Como em qualquer fase da vida estamos sujeitos a sofrer com alguns problemas de saúde, porém a maioria deles nos causa maior preocupação quando acontecem na fase gestacional despertando o medo de atingir o desenvolvimento fetal ou até mesmo interromper a gestação. Um desses problemas que trazem além da preocupação, muitas dúvidas é a trombose na gravidez.
A trombose em si é um coágulo no sangue que gera um entupimento de veias e artérias que acabam impedindo a circulação normal do sangue no local. Esse entupimento gera dores locais, incômodos, inchaços e dificuldade para andar quando ocorrem nas pernas, por isso é necessário cuidados logo quando notados os primeiros sinais. Existem alguns tipos do problema e somente alguns tipos de trombose na gravidez são considerados comuns nesta fase, como a trombose hemorroida que ocorrem devido ao peso do bebê ou ocorrem devido ao parto normal.
Outro tipo considerado comum na fase gestacional é a trombose na placenta. Este tipo é considerado o mais preocupante durante a fase gestacional, já que se não acompanhado devidamente pode provocar aborto. Por isso em caso de diminuição de movimentos fetais que é o seu principal sintoma, a gestante deve procurar imediatamente seu medico para realização de uma ultrassonografia para avaliação. Fora a falta de movimentos, a gestante não sentirá nenhum outro sintoma por isso fique alerta!
Já o apontado como mais normal na gravidez devido aos maiores números de caso, a trombose venosa atinge principalmente a área das pernas da gestante o que oferece grande incômodo na área e impossibilitando até mesmo que a gestante consiga movimentar as pernas ou até mesmo andar. Inchaço local acompanhado de vermelhidão e dor constante são os principais sintomas deste tipo de trombose na gravidez. O aumento das veias também é um sinal bem comum de ser notado neste caso.
Lembrando que os mesmos sintomas da trombose venosa podem ocorrer também devido à retenção de líquidos gerados durante a fase gestacional, por isso deve ser relatado ao obstetra cada sintoma para realização de exames complementares que poderão detectar e apontar a causa correta. Na realização de um ultrassom é possível determinar se é a trombose ou não! Vale alertar também que a trombose na gravidez é considerada um problema raro e normalmente ocorre em gestantes com idade superior a 35 anos, que sofram com excesso de peso ou que estejam passando por uma gravidez gemelar, sendo considerados os principais fatores de risco.
Como Evitar e Qual o Tratamento para Trombose na Gravidez?
Alguns cuidados para auxiliar a circulação sanguínea são recomendados durante a gestação, evitando assim o surgimento de problemas como o caso da trombose na gravidez. Quando o medico informa que a gestante deve desde o inicio fazer caminhadas ou outros exercícios físicos se possível não é atoa, já que a prática de atividade física ajuda e muito a circulação sanguínea. A alimentação adequada, rica em fibras e acompanhada da ingestão de água e líquidos também tem extrema importância no combate dos problemas circulatórios. Corte do seu cardápio alimentos gordurosos e com grande teor de sódio que aumentam ainda mais as possibilidades do aparecimento de uma trombose. Passar longos períodos na mesma posição, sentada ou deitada também aumentam os riscos, por isso faça pequenos intervalos e se movimente.
Evite fumar durante a gravidez e ficar próximo de fumantes, pois o cigarro aumenta as possibilidades do aparecimento de trombose em qualquer fase da vida. O uso de meias de compressão a partir do inicio da gestação também é uma ótima forma de evitar maiores transtornos, já que ela melhora e ajuda a circulação sanguínea. A trombose na gravidez pode ocasionar embolia pulmonar que afeta os pulmões da gestante causando falta de ar, dores fortes no peito e muita tosse acompanhada de sangue. Na presença de sinais que levantem suspeita da trombose procure seu medico imediatamente.
O tratamento adequado deve ser indicado pelo obstetra que esta fazendo o pré-natal e na maioria dos casos ocorre através das injeções de anticoagulantes conhecidos também como heparina, que agem diretamente no coágulo. O medicamento dissolve os coágulos possibilitando a circulação sanguínea novamente e diminuindo as chances de novos coágulos aparecerem. Normalmente o tratamento é realizado até o final da gestação e posteriormente também, já que durante e após parto como o abdômen e as veias pélvicas sofrem alterações, novas lesões e coágulos podem acontecer.
Veja também: Gravidez de Risco – Quais os Casos Que São Considerados?
É meu útero ta muito sensível
ResponderOlá, em que posso ajudar?
ResponderBom dia , minha menstruação veio dia 28 de agosto como já esperava foi dua 04 depois de cinco dias voltou só sujando marrom e com cheiro e dia 10 tomei minha injeção como de costume será que é normal?
ResponderMinha barriga esta tremendo com frequencia a cinco messes não veio mistruação ai depois de um mes de casada a amestruação veio durante cinco dias ai tive relações antes e durante e depois desse periodo de mistruação , ja fiz dois exames e deu negativo ,mas sinto enjoo e a barriga tremi muito
ResponderEstou de 19 semanas , no dia 26/01 tive sangramento com coagulos . Durante a madrugada do dia 27ª/ 01 tive colicas muito fortes . Fui ao obstetra e disseram q o colo estava fechado e que seria normal o sangramento … Dia 07/02 retornei ao obstetra devido ter iniciado outro sangramento e colicas , falaram a mesma coisa … Dia 06\03 retornei mais uma vz no obstetra ,devido sangramento ter retornado e explicação q me deram foi q meu “organismo” esta querendo expulsar o feto … E desde dia 06/03 o sangramento nao parou mais… Fiz um USTV dia 12/03 meu colo esta ok … Porem placenta esta baixa , medico q realizou ultrassom disse q , é normal q conforme o bb for crescendo tudo vai se normalizar. So q tenho colicas , sangramento e ja saiu ate borra de cafe … E ninguém diz nada com nada … Tive duas gestação e nenhuma delas tive sangramento … Muito estranho …
Respondertenho uma filha hoje com 14 anos ela nasceu de 36 semanas tomei medicamentos na época para segurar pois desde as 30 semanas ela ja queria nascer, em 2008 parei de tomar remedio e so engravidei em 2016 com 18 semanas minha bolsa rompeu perdi minha bebe,nao fiz biopcia,em 2017 engravidei de novo com 17 semanas perdi novamente estava com perca de liquido durante a noite senti dor forte e meu bebe desceu em casa, na biopicia deu uma infecção em minha placenta , fiz varios exames ate entao nao deu nada fui liberada pra engravidar em 2018 engravidei novamente tudo ok ate as 23 semanas onde minha filha nasceu mas so resistiu 45 minutos novamente deu uma infecçao mas nao fala de que será que posso ter essa tromboembolismo?nessa ultima gestação tomei AAS.
ResponderEu sito huma coiza estraia na bariga do lado bem peto do ibigo sera que e gravideze
ResponderJirlene precisa saber se vc esta com sintomas de gravidez, se sua menstruação está atrasada e ai sim fazer um teste de gravidez.
ResponderMia bariga do lado sito huma coiza estrai mexedo des des de oute que to a sim ne outbro dia 11mia metruacao veio escura e subiu no mesmo dia. Quado foi dia 15 mia metruacao veio fique 4 dia boa noite mia jude
ResponderParei de tomar remédio ai veio uma sujeira e no outro mês não veio faz 3 meses que não vem minha barriga esta grande e parece um bebé mexendo será que estou grávida tenho 42 anos ou será menopausa
ResponderOla Silva, com a parada do anticoncepcional a menstruação da mulher fica desregulada, e também podem acontecer escapes menstrual que o que está acontecendo com você. As possibilidades de está grávida são mínimas, pois a mulher tem dificuldade depois da parada do anticoncepcional de engravidar rápido! Beijos
ResponderOi! Meninas estou com sangramento leve ainda parece que tá parado ? tento ter fé que tudo vai dar bem que o bb ainda cresce aqui dentro de mim minha mãe diz que tem certeza que o netinho ou netinha vou seguir rezando e pedindo a Deus por nós todas pra que nossos bbs fiquem fontes e que venhame com muita saúde ? bj meninas
ResponderOi estou passando pela mesma coisa q você. Você já teve alguma resposta? Estou muito triste
Responder