A erva de passarinho é um parasita na natureza porém contém diversas propriedades medicinais e benefícios importantes para os homens. Atua contra doenças do trato respiratório em crianças e adultos e pode ser facilmente encontrada, tanto seca como in natura.
A Planta
Struthanthus flexicaulis, popularmente conhecida como erva de passarinho, pois estes são os responsáveis principais pela proliferação da erva. Essa planta tem o Brasil como o país nativo. Da família das Loranthaceae também leva denominações como enxerto de passarinho, passarinheiro e visgo. A erva de passarinho é tida como uma praga na natureza. De características parasíticas e dominantes sobre outras espécies de plantas e árvores, a erva de passarinho se aloja no tronco sugando todos os nutrientes e seiva da planta e pode inclusive, levar o seu hospedeiro à morte por falta de nutrientes caso não seja combatida em tempo. A erva de passarinho cresce facilmente e tem aspecto de raiz sobre os troncos. Quando cresce pelo chão, é considerado um visgo forte, difícil de ser retirado. Os ramos da erva se espalham por onde passa e houver um local para se alojar. Por ser tão forte, é usada como base para ninhos de algumas espécies de aves de porte pequeno como pássaros e também alguns insetos. Planta rica em clorofila, a erva é ideal para fazer fotossíntese, mas para tal, ainda necessita de uma planta que forneça os nutrientes. Algumas religiões usam a erva de passarinho como talismã para proteção espiritual.
Propriedades Medicinais
Indicada para uso interno e externo para adultos e crianças, a erva de passarinho serve para auxiliar a recuperação de várias doenças, principalmente do aparelho respiratório. Seu chá tem eficiência comprovada cientificamente em casos de bronquite, asma, pneumonia e enfisema pulmonar. Ajuda a reduzir as dores no peito, dores essas causadas por gases e crises de infecção aguda como no caso da pneumonia e tosse comprida. A erva de passarinho também combate:
Hemoptise: Sangramentos que acompanham a tosse são chamados de hemoptise e são ligados a hemorragia na arvore de alvéolos do pulmão. Doenças graves como enfisemas pulmonares, podem ter casos frequentes desses sangramentos. A erva de passarinho ajuda a reduzir a frequência desses episódios até a extinção completa do incomodo.
Pleurisia: A pleura é a película que reverte todo o pulmão e a pleurisia a infecção que pode acometer essa membrana. A erva de passarinho faz a recuperação dessa infecção além de proteger contra futuras recaídas da infecção.
Problemas no útero: Para problemas uterinos a erva tem propriedades medicinais importantes. Para feridas que necessitam de cauterização, vaginite, doenças sexualmente transmissíveis e infecções de origem fúngicas. O chá de erva de passarinho também ajuda no controle de hemorragias menstruais. Ciclos muito longos com um fluxo muito intenso podem render dores abdominais e acabar em hemorragia. A erva atua com suas enzimas e ajuda a redução tanto das dores como do fluxo.
Como Usar
A erva de passarinho é usada em formato de chás para combater as doenças porém, pode também ser usada em forma de compressa para baixar febres. Os benefícios da erva de passarinho são essenciais em xaropes nos casos de tosse com pigarro ou catarro de bronquites ou gripes fortes. O suco da planta também é usado para combater problemas uterinos, recomenda-se usar de dois a três copos do suco feito de cinco colheres das cascas da erva de passarinho batidas com um litro de água no liquidificador. A dose do suco para crianças deve ser um terço da usada para adultos, ou seja, de meio a um copo diariamente.
As partes que são usadas para o chá da erva de passarinho são as folhas e as raízes que se pegam ao tronco das árvores, essa é a parte mais rica em vitamina da planta que pode ser usada seca ou fresca para fazer o chá ou suco.
Como Fazer o chá
Devem-se usar duas colheres de sopa cheias das cascas em um litro de água filtrada e fervente para fazer o chá da erva de passarinho. Aconselha-se ferver a erva em fogo brando por aproximadamente 10 minutos. Abafe por outros cinco minutos e então adoce a gosto para consumir. Consumir o chá duas ou três vezes ao dia, a dose para crianças assim como o chá, o suco deve ser um terço da dose do adulto. Pode ser usado mel para adoçar o chá desde que não haja nenhum tipo de alergia ao produto. Também se recomenda adicionar frutas cítricas ao chá para que esse fique mais saboroso.
Cuidados com a Erva de Passarinho
Caso queira cultivar a erva de passarinho em casa, deve-se tomar cuidado, pois a erva e uma espécie muito forte. O combate a sua espécie tem sido causa de dores de cabeça em cidades inteiras nos estados em que o clima favorece mais o seu crescimento e proliferação. A única forma de exterminar ou reduzir o crescimento da erva de passarinho é a poda completa ou parcial periodicamente. Existem indícios de que a erva de passarinho seja mais fácil de combater quando a espécie apresentar folhas maiores. A espécie de folhas menores podem se tornarem incidentes no mesmo tronco onde houve combate ao seu crescimento. Caso ainda com a poda completa da planta, ela retome o crescimento, será necessário a raspagem da árvore parasitada pela planta.
Boa tarde estou gestante de 15 semanas,posso fazer uso da erva de passarinho???
Respondernão se recomenda nenhum cha ou medicação sem indicação medica ok? gestantes são muito sensiveis.
ResponderBoa tarde
ResponderAqui tem tres espécie que dizem ser erva de passarinho
Qualquer uma das espécie posso fazer cha para problema respiratorio ou tem uma que é melhor?
se tiver uma das espécie que é melhor se for possivel me manda uma foto. Que fico agradecido
A erva passarinho não pade ser se árvores com espinhos.
ResponderPor favor, poderia me enviar essa Eva ? Aqui na minha cidade não encontrei, só as folhas , aonde o correto é o galho , manda um e-mail que falamos o valor do frete , estou desesperada.
ResponderBoa tarde Gisa, aqui na minha cidade a erva de passarinho esta caisando muita dor de cabeça, trabalho na secretaria do meio ambiente e essa erva esta podo em risco o cargo da minha chefe a secretária do meio ambiente.
ResponderPois bem, se for do seu interesse posso enviar pra vc.
Tem observa a origem da erva passarinho.
ResponderNão pode ser proveniente de árvore com espinhos . Ou árvores tóxicas.
Vi passando na Record sobre uma cachorra q estava fazendo uso desta erva e q teve melhoras no tumor.Depois desta matéria passamos a fazer o uso também.Meu esposo disse q teve melhoras na barriga.
ResponderHá mais de 20 anos necessito de cadeira de rodas pra minha locomoção. Todo esse tempo com acompanhamento médico, fisioterapia, medicamentos alimentação controlada . Não gosto de dizer, mas estou cansado dessa vida. E vi pela Internet uma pessoa dizendo que faria , um cadeirante voltar a andar. Interessei e fiz contato com ela . Que disse que deveria fazer uso da Erva de passarinho. Com 15 dias de uso ela já viu o cadeirante dar seus primeiros passos . Estou esperando . Vim pesquisar pq já tinha ouvido de que essa erva seria venenosa . Agora fico sabendo que pode ser ingerida . Sem dúvidas vou fazer uso na esperança de minha vitória. Aceito sugestões . Obrigado
ResponderO uso da erva de. Passarinho só é venenosa se ela for colhida de uma árvore espinhosa (que tenha espinhos). Se a árvore não tiver nenhum espinho, a erva de passarinho é medicinal.
ResponderA erva de passarinho é muito boa tive início de tuberculose estava saindo sangue no escarro tomei a erva batida com leite durante quise dias e fiquei com.obs.tem que ser tirada da mangueira ok
ResponderA foto que aparece no post, não é erva de passarinho… É microgramma squamulosa….
ResponderSempre os mais velhos falavam que ela é chá quando retirado de plantas conhecidas, e também medicinais e que a melhor seria a da laranjeira. Podendo usar a do eucalipto também, não sei a veracidade disso pois os mais antigos já se foram, mas era o jeito que usavam.
ResponderDizem os antigos que só se deve fazer chá da erva de passarinho colhida em árvores que não tenham espinhos
ResponderUso 5 folhas ,1 de colve ,mel e leite bato no liquidificador e tomo ima vez ao dia por cinco dias p cirou minha pneumonias.
ResponderBom dia, não use medicamentos sem prescrição e avaliação médica.
ResponderOlá boa tarde!
Gostaria de saber a o de comprar a erva de passarinho (cisco), pois já procurei em vários lugares e não estou achando!…
Se vc poder me ajuda eu agradeço!
Maria
ResponderOnde vc mora
ResponderAqui onde moro tem muita devido ser lugar muito úmido meu número chama no wats
15 996504330
Raiz da Serra
ResponderTem muito
Ervas de passarinho e muito boa tomei o chá foi ama maravilhosa tava com sintomas de penaomonia
ResponderParabens pelo esclarecimento.eu passo a folha verde triturada numa mancha na perna escamosa e me sito melhor .foi 1 indio em roraima q me ensinou
ResponderTenho algumas mangueiras aqui em casa, acho que é esta erva, como posso ter certeza que não e venenosa
ResponderLuís, infelizmente não temos como ajudar no seu caso.
ResponderVeneno se for arvores de espinho.mangueira, larangeira e Bom.
ResponderPura ilusão. Tomo o chá desta planta pego em qualquer árvore e não há expectorante melhor. Foi o que curou a bronquite de meus filhos
ResponderOla como faço o chá da erva de passarinho pra criança de 7 anos no pé de umbuzeiro tem muito mais só é as folhas não encontrei a raiz
ResponderPrecisa esperar secar ou pode fazer o chá com ela verde ?
ResponderA mangueira não tem espinho, portanto ela não é venenosa. Pode ser usada.
ResponderMINHA QUERIDA VAI NO GUGLE E VER FOTOS DESSA ERVA. TEM UMA MAIOR E OUTRA BEM PEQUENA TRÁS TEM MESMA PROPRIEDADE AS FOLHAS SÃO UM POUCO GROSSA QUASE COMO FOLHA DE CARURÚ. ME IMAIL SE QUISER FOTOS: [email protected]
Responderessa erva serve tbm da mangueira. aquelas que dar nos galhos das arvóres.
ResponderRobson, em que posso ajudar?
Respondersegundo fonte da vovo…não devemos consumir as ervas que estão em plantas com espinhos.
ResponderPor quanto tempo possa dar o chá para minha filha de 5 anos q tem bronquite, alguém já usou em crianças nessa idade? Tenho medo de dar depois ou de menos e não ter o efeito correto.
ResponderA erva de passarinho é ótima para gripes, asma, rinite, Bronquite, pneumonia. Só não pode ser às ervas de árvores de espinho ( frutíferas ) e bambu . Uso a mais de ano e acabou minha bronquite. 6 a 10 folhas fervidas em 1l água. Tomo 1 xícara 2x dia. Gripe com 4 xícara já era.
ResponderFiquei muito interessado sobre as propriedades da Erva de passarinho, quero me certificar que oq tenho aqui na árvore se trata realmente da erva de passarinho como faço?
ResponderRoberto, compare as características da árvore que você tem com as da erva de passarinho.
ResponderMeu filho tem bronquite. E ano passado ele ficou mais de seis meses com uma tosse alérgica, mesmo a médica dele receitando vários remédios e ele seguindo o tratamento médico, ele também toma vacina contra várias alergias, a tosse continuava. A tosse só passou quando ele começou a tomar o chá de erva de passarinho. Super recomendo!!! Ele continua tomando as vacinas contra a alergia, mas de vez enquanto ele toma o chá de erva de passarinho.
ResponderBoa noite! Pode ser do pé de limão?
ResponderSou asmatico tomo cha da erva de passarinho da pitanqueira que e uma arvore frutifera a mais de 60 dias nao tenho mais crise ,todas as semanas era medicado no sus ,abaixo de injeçoes.
ResponderSou tabagista sentindo alguns sintomas de cansaço, em que a erva me ajudaria, além de ir ao médico?
ResponderBoa tarde!
ResponderA erva de passarinho é um parasita na natureza porém contém diversas propriedades medicinais e benefícios importantes para os homens. Atua contra doenças do trato respiratório em crianças e adultos e pode ser facilmente encontrada, tanto seca como in natura.
Essa erva cura mesmo ferida no útero? Faço tratamento pra ferida no útero ,mais até agora nada deu certo…
ResponderBoa tarde, não recomendamos uso de medicação sem orientação médica!
ResponderGostaria de saber como fazer o xarope. E que partes da planta devo usar.
ResponderGostaria de saber quanto tempo se toma o chá de erva de passarinho
ResponderComo fazer um xarope eu tenho bronquite asmática
ResponderGosto de fazer receita caseira
ResponderOuvi dizer que não se deve utilizar a planta, quando ela estiver em ávores com espinhos, porque são venenosas.
ResponderÉ verdade?
Seguir essa regra, dar a você chances para sobreviver. devemos sempre ter o cuidado de se certificar de que a árvore não seja venenosa. No caso de dúvidas, não arrisque.
ResponderOuvidizer que não se deve utilizar a erva tirada de plantas espinhosas quero saber se esta ingormação ptocee
ResponderDevemos sempre ter o cuidado de se certificar de que a árvore não seja venenosa. No caso de dúvidas, não arrisque.
ResponderEssa erva só serve a que dá nas mangueiras
Respondercerve pra coceira
ResponderA primeira foto é Microgramma Squamulosa, não é Struthanthus flexicaulis.
Responderabraços
Meu sobrinho tem fibrose cística e constantemente com gripe ,tenho receio de pegar qualquer erva , por isso gostaria de ver fotos mais nítidas das folhas,peguei uma ,porem parece que é diferente dessa da foto..
Responderagradeço antecipadamente..
Tô
ResponderMargarida Rangel
ResponderFiz o charope e tô tomando
Tô bem melhor tava com pneumonia
Claro que fui ao médico tb
Isso mesmo,devemos sempre consultar um medico!
ResponderBom dia ,minha esposa amamenta ela pode tomar essa erva de passarinho?
ResponderMargarida de Almeida Rangel
ResponderProcurar usar a erva que nasce em arvores frutíferas como a mangueira e amendoeira
ResponderComo comprar
ResponderE uma farmacia completa ,a boa e da mangueira .
ResponderMuito bom o conteudo!! Meus Parabéns!!!
reconstrucaocapilarfunciona.com
Respondergostaria de saber em que arvore devo pagar a erva de passarinho para tratamento respiratório
ResponderTem alguma contra indicação para pacientes hipertenso
ResponderFaz mal ao coração?
ResponderDepois que conheci este chá nunca mais tive problemas sérios com gripes e tosses
ResponderPosso usar limão ralado no chá?
Respondercomecei a dar pro meu marido que é portador de dpoc e agora tá com pneumonia.
espero resposta pelo meu e-mail.
desde já agradeçopela atenção.
ESTOU COM AGUA NO PULMAO A ERVA Serve como cha
ResponderTenho asma e blonquit alérgico. Como fazer o chá de erva de passarinho pequei no pé de manga
Responder