Você sabe o que é fimose? Problema não é exclusivo de quem é mamãe de meninos você sabia? A fimose infantil pode pegar de surpresa quando o bebê nasce mesmo em meninas.

O que é Fimose?

A fimose é uma pele que cobre a ponta do pênis ou a vagina do bebê. Essa pele pode “colar” estreitando a ponta do pênis não deixando que a parte superior do órgão seja exposta e nas meninas, criar uma película fechando a abertura vaginal, essa constatada por um exame clinico do médico pediatra.

Normalmente a fimose pode ser resolvida com facilidade em crianças de até três anos de idade por isso a melhor coisa a se fazer é consultar um medico sobre o assunto e o quanto antes.

Mas não se apavore! Essa condição é perfeitamente reversível, em alguns casos mesmo sem cirurgia principalmente em meninos. A mamãe pode visualmente detectar a fimose, mas saberá se o bebê apresentar também dores ao urinar, chorar quando há rigidez no pênis e também houver mal cheiro ou secreções no pênis ou vagina. Há formas de solucionar a fimose infantil, o médico irá recomendar a mais apropriada, mas vejamos então.

Solução Caseira Para Fimose Infantil

Massagem para fimose infantil:

Feita em meninos, essa massagem pode solucionar a fimose em pouco tempo. Instruída até mesmo por médicos a puxar a pele do pênis para baixo forçando com cuidado no momento do banho. Esse processo deve ser feito todos os dias até que a fimose seja recolhida e a cabeça do pênis apareça sem muito esforço. Deve ser feita com o bebê ainda pequeno pois, a pele é muito mais maleável e sempre com muito, muito cuidado.

Pomadas para fimose:

Há pomadas a base de betametasona que permitem a redução e até extinção da fimose. Ela contribui com o descolamento natural da pele fazendo com que a glande apareça. A pomada se chama Postec mas sempre deve ser prescrita pelo médico pediatra indicada para ajudar a reduzir a fimose infantil em meninos.

Solução do Médico Para Fimose Infantil

No Consultório: Alguns médicos também podem puxar a pele do prepúcio no consultório, dependendo do grau da fimose no menino e da experiência do medico, um puxão pode resolver. Se tudo não der certo ou se a fimose infantil for em meninas, a cirurgia para fimose será necessária porém é um procedimento muito simples. Considerada ambulatorial, ela é de rápida alta, o bebê ou criança é internado de manhã e após a recuperação do procedimento, pode ir para casa ainda no mesmo dia.

Cirúrgica: A cirurgia consiste em cortar a pele excedente do prepúcio ou abrir a passagem na vagina feminina. Outra cirurgia excelente é a colocação do anel peniano, por via cirúrgica ainda, ele pode ajudar muito a liberar a glande e ainda cai sozinho em torno de 10 dias sem maiores preocupações.

Recuperação Pós-cirúrgica

A recuperação pós-cirúrgica é relacionada em torno de 30 dias com cuidados especiais no órgão genital. Pomadas cicatrizantes e anestésicas são passadas na região para ajudar à recuperação e ausentar a dor da cirurgia. A mamãe também deve ter consciência que o local irá ficar inchado e avermelhado.

Caso a criança que fez a cirurgia for um pouco maior, os cuidados devem ser mantidos até mesmo na prática de exercícios, bater o local pode dificultar a recuperação da criança, então manter-se em alerta é uma boa pedida para as mamães e papais.

Se o seu filho ou filha precisar de cirurgia para retirada da fimose não se preocupe, será um procedimento simples feito por um medico especialista.

Veja também: Alimentação Infantil – Método BLW

Foto: Jessica Merz

_

Caixa de Informações Chave:

  1. A fimose é uma pele que cobre a ponta do pênis ou a vagina do bebê. Essa pele pode “colar” estreitando a ponta do pênis não deixando que a parte superior do órgão seja exposta.
  2. Normalmente a fimose pode ser resolvida com facilidade em crianças de até três anos de idade.
  3. A mamãe pode visualmente detectar a fimose, mas saberá se o bebê apresentar também dores ao urinar, chorar quando há rigidez no pênis .
  4. A recuperação pós-cirúrgica é relacionada em torno de 30 dias com cuidados especiais no órgão genital.