Você sabia que o homem também tem uma espécie de menopausa? A andropausa, assim como a menopausa é uma queda hormonal no corpo. Como o hormônio predominante no organismo masculino é a testosterona, essa pode ter uma queda significativa e afetar com muita força a vida sexual entre o casal. Para ajustar esses níveis hormonais no organismo masculino, existem também medicamentos à base de testosterona, como o androgel por exemplo.
A reposição hormonal é um avanço e tanto para o homem que à partir dessa reposição, passa a ter maior desejo sexual e também dá mais energia para a vida em geral. Porém o androgel pode trazer alguns malefícios à saúde reprodutiva do homem. O gel à base de testosterona, traria uma baixa produção natural desse hormônio. Isso comprometeria a fertilidade, pois, o organismo deixaria de produzir as quantias adequadas de espermatozoides. O corpo passa a achar que têm quantidades adequadas de testosterona e reduz a produção diária do organismo. Isso afetaria e muito a produção de gametas masculinos.
Pensando neste fato, alguns pesquisadores americanos da universidade do Tennessee, passaram a estudar o desenvolvimento de uma droga, que teria o mesmo efeito do androgel no organismo, sem prejudicar a produção de gametas. O citrato enclomifeno é semelhante à medicamentos que estimulam a ovulação na mulher como à base de clomifeno (Clomid, Indux, Serophene). Ele ajudaria a produção de espermatozoides e em conjunto com o tratamento de testosterona, potencializaria a gravidez acontecer. O estudo envolveu 44 homens que começaram com a menor dose da medicação e passaram a ter resultados melhores com o aumento gradual. Ao final de 16 semanas, os índices de 10% dos homens aumentaram consideravelmente mesmo com uso do androgel concomitante ao enclomifeno. Além disso, homens que não usaram o androgel, também tiveram um aumento considerável dos valores da testosterona corporal.
O enclomifeno ainda está em fase de testes e não tem data para chegar ao mercado americano, porém visa um auxilio não imaginado por homens que precisam de ajuda para serem pais. O estudo foi dirigido pelo Dr Edward Kim, urologista da Universidade do Tennessee Medical Center. O intuito dos estudos é aumentar os índices de fertilidade masculina, por conta das baixas hormonais recorrentes a problemas hormonais e pela idade.
Veja também: Aspirina Pode Ser a Mais Nova Aliada da Fertilidade
Foto: Anaïs Nannini
Preciso de uma fórmula para aumentar a testosterona… tenho 51 anos…!
ResponderOlá Reinaldo, recomendo que veja uma consulta medica para avaliação, orientação segura , não faça uso de medicação sem orientação medica.
ResponderÉ não ta sendo nada fácil pra min, passei em um dos melhores especialistas de São Paulo, e para poder resdolver meu problema de ereção, a reposição de Trt, seria uma ajuda , porem me ele me explicou detalhadamente as chances de meus espermatozóides não serem produzidos mais, mesmo depois de parar com a trrt emm Gel, pensando por outro lado, eu também não poderia ter filhos sem tomar a Trt, pois sem ereção não ter como ter relação sexual, então vou fazer o tratamento da trt, mas vou ficar um pouco triste, pois agora pode ser que eu nunca mais terei filhos, é uma pena, até por que gostaria de tentar um filho em um futuro próximo.
ResponderBoa noite Meu marido está com baixa concentracao de esperrmatozoides o primeiro exame que ele fez de espermograma deu 13 milhões abaixo do recomendo ele fez exame de sangue tbm testosterona livre é total deu no limite aí passamos no médico urologista e ele prescreveu hormônio a base de testosterona tomou três doses de injeção agora repetimos o espermograma e ficou pior menos de 2 milhões o que fazer nesse caso não confio mais no médico que estávamos passando tem como reverter o caso estamos querendo engravidar…
ResponderVish mano….
ResponderDiego, em que posso ajudar?
ResponderHomem também pode fazer uso do Clomid para melhorar o resultado do espermograma? Estamos tentando engravidar e o espermograma do meu esposo foi no limite mínimo. Ele está tomando Testo Perfomance fazem 3 meses e continua baixo o resultado
ResponderBoa tarde, se for sob orientação médica pode ajudar.
Verifique no site da famivita o viriferti e famigel, são produtos que agem direto na motilidade e qualidade do espermatozóide.
http://www.famivita.com.br
ResponderFaço o uso crônico de testosterona e derivados, em doses de 250 mg a 750 mg de durateston/semana e outro derivado de testosterona 750 mg/semana isso varia durante o ano, uso isso já faz 2 anos… minha esposa está grávida e nunca usei algum remédio para estimular a espermatogênese.
ResponderAcho que você é corno meu amigo
ResponderTomei o clomid por 2 meses e tive a sindrome da superestimulação ovariana. Perdi um ovário e uma trompa. Na verdade, o problema estava com meu parceiro. Agora, o médico que o acompanha prescreveu clomid para ele pois está com tudo comprometido no espermograma. É possível que esse medicamento faça mal também em um homem como fez em mim? Muito angustiada, pois corri risco de vida. É possível dar a ele sem receios?
ResponderCíntia, se o médico prescreveu não.deve ter problemas flor.
ResponderHome que tomou durestreston pode engravidar a esposa
Responderbom dia , aconselho vc a ir ao medico falar que fez uso desse medicamento e fazer alguns exames ,por se um tipo de anabolizante tem que ter alguns cuidados.
ResponderOla …. Estou precisando saber se eu posso tomar clomid para reposição de testosterona apesar de ter feito VASECTOMIA… Por favor mande uma resposta no meu e mail….Obrigado
Responderpessoas com abaixo de 18 podem ter a queda do testosterona?
ResponderPode sim acontecer.
ResponderBacana.
Responder