Estímulos sociais e a vida moderna trazem à tona o questionamento de qual é o momento certo para ter um filho: idade, situação financeira e maturidade são apenas algumas das situações que toda mulher deve se atentar se deseja planejar a chegada do bebê.O que ocorre é que nem sempre podemos planejar tudo em nossas, vidas, um filho, por exemplo, pode chegar de surpresa e a mãe amadurecer e se preparar instintivamente para receber o bebê.
Existe Idade Ideal Para Engravidar?
De acordo com as condições fisiológicas do corpo os médicos recomendam a gravidez entre os 20 e 30 anos de idade, esse período é considerado o cenário em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar. Conforme o tempo passa, diminui a produção dos óvulos e pode dificultar a gravidez. Após os 30 anos aumentam as chances de aborto, hipertensão gestacional e complicações no momento do parto. Porém, com o avanço da medicina as mulheres podem retardar a maternidade, com o auxílio de diversos métodos, como o congelamento de óvulos, e já não se preocupam tanto com os fatores fisiológicos.
Investir na Carreira e Deixar a Maternidade Para Depois Seria Mesmo o Ideal Para Toda Mulher?
Isso irá depender muito da personalidade, vivências e experiências pessoais. É natural que hoje a mulher busque seu posicionamento no mercado de trabalho e aproveite oportunidades que há alguns anos eram mais restritas aos homens.
Vantagens de Retardar a Maternidade
- Com a vida financeira e profissional estável, possivelmente vai suprir de forma mais tranquila as necessidades e gastos com o filho;
- Mais maturidade e preparo emocional adquirido com o passar do tempo;
- Relacionamento estável e preparado para a chegada do filho;
- Mulheres que retardam a maternidade podem curtir o casamento, viajar e preparar o território para chegada do bebê;
- Mais tempo e atenção dedicados ao filho e a família, pois planejou a situação e voltar ao mercado de trabalho será opcional;
- Após ser mãe pode retornar à profissão com mais facilidade, visto que possui experiência profissional e carreira;
- Poderá curtir os filhos e oferecer maior conforto, como viagens, passeios, um bom plano de saúde, cursos e situações que requerem principalmente um bom equilíbrio financeiro para desfrutar.
Não há Regras Quando o Assunto é Maternidade!
Há inúmeras mulheres que também optam por ter um bebê mais cedo, antes mesmo de uma formação acadêmica, já encaram a jornada de cuidar dos filhotes. Como gostamos de frisar, nessas situações não há o certo ou errado, mas o que é melhor para cada uma.
A maternidade quando programada para mais cedo também oferece benefícios para o casal e muitos optam pela chegada do bebê o quanto antes alegando as seguintes vantagens:
- Aproveitar ao máximo os filhos, pois estão jovens e com energia para curtir;
- Ter os filhos primeiramente e depois investir na carreira quando já estiverem grandinhos, assim não precisam se preocupar mais com a maternidade e se dedicar por completo à vida profissional;
- Pais que possuem filho mais cedo acompanham o crescimento e adolescência de forma mais próxima;
- Não necessariamente a vida profissional, estudos e carreira está descartado para essa mãe. Atualmente, iniciar a faculdade e investir na vida profissional mais tarde é muito comum;
Portanto, antes de se preocupar qual o melhor momento ou até mesmo idade ideal para ter um filho, avalie o seguinte: qual a melhor situação para você? Esse é um questionamento que deve ser feito individualmente e também entre o casal.
Não Avalie Apenas a Idade Certa Para Engravidar
A ansiedade para chegada de um bebê muitas vezes pode deixar de lado algo muito importante: a maturidade emocional para esse momento. A hora certa de ter um filho é extremamente relativa, antes de avaliar idade, condições genéticas e hormonais, esteja ciente que ter um filho é uma responsabilidade muito maior e longa, visto que eles estão saindo cada vez mais tarde da casa dos pais. Terá que abrir mão de tempo, atenção e estar ciente dos cuidados que serão 100% da responsabilidade dos pais. Ter um filho requer energia tanto física, como principalmente emocional.
Não seja influenciado por pressões sociais
Sabe naquelas festas que reúne toda a família, existem perguntas e comentários clichês sobre a vida pessoal, como: e o bebê, quando vem? E o casamento, o irmãozinho, etc. Isso sempre vai existir, pode ter certeza que nunca seremos um padrão ideal para tantas pressões em torno das nossas vidas.
A decisão de ter um filho e o momento adequado é muito pessoal, jamais tome essa decisão por pressão dos familiares ou da sociedade, mas sim porque sentiu que esse é o momento ideal para se dedicar a essa fase tão importante para a vida de uma mulher.
Um filho, dois ou até nenhum, é uma escolha e avaliação que cabe ao casal e com certeza, sempre temos nossos motivos pessoais para tal posição. O momento ideal para engravidar é como perguntarmos: o que te faz feliz?… Para cada pessoa, uma situação.
Veja Também: Filho Único – Prós e Contras de Ter Somente um Filho
Foto: Greyerbaby
Tenho 57 anos e quero ter um filho. O que fazer?
ResponderEu quero em grávida rápido mais nn consigo
ResponderOlá Maria, o casal já passou por avaliação medica? vou deixar o link da Nutricionista em fertilidade que vai te auxiliar.
Responderhttps://www.famivita.com.br/produtos/consulta-nutricionista-de-fertilidade/?date=2022-09-01&time=1430
Sou tetante faiz 2e7messe qui tento emgravidar mais não consigo manchando Aparecida tenho 23 anos gostaria muito de emgravidar mais tenho baixa possibilidade de emgravida presiso de ajuda
ResponderOlá, não sei se conhece os produtos da Famivita, são produtos de forma natural que podem auxiliar nesse processo. Vou enviar o link para dar uma olhada com calma.
http://www.famivita.com.br
ResponderMeu sonho é tem um FILHO
ResponderPleno 2020 e homens (mulheres tbm) com esse tipo de raciocínio, lamentável. Mulher decider ter filho quando quer! Claro que tem os fatores fisiológicos, mas hoje em dia foco na minha profissão, pra dar condições muito melhores pra mim e principalmente pros meus futuros filhos.
ResponderEu tenho 26 anos, acabei de casar tem seis meses, já sou formada, achei que depois de me formar essa vontade viria, mas não veio rs. Eu sou focada mesmo no meu profissional e de certa forma, é ele que vai me dar condições de ter um filho. Por isso hoje em dia penso em ter após os 32.
ResponderOlá, que tudo bem? Meu sonho é ser mãe. Tenho 25 e sempre pensei em ser uma mãe nova, que acompanhasse o crescimento dos filhos e não teria uma grande diferença de idade. Tenho uma vida estável, casa, marido e um bom emprego. Não é nada estável, pois penso em passar num concurso público. Sinto vontade de ter um filho agora, mas vejo que a maioria da minha família fala em ter filho mais tarde para “aproveitar” agora. Só que depois penso de não ter tanto pique e paciência. Como sentir o momento para ser mãe?
ResponderTenho 23 anos porém só penso em ter filhos quando eu concluir meu curso e começar uma boa carreira pelos meus cálculos isso vai acontecer quando eu tiver uns 29anos… ultimamente esses pensamentos de ser mãe estão me preocupando.
ResponderBruna, o que te preocupa ? Aflorar a maternidade em determinado momento é normal. Fique tranquila! ?
ResponderEu acho que a questão não é se já estou formada com cursos superior ou emprego bom e sim com quem? Com que vai ficar futuro filho para poder ir trabalhar e fazer as coisas como todo ser quer fazer algo para progredir? Essa é a pergunta ideal com quem vai ficar ou será que alguém vai me ajudar essa é a pergunta Fundamental pois sabemos que depois que nasce precisamos de ajuda então o ideal é perguntar do parceiro se ele vai ajudar você a encontrar alguém para fica com com o bebê quando chegar o momento a oportunidade de vc voltar ou ir trabalhar pois sabe se que é Fundamental a ajuda do parceiro para encontrar alguém de confiança para ficar com as crianças então o ideal é perguntar se o teu parceiro vai te ajudar e te incentivar quando vc quiser trabalhar fazer alguma atividade que vc queira
ResponderQue comentário machista, a idade correta de ter um filho é a idade que ela quiser. Eu emm.
ResponderSe as mulheres exercessem o seu papel, que é cuidar da casa e dos filhos servir ao marido, e ser sustentada por ele, não indo trabalhar fora, não tendo vida profissional e muito menos carreira, como sempre foi até algumas décadas atrás, elas poderiam ter seus filhos na idade correta, sem nem pensar em adiar a maternidade.
ResponderHoje em dia não há idade pois muitas engravidam após os 35e tem filhos saudades.
ResponderExato neide nós sabemos que temos fases de maior ou menor fertilidade, mas com a ciência hoje a mulher pode escolher ter filhos um pouco mais tarde, o ideal é ser no momento que a mulher se preparou.
ResponderEu acho que tudo tem o lado bom, tanto te nova ou após os 35 .O que realmente importa é a felicidade da mulher.
ResponderEu trabalhei até ter a primeira filha agora só trabalho em casa e sou feliz e sou tentante do segundo filho aos 39 anos e feliz com isso ?.
Neide isso é importante estar estruturada para quando o beber chegar, vc estar preparada. Boa sorte!
Responderola meu nome e flavia e ja estou chegando nos 40 anos. Nao sei posso engravidar pois abortei , mas ja faz uns 14 anos e nunca mais tentei. Nao tomo pilulas.
ResponderAmiga há chances sim de engravidar.
ResponderProcure seu ginecologista para fazer alguns exames.
Boa sorte linda.
Nossa amei essa explicação
ResponderE de 20 a 30 anos q os médico recomendo
ResponderMelhor idade ora engravida e antes dos 35
Responderqueria saber mas pode ter engravida a idade 39 anos
ResponderNão entendi? Você quer saber se é uma idade boa?
Responder