Durante toda a gravidez, a mulher se preocupa e fica imaginando como será o momento do nascimento do seu bebê, o que sentirá e como terá certeza que são os sintomas de parto que estão se aproximando. O corpo vai se preparando ao longo da gestação, e no início do terceiro trimestre é natural algumas mamães já começarem a sentir algumas contrações.

Contrações Falsas

Porém, existem as falsas contrações de treinamento, também conhecidas como contrações de Braxton Hicks1. Elas não são ritmadas pois ainda é muito cedo para seu bebê nascer e só acontecem para que seu corpo comece a se preparar para quando chegar a hora.





Nessa fase é importante nessa fase observar o padrão de movimentação do seu bebê. E você é a melhor pessoa para saber qual é esse padrão. Se seu estiver mexendo menos do que você está acostumada, coma alguma coisa e coloque a mão na barriga. Se o bebê não se mexer pelo menos 6 vezes dentro de uma hora, o ideal é procurar o hospital.

IMPORTANTE: Antes de procurar uma maternidade coma alguma coisa doce, deite-se e tente estimular o bebê a mexer. Caso não tenha sucesso, procure um pronto atendimento.

Bebê Encaixado

O espaço para o bebê vai ficando apertado e os seus movimentos diminuem cada vez mais, até entrar em posição de nascimento com sua cabeça encaixada nos ossos da pélvis. Algumas mulheres relatam que conseguiram sentir o momento exato em que o bebê encaixou, percebendo ele se virando e descendo para a posição do nascimento.

Daí em diante, os sintomas do parto podem ocorrer a qualquer momento e podem ser facilmente confundidos com outros desconfortos que afetam a saúde, como diarreia, azia e até mesmo um sintoma bem comum no final da gravidez e durante o trabalho de parto: fortes dores na lombar.

Principais Sinais que o Parto se Aproxima

O corpo normalmente dá sinais de trabalho de parto e que a grande hora esta chegando. Os sintomas de parto vão ficando cada vez mais evidentes e muitas das vezes a ansiedade e o nervosismo da mamãe acabam atrapalhando essa percepção. Mas existem sinais de trabalho de parto tão claros que é impossível não saber que chegou o grande momento, vamos falar de algum deles.

  • Tampão Mucoso – De aspecto gelatinoso e cor transparente, o tampão começa a sair quando o corpo da mulher está se preparando para iniciar o trabalho de parto2. A função do tampão durante a gravidez é impedir a entrada de bactérias e qualquer outra substância até a bolsa de água que protege o bebê, por isso quando começa a ser expelido é um dos sinais de parto mais evidentes. Assim, é aconselhado que a mamãe já fique preparada, pois poderá entrar em trabalho de parto ativo a qualquer momento. Mas vale destacar que a mamãe não deve se desesperar quando notar que está perdendo o tampão, já que ele pode começar a sair muitos dias antes do parto mesmo.

  • Contrações – A contração é o sintoma de parto mais claro e quando são ritmadas (de tempo em tempo exato) você já está em trabalho de parto ativo. Conforme os intervalos entre as contrações vão diminuindo, mais próximo vai ficando o momento do parto em si. As contrações se parecem com fortes cólicas no baixo do ventre, sendo que algumas mulheres reclamam também de pontadas nas costas. A cada contração a barriga endurece e relaxa, como num ciclo.

  • Bebê mexendo menos – Como já informado antes, no final do terceiro trimestre é natural o bebê se mexer menos do que se mexia nos outros períodos, mas é sempre necessário avaliar essa movimentação fetal. Cada mãe sabe qual é o padrão de movimentação do seu bebê. Se ele não estiver se mexendo, o ideal é comer algo, colocar a mão na barriga e esperar que ele se mexa. Se isso não acontecer, o melhor é procurar o pronto-socorro.

  •  Rompimento da bolsa – Esse é o sintoma de parto talvez mais esperado pelas gestantes. Todas aguardam esse grande momento como aviso que chegou a hora, mas nem sempre ele acontece. O rompimento ocorre quando a membrana que envolve o bebê estoura, vazando pela vagina todo líquido amniótico (líquido transparente parecido com água) que se encontrava dentro da bolsa. Nessa hora, uma maternidade deve ser procurada o mais breve possível.

Confirmação dos Sintomas na Maternidade

Esses são os principais sintomas de parto de fácil identificação3, e assim que detectados ou suspeitados é aconselhado o direcionamento imediato à maternidade, onde se fará a análise da real situação. Através de aparelhagem, como a cardiotocografia, seu médico conseguirá examinar os batimentos cardíacos do bebê, a intensidade das suas contrações e verificar se já está realmente em trabalho de parto ativo.

Será realizado também o exame de toque para verificação da dilatação e caso tudo esteja caminhando como o esperado, parabéns mamãe chegou seu grande dia! O ideal é manter a sua mala e a do bebê prontas um bom período antes, para que não seja pega desprevenida, afinal não se sabe a hora exata em que o bebê vai querer vir ao mundo, não é?

Dúvidas das Leitoras

Pontada no baixo ventre é sintoma de parto?

As famosas pontadas no baixo ventre ou abaixo da barriga e vagina, assim como uma pressão forte na região podem sim indicar que o parto está próximo e, inclusive que a dilatação já está acontecendo ou prestes a acontecer. Porém, demais sintomas devem ser analisados, como as contrações.

Dores nas costas é sintoma de parto?

As dores nas costas fazem parte da gravidez, principalmente no terceiro trimestre devido ao peso da barriga. Mas na reta final, as dores nas costas em conjunto com outros sintomas como as pontadas na vagina, as contrações e a saída do tampão podem indicar trabalho de parto.

Existem sintomas pré-parto?

Claro que sim! Durante toda a gravidez o corpo se prepara para o grande momento, o parto! Assim, com o dia tão esperado chegando, ele passa a dar sinais que podemos considerar sintomas pré-parto. A perda de tampão mucoso, a presença de muco rosado e até mesmo diarreia são sintomas de que o parto está se aproximando.

Dica Importante: Para gestantes, é muito importante o consumo de vitamina pré natal de confiança. Por isso, a Famivita, em parceria com médicos especialistas, desenvolveu a FamiGesta. Você consegue conhecer mais sobre ela aqui.

Veja também: Mudança de Lua e Sua Influência Para o Parto

Foto: Thomas Pompernigg