O corpo feminino é sem dúvidas mais complexo do que o masculino e exatamente por essa razão ele também passa a ser mais delicado, já que são diversos os órgãos diferentes que podem ser afetados por algum tipo de doença ou infecção.
A infecção nas trompas é um mau pouco discutido, mas que atinge milhares de mulheres todos os anos. Exatamente por essa razão, nós separamos todas as informações que você precisa saber sobre essa condição, como a causa da infecção nas trompas, seus principais sintomas, os tratamentos, as complicações e o que fazer quando se apresenta um quadro desse tipo. Mas antes, você sabe exatamente o que são as trompas e quais são suas funções?
O que são as Trompas?
Trompas uterinas, também chamadas de tubas uterinas ou de trompas de Falópio, são dois tubos que fazem parte do sistema reprodutivo das mulheres e que possuem cerca de 10mm de diâmetro.
Elas são extremamente importantes para a fecundação, pois são responsáveis por recolher o óvulo e também por realizar o transporte dos espermatozoides até o óvulo para que a fecundação ocorra.
Cerca de 25% dos casos de infertilidade feminina tem relação direta com problemas nas trompas, isso porque elas são um dos órgãos mais importantes para a mulher conseguir engravidar. Também é nelas que a cirurgia de laqueadura é feita quando uma mulher não quer mais engravidar.
Com tantas funções importantes no corpo de uma mulher, é possível imaginar porque uma infecção nas trompas pode ser tão preocupante. Vamos adentrar ainda mais no assunto para entender como essa infecção ocorre e por quais motivos.
Por que Ocorre a Infecção nas Trompas?
Também conhecida como salpingite, a infecção nas trompas ocorre por causa de bactérias que atingem esses órgãos. As duas trompas podem ser atingidas por tal infecção ou apenas uma e isso pode variar bastante de caso a caso.
Esse tipo de infecção está, muitas vezes, relacionado com as bactérias que causam a gonorreia e a clamídia, ou seja, ela pode ocorrer por conta de uma relação sexual, mas também há outros fatores que causam esse tipo de infecção.
Quando uma mulher possui alguma infecção na região abdominal, por exemplo, é possível que as bactérias cheguem até as trompas de Falópio causando a infecção. Mulheres que possuem DIU (Dispositivo Intrauterino) ou que já foram submetidas a algum tipo de cirurgia na região pélvica são mais propensas a desenvolver infecção nas trompas.
Tipos de Infecção nas Trompas
Existem basicamente dois tipos de infecção nas trompas. São elas:
- Salpingite Crônica
- Salpingite Aguda
Vamos falar separadamente sobre cada uma delas e mostrar quais são suas diferenças.
Salpingite Crônica
É a forma mais leve de infecção nas trompas existente. Muitas vezes uma mulher pode nem perceber que possui essa condição, pois os sintomas aparecem de forma muito leve. Isso pode ser perigoso, pois essa infecção pode durar até anos e acabar se tornando uma salpingite aguda mais complicada.
Salpingite Aguda
Ocorre quando a infecção aparece de forma mais rigorosa, com sintomas muito mais evidentes e necessitando de tratamento com mais urgência do que a salpingite crônica. Em casos muito graves, as trompas podem até se romper, causando uma infecção abdominal generalizada, embora isso aconteça raramente.
Diagnóstico da Infecção nas Trompas
O diagnóstico para a salpingite, ou infecção nas trompas, pode ser feito através de alguns tipos de exames, entre eles:
- Histerossalpingografia – Exame onde são feitas diversas imagens da região pélvica da mulher, afim de analisar com mais precisão as trompas de Falópio.
- Análise de secreção vaginal – É feita para identificar possíveis bactérias. É um dos principais exames para se ter um diagnóstico mais correto da doença.
- Análise da quantidade de glóbulos brancos – Assim como a proteína PCR, essas células tendem a aumentar quando há alguma infecção.
Sintomas da Infecção nas Trompas
Os principais sintomas da infecção nas trompas são:
- Dores ao urinar
- Dores durante relações sexuais
- Febre acima de 38°C
- Sangramentos vaginais fora do período menstrual
- Náuseas e vômitos
- Alteração da coloração e do cheiro do corrimento vaginal
Alguns desses sintomas podem indicar outras condições que não uma infecção nas trompas, por isso é sempre importante visitar um médico para se ter um diagnóstico preciso e, dessa forma, realizar o tratamento de forma correta.
Tratamento para Infecção nas Trompas
Por se tratar de uma infecção bacteriana, o tratamento da salpingite é feito com antibióticos. O uso normalmente é feito por cerca de 7 dias, sempre com o acompanhamento do médico para verificar se o corpo está respondendo ou não ao tratamento. Dependendo do caso, o uso dos medicamentos pode se estender e o médico pode receitar antibióticos mais fortes para o tratamento.
Em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária para a retirada de algum órgão que ficou comprometido por causa da infecção, como os ovários, o útero ou as próprias trompas uterinas.
Possíveis Complicações
Quando não tratada de forma correta, a infecção nas trompas pode gerar uma série de complicações, entre elas:
- Hidrosalpinge
- Infertilidade
- Gravidez ectópica
Vamos explicar separadamente como cada uma dessas complicações ocorrem e porque são tão preocupantes.
Hidrosalpingite
A hidrosalpinge nada mais é do que o acúmulo de líquidos em uma ou nas duas trompas. Normalmente ela é o resultado de uma infecção nas trompas, mas pode acabar causando uma obstrução nas trompas ou até mesmo problemas durante uma possível gravidez, já que esse líquido pode fazer mal para o feto.
Infertilidade
Uma infecção nas trompas um pouco mais grave pode fazer uma mulher ficar infértil de muitas maneiras. A mais comum é as deixando danificadas a ponto de não serem mais capazes de realizar suas funções.
Apesar de existirem métodos como a fertilização in vitro que, teoricamente, resolveriam esse problema, esse tipo de infecção pode acabar afetando outros órgãos como os ovários ou o útero, fazendo com que eles também fiquem danificados e fazendo com que a mulher não possa ter filhos de nenhuma forma.
Gravidez Ectópica
Ocorre quando a gravidez acontece fora do útero, trazendo diversos perigos e muitas chances da gravidez não dar certo. Ela pode ocorrer por conta de uma infecção nas trompas ter afetado esses órgãos a ponto de eles não conseguirem transportar o óvulo fecundado com sucesso até a parede do útero, gerando assim a gravidez ectópica. Esse tipo de gravidez precisa ser tratado com urgência, já que fora do útero é impossível que ela se concretize.
A infecção nas trompas é um problema sério e que precisa ser tratado como tal, mas isso não significa que isso é o fim do mundo. Pelo contrário, como vimos aqui existem diversas formas de identificar e tratar essa condição para que sua saúde seja rapidamente recuperada.
É claro que o mais recomendável é sempre seguir todas as recomendações médicas para que essa recuperação seja ainda mais eficiente, mesmo que não seja com a velocidade que você deseja.
Rapidez é algo muito exigido por todos nos dias de hoje, mas também é algo que nossos corpos ainda não se acostumaram tão bem. Tenha paciência e saiba que sempre existirá uma forma de tratar a doença, ainda que ela não seja a mais rápida.
Veja Também: Trompas Obstruídas ou com Aderência – É Possível Engravidar Assim?
Foto: U.S. Department of Agriculture