Quando uma mulher está grávida, é bastante comum que ela se preocupe com a saúde de seu futuro bebê e que, portanto, esteja atenta a todos tipo de problema que possa surgir. Doenças como a hidropsia fetal são um exemplo de que é possível que ocorram problemas antes mesmo do trabalho de parto, causando grande preocupação nas mães.
Ao mesmo tempo, é necessário saber que existem tratamentos e soluções para esse tipo de problema, mesmo que também existam alguns riscos e complicações que a doença pode trazer. Vamos falar hoje mais profundamente sobre todos os aspectos que envolvem a hidropsia fetal para que você entenda melhor como ela surge e como pode ser tratada.
O que é Hidropsia Fetal?
Trata-se de uma doença que ocorre ainda quando o bebê está dentro da barriga, onde líquidos são acumulados em diversas partes do corpo do feto. O grande problema está na acumulação desses líquidos em órgãos vitais como os pulmões, o coração e o cérebro. A hidropsia fetal normalmente ocorre pelo menos em dois locais diferentes do corpo do feto e é exatamente o que torna o tratamento tão difícil.
Existem casos em que ela afeta apenas uma parte do corpo do feto, mas esses são mais raros. A doença possui cura, embora em suas piores complicações possa gerar um edema e, consequentemente, o aborto do feto. Por ser uma doença tão perigosa, ela também é bastante temida pelas gestantes, mas é necessário conhecer bem o que causa a hidropsia fetal e como ela age no corpo do seu bebê antes de se preocupar e tomar qualquer medida.
Causas da Hidropsia Fetal
Diversos fatores podem causar a hidropsia fetal. Ela pode ser uma doença imune, ou seja, causada pelo fator RH, que é basicamente a diferença entre o sangue da mãe e do bebê negativo com positivo (A negativo com A positivo, por exemplo), mas também pode ter causas não imunes. As principais delas são:
- Alterações na formação dos órgãos do bebê;
- Falta de proteínas no sangue;
- Infecções como herpes, toxoplasmose e sífilis;
- Síndrome de Turner;
- Problemas cardíacos na mãe, como pré-eclâmpsia;
- Diabetes gestacional;
- Síndrome do espelho
A verdadeira causa para cada caso de hidropsia fetal só pode ser apontada após o diagnóstico feito por um médico especializado.
Como é Feito o Diagnóstico da Hidropsia Fetal?
O diagnóstico da hidropsia fetal pode ser feito através de um simples exame de ultrassom, que indica em que locais do corpo do feto as águas estão se acumulando, além de também mostrar sinais de inchaço na placenta. O exame também pode indicar a gravidade da doença, o que vai fazer a diferença na hora do médico indicar qual é o melhor tratamento para ser feito em cada caso.
Tratamentos da Hidropsia Fetal
Dependendo da gravidade de cada caso e com a parte do corpo do feto que está afetada, o tipo de tratamento indicado por um médico pode variar. A primeira atitude tomada por médicos é, normalmente, indicar o uso de corticoides para que o crescimento do bebê seja acelerado e ele possa nascer o mais rápido possível, já que o tratamento fora do útero é muito mais fácil. Existem, porém, algumas exceções em que uma cirurgia é feita com o feto ainda no útero. Trata-se de um tipo de cirurgia bastante delicado e por isso os médicos evitam utilizar esse tipo de tratamento, embora ele seja necessário muitas vezes.
Dependendo da idade do feto, o médico também pode recomendar uma cesariana de emergência para que o bebê nasça e possa ser tratado o mais rápido possível fora do útero. Após o nascimento, todo bebê afetado pela hidropsia fetal precisa continuar o tratamento, que vai envolver medicamentos diferentes dependendo da causa da doença.
Complicações da Hidropsia Fetal
Como já falamos anteriormente, a pior das complicações da hidropsia fetal é o aborto espontâneo que acaba ocorrendo principalmente em casos mais graves como quando atinge órgãos como o cérebro ou o coração. Quando a doença atinge dois locais diferentes, o tratamento é sempre mais complicado, assim como as chances de complicação também são maiores.
Porém, quando a hidropsia fetal aparece em apenas uma parte do corpo do feto, as complicações podem ser menores, sendo apenas problemas cardíacos ou respiratórios, dependendo do local afetado.
A Hidropsia Fetal Tem Relação Com o Zika Virus?
Não existe nenhuma evidência que as duas doenças tenham alguma relação, embora já tenham existido casos de fetos com microcefalia que também apresentavam a hidropsia fetal. Até hoje nenhum estudo conseguiu correlacionar a doença com o vírus, indicando que esses casos foram isolados e que se trata mais de coincidências do que de indicações de alguma complicação.
Doenças nos atingem em todas as idades e fazem parte da vida de todas as pessoas. Porém, quando um problema tão grave ocorre com um bebê ainda em formação, isso realmente se torna uma coisa preocupante. Felizmente hoje em dia é muito mais fácil de identificar e, consequentemente, tratar doenças como a hidropsia fetal com mais precisão. E enquanto nós esperamos que os avanços medicinais nos ajudem ainda mais no futuro, é necessário saber como tratar desses problemas agora e tomar todas as medidas que estejam ao nosso alcance para que o bebê seja o menos afetado possível e que possa ter uma vida boa e saudável.
Veja Também: Sofrimento Fetal – Indicação Para o Parto?
Foto: Jacoplane
Oi meninas,sei que algumas não estão nada bem.por esta passando por um caso como esse,eu tb não estou meu bb com 19 semanas descobrir pela ultrassom que ele tinha hidropscia fetal,fiz a mofologica e confirmou,desde então encontre internada,meu sangue evdo meu esposo não e compativel com o dele tb ele ja tomou 1 transfusão de sangue eu ja tomei 2 injeções de corticoides estamos aguardo pra segunda feira pra retormar as transfusões hj meu bb esta com 25 semanas ele mexe muito os batimentos esta de 160 estou em busca de um milagre.caso tenho grupo de vcs me adicione preciso muito conversasr com pessoas do msm caso(48)984560818 me chamem uma mãe nunca e so quando encontramos outra mãe com o msm problema.
ResponderOi Mamães e Papais to Passando pra dizer que infelizmente meu bb não sobreviveu? fizermos todos os tipos de exames,levaram meu sangur pra fora so vou ter o resultado dele no mês que vem,mais tudo que foi Possivel de ser feito foi feito(Agradeço a Deus por ter colocado médicos e pessoas maravilhosas na frente tive bastrnte apoio e ajuda) atrqs desse site conheci pessoas com bb com o msm problrmas mais aonde podemos trocar informações tb agradeço ao criador do site,DEUS sabe de todas as coisas as Pessoas que vam passar por aqui e ler desde ja digo muita força prça pra Deus bastante sabedoria se vc tiver seu bb Parabens fico muito feliz,caso vc perde ele pegue ele no colo apresente seu bb a Deus pq nesse pequeno Periodo vc foi mãe dele vc sentiu ele e ele sabe do jeitinho dele que foi Amado,fiquem com Deus e se cuidem.
ResponderOii me chamo Thais estou de 30 de gestação e com 28 semanas meu bebê foi diagnosticado com hidropsia fetal, ( no pulmao, abdômen e embaixo do coro cabeludo) estou internada a 1 semanas desda descoberta, não tenho dor e nada, tive uma infecção urinária entrei com antibiótico e melhorei.estou fazendo vário exames, tidos deu negativo do está faltando de rubéola. Começou a aplicar a injeção para amadurecer o pulmao, gostaria de saber quais são as chances do meu bebê sobreviver , e quais seria as sequela,e qual seria o melhor tratamento a se fazer, gostaria de saber se vão tirar o meu bebê ou se vão manter ele dentro .obrigada
ResponderOlá, apenas o médico que está acompanhando seu caso pode avaliar as chances de sobrevivência e qual passo ou tratamento deve ser feito!
ResponderTudo bem? Como vocês estão?
ResponderOie meninas boa noite eu acabei e descobrir que meu bebê esta com hidropsia fetal no corpo todo me ajudem eu creio no milagre se alguma mamae poder me chamar vamos nos unir um um proposito 022992615754
Respondermeninas eu sei o quanto doloroso e difícil é tudo isso, meu bebe nasceu hidrópico, com varias intercorrências, 90 dias de UTI, mas Deus realizou o impossível, mes que vem ele completa dois aninhos.
ResponderNessas horas nos sentimos perdidas e sozinhas, sem saber o que fazer, estou a disposição caso queiram conversar ou trocar experiencias, bj no coração de todas vcs e nunca esqueçam que Deus é um Deus de milagres, apenas entrega tudo em suas mãos e confia!!
Vc descobriu com quanto tempo de gestação? A translucência nucal tava normal?
ResponderSeu bebê tinha translucencia nucal?e edema tbm
ResponderEstou c 17 semanas, com 11 semanas fiz ultrassom morfológica e fui diagnóstica c tn aumentada 5.6 onde o normal seria 2.5 e o bebê encontrava se inchado retornei a fazer ultrassom com 17 semanas e o inchaço do bebê aumentou a médica disse possibilidades de alguma síndrome e de orbito do feto dentro da barriga. Me ajudem me der uma opinião estou tendo uma gestação muito perturbada emocionalmente pois toda vez q vou a consulta as médicas só falam em orbito do feto dentro da minha barriga. Me ajudem por favor meu ZAP 983374505
ResponderOlá, aconselho a procurar um médico que seja da área da medicina fetal para te acompanhar. Agora com 17 semanas ela deveria ter indicado o exame chamado amniocentese para retirar o liquido da placenta e avaliar qual seria o tipo de síndrome para te orientar melhor. Não espere e procure o mais rápido possível, infelizmente para casos assim as chances de óbitos realmente são maiores, mais procure orientação!
ResponderGente pelo amor de Deus me ajude minha filha está com seis meses de gestação e ontem o médico descobriu que o BB está com líquido na barriga porém está vivo coração normal tudo normal só a barriga está com líquido estou com esperança me ajuda por favor oque eu faço
ResponderCamilla como consigo falar com vc ? Estou passando por este problema.
ResponderBoa noite.
ResponderGostaria da ajuda de vcs, estou com 25 semanas gestação e meu BB foi diagnosticado com a hidropsia fetal no abdômen e no coração. Estou desesperada. Me sinto com muita dor barriga, parecendo contração e falta de ar.
Oi você pode me chamar no WhatsApp
Responder11966939397
Eu gostaria de falar com você, meu bebê foi diagnosticado com isso,e tô com medo e nervosa,seu bebê vive bem? Ele é saudável?
ResponderOi me chame no zap 71 981717631
ResponderMeu bebê também está com o mesmo diagnóstico do seu
Camillaa, tudo bem?
ResponderPoderia me contar sua experiência?
2196888.2270 whatsapp
Oi Camillaa, estamos passando por essa provação… Estamos com 20 semana e nosso bebê foi diagnosticado com Hidropsia.
Se possível me chama no zap, gostaria muito de ouvir seu relato.
Responder21 988687454
Estou passando por essa triste notícia, só que no meu caso a hidropsia fetal atingiu pulmões e pericárdio, a última ultrassom que tinha feito com 10 semanas e 5 dias, estava tudo bem, daí meu obstetra só pediu uma outra na semana que completei as 17, daí já estava sem batimentos cardíacos, com um dos diagnóstico de feto hidropico, com efusão pleural e pericárdica, e estou sofrendo a angústia da espera pela indução e curetagem, que ainda será só amanhã a internação para o procedimento. ??
ResponderOla
ResponderEstou passando pela mesma situação estou grávida de 14 semanas! Foi detetado logo na primeira ecografia o meu médico ainda esta a fazer testes! Tem sido muito doloroso pra mim o tempo de espera sem saber o que vem a seguir! Gostaria de saber o que foi feito no seu caso se me puder ajudar?
Com 8 semanas de gestação fiz a primeira ultrassom e descobrimos que o bebê apresentava hidropsia. Como era muito cedo não era possível detectar a causa. Tinhamos que aguardar até 20 semanas. Um desespero, muito choro. Nosso bebê era um sonho realizado e os médicos não davam muita esperança. Comecei a fazer acompanhamento com especialista e a medida que o bebê crescia víamos as coisas se complicarem. Líquido na cabecinha, nuca, pulmão, estava em todo o corpinho. E não podíamos fazer nada além de esperar as 20 semanas. DEUS é o meu refúgio e ele agiu. Muita oração mamães, muito choro diante de Deus. Eu ficava no quarto de joelhos sozinha com Ele e muitas vezes nem falava nada. Só chorava e saia de lá com o coração em paz. As 20 semanas chegaram. Levei todos os exames e foram muitas ultrassom e fomos fazer mais uma com uma especialista em medicina fetal. PARA A HONRA E GLÓRIA DE DEUS a minha filha não tinha mais nenhum sinal de hidropsia. A médica só acreditou no meu relato porque viu todos os exames. Por uma questão de segurança fizemos todos os exames necessários , inclusive mapa genético e minha filha é perfeita. Muito saudável e hoje tem 1 ano de 6 meses. BEATRIZ é sinal de Deus na terra. É meu milagre. A mãezinha que tiver passando por alguma aflição busque a Deus. Apenas ele dá a vida e apenas ele pode tirar. E tudo o que Deus faz é perfeito. Tenho uma prova em casa. Uma menina linda e saudável.
ResponderOw estou passando por tanta tristeza e preocupação estou com 16 semanas e fiz a ultrassom e deu hidropsia fetal e a dra. Falou que não tem jeito que oq devo fazer é esperar o coração do bebê parar já chorei tanto e tô pedindo muito a Deus por um milagre esse bebê e tão sonhado peço a vocês que me ajudem com orações.
ResponderA princípio eu aceitei esse decreto médico também, mas depois entendi que a vida da minha só estava na mão de Deus. Fiz tudo os que os médicos disseram, não perdi nenhum exame mais decidi que não aceitaria nenhuma palavra negativa sobre a vida da minha filha. Entenda que eu não ignorei o diagnóstico mais sabia que Deus podia mudar toda a situação. Minha é linda e saudável. Cheia de energia. Tenha fé, entregue na mão de Deus e que ele conduza cada momento e dê paz ao teu coração.
ResponderEstou passando por essa situação, fiz exame morfológico, e minha bebê tem higroma cistico e hidropsia fetal, agora vou fazer o exame cariótipo, para ver se tem síndrome de Turner, tô no desespero,, e quando vejo o testemunho de algumas pessoas, me acalma, pois só Deus para fazer o milagre.
ResponderOi, como está sua gestação? Estou passando por um momento de muita angústia também
ResponderOlá mamãe descobri q meu filho está com hidropsia fetal constou no corpinho e a nuca aumentada meu retorno com o médico será amanhã não conhecia essa doença e cada vez que me afundo vejo q realmente o milagre é de deus realmente mais com muita oração e buscando muito a Deus creio q vai ser mais um testemunho aqui estou de 14 semanas e confiante deus tá no controle de tudo mulheres e isso só é uma provação que deus no coloca mais perto dele confiem acreditem ?
ResponderEu tbm tô assim o bb tá todo inchado e com a nuca alta seu filho nasceu perfeito sem nenhum problema? Tô desesperada creio q Deus pode fazer mais n deixo de .e preocupar
ResponderOlá, A minha bebê teve o diagnóstico nas primeiras semanas e sim, nasceu saudável. Ela é uma criança muito saudável Graças a Deus. Até gripe é difícil de pegar. Hoje tem 2 anos e 8 meses. É uma tagarela, inteligente…uma benção. Sei a angústia que cada mamãe tá passando e só tenho a dizer é entrega teu coração a Deus e descansa Nele. Acredite no milagre. Eu tenho uma em casa. Minha Bia ?
ResponderRecebi o diagnóstico com 23 semanas que minha bebê está com Hidropsia ,meu mundo caiu o médico especialista fetal foi super frio e disse a mim e ao meu marido que a melhor coisa era interromper a gestação, ficamos assustados e não aceitamos isso. Agora estamos na dependência única e exclusiva de Deus em busca do nosso milagre, eu creio que minha bebê nascerá saudável ??
ResponderOie boa noite estou passando por isso me ajude em oração se poder me cahamr no xap amada 022 992615754
ResponderGlória a Deus estou nessa mesma situação mais estou crendo no milagre !
ResponderOlá, gostaria de uma orientação meu exame de ultrassom , deu hidronefrose fetal leve , o que devo fazer , é preocupante ? Obg se alguém me ajudar , na ultrassom diz leve dilatação do sistema pielo caliciar bilateralmente medindo 0,4 cm a esquerda e 0,3 cm a direita , o diâmetro da sua pelve .
ResponderTenho um filho que nasceu com hidropsia fetal hoje tem 18 foi muito iperativo quando pequeno .gostaria de saber se pode voltar esta doença
ResponderOlá, boa noite tudo bem?
ResponderCada caso é um caso amiga.
Você deve falar com um especialista.