A estabilidade após licença maternidade é um assunto que gera um pouco de dúvida nas mães que trabalham, que querem e precisam retornar ao emprego após o período do nascimento do bebê.
Quando o bebê nasce, ele precisa de vários cuidados e de atenção que só a mãe pode dar. Entre eles, a amamentação exclusiva com leite materno pelo menos até os 6 meses de idade.
Posso Ser Demitida Após Voltar da Licença Maternidade?
Toda mulher tem o direito de decidir quando ser mãe, no entanto, quando a mulher é uma assalariada, pode haver receios de que sua gravidez leve à demissão após o nascimento do bebê.
De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, a demissão posterior à estabilidade após licença maternidade é uma das desculpas mais comuns utilizadas pelos empregadores ao demitir uma mulher que volta ao trabalho depois de ter dado à luz.
Algumas empresas optam pela demissão da mulher que teve bebê, porque de acordo com o artigo 396 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que estabelece que, durante a jornada de trabalho, a empregada mãe tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, para amamentar o próprio filho, até que ele complete seis meses de idade, ou talvez, às vezes chegar tarde porque tem que levá-lo ao médico, ora situações como essa.
Pensando nisso, a legislação brasileira previu, no art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a estabilidade da gestante desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.
Ou seja, se a mulher somente se afastar na data do parto, ela ainda tem assegurado um mês de estabilidade após licença maternidade, quando regressará às suas atividades de trabalho.
O Que Acontece se Voltar a Trabalhar e For Demitida?
A estabilidade após licença maternidade é amparada por lei. Ter um filho não deve ser motivo para demissão e constitui discriminação para a mulher.
“Se as empresas descartassem todas as mulheres que se tornassem mães, no futuro não haveria pessoas para contratar, porque teriam medo de engravidar”, diz Ronoel Vela, advogado e Diretor Geral de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social de El Salvador.
Embora haja legislação que proteja as mulheres em estado de gravidez, o amparo deixa de ser válido no final do período de estabilidade após licença maternidade.
A Estabilidade Após Licença Maternidade é a Mesma Estabilidade de Gravidez?
Sim, todas as mulheres grávidas que trabalham com carteira assinada não podem ser demitidas sem justa causa desde a data de concepção da gravidez (e não de sua descoberta) até cinco meses após o parto, o que se enquadra na estabilidade após licença maternidade.
Se a mulher descobriu a gestação depois de já ter sido desligada da empresa, mas pode comprovar que a fecundação foi feita enquanto ainda era funcionária, ela tem direito à readmissão.
A lei garante imunidade a todas as mães com vínculos empregatícios ativos, o que inclui também o período de aviso prévio. Um exemplo muito comum é quando a mulher que já foi demitida, está cumprindo o aviso prévio e descobre que está grávida.
Ela ainda não foi desligada da empresa, é funcionária, então também tem os mesmos direitos de quem continua empregado. O direito à estabilidade é importante para a mãe e para o bebê, já que é muito difícil que uma mulher grávida consiga um novo emprego, principalmente no período próximo ao parto.
A demissão de gestantes só é válida se for por justa causa ou de iniciativa própria da futura mãe.
O Que é Auxílio Maternidade?
O auxílio maternidade, também conhecido como salário maternidade é um benefício criado para que as gestantes, gestantes da zona rural e mães adotivas, possam ter uma renda, durante o período em que não poderão realizar suas atividades profissionais normalmente.
Infelizmente, muitas mulheres não possuem informações necessárias e acabam não aproveitando desse excelente benefício por não terem conhecimento adequado dos seus direitos.
Empregadas domésticas, mulheres que contribuem facultativamente, mulheres que contribuem individualmente e mulheres desempregadas tem direito ao benefício, mas muitas delas não sabem disso.
Esse benefício é pago durante 120 dias, ou seja, 4 meses, após o nascimento do bebê, ou se recomendado pelo médico, pode ser pago com 28 dias de antecedência e até 91 dias após o parto.
Qual o Valor do Auxílio Maternidade?
Em geral, o valor do auxílio maternidade vai depender da função ou do regime atual de onde a trabalhadora está. Para as mulheres que possuem regime CLT, o valor será equivalente ao salário atual que a mesma recebe na empresa.
No caso de ser uma trabalhadora autônoma, o valor do recebimento para ela será a média do último ano de recebimentos, o qual pode ser comprovado com extratos bancários ou contratos fechados.
Já se a mesma for uma trabalhadora rural, que esteja contribuindo com o INSS, receberá um salário mínimo durante os 4 meses do direito. As mães desempregadas também podem solicitar o auxílio maternidade na Previdência Social, onde avaliará qual foi o último período trabalhado com carteira assinada, e se poderá mesmo receber o valor integral do direito.
Veja Também: Licença Paternidade – Quem Tem Direito?
Fotos: Agencia Brasilia
Olá 1 mês Antes do meu parto eu vô pega férias de 1 mês. Depois a licença no total e 5 mês. Quando eu volta da licença eu posso pedir a demissão? Queria saber si tem algum acordo que eu posso fazer com a empresa ?
ResponderNo período da licença eu faso 4 anos e não quero perder o meus direitos.
Olá, liguei no sindicato da minha cidade, eles falaram que eu tenho 60 dias depois de voltar, falei de 5 meses mas eles falaram que é 60 dias, ele pode me dar férias e depois tenho que trabalhar oq falta pra ele poder me mandar embora antes disso não
Responderola peguei minha lincensa em julho voltei agora em novembro,assim q compketar um mes q voltei ele podem mim demitir? so q sai de licensa antes do meu beber nascer ele esta com 3meses ele podem mim mandar embora assim mesmo?ou so depois q meu bebe completar 6meses?
ResponderOlá, podem demitir. Assim que acaba o período de licença infelizmente a estabilidade também acaba.
ResponderOlá antes do meu parto eu vô pega 1 mês de férias. Depois a licença no total 4 meses.
ResponderQuando eu volta ao trabalho eu posso pedir a demissão ? Vô fazer 4 anos no meio na licença e eu não quero perder o meus direitos. Tem outro acordo que eu posso está fazendo com a empresa ?
Olá, caso peça demissão só tem direito ao salário do mês e o proporcional ao 13º salário, pode sim tentar um acordo com a empresa mais vai depender da voa vontade deles de aceitarem ou não!
ResponderPosso ser demitida assim que voltar ao trabalho?
ResponderRay, pode, assim que acabar o teto da licença.
ResponderAcabei de voltar de licença maternidade meu bebê fez 04 meses dia 11/05/2020
ResponderFoi demitida está certo?
Micaele, infelizmente está certo. Após o parto o teto da mãe é de 120 dias.
Respondercom 4 meses do Bebe não… mas com 5 meses sim
ResponderBoa tarde. Peguei minha licença dia 01/11/2019 voltei a trabalhar dia 02/03/2020 e fui dispensada dia 30/03/2020 ta certo isso?
ResponderMinha licença acabou dia 02/03. Logo em seguida peguei os 15 dias de licença amamentação q se encerrou dia 16/03 e agora estou de férias. Retorno ao trabalho esse mês. Eles podem me demitir? Ou ainda tenho um tempo para trabalhar sem ser demitida pós licença?
ResponderAlguém pode me responder. Desde já grata!
Voltei da licença maternidade em janeiro quero oque meu patrão me de demissão ele está de acordo. Mas diz que só pode me pôr pra rua em maio.
ResponderEstá certo isso???
Entrei de licença maternidade dia 22 de outubro de 2019 voltei dia 22 de fevereiro peguei 30 dias de férias ,já posso ser demitida?
ResponderMaria, sim já pode.
Responderas mulheres que engravidam durante a dieta, podem ser demitidas? tenho uma funcionária que saiu de licença maternidade e acabou voltando grávida, gostaria de saber se tem alguma lei que me ajude?
ResponderAndressa, você deve verificar direto no INSS.
ResponderOla estou de licença a 3 meses mes que vem acaba minha licenca e logo vou entra nas ferias depois que acaba as ferias que teria que voltar a trabalhar certo.o patrao pode me mandar embora pois nao tenho condições de volta ao trabalho e eu pedi pra ele me manda embora ele pode me manda ?
Responderboa tarde! Saí de licença dia 10/07/2018 e tenho uma ferias vencidas. Quando deveria ter retornado e até quando tenho estabilidade?
ResponderUma pergunta eu sai de licença maternidade no dia 27/07 gostaria de saber se a empresa está certa na data qui mideu para volta no dia 25/11 ? OuTrabalho pergunta na minha carteira vou fechar 2 anos na empresa dia 02/01 tem como eu mi desligar da emprESA quando voltar da licença maternidade ou tenho qui espegar mais
ResponderBom dia! Peguei minha licença dia 27 de AGOSTO, Meu parto está previsto para o dia 16 de outubro. Minha licença entao irá ate q dia
ResponderMinha querida sua licenca maternidade dura 120 apartir do dia 27 de agosto voce voltara trabalhar em dezembro, mas ainda tera os 15 dias de amamentação que o pediatra podera atestar e sair uma hora mais cedo ou entrar uma hora mais tarde ate o seu bebe completar 6 meses.
ResponderVoltei da minha licença maternidade agora só que eu trabalho 6 há por noite de domingo a domingo com uma folhmga na semana tenho direito a sair uma hora mais cedo?
ResponderBoa tarde, tudo bem? Para mamães que amamentam tem direito por lei, a duas pausas, de 30 minutos para amamentar, ou sair 1 hora mais cedo do trabalho. Espero ter ajudado. Abraço
Responderola
minha licença maternidade terminou dia 26/7, mas meu bebe completa 5 meses dia 18/9
gostaria de saber até quando tenho a estabilidade?
a estabilidade é 5 meses a partir da licença ou do nascimento do bebe?
ResponderOi ivone!
ResponderA licença-maternidade deve ser solicitada pela funcionária ao seu empregador entre o 28º dia antes do parto e o nascimento da criança. A contagem de 120 dias começa assim que o bebê nascer ou, se a mulher preferir, 28 dias antes do parto
Olá Ivone,
A estabilidade após o retorno ao trabalho é de 30 dias após o fim da licença maternidade. Neste caso a sua estabilidade é garantida até dia 26/08. Bjos
Responderultima pergunta
Responderacabou minha licença dia 26/7
peguei férias do dia 27/7 até 25/08, 30 dias
volto dia 27/08, já fora da estabilidade. Posso ser mandada embora neste dia mesmo, ou tenho que trabalhar algum dia?
Ivone,
Neste caso você você pode ser mandada embora no retorno ao trabalho sim. Não precisará trabalhar nenhum dia.
Responder