O nascimento de um bebê é inevitavelmente um momento de muita alegria não só para os pais, mas para todos que estão envolvidos na vida daquela pessoa. A sensação do fim de um ciclo e do real começo de uma vida é única e explica a sensação de felicidades que sentimos.
Mas apesar disso, existem também as preocupações que esse nascimento gera, pois, os casos de bebês que necessitam de algum cuidado especial logo após o nascimento não são poucos. Há casos como o da hipertensão pulmonar em recém-nascidos, por exemplo, que são mais comuns do que muitos imaginam, mas mesmo assim fazem com que os pais fiquem em verdadeiro estado de choque.
Problemas no pulmão fazem parte da vida de diversos brasileiros, principalmente daqueles que vivem em grandes metrópoles onde há muita poluição e a qualidade do ar é mais baixa. E mesmo que existam todos esses problemas, é muito comum vermos pessoas fazerem os tratamentos e viverem uma vida completamente normal e sem grandes complicações.
Há também os casos em que os problemas aparecem apenas em bebês, como são muitas vezes os casos de hipertensão pulmonar em recém-nascido. Os bebês podem sofrer disso por diversos motivos, por serem prematuros, por terem tido alguma complicação durante a gestação, como a injeção de doses altas de aspirina pela mãe durante a gravidez, por exemplo.
Mas para esclarecermos todas essas dúvidas, precisamos primeiramente saber o que é a hipertensão pulmonar, suas principais causas e o que ela pode fazer com um recém-nascido.
O que é a Hipertensão Pulmonar?
A hipertensão pulmonar acontece quando há um estreitamento das artérias responsáveis por levar o sangue até os pulmões. Por conta desse estreitamento, a pressão arterial dos pulmões acaba subindo e fazendo com que o órgão fique sobrecarregado, o que pode ser muito perigoso.
Quando falamos sobre um recém-nascido, o quadro é ainda mais delicado, já que é uma doença dessa magnitude atacando a pessoa logo no início da sua vida. Ela pode ocorrer já desde o nascimento, ou dentro dos primeiros dias de vida do bebê.
Mas por mais que isso possa gerar uma grande preocupação ou até mesmo pânico em algumas mães, é necessário manter a calma e seguir as instruções do médico para que o tratamento da hipertensão pulmonar em recém-nascido seja feita de forma tranquila e que assegure a saúde do bebê.
Diagnóstico da Hipertensão Pulmonar em Recém-Nascido
O diagnóstico da hipertensão pulmonar em recém-nascido é feito através da análise do médico após o nascimento da criança. Se um bebê apresenta certa dificuldade para respirar e com concentrações muito baixas de oxigênio no sangue, o médico já pode considerar a possibilidade da hipertensão pulmonar.
Os exames feitos para confirmar se hão ou não a doença são a radiografia do tórax e um ecocardiograma, que fará a avaliação das artérias do pulmão do bebê.
Sintomas da Hipertensão Pulmonar em Recém-Nascido
Além do que já citamos aqui como a dificuldade para respirar e a baixa quantidade de oxigênio no sangue, existem outros sintomas que a hipertensão pulmonar pode trazer para um recémnascido. Eles são:
- Pele de coloração azulada
- Respiração rápida
- Baixa pressão arterial
É claro que o médico, ao perceber esses sintomas, submeterá ao bebê aos devidos exames para que seja confirmada ou não a hipertensão pulmonar.
Causas da Hipertensão Pulmonar em Recém-Nascido
Existem diversos fatores que podem fazer com que um recém-nascido possa sofrer de hipertensão pulmonar. Os principais são:
- Asfixia ou dificuldades para respirar ainda dentro do útero
- Uso de drogas pela mãe durante a gravidez
- Complicações no parto
- Problemas pulmonares ou cardíacos da mãe, principalmente se afetados durante a gravidez
- Policitemia, que interrompe o fluxo sanguíneo do fet
Além dessas, também existem outras causas menos comuns que podem levar um recémnascido a sofrer de hipertensão pulmonar, mas é necessário destacar que essas são as principais e mais comuns de ocorrerem.
Tratamento da Hipertensão Pulmonar em Recém-Nascido
O tratamento dessa doença envolve, primeiramente, colocar o bebê em um ambiente oxigenado, algumas vezes até mesmo com um ventilador com oxigênio a 100%. Esse ambiente e ventilador, combinados, ajudarão as artérias do pulmão do bebê a se abrirem.
Em casos mais graves, pode ser necessária a inalação de óxido nítrico junto ao oxigênio que o bebê está respirando. O tratamento dura vários dias e normalmente tem um efeito completo, eliminando a doença da criança.
Apesar de todo o susto que a hipertensão pulmonar em recém-nascido pode dar, é necessário saber que é algo que pode ser tratado e controlado com certa facilidade, principalmente se esse tratamento for levado a sério desde o início.
Problemas pulmonares com bebês não são tão incomuns quanto muitas pessoas pensam e, também ao contrário do pensamento de muitos, eles muitas vezes não deixam marcas para o resto da vida. E apesar de todas essas informações serem um alívio, é muito importante prestar atenção durante a gestação e tomar todas as precauções para que nenhum desses tratamentos seja necessário depois.
Veja Também: Bebês Prematuros – Cuidados e Atenção Especial
Foto: Vera Kratochvil
O bebê da minha cunhada nasceu no dia 10 de novembro, com 8 mês de gestação, fizeram uma Cesária pra tirar ele por que o líquido estava acima do normal, ele nasceu é foi direto pro oxigênio mais com 4 dias de vida ele entrou em óbito com hipertensão pulmonar e choque cardiogenico?
ResponderMeu bebê nasceu bem só q depois de duas horas de vida a pediatra percebeu q ele tava com uma dificuldade de respirar foi útil ficou 5 dias na útei mais infelizmente não resistiu a causa foi hipertensão pulmonar persistente neonatal
ResponderSinto muito a sua perda. Desejo forças para superar.
ResponderMeu sobrinho nasceu dia 12 de Outubro poucas horas depois do parto oa médicos perceberam dificuldades respiratória nele… Foi encaminhando pra outra cidade pra se tratar e la descobriram a hipertensão pulmonar está la 9 dias sem melhora… E acho que ta com infecção e o coração crescendo
ResponderTenha fé, também estou com o meu sobrinho assim. Ele nasceu dia 24/10 e esta internado desde que nasceu. Estamos numa corrente de fé muito grande. Caso queira. Me passe o nome dele pra colocar junto em nossas orações. Fique bem, com fé pois Deus é maior.
ResponderOlá meninas…Os exame de ecocardiograma deu pressão alterada no pulmão da minha bebê…mas mesmo assim os médicos me deram alta….
ResponderMas A Fé em Deus é Maior que tudo, Deus tudo sabe…
ResponderSeu filho ja saiu Camillaa da UTI???
Deus os abençoe… Amém
Meu filho nasceu dia 27 de julho de 2020, descobrimos a hipertensão pulmonar depois de 3 horas e foi para UTI. Hoje está lá, não sei o que pensar. Estou rezando para ele sair logo. Está entubado
ResponderVerdade… Deus no comando de Tudo
ResponderDeus é Fiel????
ResponderMinha gestação foi td bem, e quando a minha filha nasceu, logo descobriu a hipertensão pulmonar.
ResponderEla sobreviveu 4 dias, na UTI, saudades eternas da minha linda hoje ela estaria com 1 ano e 7 meses.
Ela se foi
ResponderDeus sabe o que faz
Meus sentimentos.. que Deus possa amparar a dor e a saudade …
ResponderMinha filha também nasceu dia 22 de abril de 2020 e está com hipertensão pulmonar. Está entubada há 7 dias já e tá recebendo óxido nítrico também. Agora que parece estar apresentando melhora. E uma luta ficar nesse cti . Como uma mãe disse parece que o tempo não pass… só queremos ir embora e ter nosso filho no colo. É realmente entregar nas mãos de Deus e ter FÉ MUITA FÉ! BOm saber que algumas mães ficaram menos de um mês… posso ter mais esperança então…
Responderbjs e forças a todas
Meu bebê nasceu dia 22d abril de 2020 , ele tá com mesmo probleminha coração foi ver ele Naquele estado ,
ResponderEstou na mesma, a minha filha nasceu na sexta meia noite,ficou o sábado comigo no domingo dmanha já foi para o berçário do hospital com a respiração assim e hoje está com 4 dias internada no berçário… é um sofrimento os dias parece que não passa
ResponderMeu filho nasceu com 39 semanas quando ele nasceu ele ficou no quarto com migo no outro dia ele foi faze exames foi aí que os médicos descobrirão qui ele tinha hipertensão pulmonar fiquei com medo de perde meu filho ele ficou 23 dia no hospital em estado grave graças a Deus hoje ele tem 2 anos de muita alegria
ResponderNão esquecendo que a minha foi 8meses pre matura,tem síndrome dow bem fraquinha ,mais confiando que em breve sairá da UTI,já mais de um mês que estamos na peleja,mais tudo é no tempo de Deus.
ResponderDeus abençoe,estou mais de um mês com a minha Nicolly ,já teve várias complicações respiratória e agora ao repetir um eco descobriu hipertensão respiratória,mais creio q Deus já deu cura .
ResponderMinha filha nasceu de 35 semanas e no mesmo dia começou com um desconforto respiratório, onde precisou ser transferida p uti neonatal e ser intubada. Descobriram que ela tinha hipertensão pulmonar, ela ficou 7 dias intubada ela msm conseguiu retirar o tubo e ficou 2 dias sem, porém pegou infecção generalizada e precisou ser intubada novamente ficando mais 8 dias no respirador e usando varios antibióticos, pois nao achavam o foco, achei que fosse perder ela. Mas graças a DEUS depois de 27 dias na uti e 3 no quarto ela teve alta. E graças a DEUS depois de 1 ano e 6 meses está com a gente e sem sequelas…foram 27 dias de angústia que parecia nao passar nunca, um sentimento de perca só quem passa sabe, mas com muita fé em Deus passamos??
Responder