Carregar o bebê nos braços pode ser lindo e romântico não é? Mas e carregar horas a fio quando temos ou queremos quer dar uma voltinha na rua que não permite levar o carrinho de bebê? Dói os braços e não é nem um pouco confortável nem para a mamãe nem para o bebê.

Aí que entram dois acessórios que podem fazer diferença no conforto do transporte do seu bebê, o sling e o canguru! Mas qual dos dois é mais benéfico para o bebê e para a mamãe, qual é o ideal sem causar algum problema futuro? Vejamos então:

Sobre o Sling

O Sling chegou há pouco tempo no Brasil, coisa de seis anos em média. Veio do exterior e é uma novidade e tanto entre as mamães como alternativa para o canguru e carregar um bebê de forma confortável. Normalmente o sling é de tecido comprido de algodão com ou sem uma argola na ponta, a qual é usada para fazer a amarração final do formato desejado.

Com o sling dá para se fazer diversos formatos, um para amamentar, para carregar o bebê deitado, sentado e até mesmo para quem curte, nas costas. O sling foi inspirado na forma que as índias carregam seus bebês e os tipos mais usados são:

Modelos de Sling

  • Wrap Sling: de pano com quase cinco metros que envolve a mamãe e o bebê.

  • Sling de Argola: Tipo mais comum e também de tecido só que um pouco menor, cerca de dois metros de comprimento. Possui uma argola na ponta para amarração.

  • Pouch Sling: forma de amarração parecida com uma rede para carregar confortavelmente o bebê quando bem pequeno ou dormindo.

  • Canguru: muito parecido com o canguru convencional vendido com materiais mais grossos, normalmente se carrega o bebê sentado na frente ou nas costas como mochila.

Benefícios do Sling

O principal beneficio do sling é a segurança que o bebê terá pois estará bem perto da sua mamãe, ouvindo os batimentos cardíacos dela. A facilidade para a mãe também é grande pois ficar com as mãos livres é uma ótima pedida. E os contras? O sling tem alguns pontos contra, ele pode interferir se o bebê estiver mal posicionado porque, pode acarretar dores em quem o carrega e também no próprio bebê.

Também se deve ter muita atenção a forma de amarração do sling, pois ele pode proporcionar quedas do bebê. A criança pode escorregar pelas brechas do tecido se mal amarrado e também quem o carrega pode sofrer quedas, pois o peso ficará em uma região apenas.

Sling x Canguru

O canguru é o mais antigo, mas ainda muito usado pelas mamães quando o assunto é carregar o bebê para uma voltinha que exigirá que ela tenha as mãos livres, no supermercado por exemplo. O canguru fica na frente da mãe e apoia-se totalmente em seu tronco e com alças em formato de X na coluna.

O beneficio é realmente para a mãe no sentido de distribuir o peso por igual porém, para o bebê a posição não é favorável. O peso será concentrado na pelve ao invés do dorso traseiro (bumbum). O bebê também fica “pendurado” com suas perninhas balançando para fora do canguru. O ideal seria encaixar o bebê com posição de pernas dobradinhas e assim favorecer o seu desenvolvimento nas articulações.

Cuidados com o Canguru

Com o canguru, todo cuidado deve ser tomado de manter o bebê em uma posição correta, para saber se o bebê está bem acomodado aconselha-se verificar se o bebê está com as pernas na mesma proporção de ambos os lados, se estiver o peso está bem distribuído e não ocorrerá uma má postura da criança que poderia trazer sequelas. Dizem que bebê que usa muito o canguru tende a ficar com as pernas arqueadas com o seu crescimento. Se mito ou verdade vale a pena consultar um especialista no assunto para tirar a dúvida.

Tempo de Uso para Sling e Canguru

Tanto o sling como o canguru devem ser usados por um tempo restrito devido a posição limitada do bebê quando acomodado. Escolher bons tecidos, confortáveis e antialérgicos são duas recomendações importantes, além de claro, evitar usar por muito tempo. Em meu ponto de vista as duas formas são uma boa opção, o que pode pesar a favor do sling é a facilidade em tornar a posição do bebê diferente a cada uso. Cabe a mamãe experimentar e ver o que mais lhe agrada.

O canguru são de diversas marcas (Chicco, Ergobaby, Stokke e outas) e podem custar em torno de R$150 a 250. Os slings são mais acessíveis e custam em torno de R$60 porém devem ser muito bem amarrados para não haver riscos. Veja a forma correta para usar o sling.

Veja também: Enxoval do Bebê – Utilidades Complementares

Foto: Tianshek

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Existem dois acessórios que podem fazer diferença no conforto do transporte do seu bebê, o sling e o canguru.
  2. O sling é de tecido comprido de algodão com ou sem uma argola na ponta, a qual é usada para fazer a amarração final do formato desejado.
  3. O principal beneficio do sling é a segurança que o bebê terá pois estará bem perto da sua mamãe, ouvindo os batimentos cardíacos dela.
  4. O canguru é o mais antigo, mas ainda muito usado pelas mamães quando o assunto é carregar o bebê para uma voltinha que exigirá que ela tenha as mãos livres, no supermercado.
  5. Tanto o sling como o canguru devem ser usados por um tempo restrito devido a posição limitada do bebê quando acomodado.