Ansiedade. Esta é a palavra chave do terceiro trimestre de gravidez. Você já fica imaginando como seu bebê está formadinho dentro da sua barriga e a cada dia que passa, a vontade de conhecer o bebê que está gerando aumenta mais e mais.
Ao mesmo tempo em que, não vê a hora do parto chegar, fica se perguntando se irá ser uma boa mãe, se vai dar conta do trabalho que a espera em poucas semanas. Não é difícil encontrar relatos de mulheres no terceiro trimestre de gravidez, se perguntando se fizeram uma boa escolha em engravidar, seja a primeira, segunda ou terceira gestação. Esse sentimento de insegurança pode bater a sua porta! Mas saiba que tudo é isso é passageiro, certamente assim que o bebê nascer, irá sentir segurança, firmeza e disposição suficientes para cuidar do seu bebê.
Cansaço
Nesta fase pode-se ficar mais cansada do que no segundo trimestre de gravidez onde a disposição é uma das melhores coisas que podem acontecer após um trimestre atribulado cheio de náuseas e enjoos. A barriga certamente está muito mais pesada do que anteriormente. Agora, o bebê está em processo de crescimento. Sua formação está completa e ele precisa ficar dentro do útero para ganhar peso e também amadurecer o pulmão para conseguir respirar sozinho após o nascimento.
Movimentos Doloridos
Os cutucões e movimentos dele são mais intensos e dolorosos. Por que será que o bebê gosta de chutar a costela da mamãe? Respirar então pode se tornar uma tarefa não tão fácil. A pressão que o bebê e o útero em constante aumento faz durante o terceiro trimestre de gravidez contra o pulmão, pode dificultar a respiração. Levantar, abaixar, se virar, colocar uma simples meia nos pés é uma tarefa de outro mundo!
Já viu uma tartaruga virada de casco para baixo? Ela não consegue se levantar sozinha não é? A gestante no terceiro trimestre se sente exatamente assim. Tem momentos em que a mulher deita e não consegue se levantar, além de ficar sem ar em determinadas posições. Por isso é importante ter ajuda em determinadas situações, aquela mãozinha para colocar a calcinha ou meia será sempre bem vinda. Neste momento o papai pode ajudar muito! Bote o maridão para colaborar com a mamãe nas vestimentas e tudo que precisar.
Como Lidar Com os Incômodos do Terceiro Trimestre de Gestação?
Fazer um exame de ultrassom de mais de 5 minutos deitada de barriga para cima pode ser uma tortura! Isso porque o peso da barriga sobre o diafragma dificulta a respiração. Por isso se for o seu caso, converse com o médico sobre a posição, pois, ele certamente irá ajuda-la dando um tempo ou modificando a forma de fazer o exame para que não fique sem ar.
Devemos lembrar que a melhor posição para a gestante é a do lado esquerdo, ela libera o peso da veia cava que leva oxigenação ao cérebro da mamãe e ao feto também. Também é possível que você sinta seus pés incharem mais, seu coração acelerar, e muito mais calor. Tudo isso devido ao excesso de circulação de sangue no corpo.
Umidade Vaginal
A sensação de umidade vaginal também pode aumentar. É possível que pela pressão do útero sobre a bexiga, a mulher tenha pequenos escapes de urina. Vale lembrar que a urina tem cheiro de xixi, outro episódio de escapes de líquido sem cheiro ou com odor de água sanitária, é preciso investigar mais a fundo para verificar a possibilidade de bolsa rota.
Pequenos escapes de uma gosma sanguinolenta podem começar a acontecer também. Estes certamente são partes do tampão. Porém se houver qualquer duvida sobre a proveniência deste muco, verifique com seu médico. Ele é capaz de dizer se há ou não dilatação e possíveis indícios de trabalho de parto (prematuro ou não).
Dores
As dores nas costas são companhias constantes neste terceiro trimestre de gestação. Além disso, dores nas pernas e também pontadas na vagina. Algumas vezes a mulher pode ter a sensação de que os ossos do da bacia estão se abrindo tamanho o incomodo. Isso se dá pela movimentação do útero (mais baixo) e possível encaixe do bebê na pelve.
Porém o terceiro trimestre de gestação não é só incômodo, há a parte boa também! Preparar as roupinhas para a chegada do bebê, lavar, passar e arrumar as gavetas é um prazer sem igual para a mamãe.
Arrumar o ninho para a chegada do bebê faz parte do instinto materno. A mala maternidade e também o quartinho do bebê são preparados com todo capricho. Não há sensação igual quando tudo está pronto somente à espera do bebê.
Vídeo Explicativo
Agora é a hora de providenciar as lembrancinhas e também o chá de fraldas ou de bebê se for o caso. Se não tiver feito a lista antes, então se apresse, falta pouco para o seu bebê nascer! Também é possível fazer o ensaio de gestante. Ele ficará muito mais bonito com a barriga bem saliente e toda a família babando em volta.
Caso tenha mais filhos, envolva-os nesse momento. Certamente despertará o mesmo amor pelo bebê que está por chegar. Se o seu médico não lhe deu seu contato, então peça o quanto antes! Caso sinta alguma mudança brusca ou sintoma estranho ligue imediatamente para ele ou vá à maternidade.
É hora para se preparar para o parto! Se ainda não viu a maternidade e as rotas para chegar até lá, é hora de fazer. Cronometre o tempo de cada caminho em diversos momentos do dia e da noite, imagine ficar presa no engarrafamento durante o trabalho de parto? Melhor prevenir!
Também converse com seu médico sobre o tipo de parto que será possível ter. Se deseja um parto normal, saiba que é possível que o nascimento aconteça até as 42 semanas de gravidez. Também é possível ajudar a acelerar o trabalho de parto. Pensando já no parto, deixe a sua depilação em dia!
Imagine chegar lá na maternidade com uma floresta a ser devastada? Escolha a melhor depilação para você e capriche nela! Se não quiser tirar todos os pelos pubianos, pode-se fazer uma depilação bem cavada, principalmente se for ter seu bebê por via cesariana.
Dica: Se ainda não tem ninguém para ajudar no pós-parto é hora de se organizar. Caso for ficar sozinha com o bebê, faça um pequeno estoque de produtos básicos na dispensa e se for o caso peça ajuda da sogra, cunhada, amiga ou madrinha do bebê.
É hora de unir forças para ajudar a puérpera seja lavando uma louça, lavando a roupa, passando as roupinhas, limpando a casa e fazendo a comida. Você vai agradecer quando este momento chegar!
Veja também: O Que Esperar no Segundo Trimestre de Gravidez?
Foto: Laurence Vagner,miss pupik
Estou de 28,1 semanas de gestação e a circunferência craniana é de 25,9 é normal??
ResponderCirc.craniana (HC): 322mm
ResponderDiâmetro BI_PARIETAL (DBP):89MM
COMPRIMENTO FEMURAL (FL):66MM
COMPRIMENTODO UMERO(HL):61MM
CIRCUFERENCIA ABDOMINAL(CA):297 MM
PESO 2401
Para 34 semanas e 2 dias está normal as medidas ? Já mandei 3 perguntas com essa as outras 2 estão explicando melhor me respondam
Boa noite fiz uma ultrassom estou de 34 semanas e 2 dias minha preocupação é
ResponderO doutor que fez me disse que minha bebê está com tamanho de uma bebe de 36 semanas
Falou que ela tem a cabeça grande e pesa 2401
Eu estou desesperada com medo da minha filha nasce com algum problema na cabeça
As medidas dela são as medidas sábado dia 14/03 completo 35 semanas (obs:fiz várias ultra-som já inclusive a translucencia nucal com 12 semanas E a morfologica com 20 semanas deu tudo normal
Agora essa estou muito preocupada
Para 34 semanas e 2 dias completando 35 semanas dia 14/03 está normal :
Circ.craniana (HC): 322mm
Diâmetro BI_PARIETAL (DBP):89MM
COMPRIMENTO FEMURAL (FL):66MM
COMPRIMENTODO UMERO(HL):61MM
CIRCUFERENCIA ABDOMINAL(CA):297 MM
PESO 2401
Me respondam por favor
Bom dia morinha estou com essa mesma dúvida desde ontem. Vc conseguiu que alguém tirasse a sua dúvida?
ResponderMinha menstruação tinha que desser em novembro mais não desseu, desseu 3 dias muito fraco e paro, chego em dezembro perto do dia que não desceu em novembro eu fiz o teste em dezembro porque nem sinal deu de menstruação aí fiquei preocupada e fiz o teste no posto no primeiro mês que atraso já deu positivo.
ResponderMais se vcs disco fiam e não dá no teste positivo calma e faz outro mais pra frente.
Espero ter ajudado
Olá boa noite, sempre é bom esperar no mínimo de 10 a 15 dias de atraso para fazer um teste e te o resultado sem erros !
Responderestou com 27 semanas e ontem de madrugada notei um q desceu um sanguizinho arrosado na minha calcicha e hoje pela mae tambem desde entao estou sentindo uma certa dor (como colica) na barriga ,pernas e na regiao das costas proximo ao quadril. isso é normal ?
ResponderEu naoo tive nada disso sugiro que preocure seu medico obstreta.
ResponderCom 28 semanas tive trambose na região da virilha só sei q meu mundo desandou o risco de embolia pulmonar e muito grande.
ResponderCom 28 semanas tive trambose na região da virilha só sei q meu mundo desandou o risco de embolia pulmonar e muito grande e se acontecer pode ser fatal… Tô.muito desanimada. Minha gestação tava indo tão bem.a bb tá super bem,mas aí acontece isso só sei chorar..
ResponderNão fica assim, eu tbm no dia 3 de outubro tive pancreatite leve que resultou em cirurgia de emergência para retirada da vesícula em plena 27 semanas de gestação, hj estou com 31 semanas, mas pense como foi difícil, eu tbm so sabia chorar e me perguntar o pq q tava acontecendo isso comigo, mas percebi que embora não entendamos, os desígnios de Deus para nossas vidas são perfeitos, tenha fé que dará certo, eu resolvi respirar fundo e confiar! Deus nos ama, e ama nosso bebês, ele ñ vai deixar que me aconteça com nossos bebês e nem com a gente! Bjs de luz pra vcs
ResponderEstou com infecção urinária, começou agora no sétimo mês. É normal?
ResponderOi linda, a infecção pode ocorrer a qualquer período da gestação, mas é preciso tratar o quanto antes. Bjs e boa sorte!
ResponderSe minha mestruaçao atrasou Dia 28 de outubroo e fis um mes dia 28 de Novembro O segundo mes eu devo fzr dia 28 novamente er
ResponderMe identifiquei tanto ❤️
ResponderOla eu estou com 20 semanas e 3 dias minha bb estar assim diametro biparietal: 4,5 cm comprimento do femuer: 3,3 cm circunferencia abdominal 14,6 cm circunferencia cefálica 16,3 cm ta tudo normal com ela? sou mãe de primeira viagem <3
Responder