No pré-natal, é comum haver muitas mulheres se queixando de vulvovaginites, que são doenças infecciosas que atingem a região genital feminina. Entre elas, destacam-se a candidíase, a vaginose bacteriana e a tricomoníase. As pesquisas científicas sobre as vulvovaginites buscam saber se, na gravidez, o tratamento é eficaz para evitar o parto prematuro e outros riscos para a mãe o bebê. Entenda agora sobre o caso da tricomoníase, classificada como uma DST – doença sexualmente transmissível.
O que é Tricomoníase?
Tricomoníase é uma infecção causada por um protozoário, que é um microrganismo parasita chamado Trichomonas vaginalis. Ele pode se hospedar no colo do útero, na vagina e/ou na uretra, e sua principal forma de transmissão é pelo sexo.
O problema é que a doença pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintomas. Mas podem aparecer alguns sintomas característicos, como, principalmente, o corrimento vaginal de cor amarelo esverdeado. O diagnóstico é feito pelo ginecologista, a partir do resultado do exame do muco recolhido da vagina.
Sinais e Sintomas
Os sintomas podem não existir em até metade dos casos de Tricomoníase, o que torna mais difícil identificar a doença. Mas quando a mulher os sente, normalmente são relatados os seguintes:
- Irritação na região genital e períneo;
- Dor ou ardência na hora de urinar;
- Dor ou desconforto nas relações sexuais;
- Coceira na região genital;
- Corrimento de cor amarelo esverdeada, espumoso e de cheiro ruim.
Fatores de Risco para Desenvolver Tricomoníase
Como a transmissão da tricomoníase se dá através das relações sexuais, existem diversos fatores de risco possivelmente relacionados à vida sexual das pacientes que apresentam os sintomas. Dentre os mais comuns, podemos citar os seguintes:
- Ter relações sexuais desprotegidas com vários indivíduos diferentes;
- Não utilizar métodos anticoncepcionais de barreira (como camisinha), que protegem o corpo de doenças sexualmente transmissíveis e não só evitam a gravidez;
- Ter histórico anterior de DST’s.
Os Homens Sabem que Estão com Tricomoníase?
Infelizmente, não há como saber, sem exames, se seu parceiro está doente e pode transmitir a tricomoníase para você. A maioria dos homens não percebe nenhuma alteração quando estão infectados, apenas uma pequena parcela deles apresenta uma uretrite (inflamação na uretra).
Isso faz com que muitos se recusem a ir ao médico e mesmo a fazer o tratamento, o que contribui para disseminar mais a doença para as mulheres.
Formas de Tratamento
Para o tratamento de tricomoníase durante a gravidez, os médicos geralmente receitam um remédio imidazólico via oral, de dose única, chamado metronidazol. Ele também é usado no tratamento de outras vulvovaginites, como a vaginose bacteriana, com doses diferentes.
Nas gestações de alto risco, porém, o uso do metronidazol pode não ser recomendado, merecendo cautela – principalmente no segundo trimestre. Algumas pesquisas já associaram a incidência da doença no segundo trimestre da gravidez com um aumento de mais de três vezes na chance de a criança ser posteriormente ser identificada como mentalmente incapaz.
Outra coisa fundamental é que o parceiro sexual também seja tratado ao mesmo tempo, para a doença não reincidir. O tratamento para tricomoníase utiliza esse método há muito tempo e tem sucesso em 90% dos casos.
Os casos contrários são raros, mas a resistência a essa terapia alopática pode ser resolvida com doses mais altas da substância ou substituída por outros remédios imidazólicos. Vale notar que, nos casos de insucesso, as principais causas não têm a ver com falha do medicamento, mas principalmente com os parceiros não tratados e com tratamento feito de maneira incompleta.
Consequências da Tricomoníase na Gravidez
A tricomoníase na gestação tem uma incidência em torno de 3 a 5%. Por isso, essa doença sexualmente transmissível (DST) é considerada de prevalência alta. Quando ocorre na mulher durante a gravidez, pode ser um fator de risco para um déficit intelectual no seu filho, de acordo com vários estudos. Além disso, pode ocasionar infecção das vias respiratórias do recém-nascido.
Uma pesquisa na Carolina do Norte mostrou que as mulheres com tricomoníase na gestação apresentam significativamente a maior probabilidade de ter um filho com baixo desenvolvimento intelectual (índice HR 1,28).
Contudo, os pesquisadores falam dessa situação quando ela vem associada com uma “ruptura prematura de membranas” (quando a bolsa de água, de líquido amniótico, é rompida), com o parto prematuro e o baixo peso da criança ao nascer. Essas condições e a doença podem ser evitadas, porém, uma vez que se é infectada pela tricomoníase, o tratamento não diminui os riscos de parto prematuro.
De qualquer forma, é recomendável o tratamento das gestantes que apresentam sintomas de tricomoníase em qualquer momento da gravidez. Já nas assintomáticas, a decisão sobre o que fazer deve ser vista caso a caso.
Veja Também: Corrimento na Gravidez – O Que é ou Não Normal?
Foto: epaaeiz
Oii Patrícia, como vai? Então, achei super interessante essa postagem. Eu curso Medicina e estou precisando de um artigo que trate sobre esse assunto, em específico sobre a possibilidade de retardo mental em bebês gestados por mães com tricomoníase para mostrar minha professora. Será que tem como vc me direcionar para conseguir? Desde já, agradeço muito. Um abraço, aguardo retorno.
ResponderEu estou com esse corrimento a meses quase um ano já fui no genecologista 2x= fiz o tratamento mas nunca conseguir tratar tomei antibiótico e agora estou gestante e continuo com esse mesmo problema a obstreta passou uma pomada pra mim mas aí eu falei com ela que eu já fiz tratamento e sempre volta se meu parceiro não precisava tbm porque é provavelmente ele está me passando não tá adiantando eu fazer o tratamento e ele me passa toda vez ela disse que não era necessário que era um corrimento e falou algumas coisas lá que não entendi …. Eu preciso de ajuda não adianta eu trata e meu parceiro continua me passando e esses médicos não ajudam sabe oque é a doença que é o dst e não dá o tratento para o parceiro
ResponderOlá!!! Não fiz o exame mas estou com todo os sintomas, principalmente o líquido verde, ardência na urina, e a última vez fui ao médico eu fiz exame de sangue e de urina e deu infecção muito forte!! Obs estou com quase 41 semana e mega preocupada, porque não saiu nem o tampão..
ResponderOLA MEU BEM,MAIS O SEU BEBE ?
ResponderTo com 15 semanas e. Ja tive tricominose 3 vezes e tomei o metronidazol
ResponderE mesmo perigoso pro bebê
ResponderOlá, em que posso ajudar?
Responderestou de 34 semanas quando tava com 25 semanas comecei a ter corrimento e ardência na vargina. o médico tratou como candidise. só que não Sara e meu esposo começou a reclamar ardência e o pênis vermelho como se tivesse com alergia. posso tomar o metronidazol
ResponderOlá, sugiro que não faça uso de medicação sem orientação e prescrição medica.
Onde(site, artigos, plataformas) encontro esses dados sobre trichomonas na gravidez.?
ResponderEstou com 32 semana terá risco se eu tomar o remédio metronidazol
ResponderSeria aconselhável autorização da sua obstetra.
ResponderOI AMOR DIZEM QUE ESA DOEÇA CAUSA SEQUELAS NO BEBE VC NÃO FEZ O TRATAMENTO MAIS SEU FILHO ESTAR BEM,PERDÃO
Respondersei q não tem nada a ver mas alguém pode responder
Responderestou em tratamento contra vaginose,usando pomada vaginal há 7 dias,mas tive relação sexual nesse período eu não sabia,eu devo continuar até os 10 dias de tratamento como o médico informou ou devo interromper?
Olá boa noite.Tenho uma dúvida, se essa infecção é causada por redação sexual e se tenho parceiro fixo(casada) e estou grávida quer dizer que existiu ali uma traição? Alguém pode me explicar? Pq essa imagem infecção é causada somente pelo ato sexual, oi pode ser transmitida por outro jeito? Alguém pode me responder por favor. Obrigada
ResponderProvavelmente sim é uma Dst transmitida pelo sexo
ResponderOlá, estou com 20 semanas e no começo do pré natal a GO passou metronidazol em pomada por 7 noites,mas deu resultado… Será que tem algum problema se eu usar metronidazol comprimido sem ela ter passado? Claro que,tomando certinho.
ResponderOI AMOR VC DISSE QUE OS REMEDIOS PRESCRITO PELO MEDIO NÃO DERAM RESULTADO,CERTO?O QUE GOSTARIA DE SABER SE SEU FILHO NASCEU COM ALGUMA DIFICULDADE ESTOU PREOCULPADA POIS MINHA FILHA ESTAR APRESENTANDO ESSA DOENÇA ELA ESTAR COM 22 SEMANAS
ResponderOlá Estou Com 6 Semanas, E Estou Com Corrimento Esverdeado, Muita Coceira Na Vagina E Tem Umas Feridinhas Pequenas Ao Redor Da Vagina, Ainda Não Fui Na GO… Estou Muito Preocupada, Se Ela Passar Metronidazol, Esse Remédio Causa Aborto?
ResponderFui diagnosticada com tricomoníase aos 17 semanas de gravidez, dois dias após comecei o tratamento com metronidazol de 12/12h por 7 dias… Terminei o tratamento no dia 06/03 e no dia 07/03 (já estava com 18+2) minha bolsa rompeu e no dia 11/03 perdi minha menina… Então mamães fiquem atentas e comecem seus pré natais o mais rápido possível… Pq meus exames ficaram prontos dia 29/01 e só fui levar para a médica dia 27/02… E eu não sabia que tinha e não sabia da gravidade…
ResponderEu tbem estou tomando e o meu esposo tbem, em 12/ 12hs por 7 dias
ResponderFui diagnosticada com tricomoníase. Estou com 16 semanas de gestação, meu profissional me deu metronidazol 500mg por 7 dias de 12 em 12 horas,estou com medo,mas alguém foi tratada assim?
ResponderFiz um exame que deu que eu estava com tricomoníase e em seguida fiz um Beta e uma ultravaginal e o exame de sangue deu positivo mas não apareceu nada na transvaginal e o médico me receitou uma dose de metronidazol e me passou em pomada agora fui fazer outro exame e deu negativo .a medicação causa aborto ? No tratamento ?
ResponderBoa noite, não causa aborto.
ResponderEstou grávida de 28 semanas eu estou tricomoníase e o médico passou remédio pra 4 vezes e não tiver resultados o corrimento amarelado esverdeado cosa e o canal vaginal ficar muito irritado. Qual o tratamento mais eficaz eu ainda posso toma remédio e usa creme vaginal??
ResponderGostaria de saber se as gestantes que postaram suas situações aqui tiveram sucesso com a gestação ?
ResponderTAMBEM GOSTARIA DE SABER POIS MINHA FILHA ESTAR COM ESSA MALDITA DOENÇA E GRAVIDA DE 22 SEMANAS E JA VAI COMEÇA O TRATAMENTO
ResponderEstou grávida a 5 semanas e estou com tricomoníase tenho medo de afetar meu bebê tomei os medicamentos que meu ginecologista passou mas não funcionou o que devo fazer?
ResponderEu to com 6 semana to com esse corrimento mas ano passado fiz preventivo e nao deu essa doença mas pelo especto do corrimento acho q e essa maldita
ResponderMulheres (mamãe gestantes), se cuidem, peçam tudo que for exames possíveis, pois eu com 22 semanas minha bolsa rompeu e acabei perdendo meu bebê devido a essa maldita bactéria.
ResponderPois é Michelle apesar de já ter tratamento nem todos os médicos fazem esse acompanhamento específico, mas estamos aqui sempre pra esclarecer e informar para que vc mamãe possa questionar e pedir orientação e até exigir exames especifícos quando percebem que algo não vão bem.
ResponderOI MEU B , ,PERDÃO MAIS VC PERDEU O SEU BEBE TOMANDO OS REMEDIOS ?
ResponderOI QUERIADA !MAIS VC PERDEU FAZENDO O TRATAMENTO?
Responderqual exame posso fazer para confirmar se estou com tricomoníase?
Responderestou com 33 semanas e já usei várias pomadas receitadas pelo médico e não obtive melhora.
estou muito preocupada pois tenho corrimento amarelo esverdeado , coceira e vermelhidão .
Diagnóstico da Tricomoníase
Nas mulheres, o diagnóstico geralmente pode ser estabelecido em poucos minutos através do exame microscópico de uma amostra da secreção vaginal.
Além disso, são comumente realizados exames para outras doenças sexualmente transmissíveis.
Nos homens, devem ser obtidas secreções da ponta do pênis pela manhã, antes do indivíduo urinar.
As secreções são examinadas ao microscópio e uma amostra é enviada ao laboratório para cultura.
ResponderTambém poderá ser útil a realização de uma cultura de urina, pois este exame apresenta uma maior probabilidade de detectar o Trichomonas não observado ao exame microscópico.
Os parceiros, devem fazer o tratamento juntos.
O Papanicolau ajuda identificar essa doença….quem tem dúvidas se tem ou não a tricomoníase faz um papanicolau que vai ajudar a identificação da doença..
ResponderEstou com 32 semanas e estou com essa doença tricomaniase m8mha medica me receitou metronidazol pomada mais pro meu par euro não passou nada isso e normal
ResponderOi Bianca, bom dia! Depende de cada médico, em geral existe um comprimido que seu parceiro poderia tomar, mas teria de ser prescrito pela médica, então, converse com ela e veja se não é importante ele estar tomando tb.
ResponderSe paseiro deve sim fazer o tratamento junto com você porem ele pode tomar um remédio mais forte como secnidazol , imidazol e metronidazol
ResponderEstou com 32 semanas e estou com essa doença tricomaniase m8mha medica me receitou metronidazol pomada mais pro meu par euro não passou nada isso e normal
ResponderOI, o ideal seria ele tomar tb um comprimido, converse com sua médica, creio que ela irá prescrever.
ResponderOla, gostaria de uma ajuda
ResponderMeu medico falou q estou com essa doença
Me reseitou metranidazol em palmada e meu parceiro tomar em comprimido
Mas fiz td sertinho e nao obtive resultado estou preocupada pq ja estou com33semanas.
Não perca tempo Nicoly, volte ao GO e informe o ocorrido, veja se há outra alternativa.
ResponderOlá, boa noite! Estou de 17 semanas, tomei mitronidazol durante 7 duas e hoje saiu uma secreção amarelada/esverdeada beem clarinha. Gostaria de saber se isso é normal ou se é tricomoníase mesmo e que precauções posso toma
ResponderEstou de 14 semanas, mas faz algumas semanas que tenho sintomas de tricomoníase. Minha médica receitou Kronel. Fiz o tratamento, mas não obtive muitas melhoras. Qual o risco para meu bebê?
ResponderClara precisa ser acompanhada pelo seu médico viu.
ResponderOla tudo bem? Estou no sexto mes de gestação e estou com infecção na vagina. Qual o risco para o bebe? e o metronidazol pode ou não no inicio? não afeta o BB? obrigada
ResponderSe está fazendo tratamento corretamente, não tem risco.
Responder