Relação Sexual
Ah, tentantes, quando o período fértil chega é um festival de posições, truques e táticas para seduzir o marido. Qual tentante já não se pegou intimando o marido nos dias férteis? Eu mesma dizia:
“É hoje que quero lhe usar pra sequiçu meu bem, vamos reproduzir!”
Pega o chicote aí, minha filha, estrala para uma noite quente e fazer um baby lindíssimo! Seria tão bom se um dedão ficasse verde quando a gente estivesse ovulando, não é? Ou mesmo ter um sinal bem claro, uma seta luminosa apontando para baixo na barriga, dizendo que estávamos ovulando e que era a hora de dançar mambo na horizontal. Mas infelizmente, a natureza não é tão criativa assim como uma mente fértil da ex-tentante aqui.
Namorar nos dias certos faz toda a diferença – mas se amar sem pressionar também. Eu confesso que já pressionei o marido para namorar. Mas amigas tentantes, ninguém é de ferro. Eu já fui uma tentante afoita e muito ansiosa pelo meu positivo. Também já fui do tipo de tentante que se pendurava no lustre toda lambuzada de leite condensado, se preciso fosse, só para animar o marido a namorar, despertar a paixão nos dias férteis, porque nem sempre eles estão a fim. É muito importante dar importância aos maridos nessas fases de tentativas. Eles podem ser afetados pelo mau humor e neuroses das tentantes mais do que nós mesmas. Então, meninas, atenção ao comportamento nessa temporada é uma boa para manter o casal unido, ok?
Fator Tempo
É bem verdade que o tempo da tentante é outro e é mesmo! A gente quer uma gravidez tão sincronizada com a velocidade da luz que mesmo no segundo dia após a ovulação já tem sintomas e já começa a sentir os mamilos mais sensíveis, tem náuseas, cólicas e por aí vai. Mal deixa de tomar o anticoncepcional para engravidar e já começa a ficar ansiosa, esperando o positivo uma semana antes da data da possível menstruação. Mas sabia que o tempo é essencial nessa fase? Segundo os médicos, um casal “normal” pode levar de três meses a um ano de tentativas com duas a três relações sexuais na semana. Se o prazo se estender além dos doze meses, deve-se procurar um médico para avaliação do casal e não somente da tentante, isso é muito importante.
Mas o tempo vai passando, nada acontece e a pessoa começa a ficar aflita, querendo que tudo aconteça rápido. A triste verdade é: calma! Quando começa a se sentir assim é hora de parar, respirar, contar até dez e se aquietar. Fácil não é, claro. Eu já senti na pele, mas como sempre diz uma amiga psicóloga:
“Tentante e ansiedade é uma combinação de bomba, granada e muito mais!”
Isto é: explosiva para o emocional, tanto o nosso quanto o do companheiro também. Entramos no mérito que se o casal está com todos os exames em dia, a tranquilidade pode começar por aí. Se não há nada errado, por que se preocupar?
Porém, no caso de meninas que têm um problema concreto como a endometriose ou a síndrome dos ovários policísticos, vale frisar que paciência e calma para fazer um bom tratamento indicado pelo médico são ainda mais fundamentais. Se esse tratamento for à base de contraceptivos hormonais como Selene, por exemplo, ceda o tempo necessário ao tratamento e procure fazê-lo corretamente. Agora, meninas que tenham uma endometriose severa necessitam de uma laparoscopia (cirurgia para retirada da endometriose parcial ou total). Durante o procedimento, é indispensável contar com ajuda especializada.
Lembre-se sempre: do que vale um bom médico, excelentes medicações, uma grana em remédios caros, se por pura ansiedade se abandona o tratamento pela metade para tentar engravidar? É muito melhor esperar pela liberação do médico porque ele sabe o que fala e já viu dezenas de casos como o seu. Entendo que a sensação da urgência para engravidar pode parecer muito maior que qualquer coisa. Mas amiga, tenha a consciência que tudo é para o seu bem e, sobretudo, do seu bebê. Conseguir tudo com o corpo saudável e ter uma gravidez tranquila é a melhor recompensa que se pode ter depois de tanto tempo de espera, não é verdade? Afinal um bebê deve vir ao mundo com a maior das riquezas: saúde plena.
Psicológico
Vamos falar mais do lado psicológico da coisa. Pelas minhas próprias experiências, sei: quando a gente está tentando engravidar, o mundo ao redor fica grávido, impressionante! Amigas, cunhadas, professoras, até aquela amiga da escola que você não via há décadas aparecem barrigudas. Até mesmo aquela prima chata que ama a balada e odeia crianças engravida e as tentantes que amam e desejam tanto um bebê não conseguem. Parece injustiça, mas existe uma explicação:
O fator psicológico pode afetar os hormônios. Comprovadamente uma mulher que se vê com a menstruação atrasada pode ficar ainda mais atrasada se estiver com medo de ser gravidez. Muitas vezes se diz “relaxa que você engravida”. Pode parecer o fim dos tempos para a tentante, mas a verdade é: uma mente tranquila faz a diferença.
Então, isso poderia explicar a gravidez do mundo ao redor, de pessoas que nem mesmo gostariam de estar gerando um bebê, ou mesmo de ex-tentantes que acabaram adotando um bebê ou criança e de repente se veem grávidas. A ausência dessa ansiedade certamente facilita mais o processo de engravidar. Comprovada, cientificamente falando, nunca a famosa frase “relaxa e goza” fez tanto sentido na minha vida que depois de passada a fase de tentante. Hoje, olhando de fora, tudo fica mais claro. Por isso, no calor do momento, conte até dez e deixe a poeira da ansiedade baixar para voltar aos treinos, nem que precise de uns ciclos de folga da vida de tentante.
Nem sei o que seria minha vida de tentante sem as amigas, companheiras de sentimento. Elas me entendiam, me compreendiam e me apoiavam na hora terrível do negativo. Invista nessas amigas a sua confiança! Uma tentante pode parecer perdida, mas dentro de um grupo fica muito mais fácil de suportar a longa e angustiante espera do positivo. Aparentemente tudo se torna mais leve quando se leva os treinos com humor e se namora sempre por vontade, amor e prazer.
Eu sei muito bem que há muitas tentantes desvairadas! Juro que eu não podia mais passar em frente a uma farmácia sem coceira nas mãos para comprar um teste. Um testezinho, pelo amor de Deus! Perdi as contas de quantos já fiz na vida, e sinceramente, não me arrependo, nem dos momentos mais tristes em que eu esperava muito o positivo e tomava o banho de água fria depois do negativo. Ao final de quase sete anos de tentante, eu estava tão calejada com os negativos que até levava na brincadeira, ria da minha tristeza. Tem outra solução?
Me lembro claramente que comprei um teste, do mais caro, porque era nesse que eu botava a maior fé. Ele custava, na época, R$45 e prometia detectar a gravidez mesmo antes do atraso. Olha que maravilha! O sonho de todas as tentantes era sempre de descobrir a gravidez antes mesmo de atrasar a menstruação, mas será que é possível?
Pedi o teste pelo telefone em uma farmácia em que tudo custava praticamente o dobro do preço, simplesmente por estar afoita, querendo saber se o ciclo tinha dado certo. A pressa era tanta que nem xixi no potinho eu fiz, foi diretamente na canetinha mesmo. Porém, não é a forma certa de se fazer um teste. Mesmo desses fechados, com canetas, é necessário depositar a urina no potinho. Além de mais seguro, pode evitar que você perca um teste porque, no final das contas, o xixi foi pelo teste todo, borrou a linha toda e manchou. Enfim, foi um desastre total e eu chorei demais de raiva. Essa é a vida de tentante. Fiquei alguns Reais mais pobre e sem saber se o ciclo tinha dado certo. Por isso, juízo na hora da ansiedade de saber se deu certo, meninas!