Esta semana uma pessoa me perguntou se realmente as famílias deveriam se preocupar com o sono dos bebês desde tão cedo. Para ela, uma habilidade natural deve ser desenvolvida ao longo do tempo e não existe razão para ensinar o bebê a dormir a partir dos 4 meses.

Provavelmente esta pessoa nunca passou dias com uma criança chorando por falta de sono ou noites seguidas de noites sem ao menos dormir por 6 horas seguidas ou precisando começar o seu dia 04h da manhã porque definitivamente o bebê resolveu que não iria dormir mais.

Nestas horas em que o cansaço desesperador chega, você percebe a primeira razão para se preocupar com o sono do seu filho desde cedo – o descanso da família. Para os pais, ficar sem dormir é sinônimo (entre muitas outras coisas) de mau humor, de falta de concentração, de perda de memória, irritação e pouca, ou nenhuma, paciência.

Um centro de prevenção e doença dos Estados Unidos (CDC) publicou um estudo onde mostra que mais de 50% da população americana passam por problemas de privação de sono, chegando a chamar este problema de “epidemia”. Bebês que não aprendem a dormir corretamente se tornam crianças, adolescentes e adultos que irão sofrer as consequências da falta de sono de qualidade.

Consequências da Falta de Sono

Para crianças, estas consequências podem ser dificuldade de aprendizado, hiperatividade, obesidade, dificuldade de relacionamento. Para adolescentes e principalmente adultos, as consequências podem ser ainda piores como diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.

Mas isso pode ser evitado. Antes de pensar que os adultos podem recorrer a um remédio e dormir com facilidade, é importante olhar a razão da falta de sono em primeiro lugar. Onde começou? Certamente, grande parte das pessoas que tem problemas para dormir, já tinham esta dificuldade antes mesmo de completarem um ano de idade.

Sabendo de todas as devastadoras consequências da falta de sono, por que não investir tempo e paciência para dar a seu filho uma excelente qualidade de sono? Cuidar do sono é tão importante quanto cuidar da alimentação. Você não vai alimentar seu filho apenas com alimentos pouco saudáveis só por que ele chora e pede certo? Com o sono é a mesma coisa.

Quanto antes você trabalhar os problemas de sono do seu bebê, mais rápido e com muito menos sacrifício ele irá aprender. Antes dos 4 meses, acabamos fazendo a parte dos bebês no sono, e muitos acabam não desenvolvendo a habilidade de se auto confortar, ou seja, de dormir sozinho a cada ciclo de sono que termina e precisam dos pais para voltarem a dormir.

Quando Ensinar o Bebê a Dormir Corretamente?

A boa notícia é que o bom hábito de sono é uma habilidade aprendida, assim como a criança vai aprender a ler quando chegar a hora certa. O momento certo de ensinar seu bebê a dormir é a partir do 4º mês de vida.

As consequências da falta de sono são realmente sérias e com técnicas gentis, onde evitamos o choro, podemos ensinar seu bebê a dormir e gostar da hora do sono. Ensinar uma habilidade para um bebê exige paciência, persistência e muito carinho. Se você tem dificuldades com o sono do seu bebê, não deixe de procurar ajuda.

Cuidar do sono do bebê é uma prova de amor.

Michele Melão é consultora de sono infantil e baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute (IMI), Califórnia. (maternitycoach.com.br) – uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Sono do Bebê – O Meu Dorme o Suficiente?

Nos primeiros dias de vida, normalmente o recém-nascido dorme praticamente o dia todo, intercalando com diversas mamadas e a hora da higiene. O que pode ser motivo de preocupação para os desavisados que acabam achando que o bebê esta dormindo demais.

Por isso, vamos descrever uma rotina de sono do bebê e relatar o que é normal e o que não é. Dessa forma podemos ajudar aos papais que não estão tão preparados ainda para encarar essa nova rotina. Lembrando que, cada bebê tem um organismo diferente e se adapta de formas diferentes, por isso não deve ser comparado aos demais. A rotina do sono do bebê é mais para se ter uma base da quantidade ideal de sono para cada fase etária.

Menina Dorme Mais que Menino?

E sabe aquela história de que meninas são mais tranquilas do que meninos e por isso dormem melhor que eles?? Desde os mais antigos, essa história acontece. Mas podemos afirmar com base em diversos estudos e pesquisas realizadas, que não é verdade!!

Foram observados e comparados a rotina de ambos, duração do sono e comparação de hábitos e foi constatado que cada bebê reage de sua maneira, não importa o sexo. Bebês necessitam dormir mais do que nós adultos, pois é no sono que são liberados os hormônios do crescimento essenciais para o desenvolvimento esperado e correto.

Por isso não se deve interromper o sono de um bebê, afinal ele esta no seu processo de desenvolvimento. Normalmente o ciclo de sono do bebê dura em media 4 horas e é de extrema importância esse período ser respeitado.

Somente nas primeiras semanas é aconselhado que no final do ciclo das 4 horas, caso o bebê não desperte sozinho ele seja acordado para se alimentar. Dessa forma o seu ganho de peso não é afetado e seu desenvolvimento acompanha o esperado.

Tempo de Sono por Idade

Como já citamos acima, cada bebê tem sua rotina e um organismo diferente que reagirá de forma diferente dos demais. Mas existe uma media esperada e adequada do sono do bebê, que é considerado saudável para seu desenvolvimento e crescimento.

  • 1º mês – O Bebê recém-nascido dorme em torno de 16 a 20 horas por dia. Diminuindo para 16 a 18 horas por dia no primeiro mês. Durante o dia, as sonecas se dividem em pelo menos 3X que chegam ao total de 7 horas. Durante a noite o sono deve durar em media 8 horas.
  • 3º mês – O sono nessa fase se reduz um pouco mais, chegando ter duração de 15 a 16 horas por dia. Sendo 3 sonecas que totalizam 5 horas e durante a noite 10 horas.
  • 6º mês – O sono nesse período chega a 14 horas, se dividindo em 2 sonecas com duração em media de 2 a 3 horas e 11 horas no período noturno.
  • 9º mês – Nesta fase o bebê dorme em torno de 13 horas no total diário. Sendo duas sonecas com duração de 1 a 2 horas e o sono noturno de 11 horas.
  • 12 meses – Ao completar o primeiro ano de vida, o bebê costuma dormir em torno de 13 horas diárias. Dividindo-se em 2 sonecas de 2 horas em media e mais 11 horas durante o período noturno
  • 18 meses – Dormem o mesmo período com total de 13 horas, porém a soneca se reduz para 1 vez somente que tem duração em media de 2 horas.
  • 3 anos – Nessa fase a criança dorme em torno de 12 horas diárias. Com uma soneca com duração de 01h30min e chegando a dormir em torno de 10h30min na parte noturna.

O tempo de duração do sono do bebê noturno descrito para cada faixa etária inclui as acordadas também que ocorrem de forma inevitável durante o período da noite. Acordar no meio da noite faz parte do processo do sono das pessoas em geral, tanto de bebês como dos adultos.

Porém para nós adultos, esse processo acaba se tornando automático e logo voltamos a dormir, já para os bebês acabam despertando, seja para mamar ou porque realmente não conseguem voltar a adormecer sozinhos. Criar rotinas de horários e rotina para o bebê pegar no sono é a melhor forma de se ter dormidas e horários saudáveis e sem muito stress para conseguir dormir.

Shantala e o Sono do Bebê

Como fazer a Shantala? Ninguém melhor do que as meninas do Maternity Coach para dizer, especialista em bebês e crianças, elas dão consultoria e tem para todos os motivos desejados pelas mamães. Veja o que a especialista em Shantala Marcia Benalia fala sobre os benefícios da Shantala, entrevista realizada pela Michele Melão. Vem vindas novamente meninas!

Uma dúvida de muitas mães que chegam até a Maternity Coach é saber como promover um sono de qualidade para seus bebês com menos de 4 meses, já que uma aprendizagem de sono, com técnicas para que o bebê durma sozinho durante a noite toda só funcionam e são recomendadas a partir do 4º mês de vida. Mas e antes disso?

Bebês de 1 à 4 meses tem cólicas, as mães estão se acostumando com a nova rotina, estão cansadas e dormem pouco. A procura de ajuda é para melhorar um pouco o descanso dos bebês aliviar os desconfortos e dar mais qualidade a este período tão desafiador dos primeiros meses do bebê em casa. Será que é pedir muito?

Para ajudar estas mães, resolvi mudar meu papel de consultora de sono e voltar a ser jornalista. Fiz uma entrevista com a sócia da Maternity Coach – Marcia Benalia, que além de consultora em amamentação, doula e aromaterapeuta, é também instrutora de shantala, uma massagem que faz “milagres” para o relaxamento do bebê, alívio das cólicas e principalmente para estreitar ainda mais o vínculo entre a mãe e o bebê.

A partir de quanto tempo os bebês podem receber a Shantala?

Marcia: A partir de um mês, após o nascimento.

Qualquer um pode fazer? Que conhecimentos são necessários?

Marcia: Esta massagem pode ser aplicada pela mãe ou cuidadores do bebê.

Quais são os principais benefícios da Shantala?

Marcia: Os benefícios que a Shantala proporciona são vários, entre eles o alívio da cólica, aumento da imunidade do bebê, relaxamento profundo, contribuindo assim para noites de sono tranquilas.

Quanto tempo demora para a mãe aprender a massagem?

Marcia: No máximo em 1 hora, por conta das repetições para a memorização dos movimentos.

Quanto tempo leva para fazer a Shantala?

Marcia: A massagem pode ser aplicada em todo o corpo do bebê em menos de 30 minutos. Um tempo curto, porém de intenso envolvimento.

Tem alguma contra indicação?
Marcia: Nenhuma. Muito pelo contrário. Ela é indicada para todos os bebês, inclusive ajuda no

desenvolvimento de bebês com síndrome de down.

Como é feita a sua consultoria para ensinar a Shantala?

Marcia: Vou até a residência da mãe e após explicar todos os fundamentos da Shantala, ensino os movimentos, informo quais são os óleos recomendados para cada situação (cólica, sono) e acompanho a aplicação da massagem pela mãe (ou cuidadora) no bebê.

Para saber mais sobre consultoria visite o Maternity, as meninas terão o maior prazer em ajudar em suas dúvidas! Shantala é um carinho a mais para bebê mas para a mamãe também. Desfrute de todos os benefícios que esta massagem milenar pode proporcionar para seu bebê. Ganhe qualidade de tempo com seu filho. Você só precisará de poucos minutos do dia para esta troca imensa de carinho.

Veja também: Despertares Noturnos da Criança – Por que Acontecem e Como evitar?

Foto: rahego