Quem diz que mãe é um ser perfeito definitivamente não fala a verdade! Mãe é mulher, ser humano, tem dias bons e dias ruins, tem mal humor e bom humor, dia de alegrias e dias de fúrias. Mesmo que tente ser 100% principalmente com os filhos, infelizmente não é possível afinal paciência de todo mundo uma hora esgota.
Mãe cuida, faz, corre atrás e se desdobra para fazer o possível e impossível para seu rebento. Mas criar filhos é uma tarefa nada fácil e lidar com as birras e malcriações são mais difíceis ainda. Afinal quem tem sangue de barata?
Culpa de Mãe
O grande problema é que as mães acabam se culpando e se punem por perder a paciência com os filhos, sendo que são humanas e estão sujeitas a tudo, inclusive “gritar” quando estoura. Obviamente, “os estouros” podem ser evitados se conhecermos nossos limites e pedirmos ajuda “aos universitários” quando estamos no nosso limite. Mas e quando não temos um companheiro ou um familiar para recorrer?
Mesmo as mulheres mais calmas e serenas possuem seus momentos de stress. Algumas têm maior facilidade em controlar suas explosões já outras nem tanto assim. Por isso resolvemos escrever esse post para dar algumas dicas para as mamães que estão precisando de uma dose extra de paciência com seus filhos, ainda mais para aqueles que estão em fase de “testar” os pais.
Segundo os psicólogos, a paciência é questão de prática e quanto mais você exercita mais você terá. Respirar fundo, contar até dez e até sair um pouco de perto quando sente que seu limite esta chegando são saídas para não fazer o que vai se arrepender em seguida.
Dicas Para Controlar a Paciência
Crianças vivem fases e comparados a um jogo de vídeo game, cada fase fica mais difícil. Quem acha que bebês e suas cólicas e choros incansáveis da madrugada dão trabalho, não chegou à fase deles engatinhando ou andando e descobrindo o mundo.
Sobem em tudo, mexem e tiram tudo do lugar, não obedecem e dão chilique quando são contrariados. Mas essa fase também se torna fichinha comparada à próxima, onde se acham auto suficientes e arriscam até a responder aos pais quando recebem uma ordem. Quando são pré-adolescentes ou já estão na adolescência então nem se fale!
Existe Fase Pior que Outra?
A grande verdade é que não existe uma fase pior do que a outra. A pior fase sempre será aquela que esta passando no momento, e você terá que aprender a lidar com sua paciência e com sua forma de agir perante o comportamento de seu filho. Portanto vamos a algumas dicas que podem ser valiosas e surtir um grande efeito no relacionamento mãe e filho, se seguidas.
- Lembre-se sempre, você é o espelho do seu filho. Se não quer vê-lo gritando por ai com as pessoas, não grite com ele;
- Quando sentir que sua paciência esta se esgotando, respire fundo e se necessário se afaste por alguns minutos ate recuperar o folego. O processo de respirar fundo e expirar também ajuda muito no controle do nervoso;
- Lembre-se, crianças estão em processo de aprendizado e acabam nos testando a todo momento. Esta é a hora de ensina-lo o que não pode fazer!;
- Antes de estourar, gritar ou esboçar qualquer reação pare e reflita o motivo de estar perdendo a paciência. Muitas vezes a culpa nem é das crianças e acabamos descontando o nervoso de outros problemas;
- Abaixe-se e converse com ele sempre na mesma altura que ele. Mesmo que pareça que ele não esta compreendendo, faça seu papel de educadora e mãe;
Sabemos que não é fácil lidar com as crianças, ainda mais quando estamos exaustas devido à correria do dia-a-dia e mais N problemas na cabeça. Mas o que ensinamos e somos pros nossos filhos pode parecer insignificante durante o momento, mas é o que ficará para sempre como aprendizado na vida deles. Seja a mãe e o pai que você quer seus filhos sejam no futuro!
Foto: George Hodan
Sou mãe de primeira viagem e meu bebê tem 8 meses e tá sendo tão exaustivo ando mto estressada sem paciência com ele , des de que ele nasceu ele sempre foi um bebê muito intenso ao mesmo tempo que ri ele chora muito que nada o acalma nem mesmo o colo. Eu grito chamo ele de chato já cheguei a da uns tapas de tão sem paciência que e eu ando. Quando ele dorme eu choro peço perdão e pergunto pra Deus pq e tão difícil assim. Estou mais confortável de ler esses relatos pois só vejo mais perfeitas com bastante paciência que dão conta de tudo, e eu achando que só eu era assim. E muito difícil mais creio que um dia irá melhorar. 🙏🏽🙏🏽
ResponderA minha tem 5 meses e já perdi a paciência algumas vezes, hoje dei uma palmada de leve na panturrilha pq ela passou o dia inteiro sem dormir, abusada, chorando e ela chorou bastante até minha mãe conseguir colocar pra dormir, me sinto extremamente cansada, esgotada pq desde quando ela nasceu eu vivo 24 horas em casa com ela
ResponderEu nunca poderia imaginar o quão difícil é ser mãe!
ResponderEu tenho duas menininhas, uma de 4 anos e outra de quase 2, das quais eu cuido sozinha todos os dias. A mais velha ainda não vai para a escola e como eu moro em outro país, não tenho ninguém como rede de apoio, ou seja, tenho q fazer tudo com elas a tiracolo.
A caçulinha está numa fase de traquinagens, não pra um segundo sequer e não obedece à nenhuma, NENHUMA ordem minha! O resultado disso é q eu não consigo fazer nada, mal posso olhar para o lado sem que ela não coloque fogo na casa! Pra escrever esse texto, por exemplo, eu tive que parar umas 10x pra brigar com ela! Ela tbm não dorme bem a noite, então eu fico exausta e no dia seguinte tem a outra me acordando às 6hs da manhã. A minha casa é grande e eu não tenho ajuda nenhuma, além disso eu estou acima do peso e não acho 30min sequer no meu dia para me exercitar, para cuidar de mim mesma…. Quando vou fazer algo na rua eu me desdobro com as duas e os escândalos públicos da caçula estão cada vez mais frequentes…. Ontem mesmo eu acabei gritando com ela no meio da rua pedindo que ela me obedecesse! Estou no meu limite emocional!
Eu amo as minhas filhas mais do que a mim mesma, mas não aguento mais passar 24h com elas, essa é a verdade! Estou ansiosa para que elas cresçam um pouco mais para que nós possamos nos entender mais, para que eu possa mandá-las para o colégio e ter um pouco de tempo pra mim e para que tudo isso torne as nossas vidas mais leves!
É muito muito difícil ser mãe, é bom também muito, mas educar é uma loucura, tenho um filho de 4 anos, saudável, elétrico, corre, pula e grita o dia todo, e uma menininha linda de um ano cuido sozinha, é muito difícil não ter baba e uma rede de apoio, meu filho é muito desobediente, só faz o que quer, e eu estou no meu limite pois não consegui ainda desfraldar ele, me sinto uma bosta de mãe, grito com ele muito depois é horrível a culpa e remorso, mas prefiro gritar do que bater, sei que é errado gritar e sou exemplo prA ele, mas como é difícil não fazer ele entender que precisa deixar a fralda, e pedir pra ir para o vaso,enfim
ResponderMeu filho tem 9 anos, tem suspeita de ser autista leve, ele é maravilhoso e muito inteligente, mas tem dificuldades em amarrar cadarço, tomar banho sozinho, escovar os dentes…eu faço tudo isso para ele todos os dias. ja tentei ensinar, mas parece que ele nao entende meu jeito de ensinar. Hoje, na hora de ir para a escola ele nao quis vestir a blusa de frio que escolhi para ele, disse que nao sabia tirar ela e que se sentisse calor na escola nao ia ter como tirar, que queria uma com ziper. Coisa simples, ne? era so eu ir la e trocar a blusa de frio, mas nao, eu falei que ele ia com essa blusa e pronto, depois falei que nao era normal nao saber tirar uma blusa! dai depois ele veio me mostrar que nao sabia mesmo, apesar de eu ja ter tentando ensinar antes, e eu o chamei de imbecil e de burro! falei : nao é assim que se faz! presta atençao! deixa de ser burro! Nao, seu imbecil, nao é assim que se faz!
Respondereu ja pedi desculpas a ele, implorei pelo perdao dele, expliquei a ele que eu errei por ter feito isso, ele diz ter me perdoado, mas que ainda estava triste….
estou me sentindo pessima, se eu pudesse voltar atras nao teria agido assim….
eu sou mae solteira, cuido dele o tempo todo, acho que por isso posso me sentir cansada vez ou outra, mas nada justifica essa minha atitude…
Li os comentários de diversos relatos, e sim chega uma hora que perdemos a paciência, tentamos nos controlar mais acabamos extrapolando.
ResponderEu sou mãe de primeira viagem e assim, ñ me considero uma boa mãe, pq meu bebê só tem 8 meses, mais ele me desgasta tanto que acabo gritando constantemente com ele l, eu sei que é errado, mais tem horas que chego ao limite.
Minha filha depois que completou 15 anos ela mudou completamente o jeito de ser, respondia muito mal tanto eu quanto a mãe dela, por isso resolvi instalar o apk https://brunoespiao.com.br/rastrear-celular com esse apk eu consegui ver que ela estava em contato com um cara bem mais velho, graças ao apk consegui resolver a situação.
ResponderMeu bebe tem 9 meses. Gente eu perco de mais. Ate pq sou de primeira viagem e nunca imaginei o quão desgastante e exaustivo seria a maternidade, e saber que a vida nunca mas será a mesma, minha liberdade ja era. As vezes, penso que se soubesse de tudo isso, jamais teria filho. Amo ele , mas confesso que perco a paciencia a ponto de apertar ele, gritar, chamar de bosta e dar socos na parede, depois fico me remoendo amargamente e arrependida, achando que so eu sou assim. Mas é tao bom qndo encontramos gente que desabafa e diz a verdade que nem vcs. Pq as vezes procuro outros sites pra saber se é normal e fico é pior, so tem maes perfeitas , maes que parecem nao cansarem. Mas eu to tentando melhorar e confesso , nao é nada facil, nao é mesmo.
ResponderNão é nada facil, ler seu comentário me deu um certo alívio pq to me sentindo pessimo por me estressar com meu bb e deixar ela chorando e sair pra tomar um ar, me dói tanto e me sinto a pior pessoa do mundo, ta sendo pesado, nunca imaginei que seria assim to um cacooo.
ResponderObrigadoo por compartilhar aqui seu relato e fazer eu me senti mais normal… Kkk
Força e muita paciência para nós mães de primeira viajem.
Meu filho tem um ano. Está sob investigação de autismo. Meu marido trabalha a noite e dorme durante o dia. Fica nervoso quando o menino grita.. e parece ué ele gosta de gritar justo quando o pai esta dormindo. Estou cansada, não tenho me alimentado, dormido ou tomado um banho descente nos últimos meses. Ando cansada e exausta. Fico nervosa, as vezes pego ele pelo braço e aperto, e depois me arrependo. Choro, pq além de ser pequeno, pode ser autista tb e eu aqui brigando com ele. Gente eu orei por 4 anos pra ter esse filho e agora não tô sabendo lidar com tudo isso. Meu marido só olha pra ele. Não me ajuda em nada, nem fica com o.menino pra eu fazer as coisas. Não consigo arrumar minha casa, não consigo lavar a louça direito, pq o meu filho não deixa e o pai não fica com ele. Fico doente de ver as coisas pra fazer. Tudo nas minhas costas. Tô no último ano da faculdade, mas nem sei se consigo terminar. Não tenho tempo nem cabeça pra isso tudo. Num desses dias de discussão fiquei tão nervosa que acabei enfiando a MINHA cabeça na parede. Bati tão forte, que achei que ia desmaiar. Choro por qualquer coisa é sinceramente não vejo melhora. Sinceramente não sei se serei capaz de ser uma boa mãe. A minha mãe vive em cima tb, mostrando como devo ser, que tô fazendo errado. Me sinto pior ainda pq ele parece tão mais feliz quando deixo na casa dela pra resolver alguma coisa na rua…fico me perguntando se tudo não seria melhor se eu morresse. Mas tenho medo do marido logo enfiar outra em casa e meu filho sofrer mais. Ando mto triste e sozinha. Não tenho apoio de ninguém.
ResponderOi! Quer conversar? Me chama no WhatsApp 11 960835777.. Deus te abençoe mto!! Bjs
ResponderCaramba,.me sinto da mesma forma sem.paciencia as vezes leio comentários pra ver se e normal ou se só é comigo
ResponderOi! Se quiser conversar, me envia por e-mail o seu WhatsApp? Vc não precisa passar por isso sozinha e sem com quem contar! É muito bom poder desabafar! Que Deus te abençoe muito.
ResponderMe sinto exatamente assim! A única diferença é que graças a Deus quando meu esposo pode, sempre me ajuda com o bebê.
ResponderÉ um alívio ler e ver os comentários, que eu não a única. Nunca fui de bater e evito o máximo gritar… O meu menino está com 1 ano e está na fase de começar as birras, esperneia e se joga no chão. Sempre dormiu bem – e ainda dorme – mas fica me enrolando por 3h a fio pra pegar no sono. Tô me sentindo um monstro porque depois do banho, ele não queria mamar e dormir (morto de sono) pq queria brincar com a escova de dentes. Nem foi culpa dele, eu só descontei o cansaço das últimas semanas que ele enrola pra dormir, grita, me bate e me chuta. Não bati, mas acho que segurei ele firme demais e fiquei reclamando alto, até palavrões saíram.
ResponderPoder falar isso e ver que eu não sou a única, faz eu me sentir normal. Sabedoria para todas nós.
Tenho três filhos. Difícil eu perder a paciência, mas perdi! E perdi feio! Tenho um filho autista que é um amor. Ele brincando com a irmã, acabou dando um soco nela, que só tem três anos e ele 12. Eu recém operada e super nervosa por ter feito essa cirurgia , joguei o chinelo nele e o chamei de idiota. É que ele bateu com tanta força que foi horrível. .. Pedi desculpa a ele depois. Mas estou me sentindo péssima! Amo demais meus filhos. Me perdoa, Deus!
ResponderNossa eu perco a paciência com meu bebê de 3 meses. Só chora. Me sinto péssima, mas já cheguei a socar um travesseiro na cama de tanta raiva e angústia! Costa doendo, seios doendo de dar mamazinho, braços cansados, colo. colo. colo e ainda chora…. ás vezes não sei o que fazer. Largo ele chorando no carrinho e vou em outro cômodo respirar, gritar, socar algo e depois volto. Tenho medo dele não me amar por isso, por deixar ele chorar. Mas as forças as vezes acabam…. fico 24h com ele, meu parceiro trabalha muito e quase não me ajuda…. mas acredito que com o passar do tempo as coisas melhorem um pouco. Ou minha paciência esteja mais treinada…
ResponderOlá meninas ! Também estou nessa situação meu bebê tem 6 meses e só chora não dorme durante o dia e toda hora quer peito , e muito menos fica quieto no berço e nem no carrinho , quando dorme só no colo ,colocou no berço acorda ! A noite também acorda várias vezes e no outro dia estou mais estressada ainda pois não consigo fazer quase nada ,meu marido e muito paciente e amoroso comigo e com ele mas ele sai às 8 da manhã e só chega às 7 horas da noite do trabalho,ele fica as vezes um pouco com ele mas as vezes vejo que ele não gosta muito ! Aí me sinto super mal ,já nem tenho vontade de sair pois sempre que vou na casa de alguém meu bebê só fica quieto no colo ,e as pessoas falam que ele tá manhoso aí fico pior ainda ! A última vez que eu saí com ele foi no carrinho ele começou a chorar horrores desde de já peguei trauma ,tem dia que estou tão estressada que chego a me morder ,puxar meu cabelos e até socar o travesseiro as vezes xingo falo que meu bebê chato ,mas me sinto mal depois pois ele não tem culpa de nada ,tá sendo bem difícil pra mim meu maior medo e de explodir e fazer alguma loucura ,pois fico muito nervosa ,sinto até uma palpitação no coração .Sou mãe de primeira viagem e não pensei que maternidade seria tão estressante e angustiante para mim .
ResponderNem me fale tem dias que perco paciência me sinto exausta tenho vontade de sumir porque fico 24H por dia com ele em.casa e esta numa fase que se atira no chão chora por tudo não aceita não ta muito difícil não sei mais o que fazer parece que vou infarta
ResponderEssa ultima semana tem sido bem estressante. Minha filha é um amor, mais gente tudo tem que ser uma brincadeira e ainda assim contraria o que falo, cheguei a pensar que tava com algul problema pelo stresse , mais deve ser normal, è desgastante e a quarentena nao ajuda.
ResponderMuito bom ver o comentario de outras mãe, me sinto menos pior .
Também concordo… Se vc faz uma busca sobre isso parece que todo mundo é sereno na criação dos filhos e só eu que sou desequilibrada… Nunca bati, mas morro de culpa de perder a paciência, escovar o dente a força ou gritar depois de 3 horas de birra… Exercitar a paciência sim, mas entender que as vezes ultrapassamos nosso limite.
ResponderTô péssima hoje perdi a paciência nível hard, gritei, me alterei estou sufocada cansada, no limite das minhas forças. Ler algo assim alivia.
ResponderEu tenho um filho de 06 anos e diariamente me questiono sobre o meu maternar. Ele é muito pirracento e reclama de ir para a escola,. de almoçar, de tomar banho. E trabalhando de casa, esses problemas aumentaram porque tenho que dar conta do almoço, da reunião online, da arrumação da casa e de organizá-lo para ir para a escola quase que simultaneamente. Hoje perdi a paciência e gritei com ele de um jeito absurdo! Estou arrasada e muito cansada. Vou tentar seguir essas dicas e melhorar como mãe porque realmente desejo manter uma relação mais amorosa e respeitosa com meu filho.
ResponderAte que enfim li uma coisa sensata sobre esse assunto! Porque no babycenter as mãeinhas juntam se achando as donas da situação.
Responder