O período fértil nem chegou ainda, e a dor nos ovários aparece. Isso pode encucar qualquer mulher, mas principalmente aquelas que querem muito engravidar. Contar o período fértil pode ajudar a detectar os sintomas de ovulação, mas a dor nos ovários pode denunciar uma ovulação bem precocemente.

Algumas mulheres ainda na menstruação, podem sentir a dor ovariana, que é uma das características do período fértil. Ela também é conhecida como dor do meio.

Dica: Para as mulheres que sofrem com secura vaginal ou ausência de muco, pode-se ser utilizado gel lubrificante especializado para a fertilidade, como o FamiGel. São produzidos a base de água e imitam fielmente o muco cervical, aumentando a lubrificação vaginal, o prazer durante a relação sexual e ajudando os espermatozoides a chegarem com maior facilidade até o óvulo. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Dor nos Ovários na Menstruação?

Sim, ainda nos dias em que o sangue do endométrio está sendo eliminado, pode-se constatar o muco elástico junto com o fluxo. Ele tem aspecto sanguinolento, porém é indicio de que há uma intensa atividade estrogênica que está preparando para a ovulação.

Esse muco sempre vem acompanhado do desconforto ovariano, e quase 100% dos casos denuncia que o corpo está se preparando para liberar um óvulo ou mais em alguns dias. Essa fase pode ser dolorida e causar desconfortos assim como pontadas e dormência na região. Essa sensação passa quando a ovulação já aconteceu ou pode se intensificar se houver fecundação do óvulo1.

O ideal é ter certeza de que esta dor se refere à ovulação, mesmo que ainda precocemente, a mulher deve iniciar o uso de testes de ovulação2. O teste identificará a presença de LH, o hormônio luteinizante, responsável pela liberação do folículo no período fértil.

Fazer o acompanhamento com os testes de ovulação, levará à certeza absoluta que a mulher já ovulou e então facilitará bastante a espera pelo final do ciclo, mesmo que seja curto ao extremo. Se você deseja comprar testes de ovulação de alta sensibilidade e confiança, adquira seu teste da marca Famivita aqui na nossa loja virtual.

Como já citamos, é possível ter o período fértil assim que a mulher acaba de menstruar, isso em ciclos extremamente curtos, por isso reforçamos a ideia de que nem sempre o período fértil é sempre no 14º dia do ciclo como dizem por aí, pode sim acontecer em outros momentos.

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar um APP de celular de acompanhamento do ciclo como o APP Paula e utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, indicando quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rápido. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

E Quando A Dor Permanece Até Depois da Ovulação?

Nestes casos, a dor pode ser causada por cistos também funcionais, mas de caráter pós ovulação. É o chamado corpo lúteo a cicatriz de onde o óvulo maduro foi liberado3. Essa cicatriz com cerca de 2, 3 dias após a ovulação, se enche de líquido hormonal, e passam a secretar a progesterona para manter a gravidez inicialmente.

Essa dor no ovário devido ao corpo lúteo é em algumas vezes intensa quando acontece a fecundação do óvulo e mais ainda quando há a implantação. Não é comum ouvir relatos de mulheres que tiveram as dores em um dos lados do ventre como sintoma de gravidez.

Porém nem sempre a dor do corpo lúteo quer dizer que há gravidez. Como disse, pode acontecer pela fecundação que aumenta o fluxo de sangue no local. Por isso, é importante esperar um prazo para que exames de gravidez possam ser feitos. Normalmente a dor do corpo lúteo some após alguns dias antes da menstruação.

Se essa dor nos ovários persistir, então o ideal é fazer um teste pra verificar a existência de gravidez. Mulheres que fazem uso de indutores tendem a sentir uma dor no ovário esquerdo e direto de forma intensa ou em somente um dos lados. Isso significa que o indutor está fazendo o seu papel, porém, se a sensação for muito forte, é melhor que um médico seja consultado para verificar se há hiperestimulação ovariana. Porém, nem todos os casos de dor nos ovários quer dizer que a mulher está ovulando ou grávida você sabia? Alguns casos de dores persistentes podem ser derivados de problemas com um ou ambos os ovários.

Cistos

Os cistos são os problemas mais recorrentes quando se trata de ovários. Aliás, podemos limitar essa questão, pois, normalmente as maiorias dos cistos encontrados nos exames são de características benignas e querem dizer que são funcionais. Os cistos funcionais são os folículos maturando ou mesmo já roto. Mas os cistos provenientes de problemas hormonais como o hemorrágico por exemplo, podem causar problemas.

O cisto dermoide, aquele que é causado por um acúmulo de células corporais, pode causar dores intensas. Neste caso o médico pode aconselhar a retirada para eliminar as dores. Os cistos de endometriomas também são dolorosos, aliás, a endometriose em si traz muitas dores. O acúmulo de sangue nos ovários trazem dores e ficam intensas a cada ciclo.

Na maioria das vezes, esse tipo de cisto causa dores o ciclo todo, se intensifica na época da menstruação. Nestes casos é preciso que um médico seja consultado para a retirada. Mas a dor de ovários também pode ser causada por problemas como:

Causas de Dores nos Ovários

  • Se forem torcidos pela trompa
  • Se um cisto hemorrágico romper
  • Houver hiperestimulação por uso de indutores de ovulação
  • Dores intensas na região ao evacuar

Por isso é importante ficar atenta aos sintomas e se persistirem ou aumentarem falar com um médico assim que possível. A dor nos ovários pode aparecer de leve moderada até intensa, e cabe ao médico investigar para ver o fator que está provocando este desconforto.

Veja também: Quando Acontece o Período de Ovulação?

Foto: massdistraction