Todas as mulheres já nascem com seus óvulos, ao contrário dos homens que fabricam seu espermatozoide periodicamente, cujo ciclo para produção leva aproximadamente 3 dias. Mas você sabe como ocorre a ovulação e como é possível saber que ovulamos?

Liberação de óvulos

Normalmente, o corpo pode dar sinais da ovulação. Os óvulos são liberados mensalmente, um ou dois por vez, e pode-se ou não fertilizar. Uma vez fertilizado, ele pode vir a ser um embrião ou simplesmente ser eliminado pela menstruação sem que nós mulheres possamos perceber. Apenas mulheres muito atentas ao seu ciclo e aos sinais que o corpo dá conseguem perceber a ovulação. A ovulação ocorre geralmente uma vez durante o ciclo e, além disso, o período fértil pode mudar de organismo para organismo e até mesmo de ciclo para ciclo. Uma dica importante é incluir na rotina o uso de testes de ovulação para facilitar a detecção da ovulação para engravidar. Os testes de ovulação Famivita são fáceis e precisos e você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

O ovário cria folículos que viram uma espécie de casquinha para abrigar o óvulo e protegê-lo para que ele possa amadurecer e ser liberado. Nesse período, há variação de hormônios dentro de nosso corpo. Na primeira fase é excretada o estrógeno, e na segunda fase é a vez da progesterona. Ambos os hormônios são estimulados a ser excretados pela hipófise – uma glândula que fica no cérebro – e exercem uma grande influência na ovulação.

Fases de Amadurecimento do Óvulo

amadurecimento do óvulo

Após o amadurecimento do óvulo, o folículo rompe e, assim, libera o óvulo para que ele vá para as trompas onde vai ocorrer a fecundação, cujo processo é chamado de nidação. Essa é uma imagem do momento exato onde ocorre a ovulação, que foi capturada por um médico que estava fazendo uma cirurgia de retirada de útero de uma mulher de 45 anos.

Amadurecimento do Óvulo

Após esse acontecimento, o folículo se torna um corpo lúteo, e assim, ele passa a fazer a manutenção da progesterona que é necessária para que o endométrio engrosse para receber o zigoto (óvulo fecundado).

Caso o zigoto se fixe no endométrio, que deverá estar por volta de 5, 6 cm de espessura, acontecerá a gravidez e, assim, o zigoto se dividirá em duas partes: uma se torna a placenta, e a outra parte o tão amado bebezinho. Se isso não ocorrer, o zigoto é eliminado na menstruação sem mesmo que a mulher se dê conta do acontecido.

Sintomas da Gravidez

Algumas mulheres podem ter sintomas de gravidez assim que ocorre a ovulação, pois a progesterona é um hormônio comum tanto na gravidez, como no pós ovulatório. Para saber se são sintomas mesmo de gravidez, é preciso esperar o atraso e, aí sim, fazer um teste de gravidez para se certificar. É importante que se usem testes de marcas confiáveis, como o teste de gravidez Famivita, que tem sensibilidade de 10 mUi e consegue detectar os níveis de HCG até 2 dias antes do atraso menstrual. Você pode adquiri-lo aqui na nossa loja virtual

Veja também: Sintomas de ovulação e seus sinais.

Fotos: Infoescola, Ciências Naturais, VilaMulher

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Todas as mulheres já nascem com seus óvulos, ao contrário dos homens que fabricam seu espermatozoide periodicamente, o ciclo para produção leva aproximadamente 3 dias.
  2. O ovário cria folículos que viram uma espécie de casquinha para abrigar o óvulo e protegê-lo para que ele possa amadurecer e ser liberado.
  3. Após o amadurecimento do óvulo, o folículo rompe e assim libera o óvulo para que ele vá para as trompas, onde ocorre a fecundação, chamada nidação.
  4. Caso zigoto se fixe no endométrio que deverá estar por volta de 5, 6 cm de espessura, acontecerá a gravidez e assim o zigoto se dividirá em duas partes, uma se torna a placenta, e a outra parte o tão amado bebezinho.
  5. Algumas mulheres podem ter sintomas de gravidez assim que ocorre a ovulação pois a progesterona é um hormônio comum tanto na gravidez como no pós ovulatório.