A gravidez é um período em que o corpo da mulher passa por fortes transformações, tanto internas quanto externas. E é claro que junto com essas transformações, algumas consequências aparecem também. As dores nas costas são o maior exemplo de como as transformações no corpo causadas pela gravidez podem afetar a saúde de uma mulher.
Causas da Dor na Gravidez
A principal causa da dor nas costas durante a gravidez é o aumento da barriga, que acaba trazendo muito peso para o corpo da mulher. O crescimento do útero normalmente exige muito dos nervos e coluna, o que acaba forçando a postura da mulher a mudar, e, consequentemente, fazendo com que ela tenha dores nas costas.
É bom lembrar que isso não ocorre necessariamente com todas as grávidas, apesar de ser muito comum e todas as mulheres estarem sujeitas a ter esse problema, principalmente no último trimestre de gravidez. Mas já que as dores nas costas na gravidez são inevitáveis, é preciso saber como lidar com essa situação.
Tipos de Dores nas Costas na Gravidez
Muitas não sabem, mas não existe apenas um tipo de dor nas costas que atinge as mulheres durante a gravidez. Existem pelo menos 5 tipos principais de dores que podem surgir durante esse período, todos eles ocasionados por problemas diferentes e que também exigem tratamentos diferentes. Os principais tipos são:
- Dor Lombar
- Dor Sacro-Ilíaca
- Dor Ciática
- Dor Pélvica
- Dor Noturna
Dor Lombar
A dor lombar é uma das dores mais comuns em grávidas e se manifesta por causa do excesso de peso que o corpo exige da coluna, fazendo com que ela force muito para tentar compensar a postura da mulher. Essa dor fica localizada normalmente na parte inferior das costas e costuma se espalhar também para as pernas e parte da musculatura das costas da mulher.
Dor Sacro-Ilíaca
É um tipo de dor que se localiza entre o fim da coluna e a bacia da mulher. É um tipo delicado de dor que, em muitos casos, não cessa mesmo após o parto, podendo continuar com a mulher por um tempo. Para evitar maiores complicações com a dor sacro-ilíaca, o melhor a se fazer é ficar em repouso quando perceber sinais dela.
Dor Ciática
É a famosa dor no nervo ciático, que acaba afetando um considerável número de mulheres grávidas. A dor é causada por inflamação ou pressão e pode piorar caso a mulher faça algum tipo de esforço.
Esse tipo de dor nas costas pode se estender para toda a parte de trás da perna, causando um grande incômodo. Também é válido lembrar que a inflamação no nervo é causada pelo uso excessivo dele com muito peso no corpo de alguém e não tem nenhuma relação direta com a posição do bebê dentro do corpo da mulher.
Dor Pélvica
Esse é o tipo mais comum de dor nas costas na gravidez e deve ser tratado de maneira diferente das outras. O tratamento precisa ser acompanhado do seu médico para que a situação da dor não piore e não acarrete em outros problemas. A dor também é sentida na parte inferior das costas, a partir da região pélvica, mas se não for bem tratada, pode até se estender até o osso do púbis.
Dor Noturna
Algumas mulheres grávidas sentem dores apenas na hora de dormir, causadas pela fadiga dos músculos que acumula todo o esforço feito pelas costas durante o dia inteiro. Apesar de não ser a dor mais frequente em grávidas, a dor noturna pode incomodar de maneira significativa a vida de algumas mulheres, mas o tratamento desse tipo de dor normalmente é tranquilo e eficaz.
Como Prevenir a Dor nas Costas
É claro que as dores nas costas durante a gravidez podem aparecer por diversos motivos, mas isso não significa que não haja maneiras de prevenir que elas apareçam. Fazer alongamentos todos os dias ajuda o corpo e a coluna a se preparar para o peso extra que seu corpo vem ganhando.
A pratica de yoga ou pilates também ajuda na prevenção das dores nas costas durante a gravidez. Praticar esses exercícios não é uma garantia de que você não vai sentir dores, mas eles com certeza vão fazer com que elas sejam mais leves e que você consiga lidar com elas de uma forma melhor.
Como aliviar a dor nas costas na gravidez?
Já que é quase inevitável que as dores irão aparecer, é bom sabermos que existem coisas que podemos fazer para que essa situação seja controlada de alguma forma. Alguns dos principais exercícios que você pode fazer para aliviar as dores são:
- Alongamento do tronco
- Treinamento de postura
- Balanço pélvico
- Caminhada
- Musculação adaptada para gestantes
- Alongamento da coluna
Todos esses tipos de exercício tem funções diferentes, mas ajudam a combater as tão incomodas dores nas costas que atingem as mulheres durante a gravidez. A musculação adaptada para gestantes, por exemplo, é uma ótima opção para fortalecer os músculos e fazer com que as dores diminuam.
A caminhada ajuda na postura e no controle de ganho de peso, o que faz com que o corpo se acostume mais facilmente com as mudanças. Alguns deles podem funcionar melhor do que outros dependendo da pessoa que os praticar, por isso é bom experimentar todos para saber quais são os tipos de exercício que irão servir para a sua situação.
Cuidar do corpo durante a gravidez é mais do que necessário para manter a sua saúde e, consequentemente, a do bebê também. É importante que qualquer tipo de incômodo nas costas seja tratado para que a mulher não se complique e não fique em um estado onde o bebê pode acabar sendo prejudicado.
Apesar desse tipo de dor ser muito comum durante a gravidez, muitas mulheres não ligam ou acham que é um problema passageiro, mas, como já citamos anteriormente, uma dor não tratada pode se estender para depois do parto.
Então, para que tanto a gravidez quanto o parto sejam agradáveis e sem grandes dores nas costas, é recomendável fazer os exercícios de prevenção e os tratamentos necessários para essas dores.
Veja Também: Dor de Dente na Gravidez, o Que Fazer? Como Aliviar?
Fotos: Senado Federal
Oi estou a 5 dias com a menstruação atrasada, tô sentido uma dor insuportável na lombar, horrível, as vezes parece até cólica, já fiz teste de gravidez e saiu negativo, tomava anticoncepcional mas parei. Será q estou grávida? Não sinto nenhum outro sintoma.
ResponderOlá Luana, pode estar com alteração hormonal pelo uso e pausa e do AC, como esta com sintomas e o teste foi negativo recomendo que veja uma consulta para avaliação no ciclo após a pausa do AC.
ResponderEstou gravida de 10 semanas e 3 dias,estou com muita dor nas costas.Começou ontem depois que voltei do super mercado nao sei se foi pelo fato de ter ficado muito tempo em pé ou se é normal,as dores estavam leves mas nao conseguia dormi mesmo assim,ai ontem acordei ainda estava doendo um pouco mais forte,lavei roupa e durante esse tempo em que lavava a roupa a dor parou um pouco,mas quando chegou a noite a dor ficou mais intença sinto meio que latejar,nenhum lado fica bom pra dormi.Devo me preocupar?Ficar em repolsso ajudaria a aliviar a dor?
ResponderOlá, repouso é sempre indicado, mais sugiro que veja seu medico par uma avaliação e orientação segura
ResponderEstou com 15 semanas e 4 dias sinto muita dor no pé das costa e fico muito enchada dou baixinha é já estou com barriga de seis sete meses não sou mãe de primeira viajem mais não lembro gravidez muito antigas alguém pode mim. Dizer se é normal
ResponderOlá Paula é normal.
ResponderAbraços.
Estou com 10 semanas e 4 dias e sinto muitas dores nas costas a ponto de me prejudicar a executar minhas tarefas trabalhistas diárias.
ResponderMinha médica diz nao ser por conta da gestação pois a barriga ainda ser pequena. Já tive outra Cesária.
Flor seria bom uma avaliação com ortopedista.
ResponderEstou com cólica, vomitei duas vezes e de manhã apresentei diarreia. Estou com muito medo de ser algo sério. Porém em junho fiz meu preventivo, exames e intravaginal. Estava tudo certo. Será que mesmo assim posso estar com câncer, mioma ou endometriose? Isto não seria visto em junho? Tenho médico marcado para segunda semana de dezembro, mas estou muito preocupada. Alguém pode tentar me ajudar? Grata!
ResponderFlor, esses sintomas pode ser uma virose. Se hidrate bastante.
Respondereu tive muita diarreia e vomito no começo da gravidez e tomei muito liquido e bastante frutas comidas leves perdi 8 kg mas agora passou
Responder