O órgão sexual feminino é formado por diversas terminações nervosas e por isso é extremamente sensível e delicado1. Quando apresenta alguma dor ou sensibilidade é indicação de que algo pode não estar bem, por isso é necessário investigar quando ocorre dor na vagina. A dor na vagina pode ocorrer por muitas razões e sob uma variedade de circunstâncias principalmente durante o ato sexual, durante a menstruação e ao urinar.
Sexo
Embora a dor na vagina possa ocorrer sem atividade sexual, muitas vezes ocorre durante as relações sexuais, e os motivos são frequentemente relacionados ao sexo. A dor na vagina pode resultar em uma baixa libido (desejo sexual), secura vaginal ou na incapacidade de atingir o orgasmo devido ao desconforto durante o ato.
A dor na vagina pode ser crônica e pode durar anos em algumas mulheres. O grau de severidade varia entre as mulheres. Muitas vezes ocorre na ausência de sinais físicos ou anormalidades visíveis. Pode ser grave e pode interferir na atividade sexual e causar relações sexuais dolorosas (dispareunia). No entanto, há uma série de outras causas de dor na vagina durante ou após o sexo2.
O que Causa Dor na Vagina?
Não está claro por que algumas mulheres desenvolvem essa condição, já que a dor pode estar relacionada a diversos fatores. Pode ou não ter ligação também com doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Principais Causas
Algumas teorias sugerem que a dor na vagina pode estar relacionada a:
- Inflamação por doenças sexualmente transmissíveis
- Infecção aguda como a vaginite
- Secura vaginal
- Infecções ou outros problemas com o sistema digestivo, especialmente os
intestinos ou a bexiga - Fibromialgia, síndrome de dor generalizada crônica
- Cistos nos ovários
- Gravidez ectópica
Além de outros problemas como miomas, endometriose, dano ou irritação dos nervos, reações alérgicas de sabonetes ou até mesmo de preservativos, espasmos musculares, histórico de abuso sexual e uso frequente de antibióticos. Fatores familiares ou genéticos também foram sugeridos para desempenhar um papel na dor na vagina. Infelizmente, a causa exata não foi determinada e a maioria das mulheres não tem fatores contribuintes conhecidos.
No caso de secura vaginal o problema pode ser relacionado com o uso de gel lubrificante a base de água. Se estiver tentando engravidar, opte pelos géis lubrificantes amigos da fertilidade, como o FamiGel. Além de resolver o problema de falta de lubrificação, ele faz o papel do muco fértil, proporcionando um ambiente satisfatório para os espermatozoides sobreviverem mais tempo, facilitando a chegada até o óvulo.
Dor na Vagina Durante a Gravidez
A dor na vagina pode ocorrer durante o terceiro trimestre da gravidez devido ao aumento da pressão sobre o colo do útero. As mulheres que experimentaram dor na vagina antes da gravidez podem continuar a experimentar esse sintoma durante a gravidez3.
Sintomas Característicos da Dor na Vagina
A dor na vagina e nos órgãos genitais externos femininos (a vulva, que inclui os lábios, o clitóris e a entrada na vagina) é mais comum em resultado de infecção.
Dor na Relação Sexual
A dor na vagina durante a relação sexual é referida como dispareunia e os sintomas podem incluir:
- Dor ardente ou latejantes na vulva, abertura vaginal
- Dores lancinantes e ardentes na área interna da vagina
- Coceira
- A dor pode ser constante ou pode ir e vir
- Dor durante o ato sexual
Algumas mulheres relatam dor localizada em um lado ou uma área da vagina, enquanto outras apresentam dor generalizada. Geralmente, não há sinais físicos ou alterações que acompanham a dor na vagina, mas às vezes há evidências de pele inflamada.
Existem Fatores de Risco para Dor na Vagina?
Como a causa é mal compreendida, é difícil prever quem corre o risco de dor na vagina. Pode afetar mulheres de todas as idades e raças. Pode começar assim que inicia a adolescência e pode ocorrer antes e depois da menopausa. Pode ocorrer durante o período menstrual ou independente dele.
Diagnóstico da Dor na Vagina
O diagnóstico é feito com base nos sintomas característicos. O médico pode realizar um exame pélvico para descobrir se anormalidades, infecções ou outros problemas com a pelve ou a vagina podem causar dor.
Pode ser utilizado um cotonete de algodão para tocar gentilmente os órgãos genitais para identificar áreas de dor. Também poderá fazer perguntas sobre como e quando a dor na vagina ocorre.
Testes de Diagnóstico
No caso de suspeita de endometriose, que tem como característica uma dor pélvica, alguns testes de diagnóstico podem ser realizados, incluindo:
- Colonoscopia ou sigmoidoscopia para examinar seções do cólon;
- Enema de bário, que envolve a inserção de uma solução dentro do reto e a obtenção de raios-X para procurar problemas;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Ultrassom dos órgãos pélvicos;
- Cistoscopia, que usa uma pequena câmera para olhar a uretra e a bexiga.
Tratamento Para a Dor na Vagina
A dor na vagina pode ser gerenciada por tratamentos médicos e autocuidado (remédios caseiros). Nem todos os tratamentos serão eficazes para todas as mulheres, e uma mulher pode ter que tentar diferentes tratamentos para encontrar a opção mais efetiva para ela.
Se for somente desconforto durante a relação sexual, gels lubrificantes também podem solucionar a solução, mesmo que momentaneamente.
Medicamentos
Alguns dos medicamentos que foram úteis incluem:
- Cremes tópicos
- Anestésicos tópicos ou locais
- Anticonvulsivantes (medicamentos anti- convulsões às vezes são úteis no tratamento
da dor crônica) - Antibióticos (no caso de infecções)
Terapias Alternativas
Outras terapias médicas para mulheres com dor na vagina grave incluem:
- Injeções de bloqueios nervosos, nos quais os medicamentos são injetados para reduzir
a sensibilidade dos nervos nas áreas afetadas - Exercícios do assoalho pélvico têm sido úteis para algumas mulheres.
- A remoção cirúrgica do tecido afetado pode ser benéfica em mulheres com dor na
vagina devido à síndrome da Vestibulite Vulvar (um tipo particular de dor na vagina
localizada na área do anel himenal.
Remédios Caseiros Para Dor na Vagina
Remédios caseiros e medidas de autocuidado para a dor na vagina podem trazer alívio para muitas mulheres. Algumas medidas para aliviar a dor da dor na vagina incluem:
- Enxaguar a área com água fria, particularmente após urinar e a atividade sexual
- Banhos de assento mornos
- Usar sacos de gelo tópicos envolvidos em uma toalha
- O uso de bolsa de água quente, ao contrário, pode ajudar algumas mulheres
- Usar sabonete íntimo sem perfume
- Usar papel higiênico branco e sem perfume
- Usar calcinha de algodão
- Não usar roupas apertadas na área
Além de cuidados como: Evitar piscinas ou banheiras de hidromassagem de água com cloro, usar lubrificante solúvel em água durante a relação sexual, evitar atividades como o ciclismo, que pressionam a área vulvar, manter a área vulvar seca e limpa.
Os anti-histamínicos de venda livre podem ajudar a reduzir a coceira, especialmente no período noturno.
Complicações da Dor na Vagina
A dor na vagina pode ser debilitante e interferir nas atividades diárias e nas relações sexuais. Isso pode fazer com que as mulheres sintam uma perda de controle sobre seus corpos, causando profundo desconforto emocional e físico.
Se nenhuma causa física da dor na vagina for diagnosticada, um terapeuta sexual ou conselheiro de casal pode ajudar a identificar uma causa emocional que está por trás da dor. É o caso do vaginismo, que provoca bastante dor quando a vulva e a vagina são manipuladas. As sessões de aconselhamento podem ajudar a diagnosticar e tratar o problema através da comunicação, relaxamento e diálogo aberto sobre sexo. O mais importante é não tentar diagnosticar a dor na vagina sozinha. É necessário consultar o médico para descartar causas físicas e procurar um terapeuta se precisar resolver problemas emocionais.
Dica Importante: Mulheres que tem problemas para manter relações sexuais, são candidatas para uso de lubrificantes íntimos que ajudem no conforto da relação. O FamiGel tem formula a base d´agua com consistência idêntica ao muco cervical natural da mulher. Por isso, é indicado para mulheres de todas as idades, também gestantes e tentantes.
Veja Também: Desconfortos na Relação Sexual – Como Contornar
Fotos: TipsTimesAdmin
Tenho muita dor na vagina ja fiz tratamento nao deu nada nos exame mais continua com a dor oque fazer me ajuda
ResponderOlá, apenas o médico pode avaliar melhor!
ResponderExiste um lubrificante à base de ácido hialurônico, o Lubrinat. Este lubrifica e trata. Pesquisem sobre este ácido e verão por que é eficaz.
ResponderA 10 anos atrás sentir uma ardência na vacina fui pro médico fis exame e nada dar fis endrovaginal tudo ok meus lábios ardem muito sinto muita dor no pé da barriga os lábios da vacina parece que tá pegando fogo só passa se eu beber bastante água mas logo volta de novo perdi a vontade de ter relação não sinto tesao já tomei vários antibióticos já usei várias pomada uso sabonete glicerina passo minhas calcinhas não sei mas o que fazer preciso de ajuda
ResponderDescobriu o que era? Sindrome das vias secas acho
ResponderMinha filha tem 3 anos, e a alguns meses atrás se queixou de dor na vagina, e constantemente fazia xixi na roupa, levei a em um clínico que falou que naquele momento não havia nada. Hj depois de um bom tempo, ela vou a se queixar, quando faz xixi doe, não tem conseguido controla o xixi, tem feito na roupa várias vezes seguidas, e as vezes perde a vontade. A dor é no peito da vagina. Não impedi de brincar e comer. Mas tem me preocupado. Ontem ela se queixou, a tarde e de madrugada quando o pai a levou ao banheiro. Hj com a minha mãe, com o pai e comigo no gim do dia. Vc pode me ajudar, vou fazer por minha conta um exame de urina amanhã cedo. Oque vc acha que pode ser??? Por favor me ajude!! Obrigada
ResponderOlá, não sei se você ja levou a sua filha no medico e se ele conseguiu falar o que ela tinha, eu espero q sim e que ela esteja bem….. Mas eu vou contar uma coisa q eu pessei quando era menor, eu também sentia mts dores para fazer xixi e sempre estava com vontade de fazer mais n conseguia, me levaram no medico e ele n soube dizer oq eu tinha, até q um dia e começei com uma dor muito forte na vanina e me levaram para um ginicologista para ele olhar. E na jora ele descobriu o que eu tinha, eu n me lembro mt bem o nome pois era pequena e minha familia n gosta mt de falar sobre o passado, mais enfim eu tinha um problema q o lugar por onde sai o xixi simplesmente fechava, e por isso a dor q eu sentia pois tinha mt pouco espaço para o xixi passar, dai eu tive q fazer um tratamento foi bem arrapido. Só pra deixar claro eu tinha entre 4 e 5 anos. N sei se é o caso dela mais espero q isso ajude.
ResponderEu sinto muita dor na vagina e não consigo mais deixar meu marido fazer uma penetração porque não aguento de tanta dor
ResponderTenho menopausa precoce e nem consigo mais deixar fazer a coleta pra prenatal
Oque pode ser feito pra me ajudar
Desde já agradeço
Sinto muitas dores quando estou menstruada, parece que vai sair uma bola de dentro da vagina e uma dor insuportável nas pernas o que pode ser
ResponderMarlene, no seu caso somente seu ginecologista pode ajudar.
ResponderSinto muita dor no canal da vagina só quando menstruo, principalmente quando fico muito tempo em pé, tenho que me sentar pra aliviar a dor , parece que tudo vai sair pela vagina , doi muito , só acontece quando menstruo, tenho 4 filhos 1 normal e 3 cesarianas, meu período é e 4 dias de fluxo e os outros próximos 10 dias são de uma cor negra, bem pouquinho e me não tem cheiro nenhum. Preciso de ajuda .
ResponderEu também sinto essa dor na vagina,no meu primeiro e segundo dia ,como se fosse sair algo dela,quando estou de pé e sentada n sinto ND… Até minha cabeça dói,fico muito irritada,dar cólica tbm….Tenho q ficar deitada o tempo td pra n ter dor na vagina….
ResponderPreciso de ajuda
ResponderBoa tarde, em que posso ajudar ?
ResponderEbom dia nao sou casada nunca fui só solteiro e estou sentindo uma fisgada que dói muito na minha parte íntimas e foi o pé da barriga e quando faço xixi sinto ardência o que poderá ver?
ResponderOlá, pode ser infecção urinária, ou alguma inflamação.
ResponderVocê deve fazer exames!
Comecei a sentir umas fisgada na vagina sem dor mais incomoda
Respondernão estou grávida o q poderia ser
Boa tarde,
ResponderSinto dor na entrada da vagina(la dentro tudo ok) mas essa dor acontece quando faz tempo q não tenho relação sexual. O que pode ser?
Outra coisa que acontece é uma espécie de cortezinho na entrada da vagina na região do períneo, existe alguma pomada q promova uma rápida cicatrização?
Obrigada pela atenção
Olá, boa noite tudo bem?
ResponderProvavelmente não está completamente lubrificada na hora da relação é acaba se machucando.
Seu Comentário eu j fez todo tratnmento d dor d vagina n xta a psar.oq eu fnso agra
Respondergostei da rexpoxta sobre como engravidar, mas entao quer saber como poxo conseguir as vitimas para me ajudarem a engravidar
ResponderJoanito em nossa loja vc tem as vitaminas e kits para quem está tentando engravidar, entre no site e fale com uma de nossas consultoras https://www.famivita.com.br/produtos/
Respondermuito bom esse site gostei bastante.Parabéns pelo conteúdo
ResponderQue bom que gostou estamos aqui para auxiliar e tentar esclarecer as dúvidas .
ResponderSinto dor na vagina constantemente mais do lado esquerdo e muito desconfortável e bem nono centro da vagina uma dor inritande tu tem a sensação que e dentro mas e fora e muito complicado fiz papa nicolao fiz transvaginal tudo OK mas continua doendo já nem traz o mais
Responder