso tomar esse anticoncepcional..
ResponderObs minha bebe so mama no peito…
Olá Eldiane,
Até 60 dias não corre riscos de engravidar caso esteja amamentando. Convém falar com o seu GO antes de começar a tomar. Abraços
ResponderOlá meninas … tenho uma bebê de 3 meses tomo cerazetti desde que acabou minha quarentena! Metade da 2 cartela. Tomei mesmo sem passar com a GO, foi aí que marquei e ela me receitou esse anticoncepcional. Por enquanto não tenho do que me queixar, não sinto cólicas não sinto nenhum efeito colateral. Depois que eu parar de amamentar continuarei com este mesmo.
ResponderJaque, quando parar de amamentar você deve trocar, pois ele é ideal para lactantes, após o período de amamentação ele se torna fraco.
ResponderVejo relatos de que o cerazette é fraco…será???
ResponderTenho 51 anos, sofro de enxaqueca migrânea, neurologista sugere suspender estrogênio, porém, a minipilula Cerazette é uso contínuo e não terei menstruação,. Como saberei quando entrarei na Menopausa??Se ficar sem menstruação e nesta idade crítica?
Respondercerazzete faz ter retenção de liquido?
Responder